Membros MarceloJuká Postado Janeiro 26, 2012 Membros Postado Janeiro 26, 2012 Tô meio em dúvida como carrego o álcool de uma forma segura, sem que ele vaze ou sei lá oq...alguma dica? Breno, leva o álcool nesses tubinhos de plástico com tampa de rosca e te certifica que ficou bem fechado e não vaza. Abraço e boas trips! Marcelo Juká Citar
Membros de Honra trauco Postado Janeiro 29, 2012 Membros de Honra Postado Janeiro 29, 2012 Obrigado pela resposta Vbonias! Os elementos nocivos contidos na gasolina (ex. chumbo) e na Benzina são conhecidos, e além de tudo, como você bem colocou, haverá o risco de explosão. Quanto a sugestão do Álcool de posto - eleito pela maioria - não me resta dúvida quanto ao seu poder calorífico, mas ainda paira o receio do que eu possa estar respirando (durante sua queima), e misturando (sem ver) na minha comida!!! Parece paranóia, mas já imaginou um miojo com partículas de chumbo? kkkkkkkkkkkkk. Olha, eu acho que o chumbo-tetraetila e assemelhados que eram adicionados como antidetonantes à gasolina não é mais usado faz tempo aqui no Brasil: ]Eliminação do chumbo tetraetila da gasolina – o Brasil foi o primeiro país do mundo a eliminar totalmente o chumbo tetraetila de sua matriz de combustíveis em 1992, embora, desde 1989, cerca de 99% do petróleo refinado no país já não usasse esse aditivo. Essa conquista deu-se graças ao uso do álcool como aditivo à gasolina. Adicionado à gasolina, o álcool anidro confere-lhe poder antidetonante, tendo em vista sua elevada octanagem. Assim, revela-se um bom substituto ao chumbo tetraetila, possibilitando a eliminação dos efeitos danosos provocados por esse ao meio ambiente. Ainda são muito poucos os países que eliminaram o chumbo tetraetila de sua matriz de combustíveis. A Declaração de Princípios aprovada pela Cúpula das Américas, em reunião realizada em Miami, de 09 a 11 de dezembro de 1994, determinava aos governos participantes a “preparação e implementação de planos nacionais de ação para a gradual eliminação do chumbo adicionado à gasolina.” A bem sucedida experiência brasileira com o uso do álcool anidro como substituto ao chumbo tetraetila é, desde 1989, um exemplo no qual os outros países podem se pautar para tal fim. http://www.biodieselbr.com/proalcool/proalcool-externalidades.htm Também tem esta referência da petrobras: Etanol O etanol ganhou espaço no cenário internacional como combustível limpo e renovável. Neste campo, temos a experiência adquirida em mais de 30 anos em armazenamento, transporte, adição à gasolina e comercialização. A mistura do etanol na gasolina contribuiu ainda para que o Brasil fosse um dos primeiros países a eliminar o chumbo da gasolina. http://www.petrobras.com.br/pt/quem-somos/perfil/atividades/producao-biocombustiveis/ Agora, eu não sei como é nos países vizinhos que não produzem etanol combustível e, alguns casos, importam a gasolina pronta para uso nos postos. Diz a lenda que deveria ser informado na bomba se o combustível contém chumbo. Citar
Membros rodrigo-whisky Postado Abril 17, 2013 Membros Postado Abril 17, 2013 Espiriteira tem esse nome porque queima espirito que o nome dado antes para alcool com alto teor de água seria hj alcool 70-80%. Eu fiz um teste queimando alcool anidro (de posto de gasolina) alcool 98 e alcool a 80% não existiu nenhuma diferença entre o tempo de ebulição da água. Quado uso espiriteira levo alcool anidro e quando preciso diluo em água. Em uso único, sem medo de faltar combustível nunca diluo, em trilhas longas diluo quase sempre. 1 Citar
Membros Kryptos Postado Maio 28, 2014 Membros Postado Maio 28, 2014 Pessoal, tenho uma dúvida. Quando vamos acampar, previamente compramos etanol no posto em galão de 2 litros ou mais e deixamos esse galão em casa e só abastecemos um pequeno tubinho com tampa de rosca na quantidade que vamos usar (1, 2, 3 ou mais dias). Agora, no caso de um cicloturismo (envolvendo acampamento diário) em que ficamos na estrada por vários meses ou até anos, não temos como comprar 2 ou mais litros de etanol e ficar carregando o bendito galão e creio que os frentistas não abasteceriam apenas alguns "emiéles" nesses tubinhos pequenos que carregamos. Então, como fazer? Nesse caso é melhor "esquecer" a espiriteira? Eu acho a espiriteira tão prática... Alguma solução?! Citar
Membros rodrigo-whisky Postado Maio 28, 2014 Membros Postado Maio 28, 2014 Joga fora... O álcool não deixa resíduos tóxicos prolongados. Pega um galão de 2 litros enche o que precisar acredito que uma pet de 600ml seja suficiente e joga fora o resto, são uns míseros reais... E faz isso a cada semana. Citar
Membros Kryptos Postado Maio 28, 2014 Membros Postado Maio 28, 2014 Olá, Bullseye. Em vez de jogar fora, acho mais apropriado dar o restante para o frentista botar no carro dele! rs... O único inconveniente é que agora os postos não são mais autorizados a encher garrafas pet por conta do bocal ser muito estreito e ter perigo de derramar liquido no posto aumentando o risco de incêndio. Tenho de encontrar alguma alternativa barata de galão, um que eu possa jogar no lixo após o uso, como fazíamos com a garrafa pet. Ou então, não sei se ainda são permitidas, aquelas sacolas plásticas de dois a cinco litros que os postos ofereciam. Ouvi dizer que saiu uma lei que diz que o galão daqui pra frente deve ser rígido. Alguma solução para isso? rs... Citar
Membros Kryptos Postado Maio 29, 2014 Membros Postado Maio 29, 2014 Vídeo falando sobre a nova regra: Saco plástico e garrafa pet estão proibidos mesmo. Agora deve-se usar um galão com o selo Inmetro. Citar
Membros Kryptos Postado Maio 29, 2014 Membros Postado Maio 29, 2014 Mas que lei babaca!!! Galão de no mínimo 5 litros? É isso mesmo?! Palhaçada!!! "Para a venda do combustível é necessária a compra de um galão com capacidade mínima de cinco litros. O material é padronizado e deve ser certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O produto pode ser adquirido nos postos ou em lojas especializadas e custa em torno de R$ 10." Fonte: http://www.alternet.com.br/portal/2014/01/10/resolucao-proibe-a-venda-de-gasolina-em-garrafas-pet/ Estava eu pensando em usar um galão desses de óleo de 1 litro com bocal largo, mas com essa lei ai complica hein! Citar
Membros Kauan B. Cavalcante Postado Abril 26, 2016 Membros Postado Abril 26, 2016 Fala galera?! Na paz?! Gostaria de saber se alguém já usou aquele álcool específico para rechauds q vem em gel. Rola cozinhar com esse combustível?! Citar
Membros rodrigo-whisky Postado Abril 27, 2016 Membros Postado Abril 27, 2016 Não funciona... Álcool gel só funciona em alguns fogareiros para combustivel sólido. Para espiriteira só álcool etílico e isopropílico. Mas o etílico e mais Facil de encontrar e barato. 1 Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.