Ir para conteúdo

Roma-Atenas-Sofia-Budapeste-Viena-Madrid: Maio 2019

Posts Recomendados

• Membros
Postado

E aí moçada, belê?

Acabei achando um preço bom na passagem de ida e volta Salvador-Madrid, com escala em Lisboa, por R$ 1.826,00. No entanto, meu objetivo é passar longe do circuito tradicional das principais capitais europeias. Originalmente meu roteiro incluía algumas ilhas gregas, além da Albânia e da Croácia. No entanto, acho que não vai compensar pagar ferrys relativamente caros pra visitar as ilhas em maio.

Do roteiro atual, eu faço muita questão de Roma e Atenas, pela parte cultural mesmo. Madrid é a coisa mais dispensável e atualmente só esta inclusa pelo fato de ter que voltar por ela. A ida para Bratislava é uma opção (Budapeste-Bratislava-Viena) e se desse para encaixar a Polônia.. pra mim ficaria perfeito. Até o momento o baile ta assim:

30/04 Saída de Salvador-Lisboa às 23:20 PM
01/05 Chegada em Lisboa às 11:25 AM / Saída de Lisboa às 01:15 PM Chegada em Madrid às 03:30 PM
01/05 Madrid-Roma (2h30min avião) 50Euros

01/05 Roma (dia praticamente perdido)
02/05 Roma
03/05 Roma
04/05 Roma

05/05 Roma-Atenas (1h 55min avião) 50Euros

06/05 Atenas
07/05 Atenas
08/05 Atenas
09/05 Atenas

10/05 Atenas-Sofia (1h 15min avião) 50Euros

11/05 Sofia
12/05 Sofia
13/05 Sofia
14/05 Sofia

15/05 Sofia-Budapeste (1h 15min avião) 50Euros

16/05 Budapeste
17/05 Budapeste
18/05 Budapeste
19/05 Budapeste

20/05 Budapeste-Viena ( 50min avião) 50Euros

21/05 Viena
22/05 Viena
23/05 Viena
24/05 Viena

25/05 Viena-Madrid (3h 30min avião) 50Euros

26/05 Madrid
27/05 Madrid
28/05 Madrid
29/05 Madrid
30/05 Madrid-Lisboa-Salvador

É um roteiro um pouco dependente de avião e que pode dar ruim se as passagens estiverem caras. Coloquei uma média de 50 euros por trecho, mas todas as pesquisas que fiz foram abaixo desse valor. Eu pretendo ficar em hostels e ter alguma experiência no couchsurfing também. E aê, o que me sugerem? To indo basicamente pelas paisagens, cultura e pelas comidas.

Roteiro.jpg

• Membros
Postado

Cara reveja os seus conceitos de "circuito tradicional", no seu roteiro  tem quase nada de "alternativo".

Roma é o destino "turístico" mais popular do mundo faz um 2 mil anos...

Budapeste é uma das cidades que anda sofrendo com o excesso de turistas, nos finais de semana tem partes da cidade que ficam insuportáveis de tanto turista, a ponto de a prefeitura estar pensando em impedir a abertura de novos bares, restaurantes e hotéis nestas partes da cidade.

Viena não tem nada de muito "alternativo", é um turismo mais clássico, focado em realeza, palácios reais, museus, música clássica e luxo, se esta for sua vibe, OK, mas se não for muito...

Madrid é uma das maiores metrópoles europeias, cheia de turistas em todo canto...

Então de "alternativo" ficou só mesmo Sofia, Bratislava e Athenas, mas não sei se Athenas poderia ser considerado um destino "alternativo"....

Mas fora esta questão do "circuíto tradicional", é um roteiro bom, não teria muito o que mudar, a não ser Sofia, que é um lugar que eu pesquisaria melhor a respeito para ver se realmente tem o que fazer na cidade por 5 dias e meio, para você não chegar lá em Sofia e descobrir que visitou tudo o que é interessante em 1 dia, mas ainda tem 3 dias e meio sem muito o que ver e fazer.

PS. Budapeste x Viena você vai de trem, é mais barato que o avião, e principalmente mais rápido, pois você indo de avião, você gasta 1h só para chegar no aeroporto de Budapeste, tem que chegar 2h antes para check-in e raio-x, 1h de voo, 1h para ir até o centro de Viena, tem limite da bagagem, etc... 

Indo de trem, você sai do centro e chega no centro, precisa chegar só 20 minutos antes na estação, e não tem limite de bagagem.

• Membros
Postado

Cuidado com esta ida a Roma no mesmo dia que você chega em Madrid.

Fazendo por companhias separadas, eu deixaria pelo menos 4 horas de intervalo entre a chegada em Madrid, para que dê tempo de você desembarcar, retirar bagagem, trocar de terminal, fazer um novo-check-in, despachar bagagem, passar no raio-x e chegar a tempo no aeroporto.

O aeroporto de Madrid é enorme, e dependendo de onde o seu avião "estacionar", você leva 1h a 2h só para desembarcar, trocar de terminal e resolver a burocracia do próximo voo.

Ai se o seu voo ainda atrasar um pouco na chegada em Madrid, você corre grande risco de perder o outro voo se deixar menos de 3 ou 4 horas de intervalo.

Ou seja, chegando em Madrid as 15:30, eu não marcaria nenhum outro voo antes das 19:00, só que ai você já tem só 2 voos para Roma, um que costuma ser caro, e ambos ainda chegam muito tarde em Roma, depois das 23:00, horário em que você não consegue mais ir para o centro usando transporte público, tendo que apelar para táxi, que vai lhe custar facilmente outros 40 ou 50 Euros do aeroporto até o centro de Roma.

Então eu pensaria seriamente em ficar estes primeiros dias em Madrid, deixando para voltar a Madrid um dia antes de você ter que pegar o voo para Lisboa...

Na verdade está questão dos voos chegando muito tarde ou saindo muito cedo serve para os outros deslocamentos também, muitas vezes o horário mais barato é um voo que chega ao destino depois das 22:30, o que é ruim, pois na maioria dos locais o transporte público (ônibus/metrô) até o aeroporto só funciona até as 23:00.

E saindo muito cedo, antes das 08:00 também é ruim, pois você tem que estar lá no aeroporto 2 horas antes, mas na maioria das cidades o metrô/ônibus para o aeroporto só funciona depois das 06:00.

E ai você se obriga a pagar 40 ou 50 euros de táxi para o aeroporto, e aquela passagem baratinha acabou ficando cara demais.

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

@Carlos FD : eu ia sugerir justamente que você fizesse Budapeste-Viena via terrestre. De trem ou de ônibus leva entre 2h30 e 3h, sai mais em conta (paguei 20 euros a passagem de ônibus pela Flixbus) e você embarca/desembarca em áreas mais centrais das cidades. 

A Bulgária, com seus sítios arqueológicos e herança bizantina, é um dos meus sonhos de consumo. Sugiro você pesquisar outras cidades além da capital. Plovdiv, Nessebar... aliás, Plovdiv vai ser a capital europeia da cultura em 2019 e provavelmente vão realizar eventos interessantes por lá. Mas veja a questão do transporte, pois os deslocamentos internos na Bulgária podem lhe tomar um tempo precioso e nesse caso é melhor ficar só em Sofia mesmo.

Depois faça o relato aqui!

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
5 horas atrás, Carlos FD disse:

30/04 Saída de Salvador-Lisboa às 23:20 PM
01/05 Chegada em Lisboa às 11:25 AM / Saída de Lisboa às 01:15 PM Chegada em Madrid às 03:30 PM
01/05 Madrid-Roma (2h30min avião) 50Euros

Muita conexão cara! Vai chegar em Roma mega cansado... eu ficaria umas duas noites em Lisboa para se aclimatar ao fuso principalmente.

Na verdade você montou um roteiro com muito voos. A sua viagem é longa (30 dias), hospedando-se em hostel (o que contribui para a cansativa rotina do desarruma e arruma mala... abre e fecha armário... cuidados redobrados em quartos compartilhados...), com 15 dias de viagem fora da sua cultura e hábitos alimentares, poucas horas de sono, correria, fica complicado enfrentar a cada 04 ou 05 dias toda a burocracia de aeroporto.

Eu procuro montar roteiros onde possa fazer deslocamentos de trem com percursos curtos de no máximo 4 horas. Tornando a viagem menos cansativa... mais fluida... sobrando mais tempo para curtir.

Um erro inicial e difícil de corrigir, porem não impossível, foi comprar a ida e a volta pela mesma cidade! A sua ida principalmente esta muito ruim... E muito cuidado com essa saída de Barajas para Roma... o aeroporto é enorme e os atrasos de voos são frequentes na TAP.

Esses voos "a menos de 50 euros" deve estar atento aos horários e as franquias de bagagem. Exemplo Roma - Athenas aparece de 32 euros, porem é um voo as 06:00 da manha (o que implica em você sair do hostel as 03:00 para estar lá as 04:00... abrindo mão de curtir uma noite de sábado em Roma) e dá direito apenas a uma bagagem na cabine. O mesmo voo com direito a despachar bagagem dobra de valor.

Pesquise melhor sobre Viena... preços... atrações... é um estilo bem clássico! Os idosos gostam muito das operas por la... Recitais de piano... 

Por fim, eu tentaria condensar mais esse roteiro no aspecto geográfico! 

• Amei! 1
  • Membros
Postado
5 horas atrás, poiuy disse:

Cara reveja os seus conceitos de "circuito tradicional", no seu roteiro  tem quase nada de "alternativo".

Roma é o destino "turístico" mais popular do mundo faz um 2 mil anos...

Budapeste é uma das cidades que anda sofrendo com o excesso de turistas, nos finais de semana tem partes da cidade que ficam insuportáveis de tanto turista, a ponto de a prefeitura estar pensando em impedir a abertura de novos bares, restaurantes e hotéis nestas partes da cidade.

Viena não tem nada de muito "alternativo", é um turismo mais clássico, focado em realeza, palácios reais, museus, música clássica e luxo, se esta for sua vibe, OK, mas se não for muito...

Madrid é uma das maiores metrópoles europeias, cheia de turistas em todo canto...

Então de "alternativo" ficou só mesmo Sofia, Bratislava e Athenas, mas não sei se Athenas poderia ser considerado um destino "alternativo"....

Mas fora esta questão do "circuíto tradicional", é um roteiro bom, não teria muito o que mudar, a não ser Sofia, que é um lugar que eu pesquisaria melhor a respeito para ver se realmente tem o que fazer na cidade por 5 dias e meio, para você não chegar lá em Sofia e descobrir que visitou tudo o que é interessante em 1 dia, mas ainda tem 3 dias e meio sem muito o que ver e fazer.

PS. Budapeste x Viena você vai de trem, é mais barato que o avião, e principalmente mais rápido, pois você indo de avião, você gasta 1h só para chegar no aeroporto de Budapeste, tem que chegar 2h antes para check-in e raio-x, 1h de voo, 1h para ir até o centro de Viena, tem limite da bagagem, etc... 

Indo de trem, você sai do centro e chega no centro, precisa chegar só 20 minutos antes na estação, e não tem limite de bagagem.

Veja, quando me referi a sair do circuito tradicional, foi pensando mais em "Barcelona-Londres-Paris-Amsterdam-Berlim", o que seria até natural pelo fato de entrar por Madrid. Obrigado pelas dicas. Eu deixei um espaçamento de dias em cada cidade justamente pra dar margem ao improviso lá na hora. Se conseguir conhecer tudo e sobrar tempo, ou exploro o interior do país ou vejo se dá pra ir pra algum outro e tal.

• Membros
Postado
5 horas atrás, poiuy disse:

Cuidado com esta ida a Roma no mesmo dia que você chega em Madrid.

Fazendo por companhias separadas, eu deixaria pelo menos 4 horas de intervalo entre a chegada em Madrid, para que dê tempo de você desembarcar, retirar bagagem, trocar de terminal, fazer um novo-check-in, despachar bagagem, passar no raio-x e chegar a tempo no aeroporto.

O aeroporto de Madrid é enorme, e dependendo de onde o seu avião "estacionar", você leva 1h a 2h só para desembarcar, trocar de terminal e resolver a burocracia do próximo voo.

Ai se o seu voo ainda atrasar um pouco na chegada em Madrid, você corre grande risco de perder o outro voo se deixar menos de 3 ou 4 horas de intervalo.

Ou seja, chegando em Madrid as 15:30, eu não marcaria nenhum outro voo antes das 19:00, só que ai você já tem só 2 voos para Roma, um que costuma ser caro, e ambos ainda chegam muito tarde em Roma, depois das 23:00, horário em que você não consegue mais ir para o centro usando transporte público, tendo que apelar para táxi, que vai lhe custar facilmente outros 40 ou 50 Euros do aeroporto até o centro de Roma.

Então eu pensaria seriamente em ficar estes primeiros dias em Madrid, deixando para voltar a Madrid um dia antes de você ter que pegar o voo para Lisboa...

Na verdade está questão dos voos chegando muito tarde ou saindo muito cedo serve para os outros deslocamentos também, muitas vezes o horário mais barato é um voo que chega ao destino depois das 22:30, o que é ruim, pois na maioria dos locais o transporte público (ônibus/metrô) até o aeroporto só funciona até as 23:00.

E saindo muito cedo, antes das 08:00 também é ruim, pois você tem que estar lá no aeroporto 2 horas antes, mas na maioria das cidades o metrô/ônibus para o aeroporto só funciona depois das 06:00.

E ai você se obriga a pagar 40 ou 50 euros de táxi para o aeroporto, e aquela passagem baratinha acabou ficando cara demais.

Rapaz eu ia me passar bonito nisso aqui.. iria direto no voo mais barato e provavelmente iria embolar tudo lá na hora! Valeu por me atentar a isso.

• Membros
Postado
2 horas atrás, Rafael_Salvador disse:

Muita conexão cara! Vai chegar em Roma mega cansado... eu ficaria umas duas noites em Lisboa para se aclimatar ao fuso principalmente.

Na verdade você montou um roteiro com muito voos. A sua viagem é longa (30 dias), hospedando-se em hostel (o que contribui para a cansativa rotina do desarruma e arruma mala... abre e fecha armário... cuidados redobrados em quartos compartilhados...), com 15 dias de viagem fora da sua cultura e hábitos alimentares, poucas horas de sono, correria, fica complicado enfrentar a cada 04 ou 05 dias toda a burocracia de aeroporto.

Eu procuro montar roteiros onde possa fazer deslocamentos de trem com percursos curtos de no máximo 4 horas. Tornando a viagem menos cansativa... mais fluida... sobrando mais tempo para curtir.

Um erro inicial e difícil de corrigir, porem não impossível, foi comprar a ida e a volta pela mesma cidade! A sua ida principalmente esta muito ruim... E muito cuidado com essa saída de Barajas para Roma... o aeroporto é enorme e os atrasos de voos são frequentes na TAP.

Esses voos "a menos de 50 euros" deve estar atento aos horários e as franquias de bagagem. Exemplo Roma - Athenas aparece de 32 euros, porem é um voo as 06:00 da manha (o que implica em você sair do hostel as 03:00 para estar lá as 04:00... abrindo mão de curtir uma noite de sábado em Roma) e dá direito apenas a uma bagagem na cabine. O mesmo voo com direito a despachar bagagem dobra de valor.

Pesquise melhor sobre Viena... preços... atrações... é um estilo bem clássico! Os idosos gostam muito das operas por la... Recitais de piano... 

Por fim, eu tentaria condensar mais esse roteiro no aspecto geográfico! 

Vou tentar fazer isso aqui agora. Fazer questão, de fato, só faço por manter a base Roma-Atenas. Acho que vou dar uma excluída em Viena também.

Eu tentei muito chegar por um lugar e sair por outro, mas a diferença é muito grande. Chegava a bater 3 mil reais..

Em relação à bagagem eu vou levar apenas uma mochila de 50L, com o mínimo existencial. Mas eu vou tentar reformular aqui o roteiro pq de fato não me agrada depender tanto de avião.

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

To indo em maio também!! Chego por Roma e to bolando um plano pra colocar Albania Croacia e Montenegro. Fiz Budapeste ano passado e te dou mil dicas por ali, até de trem noturno que você economiza tempo e $$. Se interessar a gente tenta trocar umas ideias 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...