Membros Fabulastica Postado Outubro 24, 2018 Membros Postado Outubro 24, 2018 Olá! Estou a organizar uma viagem à Polónia por 4 dias. Mas estou com algumas dúvidas. O roteiro é ambicioso mas queria saber se era possível: 2 dias em Cracóvia (sendo que 1 dia é para Auschwitz) - quais são as atrações imperdíveis? Quanto tempo demora a visita com guia a Auschwitz se formos inseridos nos passeios a sair de Cracóvia? A Fábrica de Shindler vale a pena visitar tendo em conta que vamos a Auschwitz? 2 dias em Varsóvia quais os locais obrigatórios? Qual o bairro judeu mais interessante? O de Varsóvia ou de Cracóvia? Quais as temperaturas em meados de Abril? Está a nevar? Vamos no fim de semana da Páscoa de 2019. Iríamos de Lisboa para Cracóvia, 2 dias na cidade sendo um deles para ir a Auschwitz e depois iríamos de comboio ou autocarro para Varsóvia mais 2 dias. Voltávamos para Lisboa a partir de Varsóvia. Isto é viável? Ou é muito apertado? Agradeço a todos que me responderem! Citar
Membros Jessica Cezar Postado Outubro 25, 2018 Membros Postado Outubro 25, 2018 Oi, tudo bem? De fato, seu roteiro está bastante ambicioso... Estou morando em Cracóvia, então posso ajudar um pouco mais sobre a cidade, mas ainda não tive a oportunidade de ir à Varsóvia. Partindo do que eu sempre leio e converso com outros brasileiros que estão aqui a mais tempo, entre as duas cidades sua prioridade deve ser Cracóvia. De verdade, acho que faz mais sentido você passar os 4 dias em Cracóvia e conhecer melhor a cidade (levando em conta passeios bate-e-volta do que ir para Varsóvia (que não é uma cidade tão encantadora e com tanta variedade turística). Varsóvia é uma cidade maior, mais modernizada.. Além disso, como ela foi COMPLETAMENTE destruída pela Segunda Guerra, tudo que verá lá será reconstruções (e não restaurações, pois a cidade virou realmente um estacionamento, de tão detonada). Pelo que pesquisei, o que vale a pena lá é o Warsaw Uprising Museum (museu que conta a história da resistência polonesa frente aos nazistas) e a casa de Marie Curie (antes dela mudar para Paris para estudar) que hoje é um museu em homenagem a ela. Já Cracóvia é completamente encantadora e em Abril ela está deslumbrante! A probabilidade de neve é bem pequena nessa época do ano. Para você ter uma ideia, eu cheguei aqui dia 2 de Abril e estava fazendo cerca de 17 graus. Na segunda semana já estava na casa dos 20 e poucos... (Essa foi uma primavera mais quente do que o normal, mas mesmo assim...). Nessa época os parques já estão enchendo de flor! As árvores verdinhas! (E a cidade é super arborizada! Tenho algumas fotos em um post que escrevi esse mês para o meu blog, em comemoração aos 6 meses morando aqui. Se quiser dar uma olhada: https://batendoasa.com/polonia/curiosidades-sobre-a-polonia-em-6-meses/) Diferente de Varsóvia, a Cracóvia ficou completamente em pé durante a guerra, pois os alemães fizeram dela sua base. Com isso, você consegue ver prédios dos mais diversos estilos arquitetônicos todos juntos. (Tem isso lá no blog tbm!) A praça central da cidade é considerada a maior praça medieval da Europa e é linda de morrer! O que acho que vale MUITO a pena fazer na cidade: Free walking tour para dar uma geral nos principais pontos turísticos da cidade (cerca de 2h30) Basílica de Santa Maria - lindíssima por fora e absurda por dentro! Toda colorida! Castelo Wawel - o complexo é incrível, tem uma catedral super importante para a cidade (com cúpula de ouro!) e várias lendas! Gastar um tempo por perto do rio Vistula e também um tempo pelo parque Planti, que circunda a Cidade Velha. (👆 Isso tudo aí dá um dia!) Se você gosta da história da Segunda Guerra, também vale muito fazer o Free walking tour de Kazimierz, o bairro judeu. Dá até para ver alguns lugares que foram locação do filme "A Lista de Schindler" (inclusive amanhã eu vou publicar um post exatamente sobre as locações do filme! rs). Você perguntou sobre A Fábrica de Schindler e eu acho absolutamente relevante a visita. O museu não é focado na história de Schindler, mas sim na ocupação alemã no país. (Informações que você veria no Warsaw Upspring Museum você encontra na Fábrica, e mais!) Ah, o antigo bairro judeu é hoje o bairro boêmio da cidade, então você encontra vários restaurantes legais para comer e tomar uma cerveja. A ida a Auschwitz leva, na minha opinião, um dia inteiro. É muito intenso emocionalmente, e cansativo fisicamente. São dois campos. Em Auschwitz I você tem muuuuuita informação para absorver. Praticamente todos os antigos blocos do campo possuem exposições. Em Auschwitz II - Birkenau a quantidade de informação é menor, porém o campo é absurdamente maior. É gigantesco! Você anda muito lá dentro para percorrer tudo. É uma visita muito densa e bem reflexiva. A ida lá me inspirou esse texto: Um conto de empatia sob a ótica do Holocausto 🥀 A viagem para Oświęcim (cidade onde ficam os campos) leva cerca de 1h30 de ônibus para ir, e mais 1h30 para voltar à Cracóvia. O tour guiado com essas agencias de viagem que vendem passeios leva cerca de 4h. Mas são 4h praticamente correndo. Se você ficar os 4 dias aqui, ainda teria mais um dia com muitas opções: Pode ficar pela cidade e visitar parques lindos que tem por aqui, como o Parque Jordana, ou se estiver mais quentinho, os lugares que os poloneses usam como o Bagry (que é tipo uma "praia artificial"). Mas minha recomendação real é o meu lugar favorito na cidade: o lago Zakzówek: o oásis escondido de Cracóvia. 👈 Clica para ver as fotos! É um lugar sen-sa-cio-nal! Pode ir conhecer a Mina de Sal Wieliczka, que é de deixar qualquer um boquiaberto!!! Ou mesmo fazer um bate e volta para a cidade de Zakopane, considerada a capital de inverno da Polônia, onde os poloneses vão esquiar. Nessa época eu acho que não rola mais esquiar, mas dá para fazer uma trilha até o lago Morkie Oko. Espero que tenha sido útil!! 😉 Se quiser, pode acompanhar nosso Instagram @batendoasa 👈 A gente está sempre contando nos stories sobre a vida aqui, dando dicas de passeios, restaurantes etc! Se precisar de algo, é só chamar. 2 1 Citar
Colaboradores LF Brasilia Postado Outubro 25, 2018 Colaboradores Postado Outubro 25, 2018 @Jessica Cezar , acompanhando aqui! Achei interessante você mencionar a questão do desgaste emocional. Vi no Youtube o depoimento de uma brasileira que mora na Polônia e ela dizia que, depois de visitar Auschwitz, ficou mal a semana inteira. E já vi relatos aqui no Mochileiros de gente que fez a visita de manhã e foi pra balada à noite. Algumas pessoas são mais absorvidas pela carga emocional dos lugares que visitam, enquanto outras se desligam mais rapidamente; e isso é fundamental para montar um plano de viagens. Obrigada pelas dicas! Citar
Membros Jessica Cezar Postado Outubro 27, 2018 Membros Postado Outubro 27, 2018 @LF Brasilia Não tem de que! E com certeza essa é uma questão de Auschwitz é bem individual mesmo... E a gente não tem como saber realmente até passar pela experiência... (Por isso eu acho melhor não contar com o resto do dia... Se estiver bem para um rolê, fica no lucro! rs) Precisando de algo, estamos aqui! s2 1 Citar
Membros lobo_solitário Postado Novembro 17, 2018 Membros Postado Novembro 17, 2018 @Fabulastica os dias que vc está contabilizando para cada cidade são dias inteiros, tirando o dia da chegada e partida? Caso nao esteja levando isso em consideraçao reveja sua programaçao pois no dia da chegada e da saída vc nao consegue fazer praticamente nada. Sobre Auschwitz, conforme citado acima, realmente leva o dia todo. Voce tem a opçao de ir de ônibus por conta própria (gasta mais tempo) ou fechar o tour no seu hostel por exemplo, daí o pessoal ti pega na porta, vc vai de van e anda mais rápido. De qualquer forma seu retorno é no final do dia. E realmente é um passeio que ti faz pensar muito na história, como os judeus sofreram e a partir do momento que vc entra no campo de concentração tem locais que até dão arrepios. Da pra perceber como a atmosfera lá era pesada, ver as paredes com marcas de unhas, paredes furadas de bala, ver os pertences das pessoas, fotos de algumas pessoas passando fome e por ai vai.. Citar
Colaboradores Rafael_Salvador Postado Janeiro 2, 2019 Colaboradores Postado Janeiro 2, 2019 @Jessica Cezar O que me diria sobre a vida noturna por ai? Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.