Membros thomasatanascio Postado Outubro 29, 2018 Membros Postado Outubro 29, 2018 Vou começar meu relato de 11 dias pela patagonia .Mas já vou adiantando que minha viagem foi bem corrida...com os trechos de ônibus sempre chegando nos terminais em cima da hora de embarque, muita adrenalina e emoção. Dia 01 15/10/18 Cheguei ao aeroporto de El Calafate as 7:55hs a.m e fui direto ver qual seria o primeiro transfer para a cidade, com o ticket do transfer que sairia as 8:30 fui buscar minha mochila na esteira, embarquei no transfer e parti para o terminal de Calafate, um trajeto que levou 20 minutos e as 8:55 eu já estava embarcando no ônibus para o Glaciar Perito Moreno. Passei o dia andando pelas passarelas fotografando o glaciar de todos os ângulos possíveis . Às 16hs embarquei para o retorno, e quando eram 17:30, o ônibus estava passando pelo Centro de Calafate, então pedi para o motorista parar para mim desembarcar , pois tinha que comprar gás para meu fogareiro, fui correndo sentido o terminal , entrando de loja em loja atrás do gás, assim que encontrei, saí voado para o terminal, onde cheguei às 18hs com a porta do ônibus fechadas, mas consegui embarcar sentido el chaten. Conheci um casal de brasileiros no ônibus e fomos conversando até Chalten, lá andamos juntos pela avenida San Martin até perto do hostel deles e nos despedimos, parei no último restaurante da avenida para utilizar o Wifi e avisar minha família que estava bem, fiquei lá até por volta de 22:30, hora em que iniciei a trilha para a laguna capri, uma trilha curta de 5km com bastante subida nos primeiros kms. Na metade do caminho começou a cair uma neve bem de leve, que foi engrossando, até chegar a ponto de cobrir toda a marca de trilha no chão , após 1:20 minutos, cheguei no camping da laguna Capri, tirei o excesso de neve do chão montei minha mini barraca e me enfiei lá dentro para dormir, estava tão cansado que apaguei. Kms percorridos 13kmGastos em pesos argentinos com cotação 1 real=9 pesosTransfer 250 pesosOnibus ida e volta para glaciar 600Entrada do parque glaciares 650Ônibus para Chalten 800 Gás 300 1 2 Citar
Membros thomasatanascio Postado Outubro 29, 2018 Autor Membros Postado Outubro 29, 2018 Dia 02 16/10/18 Dormi bem a a noite toda, só senti frio nos pés na hora de acordar, por volta das 6:30, hora em que meus pés saíram do isolante térmico e encostaram no chão. Me sentei dento da barraca, peguei minha gopro e fui fazer o vídeo, vídeo igual a um que tinha visto na internet, onde o cara abre a porta da barraca e vê a laguna Capri refletindo o #fitzroy que estava ao fundo, estava com a maior expectativa desse vídeo, mas na hora que abri a barraca...[emoji26][emoji54][emoji2962][emoji33]só tinha neve, não dava para ver as montanhas atrás da laguna, minha barraca estava coberta de neve, o bosque em volta estava branquinho. Não foi a imagem que esperava.... mas foi além... estava muito lindo tudo coberto de neve. Preparei meu reforçado café da manhã e parti para a trilha com todas as minhas cousas, pois minha segunda noite seria no camping AGOSTINI.... andei poucos metros e os dedos dos meus pés começaram a doer muito por causa do frio(Minha bota umedeceu com a neve da noite anterior,e amanheceu praticamente congelada) , tive que parar, envolver meus pés com alumínio, coloquei uma meia grossa de neve(oq me rendeu bolhas nos dois calcanhares, bolhas que me acompanharam a viagem toda e ainda estão comigo[emoji23][emoji23][emoji23]) e deu certo, o alumínio esquentou meio que instantaneamente meus pés. A trilha estava forrada de neve e o tempo super fechado, não tinha como avistar as montanhas, até que depois de um tempo, próximo ao camping poicenot, os céus se abriram [emoji119][emoji119][emoji119][emoji120][emoji120][emoji120]e vi o #fitzroy pela primeira vez, nesse momento apertei o passo para aproveitar o tempo aberto, subi bem rápido para a laguna de Los tres, chegando lá, a laguna estava toda branca por causa da neve , mas consegui ver o #fritzroy e tirar algumas fotos, até que do nada o tempo fechou novamente, então desci e peguei a trilha passando pelas lagunas Madre e Hija até o camping AGOSTINI, passei pelos brasileiros que tinha conhecido no ônibus quando estava quase chegando no camping, nevou e choveu o tempo todo, mesmo assim consegui chegar no camping às 14:30, montei acampamento, preparei almoço e fiquei enrolando lá no camping esperando o tempo melhorar, mas não aconteceu, passava muitas pessoas voltando da laguna Torre, e até ganhei um pacote de biscoitos de um casal argentino que estava voltando para Chalten. As 18hs fui conhecer a laguna Torres(+/-1km de distância) no caminho começou a chover mais forte, e quando cheguei na laguna, não dava para enxergar nada ea chuva virou neve, o jeito foi voltar ao camping , jantei e me enfiei na barraca.... fiquei enrolando vendo fotos até pegar no sono. Km percorridos 23Gastos 0,00 3 Citar
Membros thomasatanascio Postado Outubro 29, 2018 Autor Membros Postado Outubro 29, 2018 Dia 03 17/10/18Acordei cedo , não estava nevando, nem chovendo, então subi da laguna Torre para ver o cerro Torre, mas não estava aparecendo por causa do tempo q ainda estava fechado. O jeito foi pegar a trilha de volta para cidade, chegando no terminal de Chalten às 11hs, almocei e 12:20 estava no centro de informações perguntando qual trilha daria tempo de fazer ida e volta antes das 18hs(hora que voltaria para CALAFATE), falaram que não tinha mais opção, pois eu já tinha feito as mais curtas, tinha LOMA DEL PLIEGUE TUMBADO, mas não daria tempo de fazer, pois precisa de 8h para ir e voltar( olhei o percurso no mapa e a distância 10km para ir com bastante subida e 10km para voltar só descendo) fiz uns cálculos doidos , deixei minha cargueira na empresa que me levaria para calafate e 12:30 já estava na trilha....fazendo uma corrida de montanha. Quando faltava apenas 2 kms para chegar ao final , começou uma camada de neve com uns 30cm, e dificultou para andar, então abortei e voltei para o terminal, desci bem de boa e as16hs já estava na cidade, então fui até o restaurante próximo ao início da trilha para laguna Capri tomar um cha e conversar com minha família. Fiquei por lá até 17:40 , em seguida fui para o terminal embarcar para CALAFATE, chegando na cidade as 21hs, minha intenção era acampar por lá , mas o camping era longe do terminal e eu iria embarcar para Puerto natales as 7hs, então peguei um hostel ali de frente ao terminal.Uma percorridos 30kmGastos 400 pesos hostel 800 pesos ônibus chaltenXCalafate 2 Citar
Membros thomasatanascio Postado Outubro 29, 2018 Autor Membros Postado Outubro 29, 2018 Dia 0418/10/18Era para ser um dia praticamente de descanso, pegando ônibus as 7:30 Para Puerto natales, chegando lá as 13hs ,embarcando para TDP AS 14:30 , chegando la as 16:30 e subindo até o CHILENO...super de boa. Mas não foi isso que aconteceu, quando fui embarcar para natales, a companhia de ônibus percebeu que meu passaporte não tinha o carimbo de entrada na argentina(esqueceram de carimbar no aeroporto) então eu não poderia ir para o Chile. A única solução foi pegar um ônibus até Rio turvo , chegar na cidade e ir andando 5km ou pegar um taxi para ir até a imigracao, como meu tempo estava cronometrado , fui dada segunda opção, o taxista Sr Davi era muito gente boa e me fez o favor de ir bem devagar, quase parando, par a ficar conversando, ainda por cima, desligou o taxímetro e me levou para conhecer a pista de esqui da cidade( e eu só olhando para o relógio , preocupado com a hora). Até tentei convence lo a me levar em natales, mas não teve jeito, teria de ir camelando, tentando carona. Resolvi o problema do passaporte bem rápido e peguei a estrada sentido Chile, passei a fronteira na pernada ,cheguei na imigração chilena e fiquei apreensivo, pois estava trazendo salames e carne seca do Brasil e não queria ser obrigado a jogar fora, na hora que coloquei minha mochila no scanner, de imediato constataram que tinha carne, porém olharam para o papel que preenchi dizendo que estava vindo da Argentina andando e tentando carona, que iria acampar 4 noites no TDP , que não tinha reserva em nenhum hostel.....e para minha sorte falaram para mim pegar minhas coisas e partir[emoji26][emoji26][emoji26][emoji26]UFFFAAAAA!!!Fui caminhando tentando carona, até que parou um ônibus , me chamou pelo nome é até me assustei, então o motorista me falou que o taxista sr Davi havia explicado minha situação e pediu que ele me desse uma carona(GLORIAS A DEUS).Cheguei em natales as 13:50 , comprei a passagem para TDP e ainda fui até o centro da cidade comprar um pau de selfie. Embarquei para TDP como tinha planejado as 14:30hs e as 17h já estava na trilha sentido o CHILENO, trilha curta com 5km que percorri em pouco mais de 1hora. Cheguei no chileno, confirmei minha reserva (caríssimo, 20dolarea para acampar numa plataforma de madeira com meu próprio equipamento) ,arrumei minhas coisas, aproveitei para dar carga no celular e fui dormir , pois queria acordar bem cedo e fazer o ataque até as TORRES.Km percorridos 13Gastos 800 ônibus calafateXrio turvo21000 pesos chilenos entrada do parque 20 dólares camping 15000 pesos chilenos ida e volta até o parque 2 Citar
Membros thomasatanascio Postado Novembro 5, 2018 Autor Membros Postado Novembro 5, 2018 Dia 0519/10/18Chegou o dia mais esperado, meu primeiro dia nas trilhas de TDP e o dia de ataque até as TORRES. Acordei 4hs com as luzes das lanternas das pessoas que já estavam passando na trilha, tomei meu café da manhã e as 4:30 já estava na trilha...trilha curta , pouco mais de 3km ,mas sobe muito.Depois de alguns minutos na trilha, comecei a encontrar as pessoas e assim foi durante 1hr, sempre passando por grupos de pessoas, até que cheguei ao mirador Torres as 5:50 . Estava muito escuro e quase não dava para ver as Torres, e estava muito frio (foi o pior frio de toda a viagem )tive de suportar o frio até a hora em que o sol começou a refletir nas Torres as 6:30 , foi muito rápido, assim que o sol bateu no topo das torres fazendo o mesmo ficar vermelho, em poucos segundos já estava tudo vermelho.Valeu a pena ficar ali no frio!!!!!Depois de várias fotos , desci para o chileno, peguei minhas coisas e parti as 8:30 para o camping italiano....percurso longo e duro...fui direto, só parava quando encontrava com brasileiros, conversava um pouco e já continuava .Depois de algumas horas na trilha, avistei o lago Pehoe....que coisa linda....incrível!!!! Acho que foi a única hora do trajeto que não tive pressa ....fui bem devagar , tirando fotos, pegando vários ângulos... em seguida passei pelo camping central e francês e as 14:30 já estava no italiano. Preparei uma feijoada, almocei , montei a barraca e quando olhei no relógio, ainda eram 16hs , então resolvi aproveitar que o céu estava azulzinho sem nenhuma nuvem e subi para conhecer o mirador francês e o britânico , subida chata , cheia de grandes pedras....fui subindo e próximo ao francês, senti uma fisgada no meu joelho direto e esse começou a doer, como já estava na metade do caminho ,resolvi continuar mesmo com dor, passei direto pelo francês em sentido o britânico e com pouco mais 1:40 Já estava no final da trilha lendo a placa do mirador britânico. Fiquei ali sentando durante alguns minutos e na hora que fiquei de pé para retornar ao acampamento, a dor ficou insuportável, tive que usar o bastão de caminhada como bengala ....fui descendo e quando cheguei no frances , parei para tirar algumas fotos , pois tinha passado direto por ele na hora de subir...após algumas fotos , retornei a trilha e continuei descendo e a dor foi piorando, foi muito dificil de descer quando chegou a parte das pedras, mas não tinha oq fazer, pois já eram quase 20hs e não tinha mais ninguém na trilha, pois fui o último a subir e descer ...cheguei no acampamento as 20:20 , tomei dorflex e comecei a tomar anti inflamatorio, comi mais um pouco de feijoada e fui dormir.Km percorridos 43kmsGastos 0,00 1 Citar
Membros lclelles Postado Dezembro 6, 2018 Membros Postado Dezembro 6, 2018 Legal o relato, mas continua... kkkkkkk Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.