Membros Álbano1502427476 Postado Setembro 16, 2010 Membros Postado Setembro 16, 2010 Saudações Mochileiros, Estou iniciando na atividade do camping e já me surgiu uma dúvida: qual o combustível mais adequado para abastecer nossas espiriteiras? Sei que o álcool reina absoluto, mas que tipo específico de álcool? Independente do poder caloífico de cada um dos existentes, o que me preocupa é a composição química deles - e o mal que algumas substâncias podem nos trazer através do vapor de sua combustão. Bem, enquanto aguardo respostas, vou conzinhando no gás... Citar
Membros vbonias Postado Setembro 17, 2010 Membros Postado Setembro 17, 2010 Para sua segurança use somente Etanol (álcool comum) em espiriteiras. Nunca use gasolina, benzina e outros combustíveis em fogareiros desse tipo devido ao risco de explosão. Em relação ao poder calorífico dos "etanóis" vendidos por ai eu te aconselharia o de posto, pois este contém uma menor porcentagem de água na mistura. Abraços Citar
Membros Álbano1502427476 Postado Setembro 17, 2010 Autor Membros Postado Setembro 17, 2010 Obrigado pela resposta Vbonias! Os elementos nocivos contidos na gasolina (ex. chumbo) e na Benzina são conhecidos, e além de tudo, como você bem colocou, haverá o risco de explosão. Quanto a sugestão do Álcool de posto - eleito pela maioria - não me resta dúvida quanto ao seu poder calorífico, mas ainda paira o receio do que eu possa estar respirando (durante sua queima), e misturando (sem ver) na minha comida!!! Parece paranóia, mas já imaginou um miojo com partículas de chumbo? kkkkkkkkkkkkk. Citar
Membros vbonias Postado Setembro 17, 2010 Membros Postado Setembro 17, 2010 Olha, até onde eu saiba o alcool de posto é apenas Etanol com uma fração de água ( estou certo ? ). Já cozinhei com "etanol de posto" e nunca tive problemas com gosto na comida. Pode usar tranquilo, só tome cuidado para não tombar a espiriteira e espalhar o alccol em chamas ! hahha Citar
Membros samuel_gouvea Postado Novembro 23, 2010 Membros Postado Novembro 23, 2010 esquece o chumbo... não tem o MENOR perigo! há décadas o uso dele foi proibido na gasolina de autos. ele é completamente incompatível com a sonda lambda dos motores com injeção eletronica. pode usar o álcool de posto sem medo. ou se vc quiser, use o álcool de mercado, 92,8GL. Citar
Membros lucci Postado Abril 14, 2011 Membros Postado Abril 14, 2011 esquece o chumbo... não tem o MENOR perigo! há décadas o uso dele foi proibido na gasolina de autos. ele é completamente incompatível com a sonda lambda dos motores com injeção eletronica. pode usar o álcool de posto sem medo. ou se vc quiser, use o álcool de mercado, 92,8GL. Inclusive, começaram a misturar álcool na gasosa de posto justamente pra deixar de aditivá-la om chumbo! Citar
Membros Leandro Silvestre Postado Abril 29, 2011 Membros Postado Abril 29, 2011 Até agora só cheguei a usar 3 vezes uma espiriteira que fiz com latinha de cerveja, usei Etanol e não tive problemas quanto ao gosto ou ate mesmo o cheiro. Utilizei também um pedaço de algodão embebido no etanol pra manter a chama, com isso consegui fazer macarrão, arroz, esquentar o feijão entre outros por 3 dias para 5 pessoas. Citar
Membros de Honra ogum777 Postado Outubro 23, 2011 Membros de Honra Postado Outubro 23, 2011 costumo levar o álcol de mercado pq pode ser utilizado em limpeza. num machucado, por exemplo. aquelas embalagens de 500 ml são bem seguras, e práticas. Citar
Membros Breno Rabello Postado Janeiro 25, 2012 Membros Postado Janeiro 25, 2012 Tô meio em dúvida como carrego o álcool de uma forma segura, sem que ele vaze ou sei lá oq...alguma dica? Citar
Membros Kat1980 Postado Janeiro 25, 2012 Membros Postado Janeiro 25, 2012 Amigo uma vez usei alcool isopropolico na espiriteira foi o melhor combustivel que eu usei na espiriteira pena que e caro Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.