Membros Este é um post popular. Amanda Caldo Postado Outubro 24, 2018 Membros Este é um post popular. Postado Outubro 24, 2018 Eai pessoal?! Bom, meu nome é Amanda, tenho 27 anos e moro em Campo Grande -MS. Vou compartilhar com vcs como foi a minha viagem de 23 dias pela Bolivia e Peru. Eu sonhava com essa trip desde meus 18 anos, demorou um pouquinho, mas com certeza valeu a pena esperar, pois foi muito melhor do que eu imaginei. Assim como a maioria, li vários relatos, fiz milhares de planos, roteiros, e cálculo$$ e essa plataforma me ajudou muito, foi essencial para minha viagem. Eu não tinha pensado em escrever um relato, por isso não anotei meus gastos e provavelmente não lembrarei de tudo, mas essa experiência foi tão incrível que preciso compartilhar com vcs, afinal cada um tem uma visão diferente e uma maneira diferente de viajar. Já vou adiantando que não fiz tooodos os passeios pq eu estava de ferias e queria relaxar um pouco também. Meu roteiro foi um pouco diferente, por morar em Campo Grande a opção mais comum seria ir pra Corumbá, pegar o trem ou ônibus para Santa Cruz e fazer um roteiro mais "fechado" voltando pelo mesmo caminho. Massss percebi que seria bem cansativo, principalmente a volta. Comecei a procurar passagens e consegui um bom valor com milhas e me joguei...comprei a ida com destino a Santa Cruz e a volta saindo de Lima e com certeza foi a melhor coisa que fiz, talvez mudaria a ida para La Paz, pq iria direto para Uyuni e não precisaria passar em Sucre. Segue meu roteiro: 05/09 - CGR x Santa Cruz x Sucre x Uyuni 06/09 - Uyuni 07/09 - Uyuni 08/09 - Uyuni x La Paz 09/09 - La Paz 10/09 - La Paz 11/09 - La Paz x Copacabana 12/09 - Copacabana x Arequipa 13/09 - Arequipa 14/09 - Arequipa 15/09 - Arequipa 16/09 - Arequipa x Cusco 17/09 - Cusco 18/09 - Cusco x Aguas Calientes 19/09 - Águas Calientes x Machu Picchu x Cusco 20/09 - Cusco 21/09 - Cusco 22/09 - Cusco 23/09 - Cusco x Ica x Huacacchina 24/09 - Huacacchina 25/09 - Huacacchina (Paracas) 26/09 - Huacacchina x Ica x Lima 27/09 - Lima 28/09 - Lima x CGR 2 1 2 Citar
Membros Este é um post popular. Amanda Caldo Postado Outubro 25, 2018 Autor Membros Este é um post popular. Postado Outubro 25, 2018 Dia 1 - 05/09 - CGR x Santa Cruz x Sucre x Uyuni Finalmente o dia chegou, bate aquela ansiedade, mil coisas na cabeça, torcendo pra nao esquecer nada. acordei la pelas 4h e segui para o aeroporto. Meu voo saiu umas 6h da manhã, fez uma parada em Gurarulhos e depois seguimos para Santa Cruz. Eu não sei pq raios eu tinha pensado em ficar ficar em Santa Cruz e acabei comprando minha passagem para Sucre só para o dia 06, quando percebi que não seria tão interessante assim ficar em Santa Cruz resolvi tentar mudar minha passagem la no aeroporto para o mesmo dia. Para minha sorte deu tudo certo, paguei so uma diferença de uns 35 bolivianos e embarquei no aviao para Sucre algumas horas depois. Aeroporto de Santa Cruz E que visual essa viagem para Sucre, a paisagem é incrível, o aeroporto é pequeno, mas muito bonito, fica no meio de umas montanhas, tinha até uma pessoa para conferir as malas, achei bem organizado. Desembarquei la pelas 17h e precisava correr para pegar o busão para Uyuni a tempo, na verdade a minha preocupação era ainda ter vaga no ônibus para aquele dia. No aeroporto de Sucre tinha a opção de pegar um taxi, me ofereceram por 50 bolivianos, mas resolvi ir de van (microbus), por motivos de $$ .. acho que paguei uns 6 bol. O aeroporto é bem longinho, mas a paisagem é incrível. Quando chegamos na cidade o motorista fez uma parada e disse que todo mundo tinha que descer ali, eu não entendi muito bem, o lugar era meio estranho, percebi que tava um pouco perdida naquela hora rs. Vi que tinha um casal de bolivianos com malas e perguntei se eles estavam indo para o terminal de buses, eles disseram que sim.. daí acabamos rachando um taxi para o terminal. Eles iriam para Uyuni também e me ajudaram a comprar a passagem no terminal de Sucre, acho que paguei até mais barato por conta deles, foi 60 bolivianos e tinha só mais dois lugares para aquele dia. O ônibus sairia só as 20h entao resolvemos comer alguma coisa antes de embarcar, comi uma sopa de pollo por 10 bolivianos e ainda dividimos uma limonada por conta deles . Na hora de embarcar o ônibus não estava na plataforma, ele estava estacionado atras de outros ônibus, bem escondido..olha, ainda bem que não estava sozinha. O ônibus não era muito confortável, parou umas 307 vezes, mas ainda sim estava muito grata por tudo estar dando certo e eu finalmente iria conhecer o Salar de Uyuni. Dia 2 - 06/09 – Uyuni Chegamos em Uyuni umas 3h da manhã num frio do cão, lá não tem terminal, a parada é feita na rua mesmo. Assim que eu desci do ônibus uma moça veio me oferecer o tour, disse que iria me levar até a agencia dela, que eu poderia usar o banheiro e que lá era quentinho rs.. eu aceitei a mesma hora rs, mas calma, eu já tinha lido que eles fazem essa pratica, por isso aceitei, mas sempre de olho aberto claro. Essa era uma agencia familiar, a moça que falou comigo fazia as abordagens, o marido levava os turistas até a agencia e a filhinha deles dormia no carro, um trabalho puxado de domingo a domingo. Era um casal muito bacana, ligaram aquecedor, me deram a senha do wi-fi, tinha ate saco de dormir. Aproveitei pra ir no banheiro tomar um banho de gato com meus lencinhos, escovar os dentes, pq o dia iria ser longo. A agência se chama Cristal Tours, eu fui a primeira a chegar, mas logo depois chegou um casal de peruanos e tinha tbm mais um casal um alemão, Anton, e uma brasileira, Michele, que ja tinham fechado o tour no dia anterior. Assim que a agência abriu oficialmente perguntei sobre o tour e quanto era, já pronta pra pechinchar hahaha..mas quando me ofereceram o tour de 3 dias por 650 bol, fiquei tão emocionada que fechei na hora rsrs, agora só precisava pagar mesmo rs. Eu não consegui trocar dinheiro em Sucre, por conta do horario apertado, só tinha ainda alguns bolivianos que troquei no aeroporto. A casa de câmbio só abriu as 9h, troquei um pouco de grana pra pagar o tour e outras coisas até chegar em La Paz. Comprei água e uns salgadinhos para levar, comprei também uma touca e uma luva pra enfrentar aquele frio. No "centro de Uyuni" 😃 Voltei para a agência, paguei o tour e fiquei esperando o carro para irmos. Daí aconteceu algo que parece ser bem comum por lá a tal das trocas de agências, não iríamos com o carro da nossa agência, mas sim de outra, que no caso era a Quechua (maravilhosa por sinal). Antes de nos juntarmos com o restante do grupo, eles nos pediram para não comentar sobre valores, pq o valor que o pessoal tinha pago pelo tour da Quechua foi de 1300 bolivianos (sim, o dobro do preço). Depois dessa conversinha básica nos juntamos ao grupo, foram 2 carros, de um lado só os gringos e no outro só os Brazucas. Recomendo muito a Quechua, o tour foi sensacional, não tenho nada a reclamar pelo contrário, só tenho elogios, sem dúvidas foi um belo upgrade. Saímos de Uyuni por volta das 11h e a primeira parada foi no cemiterio de trens que é bem pertinho da cidade, a gente fica la um tempinho e depois passamos em Colchani uma cidadezinha onde vc pode comprar artesanato ou um pacotinho de sal extraído do Salar. Mais uns minutinhos e finalmente entramos no Salar, eu confesso que fiquei emocionada, não tem como descrever em palavras, esse lugar é único e realmente impressionante. Cementerio de trenes Seguimos naquela imensidão de sal e logo já temos uma nova parada, no primeiro hotel de sal que hoje está desativado. Ali pertinho tem o monumento Dakar e também a área que ficam as bandeiras, tínhamos um tempo pra tirar fotos e depois voltamos ao para o ponto de encontro para almoçar. Foi uma experiência incrível almoçar no meio do Salar, comemos carne de llama e ainda serviram uma torta de maçã maravilhosa pra gente. Monumento Dakar (ao fundo fica o Hotel de Sal) As bandeiras ficam ao lado do Hotel Pessoal almoçando dentro do Hotel de Sal Depois do almoço, tivemos outra surpresa bem legal que era andar de bike no salar, cada um pegou umaa bike e seguimos até o ponto de encontro, e foi demais viu, creio que só tinha nosso grupo fazendo isso, muita gente veio perguntar como fazia para alugar a bike, então foi um diferencial bem bacana no tour. Em seguida fizemos as famosas fotos de perspectiva, dá trabalho viu, tem toda uma ciência hahaha.. ficou irado! Olha, bike e altitude é foda viu hahaha mas recomendo! Pose de Yogi é a preferida rs A ideia aqui era parecer que eu estava fazendo uma cesta, mas essa mãozinha ficou esquisita rs Já quase no fim do dia, ainda conhecemos a Isla Incahuasi, a isla dos cactos gigantes. Eu já estava bem cansada e não tava a fim de subir, fiquei por la mesmo, tirei umas fotos e ficamos conversando até o pessoal voltar para vermos o sunset. Paramos em outro ponto para ver o por do sol, tiramos mais fotinhas e finalmente partimos para a nossa hospedagem. Só tinha nosso grupo nessa hospedagem e era muito boa, fiquei num quarto sozinha inclusive. Tínhamos que aproveitar para tomar banho e recarregar os celulares nesse dia, pois no outro não teríamos energia elétrica e nem banho 😃 Eu queria muito tomar um banho e descansar, mas antes disso ainda jantamos e fomos ver as estrelas. Nosso guia sabia muito de astronomia, foi muito legal ver a via láctea, os planetas e as contelações, parecia tudo tão perto, muito lindo mesmo. Sunset 8 1 1 Citar
Colaboradores RicardoRM Postado Outubro 25, 2018 Colaboradores Postado Outubro 25, 2018 Nunca me canso dos relatos da Bolívia. Acompanhando. 3 Citar
Membros Amanda Caldo Postado Novembro 11, 2018 Autor Membros Postado Novembro 11, 2018 Dia 3 - 07/09 - Uyuni Segundo dia de tour, tomamos o café às 6h30 e em seguida já partimos para estrada. Agora já não teríamos mais salar =( mas sim muitas lagunas, desertos, vulcões e outras paisagens incríveis. Eu senti um pouco da altitude nesse dia. Segundo nosso guia, em um certo ponto chegamos a quase 5 mil metros acima do nível do mar. No meu caso, senti uma dor de cabeça incômoda, mas nada insuportável. Nesse dia andamos bastante de carro, fizemos várias paradas e também fazia um pouco mais de frio. Tudo é muito rápido, o guia faz as explicações, dá um tempinho pra tirar foto e daí já temos que entrar no carro para o próximo ponto. A primeira parada do dia foi para observar o vulcão Ollague, um lugar bem bonito, com umas formações rochosas bem diferentes. Ali não sabia se eu que era menos ativa ou se era o meu grupo que tinha tomado muito chá de coca, porque eles subiam e desciam aquelas pedras pra cima e pra baixo hahaha ..socorrooo..eu não dou conta não, não naquela altitude rs. Vulcão Ollague Logo em seguida, partimos para conhecer as famosas lagunas. A primeira que visitamos foi a Laguna Cañapa e ali já encontramos os primeiros flamingos da viagem, fiquei chocada com tanta beleza e era só a primeira laguna do dia. Na sequência, conhecemos a Laguna Hedionda, onde paramos para o almoço (acredito que a maioria das agências almoçam por lá, estava bem cheio, mas é aquele esquema comer e vazar rs), ali tinha banheiro e até ponto de wi-fi, pago, é claro! rs .. pra mim essa é uma das lagunas mais bonitas, lá conseguimos ficar bem pertinho dos flamingos, a paisagem é surreal de linda. Laguna Hedionda.. Flamingos 😍 💓 Uma llamita perdida por aí 💓 Ainda paramos no Arbol de piedra antes de entrar na Reserva Nacional Eduardo Avaroa, lá pagamos a entrada no valor de R$ 150 bol para ter acesso a reseva onde fica a Laguna Colorada. Já era quase fim de tarde quando chegamos na Laguna e o frio já estava apertando, na vedade, o vento que estava muito forte e gelado. Quando desci do carro, veio uma rajada de vento que entrou direto no meu ouvido hahah, manoo que gelo! Tô rindo agora, mas na hora foi foda rs.. Eu já estava de touca, mas tive que vestir o capuz do meu casaco também, fiquei com uma dor de cabeça reaal. A Laguna é linda demais, uma pena nossa passagem ter sido um pouco rápida, por conta do vento. Arbol de Piedra..nada especial, mas a gente tira foto também 😅 Laguna Colorada Na sequência, seguimos para os geiseres, confesso que nem desci do carro depois daquele vento no ouvido, minha dor de cabeça aumentou e junto o cansaço bateu, entao fiquei de boa no carro mesmo, mas consegui ver tranquilo de lá. Já estava escurecendo quando saímos em direção a hospedagem. Nesse dia, o quarto foi compartilhado, o lugar era mais simples, mas bem organizado. A energia elétrica funcionava até as 22h, então, antes disso, aproveitamos para arrumar as camas com o saco de dormir que pegamos na agência. A hospedagem tinha cobertores daqueles bem pesados, mas o medo de passar frio era tanto que preferimos não arriscar rs e foi uma boa, pois de morou um pouco pra ficar quentinho na hora de dormir. Como senti um pouco da altitude nesse dia, eu acabei só tomando a sopa no jantar, meu estomago estava meio enjoado, preferi não comer muito. A nossa hospedagem ficava bem pertinho das aguas termales, então o pessoal foi pra lá depois do jantar, aliás só foram os gringos, nós Brazucas arregamos legal e não tivemos coragem de descer (na verdade, fizemos vários cálculos e chegamos a conclusão que iríamos passar frio, então decidimos que poderíamos ter essa incrível experiência em Caldas Novas mesmo hahah) ficamos lá tomando vinho, conversando e confesso que não me arrependo não hahah.. Dia 4 – 08/09 – Uyuni Último dia de tour e eu acordei muito bem (deve ter sido o vinho rs), sem dor de cabeça, sem fadiga, eu fiquei um preocupada com isso, então foi um alívio. Nosso café foi servido as 6h30, arrumamos nossas coisas e seguimos. Não precisamos acordar tão cedo nesse dia, pois já tínhamos visitado os geiseres e as águas termales no dia anterior (os gringos visitaram por nós 😃 ) , foi muito bom para descansar um pouco mais. A primeira parada do dia foi na Laguna Verde onde era possível avistar o Vulcão Licancabur, outro visual sensacional. Ali pertinho já era fronteira com o Chile, assim um dos carros foi levar quem iria para o Atacama, e quem voltaria para Uyuni poderia ficar mais um tempinho por ali até o outro carro voltar. Nos reencontramos novamente e partimos. Passamos pelo Deserto de Dali, depois novamente passamos pelas aguas termales até pararmos para o almoço. Vulcão Licancabur Laguna Verde ao lado Também fiz meu agradecimento a Pachamama Nesse dia não tem muitas paradas, pois precisamos retornar a Uyuni antes do aonoitecer. No entanto, visitamos um lugar sensacional chamado Valle de Rocas, é uma formação de rochas vulcânicas com mais de 100 km de extensão e ainda por cima com uma bela laguna escondida entre as rochas, chamada de Laguna Negra. Se vc fizer o tour voltando para Uyuni, não deixe de visitar esse lugar, não tinha muita gente por lá, nosso guia disse que muitas agências não fazem essa parada, eu também não tinha ouvido falar desse ponto, mas vale muito a pena, é muito lindo. Valle de Rocas e a Laguna Negra Seguimos e antes de chegar em Uyuni fizemos uma última parada na cidade de San Cristobal para tomar um helado (sorvete),. Quando chegamos em Uyuni já era pouco depois das 17h, eu ainda precisava comprar a minha passagem para La Paz, fiquei um pouco preocupada, mas foi bem tranquilo. Dois brasileiros que estavam comigo no Tour também estavam indo para lá, aproveitei para ir com eles no mesmo busão. Fomos pela empresa Belgrano, paguei 80 bolivianos pelo bus cama, bem confortável, tinha até cobertor. O bus saiu de Uyuni as 20h. 1 Citar
Membros Amanda Caldo Postado Novembro 11, 2018 Autor Membros Postado Novembro 11, 2018 @RicardoRM Em 25/10/2018 em 14:14, RicardoRM disse: Nunca me canso dos relatos da Bolívia. Acompanhando. Que bacana! pode demorar um pouquinho, mas vai sair😅 Citar
Membros Adeilsonn Postado Novembro 18, 2018 Membros Postado Novembro 18, 2018 Bolívia 😍 Acompanhando, pf continue Citar
Membros Rogério.C Postado Novembro 19, 2018 Membros Postado Novembro 19, 2018 Acompanhando também... Citar
Membros Amanda Caldo Postado Novembro 25, 2018 Autor Membros Postado Novembro 25, 2018 Dia 5 - 09/09 - La Paz Chegamos em La Paz pouco depois das 4h da manhã, tava bem friozinho, inclusive. Descemos do ônibus para pegar as mochilas e nessa hora acabei me desencontrando dos meninos, pensei que eles estariam mais a frente na saída do terminal, mas não achei ninguém, como ficaríamos em hostels diferentes resolvi pegar um taxi e ir logo para o hostel. Eu reservei o Wild Rover quando estava em Uyuni mesmo, não era o mais barato, mas a estrutura é ótima e as festas também rs.. eu gostei bastante. O check in era só a tarde então resolvi pagar mais 8 bolivianos para entrar antes do horário. Fui direto pra cama e só acordei umas 10h da manhã. Quando acordei só pensava em tomar banho e lavar o cabelo, afinal já tinham se passado algumas 24h sem isso rs. Melhor sensação é tomar banho e vestir roupa limpa, viu. Só depois disso tive condições de ver o que e iria fazer em La Paz. Tava um dia bonitão, um friozinho bom com sol. A prioridade era trocar dinheiro e ver os valores dos passeios. Me indicaram fazer o cambio na rua Sagarnaga, próximo ao Mercado de Las Brujas e a Plaza San Francisco, ali tem varias banquinhas na calçada (estilo jogo do bicho rs), eles trocam na rua mesmo. Como esse dia era um domingo só encontrei uma cambista trocando dinheiro por la e como precisava fechar os passeios troquei logo com ela. Por ali, existem várias agências, aproveitei para andar por la até encontrar o passeio que eu queria por um preço melhor. Eu não tava a fim de fazer a Death road e só fechei meu passeio de “tiozão” mesmo para Tiwanaku para o próximo dia e também comprei uma passagem para Copacabana. La Paz - Plaza San Francisco Com o passeio resolvido, fui dar um rolê na cidade. Eu gostei muito de La Paz, apesar de ser domingo a cidade estava bem movimentada, o trânsito é bem maluco, mas no fim tudo da certo. Eu queria muito andar de teleferico, pedi pra moça da agencia que fechei o passeio me explicar como funcionava e segui pra lá. Eu curti muito, o visual é muito diferente, la em cima é possível ver o nevado Illimani, as outras montanhas, as casinhas de alvenaria, acho esse contraste fantástico. Fui até a estação de El Alto, fiquei um tempo por la e depois fiz o caminho de volta. Chegando na estação laranja Na estação de El Alto Vista do teleférico - La Paz Já estava anoitecendo, resolvi voltar pro hostel, parei num mercadinho antes pra comprar água e uns salgadinhos para levar no passeio do outro dia. Chegando no hostel, tava um rolando um churrasco na parte de baixo, já tinha um pessoal por lá, mas logo mudaram para o bar que era na parte de cima. Daí em diante começa a parte boêmia da historia..olha, hostel que tem bar é desafiador, vc chega só pra tomar uma cerveja no happy hour e acaba saindo 1h da manhã, deixando uns bons dinheiros por lá rs.. enfim, super recomendo, a galera era super gente boa, curti muito a vibe de lá. Citar
Membros Amanda Caldo Postado Novembro 25, 2018 Autor Membros Postado Novembro 25, 2018 @Igor Bagnara @Adeilsonn @Rogério.C Valeu pessoal! Tô me organizando melhor para poder terminar. 😊 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.