Membros Luciano_MS Postado Dezembro 20, 2010 Membros Postado Dezembro 20, 2010 Andei dando uma lida e ainda to com umas dúvidas: 1- Caparaó fica no lado mineiro? Tem diferença entre Caparaó, Serra do Caparaó e Parque Nacional do Caparaó? 2 - Qual é o melhor acesso pelo Espírito Santo? É essa citada ali em cima (Vitoria > Guarapari > Anchieta > Iconha > Rio Novo do Sul > Cachoeiro de Itapemirim > Muqui > Alegre > Guaçui > Dores do Dio Preto > Pedra Menina)? 3 - Como não conheço a região, gostaria de saber se é preciso contratar uma agência ou guia para acampar por lá. É obrigatório? Ou a trilha é fácil de seguir sem se perder? 4 - Como é o controle de entrada no parque e no camping? Posso chegar, pagar e subir sem guia? Como é feita a reserva do camping? Quantos campings tem? Qual é legal e SEGURO de ficar? 5 - Caso seja obrigatória a presença de um guia ou agência, há um controle de agências ou guias credenciadas? 6 - Qual a logística para a subida? Queria pegar o dia amanhecendo lá em cima então pensei em fazer assim: subir por volta das 10, 11h, acampar lá em cima no final do dia, esperar o dia amanhecer e aí fazer a descida. É esse o modo como a galera geralmente faz? Se puderem me dar uma ajuda, agradeço. Citar
Membros de Honra Augusto Postado Dezembro 20, 2010 Membros de Honra Postado Dezembro 20, 2010 Blz Luciano. Vamos as respostas: 1) O PN do Caparaó possui 2 entradas (uma pelo lado de MG e outra pelo ES). O PN tem esse nome por causa da Serra do Caparaó. Não é uma serra tão grande qto a da Mantiqueira por exemplo, mas tem o 3º maior pico do país. Olhando no google earth dá p/ ver o tamanho da serra. 2) Sem dúvida nenhuma o melhor acesso é pelo lado de MG, pela cidade de Alto Caparaó. Pelo ES o problema é a logística. Se vc for sozinho terá de contratar algum transporte p/ te levar até a portaria. Eu recomendaria entrar por MG. Se estiver em grupo aí já é outra estória. 3) Não existe a obrigatoriedade de contratar guia p/ entrar no PN. Vc só tem de assinar o termo de responsabilidade. As trilhas são bem demarcadas. Pode ir tranquilo. Tendo um pouco de experiencia em trilhas, vc tira de letra essa caminhada. 4) Existem campings tanto do lado do ES qto de MG. Todos são seguros, na medida do possivel né. Roubar vc eles não vão, mas se deixar coisas fora da barraca, aí é pedir p/ ser furtado. Pelo lado de MG são 2 camping: Tronqueira e Terreirão. Se quiser acampar no PN terá de fazer reservas pelo telefone, antes de chegar lá. 5) Não tem obrigatoriedade de guias p/ entrar no PN. 6) O ideal é ficar no camping e sair de madrugada p/ pegar o nascer do sol no topo do Bandeira. É proibido acampar fora dos campings estruturados. Se te pegarem é multa na hora. Acho que é isso. Abcs Andei dando uma lida e ainda to com umas dúvidas: 1- Caparaó fica no lado mineiro? Tem diferença entre Caparaó, Serra do Caparaó e Parque Nacional do Caparaó? 2 - Qual é o melhor acesso pelo Espírito Santo? É essa citada ali em cima (Vitoria > Guarapari > Anchieta > Iconha > Rio Novo do Sul > Cachoeiro de Itapemirim > Muqui > Alegre > Guaçui > Dores do Dio Preto > Pedra Menina)? 3 - Como não conheço a região, gostaria de saber se é preciso contratar uma agência ou guia para acampar por lá. É obrigatório? Ou a trilha é fácil de seguir sem se perder? 4 - Como é o controle de entrada no parque e no camping? Posso chegar, pagar e subir sem guia? Como é feita a reserva do camping? Quantos campings tem? Qual é legal e SEGURO de ficar? 5 - Caso seja obrigatória a presença de um guia ou agência, há um controle de agências ou guias credenciadas? 6 - Qual a logística para a subida? Queria pegar o dia amanhecendo lá em cima então pensei em fazer assim: subir por volta das 10, 11h, acampar lá em cima no final do dia, esperar o dia amanhecer e aí fazer a descida. É esse o modo como a galera geralmente faz? Se puderem me dar uma ajuda, agradeço. Citar
Membros Luciano_MS Postado Dezembro 21, 2010 Membros Postado Dezembro 21, 2010 Augusto, muito obrigado pelas respostas. Ajudou pra caramba, mas o negócio é que eu estarei em Vitória e por isso to vendo essa questão de ir pelo lado capixaba, entende? Ainda to com umas dúvidas: 1 - No caso da entrada no Parque é preciso telefonar antes também pra reservar como é feito no caso camping? Quem regulamenta essa entrada? Você teria o telefone? 2 - Existem muitos campings ou apenas alguns oficiais? Qual deles seria o melhor? Sabe se por lá posso alugar isolantes térmicos e/ou barracas? 3 - E quanto a essa questão de logística pra subir? Dá tempo se eu sair umas 10, 11h da manhã e chegar no camping à tardezinha? Qual seria mais ou menos a distância do camping pro pico? Que horas de madrugada seria bom de sair? O que puder ajudar, valeu!!! Citar
Membros de Honra Augusto Postado Dezembro 22, 2010 Membros de Honra Postado Dezembro 22, 2010 Entrando pelo ES demora só um pouco mais devido a logistica complicada, mas nada impossível. Dá p/ ir sim. Em mensagens anteriores desse tópico ou no de MG vc encontra o telefone do parque e lá eles podem tirar todas as suas duvidas. Seria até melhor vc ligar lá porque aí já vai mais tranquilo. Dentro do PN só tem camping oficial e vc que escolhe. Vai ser de acordo com o horario da sua entrada. Não sei de nenhum lugar que alugue equipamentos. Acho que nem tem nas cidades, já que a região possui boas pousadas, principalmente em Alto Caparaó. Sobre as duvidas da caminhada, o ideal é vc ler alguns relatos aqui no Fórum. Existem muitos sobre o PN do Caparaó. Pelo jeito a sua experiencia é muito pouca, então o ideal é ler esses relatos para ter uma idéia do que te aguarda lá. Sobre os tempos vai depender do seu pique e te adianto que a caminhada é ingreme, mas bem demarcada. Abcs Augusto, muito obrigado pelas respostas. Ajudou pra caramba, mas o negócio é que eu estarei em Vitória e por isso to vendo essa questão de ir pelo lado capixaba, entende?Ainda to com umas dúvidas: 1 - No caso da entrada no Parque é preciso telefonar antes também pra reservar como é feito no caso camping? Quem regulamenta essa entrada? Você teria o telefone? 2 - Existem muitos campings ou apenas alguns oficiais? Qual deles seria o melhor? Sabe se por lá posso alugar isolantes térmicos e/ou barracas? 3 - E quanto a essa questão de logística pra subir? Dá tempo se eu sair umas 10, 11h da manhã e chegar no camping à tardezinha? Qual seria mais ou menos a distância do camping pro pico? Que horas de madrugada seria bom de sair? O que puder ajudar, valeu!!! Citar
Colaboradores Roberto Sarti Postado Fevereiro 26, 2011 Colaboradores Postado Fevereiro 26, 2011 Opa!!! Esse tópico me foi muito útil. Vou agora no carnaval (se não chover) pelo lado do ES. Não entendi pq o colega aí passou em Muqui....fica meio fora de mão. O certo seria Guarapari, Anchieta, Piúma, Iconha, Cachoeiro, Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, Dores do Rio Preto, Pedra Menina. Enfim.... Abraço..... Citar
Membros HenriqueMauri Postado Março 25, 2011 Membros Postado Março 25, 2011 Pessoal, No dia 21/04 estarei saindo de Vitória - ES para a Serra do Caparaó pelo lado de Minas. Quem tiver afim de ir tb e rachar as despesas é só enviar uma mensagem pra mim. Abraços pra comunidade. Citar
Colaboradores Roberto Sarti Postado Março 25, 2011 Colaboradores Postado Março 25, 2011 Devo ir dia 21 também, mas vou pelo ES..... Citar
Colaboradores Roberto Sarti Postado Fevereiro 16, 2012 Colaboradores Postado Fevereiro 16, 2012 Galera, fui ano passado de carro, e este ano tem uma galera maior. Alguem saberia dizer se van ou sprinter consegue chegar no camping casa queimada? vlw.. Citar
Membros Bruno Vicente Postado Março 21, 2012 Membros Postado Março 21, 2012 Roberto, tem como a van entrar ate a Tronqueira deixar as pessoas e equipamento e descer novamente, não é permitido que a Van fique lá em cima. Citar
Membros Vicentini Postado Maio 18, 2012 Membros Postado Maio 18, 2012 Boa tarde galera, conheço bastante a trilha de subida para o pico da bandeira (subi 06 vezes) mas só conheço pelo lado de MG, e acreditem..moro no ES eheheheh Mas surgiu uma oportunidade de dia 02/06 de subir pelo lado do ES, e gostaria de algumas informações de quem ja subiu pelos 2 lados, as principais diferenças. A duvida que eu tenho mesmo, que mais me incomoda é que pelo lado de MG, a subida até o terreirão pode ser feita de carro, e de qualquer carro (ja subi com meu UNO 1.0 com 04 pessoas dentro + bagagem) agora gostaria de saber pelo lado do ES, como que é essa subida??? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.