Membros Fernando Grilo Postado Setembro 14, 2010 Membros Postado Setembro 14, 2010 Roteiro 32 dias Países: Brasil / Chile / Bolívia / Peru / Brasil Brasil: Jaguariaíva - Curitiba Chile: Santiago – Isla de Pascua – Santiago – San Pedro de Atacama Bolívia: Uyuni - La Paz - Copacabana - Isla del Sol - Peru: Puno - Cusco - fronteira Brasil: Rio Branco (Acre) – Curitiba - Jaguariaíva Brasil: Jaguariaíva - Curitiba Saída de Jaguariaíva sentido Curitiba. No dia seguinte pegamos um vôo para Santiago (TAM escala em São Paulo – tempo de vôo 3:30 hs, valor R$ 460,00 / pessoa –promoção devido aos terremotos); Chegamos de tarde, taxi do aeroporto para bairro velha vista (botecos e clubes de salsa) taxi PCh$ 35.000,00 / 2 pessoas. Hotel a 3 quadras da muvuca do velha vista USD$ 30,00/ pessoa (caro!). Nite massa, cerveja boa, vinho, rango da hora e fuma-se em qualquer lugar. Bera a R$3,00 e paella a PCh$ 30.000,00 a panelada (gastando bem no começo da viagem). Dia seguinte meio de ressaca taxi pra aeroporto e vôo para Ilha de Páscoa – LAN 5 horas de vôo – R$ 511,00/p.). Chegada a noite, quente pacaralho, 26ºC. no aeroporto ficam todos os donos de pousadas apresentando suas residências para os passageiros. Fechamos com a Hostal Internacional – PCh$ 12.500,00/pessoa. Depois conhecendo a ilha acho que demos sorte, a pousada é arregadíssima e fica uma moçada legal na varanda, fora dos quartos, curtindo e conversando a noite. Além disso é perto do centrinho, com lojas e night. Ficamos 5 dias na ilha. Dá pra conhecer tudo em 3 dias. Repetimos portanto, os melhores lugares. Roteiro Rapanui: 1º dia (noite), rango e banda no centrinho, chega à praia e curte os barzinhos. 2º dia fomos ao encontro de um nativo que faz um tur contando a história da ilha e das tribos das antiga, Moi é o nome do maluco, parece uma “curicaca” com o cabelo rasta, gente finíssima, encontramos uma holandesa e uma chilena e fomos juntos. O passeio é caro, mas vale a pena PCh$ 80.000,00/pessoa, fomos ao redor da ilha em cada pedra existente tomando umas escudos com a galera PCh$ 18.000,00/caixa de 12, vê-se todos os moais da ilha, cavernas, vulcão de Orongo “alucinante”, fábrica de moais, praia de Anakena e outros lugares muito legais; chegamos a de noitinha pra comer uma empanada de atum pescado no dia (a maior empanada com queijo da minha vida) na beira da praia PCh$ 3.000,00. Marcamos com o Moi de pescar de rede, mergulhar de snorkel e assar o peixe na casa do maluco, agente entrava com a bera e apresentaria as amigas do Hostal, rsrsrs. A noite foi nos barzinhos da avenida principal. Conhecemos uma chilena gente fina que ofereceu uns cavalos pra subir o morro pra ver a lua cheia no 4º dia (Pense numa lua gigante, no meio da ilha). 3º dia, Moi deu o cano em nós, pois chegou uma família de americanos e ele preferiu lotar a van com 12 cabeças a 80 pila cada. Até eu daria o balão! Saímos e alugamos uma moto (Lander 250cc) e demos um giro na ilha (dimensão 22 x 11 km) PCh$ 25.000,00/dia, gasosa a PCh$ 2.500,00/litro, (apresentei a carteira de motorista do Brasil mesmo, embora tivesse a internacional tirada no DETRAN). Chegamos na praia de Anakena, tesão pacaralho, mergulho, “jacarezão” no pacífico estilo farofeiro mesmo e mulherada gringa na areia tomando sol. Uma caixa de escudo gelada pra cada um fez a alegria. Almoço, atum ou frango assado em churrasqueira nas cabanas perto da areia de Anakena. A noite conhecemos mais uma galera no hostal e saímos tomar umas beras e piscos. Fomos num tal de Balé como chamam as apresentações de danças típicas – vale a pena PCh 10.000,00/pessoa. No 4º dia alugamos um carro já com a galera do hostal e fomos aos mesmo lugares do 2º dia, porém entramos em umas cavernas diferentes (cheio de cavernas lá) e passamos num museu de história natural da ilha. Fechamos o dia na praia de Anakena e com a empanada no centrinho. Fomos procurar a Chilena dos cavalos que já estava com um maluco, meio namoradinho, e já não deu muita bola pra nós (me lembrou Jaguariaíva, pegue na hora senão já era...). Convidamos a galera do hostal pra uma Nite som ao vivo no mesmo centrinho. Foram todos, música estilo reggae rapanui, muito tesão, música pra dançar junto. As alemãs estavam muito loucas dançando a vontade, parecia que vieram pra um baile funk, dancei com várias e a galera do bar interagia bastante, incluindo as nativas. O gole da noite era a tal de “La negra”, cuba de pisco PCh$5.000,00/copo. Deixa doido velho. Saí com uma nativa que parecia a filha de Iemanjá com Iançã em pessoa, acho que estou com o corpo fechado agora (Mas não peguei! Melhor afirmar isto pra quem estiver lendo não vir me cobrar depois). 5º dia virado direto da nite pegamos o vôo para Santiago com saudades dos bons tempos, mas animados sabendo que era o começo da viagem. Comecei a perceber como funcionavam as amizades relâmpago. Me apaixonei 2 vezes (pelo lugar). Em Santiago compramos uma passagem do Turbus PCh$28.000,00 para o Atacama, pegamos um taxi do aeroporto pra rodoviária PCh$35.000,00/2 e batemos um rango na rodô x carne com abacate PCh$ 6.000,00). O busão até o Atacama leva 23 horas e meia. Pára uma vez pra comer. O foda é que a parada pra rangar é 40 min antes de chegar em San Pedro de Atacama (não sabíamos). Foi foda a ressaca sem água (sem fome eu já estava). Tem um suquinho doce pra cacete e um pãozinho durante a viagem que tapou os buracos dos dentes. Chegamos lá com a sensação de ter tomado uma surra da Império Alviverde. Fomos achar um hostal. San Pedro parece uma cidadezinha dos filmes mexicanos (se eu tivesse armado daria uns 3 tiros de Taurus pra cima). Ficamos no Hostal Chiloé por PCh$9.000,00/dia, susse, banheiro lá fora, quartos pra 3 pessoas e café incluso. Estava tendo um congresso de matemática na cidade e tinha uma galera no Hostal. Descobri que a galera foi lá pra estudar mesmo, rsrsrs! Saudades dos congressos da Escola de Florestas. Fomos direto pro centrinho. Botecos com Fogata e cheio de gente. Parece que o ano todo é assim. Lá tomamos umas cristal PCh 2.500,00/ lata e conhecemos 2 mulheres da república tcheca. Dia seguinte fechamos um pacote para 4 dias (Laguna Cejar, Ojo de Atacama, Vale da Lua, Vale da Morte, Salar de Tara e Gêiser Del Tatio, PCh$ 88.000,00/pessoa/4 dias. 1º dia a tarde fomos pra Laguna Cejar, água salgada pacaralho e mais fria que o rio Nhundiaquara em Morretes PR e bóia-se sem esforço, depois fomos pros Ojos de Atacama (bonito pra bater umas fotos), Laguna Tebenquiche e termina o passeio tomando pisco sour vendo o por do sol no deserto (uma das fotos mais bonitas que tenho). A noite na balada um frio desgraçado mas ao pé das fogatas fica susse. No 2º dia saímos cedo pro Salar de Tara com uma camionete cheia, eu o camarada, um americano, uma chilena, mais o guia. Outra camionete acompanhou com dois taiwaneses fotógrafos, uma chilena e uma argentina, mais o outro guia. Chega-se a 4.750 m na divisa do Chile, Bolívia e Argentina. O passeio segue pelo deserto, sem estradas, vendo formações geológicas (tipo Vilha Velha em Ponta Grossa/PR) e oásis perdidos no meio do deserto. Pode-se ver flamingos e vicunhas. É uma trip alucinante. Na volta, a galera chapa de dor de cabeça pela altitude, mas logo passa. De noite vimos um jogo do Chile num boteco de um francês que estava dando chope a cada gol do Chile, o foda é que o timeco fez 2 x 0 somente. Fomos dormir cedo para acordar as 3:30 AM pra ir pro Gêiser del Tatio. 3º dia usei neste todas as roupas que tinha (2ª pele, anorak e uma japona fudida, mais 3 calças), pegamos – 14ºC. O Gêiser é massa, vapor d’água e erupções de água fervendo. Toma-se um cafezinho depois das erupções. Descemos do topo da montanha até um vilarejo onde dá pra provar espetinho de Lhama com cebola, PCh$ 1.500,00 e tomar um Te de Coca PCh$ 1.000,00. A tarde fomos pro vale da Lua, da Morte e vimos o por do solo em cima de um morro muito massa. A noite estava moído e cansado, tomamos umas Torobayos e berço! No 4º dia saímos cedo para a fronteira do Chile com a Bolívia, com pacote comprado no Chile até o final do Salar de Uyuni na Bolívia PCh $ 55.000,00/ 3 dias por pessoa. Pegamos um mini bus pra fronteira, após passar na aduana e carimbar o azulzinho. No mini bus conhecemos um Holandês e um Irlandês que iriam atravessar o Salar e iriam pra La Paz. Fomos juntos por um longo trecho depois em La Paz. Na fronteira com a Bolívia tomamos um café da manhã num entreposto e conhecemos um casal de suíços. Fechamos a galera no mesmo Jeep pra atravessar os 3 dias de Salar. Neste passeio está tudo incluso nos PCH$ 55.000,00 - 3 refeições/dia e pouso em abrigos. Come-se muito bem. Tinha até vinho El Gato a noite. 1º dia de Salar de Uyuni passamos por lagunas blanca, colorada e dorme-se num abrigo onde pegamos -15ºC fora do quarto e – 3ºC dentro (a suíssa tinha um termômetro que marcava a queda abrupta de temperatura). Tinha uma galera atravessando e tomamos uns vinhos tocando violão no quarto para 7 pessoas. Não esqueça seu saco de dormir brother, rsrs (ah não tem chuveiro, mas a ultima coisa que quer é tomar banho). Encontramos uma brasileira mais de idade que ganhou a passagem e foi pra lá sem informação, quando fui mijar no banheiro a noite quase caí no banheiro (mijo congelado) andei 3 metros num pé só e continuei em pé. Na volta fui ver se a “tia” não tinha morrido de frio. Arrumamos uns cobertores pra ela. Cedo já sai pelo deserto vendo outras paisagens e parando em lugares alucinantes. Antes do almoço demos um mergulho numas águas termais a 37ºC na beira de um abrigo. Duro é sair de lá. Minha toalha voou pra dentro da água e me sequei com minha cueca. Na beira do oásis pastavam várias vicunhas. Passa-se ao longo do passeio por umas vilas no meio do deserto, San Martin, muito massa. Final de tarde chega-se num abrigo arregado com uma varanda fechada de vidro, no alto do vilarejo. Dá pra ver o por do sol de lá tomando uma bera. Tinha até uma mesa de ping pong e chuveiro quente. Criamos uma versão do beer pong (ping-pong com bera) e ficamos batendo papo à luz de velas no abrigo. Já muito amigos fomos quase que direto sem dormir pra última etapa e agora sim entra-se num deserto de sal Salar de Uyuni, Tudo branco. Passamos numa ilha pertida no meio do nada com cactus de milhares de anos. Dali o próximo ponto é o hotel de sal e chega-se à cidade de Uyuni. Compramos a passagem pra La Paz Bol$ 140,00 e ficamos nuns barzinhos esperando. Encontramos umas irlandesas no bar e ficamos por ali. À noite pegamos o busão para La Paz, 12 horas de viagem do diabo. O busão tava superlotado e a cadeira nº 17 tinha sido vendida 3 vezes; o semi-cama era convencional algumas pessoas ficaram de cara. Sorte que o holandês tinha comprado um litro de uísque que mais parecia perfume de lavanda – foi pra conta!. Não tem como dormir no busão! Só em coma induzido. No meio do trecho 3 bolivianos foram expulsos do busão porque tavam apavorando as gringas e tinha um deles de pé que caía sobre a galera. Tava mais chapado que uma mula o fiá da mãe. Em La Paz, procuramos o Hostal Loque, conhecido, mas tava lotado. Fomos pra perto da rua Sagárnaga (centrinho nervoso), achamos um hotel chamado Inty Kaka Bol$50/dia/pessoa – quarto pra 5 cabeças, perfeito, do lado do mercado das bruxas, das agências de turimo, onde saem os ônibus pros passeios e perto do El Lobo e HardRock café. Os taxis são baratos paga-se no máximo Bol$ 9,00 pra atravessar a cidade. Passamos em umas agências pra ver os passeios. Na segunda delas (não lembro o nome), em uma galeria, fechamos um pacote de 4 dias (Tudo em 4 dias deu Bol $995,00 – R$ 250,00). 1º fomos pro morro chacaltaya 5.340 m entre o Illimani e o Huaina Potossi, a noite vimos um werstling das chollitas num bairro (Bol$80,00). A noite nos bairros da cidade alta La Paz fica toda iluminada, parece um formigueiro. Em La Paz novamente fomos no hardrock café, noite nervosa. Mulherada dançando sobre as mesas e nativas lá pra pegar a gringaiada cheio da nota. Tomei uísque a noite toda, paguei drinks pras bolivianas e a conta deu Bol$ 100,00 – R$28 pila. No 2º dia fomos às ruínas de Tiwanaku (pelo menos o Mauricio foi representar agente lá, rsrs), na volta demos uma volta na city fomos numa igreja com pinturas e tumbas perto do mercado das bruxas. 3º dia fizemos um downhill pela estrada da morte (coroíco death valley), o passeio mais caro Bol$ 665,00. Este é imperdível, desce 64 km de bike (bike massa) a 65km/hora. 25km de asfalto e o resto em estrada de cascalho no meio de uma floresta parecida com a Floresta Atlântica nossa, durante 5 horas de percurso, num desnível de 3.400 m até 1.295 m. A paisagem é alucinante e dá pra rolar morro abaixo a 500 m de altura se vacilar. Teve um loco que se quebrou lá, apertou o freio da frente. Se ficar olhando muito a paisagem, passa batido velho e ganha uma cruz no “place”. Tem várias ao longo da descida. Não deixe de fazer este passeio. Queria ir hoje denovo!!! No final passa-se por rios cascatas e chega pra tomar uma bera de litro num boteco estilo Porto de Cima/PR. Daí sobe na van e vai pra uma pousada almoçar na beira de uma piscina tudo incluso. Leva 3 horas só pra subir de van o que você desceu em 5 horas de bike. No 4º dia cedo pegar um busão pra Copacabana (rumo a ilha do sol), compramos um pacote La Paz-Copacabana-Puno-Cuzco(Peru) em La Paz mesmo – Bolv$ 130,00/pessoa. A passagem pode ser usada em vários dias, ficamos 2 dias na ilha do sol e depois pegamos o busão com o mesmo ticket. Em Copacabana (3 horas de viagem) almoçamos e pegamos a barca Bol$10,00 para a ilha do sol. Leva 1:30 hs de barco. Chegando na Ilha sobe-se um desnível de uns 150 metros. Ficamos num Hotel arregadíssimo (Inti Kala) no lado sul mas de trás da ilha por Bol$ 30,00/pessoa, café não incluso e banheiro compartilhado. Ficamos curitndo por ali, vimos o por do sol, jantamos e dormimos. No 2º dia saímos cedo para dar uma volta na ilha a pé. Fomo pro norte da ilha. Tesão pacaralho. Fizemos o perímetro da dita cuja curtindo as paisagens até encontrar a gata da Lenna (holandesa), estava com um alemão que tinha encontrado na sua viagem. O cara era gente boa, mas acho não acompanhava as idéias da gata. Um dia encontro a gata sem o Alemão. No lado norte negociamos um barco pra voltar, pois tínhamos mais 3 horas de caminhada e se pegássemos o barco dava pra ficar 3 horas tomando uma bera num lugarzão dahora. Um boliviano com camisa da argentina falou que levaria agente por Bol$200,00. Mas deixou por Bol$25,00. Porra, é Bol$10,00 pra vir pra ilha, cacete! Falei que voltaria andando e ele baixou o preço. No dia seguinte tomamos um café e saímos fora. Trocamos uns doletas em Copacabana pra chegar em Puno Peru com Soles no bolso. 6 horas de busão pra Puno. Compramos na fronteira da Bolívia a entrada pras ilhas flotantes de Uros no Peru (pensei: perdi a grana) Bol$ 25,00/pessoa. Deu certo - transfer da rodô de Puno para ilhas flotantes, incluso, barco e retorno. Na ilha passeamos de barco pelo Titicaca e aportamos em uma das ilhas de Uros pra conhecer as casas etc... A mulherada vestiu roupas típicas e bateram fotos. Tem uma das ilhas que é comunitária, com barzinho. Tomamos uma bera lá. Tinha até um mini palco pra festas. Devolta à rodoviária de Puno não dormimos na cidade; pegamos um ônibus direto pra Cuzco já pago desde La Paz , com duração de 12 horas. Busão vazio deu pra dormir, tinha um ranguinho servido e coca cola. De madrugada na fronteira a Policia entrou no ônibus e achou dois pacotes de sei lá o que. Levaram os caras pra fora e fomos embora. Chegamos em Cuzco as 4:00 hs da madruga e fomos pra praça de armas (taxi Sol$3,00). A praça tava bombando na nite e encostamos num café pra bater um rango e achar um hotel. Encontramos um cara na rua que nos levou no hotel Bazalar, arregado atrás da praça por Sol$20,00/dia. Dormimos um pouco e saímos dar uma banda na city. Fechamos um pacote numa agência para todos os passeios por 3 dias (Sol$205,00 incluso a cartela da prefeitura). Neste dia fomos a uns museus na cidade após comprar a cartela da prefeitura que te dá direito a visitar todos os pontos turísticos dentro de Cuzco Sol$ 130,00 a cartela. Pacote da agência: City tour, Vale sagrado dos Incas Vale Sagrado (Pisaq, Ollantaytambo, Chinchero), Mara, Morais, Saqsaywaman, Q'enqo, Puka Pukara. Os passeios são alucinantes e recebe-se muita informação sobre os lugares. Para Machi Pichu o valor é a parte, o trem para águas caliente, pousada, entrada de Machu Pichu e retorno a Cuzco saiu por Sol$ 370,00. Em águas calientes no sopé de Machu Pichu pode-se pegar um ônibus até a entrada do parque ou subir o morro (2 horas de caminhada – fizemos em 1:30 hs na boa) As 200 primeiras pessoas que chegam pegam as senhas pra subir o Wayna Pichu antes. 100 delas são reservadas pra quem vem da rilha inca, portanto tem que chegar cedo. Saímos as 3:30 hs e chegamos fomos os 220º colocados. Subimos por primeiro no Wayna Pichu pois tinha pouca gente no parque de maneira geral. Motivo: Greve no Peru (gás natural) Resultado, pegamos o Machu Pichu mais vazio de 30 anos de descobrimento. Sorte por um lado e azar por outro. Não tinha como sair de lá (sem trem) por 2 dias. Falamos com um nativo que nos cobrou Sol$ 8,00 pra levar-nos por uma trilha até a primeira cidade próxima – 32km dali. Saímos as 4 da manhã no dia seguinte e fomos pelo meio do vale. Foi a melhor parte do passeio, pois dá pra sentir o lugar e ver mais coisas. Fizemos em 8 horas subindo e descendo morro. Chegamos sem pernas mas felizes pra tomar aquela gelada (Cuzqueña) com o merecimento de um índio Quéchua. Ficamos um dia em Cuzco para ver o jogo do Brasil contra Portugal na praça. Todos os dias têm nites e bares pra curtir. Pegamos o início da semana do Inti Rami, com desfiles na praça e muita gente na rua. Cuzco é o bicho doido! De Cusco pegamos um busão de 12 horas pra fronteira em Porto Maldonado Sol$ 135,00 e de lá um taxi Sol$30,00 até a fronteira com o Brasil. Da fronteira pegamos um ônibus pra Rio Branco - Brasil Sol$60,00, com duração de 5 horas, arregadão, vendo luta livre no busão vazio. Em Rio Branco encontramos um camarada das antigas e ficamos na casa dele. Pegamos uma nite, estava 30ºC de temperatura a meia noite. Pense se não desce redondo uma skolzinha! Conhecemos a cidade por 2 dias, comemos jacaré e pegamos o vôo pra Curitiba/PR. That’s it brothers, recomendo a trip. Fica pra sempre na mente! Logicamente no meio de tudo isso muita coisa rolou e pessoas encontramos, mas fica pra quem tava lá. Estamos vendo uma trip pra América central agora, Panamá ao México. Em breve postaremos no mochileiros.com. Espero que o relato ajude a motivar os mochileiros de plantão. Um abraço ao Mauricio Justus e Aleco, parceiros de pernada! Fernando Grilo Orçamento Real p Mochileiros.xls Citar
Membros cerrizen Postado Setembro 15, 2010 Membros Postado Setembro 15, 2010 Salve salve Muito bom seu relato...estou me programando para ir dar um rolê por estas regiões o ano que vem e gostaria de saber se os gastos que estão na planilha são para quantas pessoas, os valores é para uma pessoa? pois estarei inco com minha namorada. Valeu! Paz e luz! Citar
Colaboradores Wesley R Oliveira Postado Setembro 17, 2010 Colaboradores Postado Setembro 17, 2010 Ae parabens pelo relato, suscinto com informações bacanas! Tambem fiz trip parecida cheguei semana passada. To fazendo um relato. No link abaixo ja tem uma parte dele. Abrs 26-dias-sozinho-chile-bolivia-peru-t47152.html Citar
Colaboradores Thalita Figueiredo Postado Setembro 17, 2010 Colaboradores Postado Setembro 17, 2010 Em Rio Branco encontramos um camarada das antigas e ficamos na casa dele.Pegamos uma nite, estava 30ºC de temperatura a meia noite. Pense se não desce redondo uma skolzinha! Conhecemos a cidade por 2 dias, comemos jacaré e pegamos o vôo pra Curitiba/PR. Olá Fernandooooo!! Li o Relato do Mauricio e vim acompanhar sua segunda versãooo o q é mto boa tbmm! Parabéns pela trip!! E RBO é bem calorosa não é?! sr Abraços e sucesso nas trips! Citar
Colaboradores Wesley R Oliveira Postado Fevereiro 19, 2013 Colaboradores Postado Fevereiro 19, 2013 Valeu Fernando, aproveitei suas dicas em outra trip. Agora voltando so para conhecer a Ilha da Pascoa, mas uma vez valew pelas dicas Citar
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