Membros FCRO Postado Dezembro 27, 2022 Membros Postado Dezembro 27, 2022 16 minutos atrás, debora fernandes f disse: meu marido e cidadao italiano , nos casamos no brasil e agora estamos com planos de ir para espanha eu preciso ter passagem de volta ? Não sou advogado nem nada do tipo em relação a questões imigratórias porém se não me engano se você não tem cidadania européia ainda, vc precisaria de passagem de volta sim Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Dezembro 27, 2022 Colaboradores Postado Dezembro 27, 2022 32 minutos atrás, debora fernandes f disse: meu marido e cidadao italiano , nos casamos no brasil e agora estamos com planos de ir para espanha eu preciso ter passagem de volta ? Existe uma pegadinha neste assunto. Pela lei da UE, você precisaria de um visto para não precisar da passagem de volta, o qual é concedido pelo país de destino (https://europa.eu/youreurope/citizens/travel/entry-exit/non-eu-family/index_pt.htm#residence-card-doc-no ), o qual deve ser emitido gratuitamente em até 15 dias. Mas... aqui mora a pegadinha: legalmente você poderia embarcar sem a passagem de volta, já que é casada no Brasil e a UE aceita essa relação como efetiva, e obter o visto no porto de entrada estando junto com seu marido (vide o link acima) ou indo encontrar-se com ele. Porém dificilmente a companhia aérea a deixará embarcar, seja por desconhecer essa parte da legislação, seja porque não quer ter o ônus de repatriá-la ou ainda porque simplesmente não quer dor de cabeça. Já presenciei situação como a sua em Guarulhos onde a esposa não embarcou mesmo provando que era casada legalmente com o cidadão europeu. Ela estava somente com a passagem de ida também. Então, de duas uma, ou obtém o visto ou compra a passagem de ida e volta. IMHO a primeira opção é a melhor. Citar
Membros debora fernandes f Postado Dezembro 27, 2022 Membros Postado Dezembro 27, 2022 26 minutos atrás, FCRO disse: Não sou advogado nem nada do tipo em relação a questões imigratórias porém se não me engano se você não tem cidadania européia ainda, vc precisaria de passagem de volta sim mesmo tendo o casamento reconhecido pela italia preciso do mesmo geito de passagem de volta ? Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Dezembro 27, 2022 Membros Postado Dezembro 27, 2022 18 minutos atrás, debora fernandes f disse: mesmo tendo o casamento reconhecido pela italia preciso do mesmo geito de passagem de volta ? o casamento não è "reconhecido" pela Italia, foi apenas transcrito, pois o casamento è reconhecido por todos os paìses, antes mesmo do reconhecimento da cidadania italiana. De qualquer forma, você não precisa da passagem de volta, mas leve a certidão plurilingue da qual foi transcrita no comune, ou com tradução juramentada para o paìs em que vai entrar, essa pode ser a certidão brasileira mesmo. Citar
Membros marcio ricardo guimnaraes Postado Outubro 3, 2023 Membros Postado Outubro 3, 2023 Bom dia sou cidadao italiano, porem minha identidade esta vencida, preciso comprar passagem de ida e volta, sendo que vou para fixar residencia Citar
Colaboradores pmichelazzo Postado Outubro 3, 2023 Colaboradores Postado Outubro 3, 2023 1 hora atrás, marcio ricardo guimnaraes disse: Bom dia sou cidadao italiano, porem minha identidade esta vencida, preciso comprar passagem de ida e volta, sendo que vou para fixar residencia Provavelmente não, afinal o documento está vencido e, além disso, a identidade não é um documento de viagem fora da UE. Sugestão: compre uma passagem que tenha reembolso, viaje e depois cancele a volta, recebendo o valor remanescente. Dependendo da urgência, sairá mais barato que pedir um passaporte agora. Citar
Membros marcio ricardo guimnaraes Postado Outubro 3, 2023 Membros Postado Outubro 3, 2023 Obrigado, agradeço a sua resposta 1 Citar
Membros ANACATHERINI Postado Novembro 24, 2023 Membros Postado Novembro 24, 2023 Olá Vanessa, Recomento que entre no grupo do Facebook chamado CIDADANIA ITALIANA - ÁREA LIVRE. Publique esta sua pergunta lá que com certeza tem muitos membros que já passaram por esta situação e que poderão te ajudar. Citar
Membros Felipe1013 Postado Fevereiro 9 Membros Postado Fevereiro 9 Ola minha filha pequena é brasileiro e minha esposa irá viajar com ela para a Itália, onde eu já estou. Eu e minha esposa temos passaporte italiano e residência aqui. A passagem da minha esposa que irá viajar com ela tem q ser ida e volta pra 3 meses. Ou pode ser somente de ida e ou à volta acima de 3 meses. Visto ela e nossa filha ! Obs: nossa filha não tem cidadania, pois iremos fazer lá na Itália a dela! Citar
Membros Davi Leichsenring Postado Fevereiro 9 Membros Postado Fevereiro 9 59 minutos atrás, Felipe1013 disse: Ola minha filha pequena é brasileiro e minha esposa irá viajar com ela para a Itália, onde eu já estou. Eu e minha esposa temos passaporte italiano e residência aqui. A passagem da minha esposa que irá viajar com ela tem q ser ida e volta pra 3 meses. Ou pode ser somente de ida e ou à volta acima de 3 meses. Visto ela e nossa filha ! Obs: nossa filha não tem cidadania, pois iremos fazer lá na Itália a dela! Lembre-se que cidadania não é carteirinha de clube. Ser cidadão lhe dá direito de ir a Italia porque é seu país, da mesma forma que você pode vir ao Brasil sem prestar conta. Nem sua filha precisa de passagem de volta Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.