Membros Orivaldo de Oliveira Postado Dezembro 30, 2009 Membros Postado Dezembro 30, 2009 Valeu Lojudice, Concordo com você ! Eu sempre tive intuição para conhecer lugares. Sempre quiz conhecer lugares que não foram contaminados pela indústria do turismo e do lucro. Visitei e gostei de muitos lugares como Guaraqueçaba no Paraná e Cananéia em SP. Fui à Foz do Iguaçú por insistência de amigos, não tinha vontade conhecer porque achava que era a indústria do lucro e era. Lá se a gente espirrar tem que pagar. Por favor amigos, evitem lugares contaminados pela indústria do lucro. Um abraço à todos os mochileiros e mochileiras, Orivaldo45 Citar
Membros Gisalimm Postado Janeiro 17, 2010 Membros Postado Janeiro 17, 2010 Caro viajante, estive em Fernando de Noronha no mês passado, três anos depois deste relato. e sabe que foi exatamente isso que constatei? Acho que foi por isso que não fiz um comentário aqui no Mochileiros, depois de duas semanas de pesquisa sobre aquele lugar, para não expor os pontos negativos, começando com a dificuldade de conseguir "vagas" nas pousadas que não fossem através de agência. Mas vc está certo. Noronha é lindo e tudo o mais . Só gostei da experiência de estar frente a frente com os animais marinhos - tubarão tigre. E descobrir que existe outro mundo fora do continente. Citar
Membros Luis Arau Postado Fevereiro 2, 2010 Membros Postado Fevereiro 2, 2010 Fui à Noronha duas vezes e digo: Antes, faça um curso de mergulho, mergulhe bastante para pegar experiência (flutuabilidade é a máxima), depois faça o curso de avançado e somente depois vá. Tem praias belíssimas como em muitos lugares no Brasil, porém, o que vale mesmo é abaixo da linha dágua. E vá antes que os peixes desapareçam. Na primeira vez que estive por lá, mergulhei no mar de fora, no mar de dentro, repetimos mergulhos e descobrimos uma passagem que sai de pedras secas I e vai até a 2. Eu e a Lola (legends de Noronha). Ví dezenas de cardumes de barracudas, galhas pretas, bico fino, lagostas enormes, tartarugas......etc. Peixes ornamentais, ciliaris, centropigies.......... Voltei à 4 anos. Que mudança !!! Pouquíssimos peixes, bico fino nenhum e pouca vida. Os peixes estão escasseando. Me disseram que tem excesso de embarcações levando turistas para mergulhar e os peixes estão indo embora. É isso. Eu comprovei. Muitos fazem curso de mergulho e escolhem Noronha como primeiro local de mergulho. É uma pena. Quem quiser ver Noronha embaixo dágua, se apresse !!!! Porque fora dela já está ruim. Uma dica. Vá por conta própria. Eu fui 2 vezes e sai mais barato. Pode ter certeza. É isso. Citar
Colaboradores lojudice Postado Fevereiro 2, 2010 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 2, 2010 Fui à Noronha duas vezes e digo: Antes, faça um curso de mergulho, mergulhe bastante para pegar experiência (flutuabilidade é a máxima), depois faça o curso de avançado e somente depois vá. Tem praias belíssimas como em muitos lugares no Brasil, porém, o que vale mesmo é abaixo da linha dágua.E vá antes que os peixes desapareçam. Na primeira vez que estive por lá, mergulhei no mar de fora, no mar de dentro, repetimos mergulhos e descobrimos uma passagem que sai de pedras secas I e vai até a 2. Eu e a Lola (legends de Noronha). Ví dezenas de cardumes de barracudas, galhas pretas, bico fino, lagostas enormes, tartarugas......etc. Peixes ornamentais, ciliaris, centropigies.......... Voltei à 4 anos. Que mudança !!! Pouquíssimos peixes, bico fino nenhum e pouca vida. Os peixes estão escasseando. Me disseram que tem excesso de embarcações levando turistas para mergulhar e os peixes estão indo embora. É isso. Eu comprovei. Muitos fazem curso de mergulho e escolhem Noronha como primeiro local de mergulho. É uma pena. Quem quiser ver Noronha embaixo dágua, se apresse !!!! Porque fora dela já está ruim. Uma dica. Vá por conta própria. Eu fui 2 vezes e sai mais barato. Pode ter certeza. É isso. Aproveitando o comentário (que foi perfeito!): qualquer um que já tenha feito o curso de mergulho sabe o risco que é o sujeito ouvir umas orientações no barco, colocar uma garrafa nas costas e cair no mar. se quiser mergulhar faça um curso de verdade! não caiam na conversa de que é seguro fazer o tal do discovery ou batismo sem ter feito o curso porque não é! Citar
Colaboradores andre amaral Postado Fevereiro 2, 2010 Colaboradores Postado Fevereiro 2, 2010 Sobre a questão dfos mergulhos, dois apartes: - Luis, há uma diminuição da quantidade de peixes, mas muito mais decorrente do aumento da temperatura média da água de Noronha, de 1 a 2 graus, em 10 anos. Algumas espécies como o Galha Preta são sazonais, então é normal ver em alguns meses apenas. O mergulho nos principais pontos é controlado, pois apenas 3 operadoras atuam na região e há limite de embarcações, inclusive sendo vetado 2 barcos no mesmo ponto. A atividade de mergulho, sem que haja pesca predatória, não diminui a quantidade de peixes, tanto que numa reserva como Noronha os peixes se aproximam de você sem medo. Algumas espécies se escondem ou fogem pra logo voltar, o que é natural em qualquer lugar. Tanto que outras reservas como a Laje de Santos tem atividade intensa de mergulho e tem registrado até aumento da diversidade de vida marinha nos últimos anos. - Lojudice, concordo que fazer um curso é uma opção melhor, mas pra quem quer seguir mergulhando. De onde você tirou que discovery é perigoso? Você sai com um dive master o tempo todo do seu lado. Fazendo com gente responsável (e nunca ouvi reclamações nesse sentido em Noronha) não há risco nenhum. Aliás, é mais seguro que um principiante sozinho. Citar
Colaboradores lojudice Postado Fevereiro 2, 2010 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 2, 2010 André, Não sei como está lá hoje. Mas quando fui para Noronha, o discovery nem sempre era um dive master por pessoa. Aliás, o normal era o dive master passar uma orientação e descer com uns 2 ou 3. Na verdade esse nome "discovery" é uma zona... cada lugar faz de um jeito. Abs Lojudice Citar
Colaboradores andre amaral Postado Fevereiro 2, 2010 Colaboradores Postado Fevereiro 2, 2010 André, Não sei como está lá hoje. Mas quando fui para Noronha, o discovery nem sempre era um dive master por pessoa. Aliás, o normal era o dive master passar uma orientação e descer com uns 2 ou 3. Na verdade esse nome "discovery" é uma zona... cada lugar faz de um jeito. Abs Lojudice Aí sim, se fazem desse jeito, é arriscado. Meu pai fez um Discovery em Noronha uns 5 anos atrás e foi com um dive master só com ele, segurando pelo cilindro o tempo todo. Vou ver depois se ele lembra qual foi a operadora. Fica o alerta, então: ao fecharem um Discovery, assegurem-se que haverá um dive master só para você. Esse mergulho é bem mais caro que o normal por isso. Citar
Membros Luis Arau Postado Março 8, 2010 Membros Postado Março 8, 2010 André, com relação à Laje, e como moro em Santos posso te afirmar que o aumento do número e tamanho de peixes se deve a fiscalização muito mais efetiva das embarcações credenciadas para megulho, e dos órgãos responsáveis. Hoje, é praticamente impossível pescar na Laje sem ser visto. Brevemente será comprado um Helicóptero para monitorar o local com muito mais intensidade. Voltei à Laje mês passado e fiquei abismado com o tamanho das Garoupas. Em relação a Noronha, me foi dito pelos divemasters de uma operadora e que por razões obvias não vou dizer, o sumiço dos peixes é sim causado pelo alto indice de mergulhadores nos locais visitados. Estavam inclusive com idéia de debater a questão, para quem sabe no futuro, reduzir o número de saídas para mergulho. Vamos ver se o dinheiro fala mais alto !!! Citar
Colaboradores andre amaral Postado Março 8, 2010 Colaboradores Postado Março 8, 2010 Luiz, sobre a Laje, é o que falei, melhorou depois de virar Parque Estadual. Meu cunhado era dive master há uns 15 anos e não achava nada demais na Laje, naquela época. Agora, sobre o mergulho espantar, uma coisa contradiz a outra aí. Apesar de receber muitos turistas mais, Noronha é muito maior que a pequena Laje. Na Laje é comum termos 6 ou 7 barcos apoitados em uma extensão de 300m. Em Noronha são 17 pontos de mergulho espalhados pelo arquipélago e nunca tem mais de 2 barcos no mesmo ponto. Apesar da quantidade, o impacto é bem menor, concorda? Uma ilha como Bonaire que deve ser um pouco maior que Noronha tem uma atividade de mergulho dezenas de vezes mais intensa (até por haver mergulho de praia) e não enfrenta esses problemas. André, com relação à Laje, e como moro em Santos posso te afirmar que o aumento do número e tamanho de peixes se deve a fiscalização muito mais efetiva das embarcações credenciadas para megulho, e dos órgãos responsáveis. Hoje, é praticamente impossível pescar na Laje sem ser visto. Brevemente será comprado um Helicóptero para monitorar o local com muito mais intensidade. Voltei à Laje mês passado e fiquei abismado com o tamanho das Garoupas. Em relação a Noronha, me foi dito pelos divemasters de uma operadora e que por razões obvias não vou dizer, o sumiço dos peixes é sim causado pelo alto indice de mergulhadores nos locais visitados. Estavam inclusive com idéia de debater a questão, para quem sabe no futuro, reduzir o número de saídas para mergulho. Vamos ver se o dinheiro fala mais alto !!! Citar
Colaboradores Bruno Império Postado Março 23, 2010 Colaboradores Postado Março 23, 2010 NÃO EXISTE mergulho batismo em Noronha onde o Dive Master "controla" mais de uma pessoa. Outra coisa, eu fiz meu primeiro mergulho - batismo - em Noronha. Vi muita vida. O fato de você voltar "algum tempo depois" e não ver a mesma quantidade de peixes NÃO significa que os peixes estão morrendo ou deixando Noronha. REALMENTE só 3 operadoras de mergulho trabalham em Noronha. E não chega a ter dois barcos no mesmo ponto de mergulho. Além disso, o movimento de embarcações em Noronha é frequente, mas controlado. E não compromete a vida marinha...prova disso: mergulhe na praia do porto. De Snorkel mesmo, em um naufrágio local, bem perto da praia. Vi Arraia, Barracuda, tubarão-lixa, tartaruga... Do lado de fora da água: NUNCA vi lixo nas praias. Nem na praia do Cachorro, mais movimentada que as demais. Nunca ouvi relatos de lixo nas praias. As trilhas, caminhos, são curtos mesmo. Exceto esses dois que você mesmo citou, Atalaia e Capim-Açu. Mas isso não é culpa de ninguém. Que culpa tem a Ilha se para ir do Sancho às Cacimbas você só precisa caminhar 20 minutos? O que há de depreciativo nisso? Qual o problema de pessoas que nunca trilharam na vida, ou com 90 anos, caminharem por lá e se sentirem trilheiros? E de lá sairem empolgados para fazer coisas maiores? Quanto as Land-Rovers, também sou contra a existência delas na Ilha. Mas se o Ibama libera... Talvez não sejam TÃO nocivas assim. A mesma coisa vale para o passeio de barco escoltado pelos golfinhos.... Eles tem um belo projeto de preservação. Se isso fosse TÃO nocivo aos golfinhos, pq é liberado dentro de uma certa área?(vale lembrar que na Baía dos Golfinhos o barco não entra. Tem turista preguiçoso que reclama de andar 20 metros? tem. Azar do cara, não acha? Pq, até onde eu sei, nenhuma Land Rover invadiu o Sancho pq um folgado não quis descer as escadarias... TODAS as pousadas estão nas mãos das operadoras de turismo? NÃO. Algumas, sim. Mas não todas, definitivamente. Pegue o telefone, ligue diretamente para as pousadas, você conseguirá fazer sua reserva. Obviamente é mais difícil em temporada e outras coisas... Já fiquei em pousada comum (não-domiciliar) pagando R$ 120 a diária. ótimo preço tendo em vista o padrão do custo das coisas em Noronha. Quase tudo em Noronha é realmente caro. Mas não é porque a ilha é point pra rico. Quase tudo é realmente caro porque o abastecimento da Ilha é feito por cargueiro. E o cargueiro só aporta em Noronha uma vez por semana. E custa caro "importar" as mercadorias. Nada do que é vendido em Noronha é produzido em Noronha. E também por isso que, às vezes, você pede uma pizza de milho no Forró do Cachorro e o cara te responde: "não tem milho. Se quiser uma prova do que estou dizendo, vá a um dos dois mercados de Fernando de Noronha: um menor na Vila dos Remédios e outro na Vila do Trinta. Repare nos preços das coisas. É nesses dois mercados que os "nativos" compram seus mantiementos. Há poucas pessoas que nasceram na Ilha por um motivo muito simples: ninguém nasce lá. Antigamente, a ilha era de domínio militar. Quando foi aberta para os civis e, consequentemente, para o Turismo, muitas pessoas de Natal e Recife foram para lá e montaram pousadas, restaurantes, se estabeleceram por lá. E para isso era OBRIGATÓRIO que você comprove que está comprando uma propriedade comercial na Ilha. Hoje não é mais permitido construir quase nada lá. Então, o único jeito de você viver na Ilha, é se associando a alguém que já vive na Ilha. Ou então casando com algueém que vive lá. E aí está o detalhe que impede você de encontrar um nativo de Fernando de Nornha: Se vc não nasceu em Noronha (e praticamente ninguém nasceu lá) você não pode ter filhos em Noronha. Se você veio de outro lugar (do Recife, como é comum) e sua mulher engravida, ela é obrigada a sair da Ilha no sétimo mês de gravides, ter o filho em seu Estado e depois, sem ele, retornar para Noronha. Como eu disse, o controle populacional é MUITO rígido. Quase Nazista. Repare quando voltar lá se tem crianças por lá... Quase nenhuma! Bom, só quis colocar aqui um contraponto ao que foi dito para estimularmos a discussão sobre Noronha. De fato, há problemas. Ao meu ver, é preciso reduzir o acesso turístico (o que, inclusive, vai encarecer ainda mais a Ilha) por causa do consumo de água e produção de esgoto. Hoje, isso já está no limite do tolerável. Eu ainda colocaria Fiscais do Ibama DENTRO dos ônibus de excursões, para coibir ainda mais o turista predatório que você citou e realmente existe. Agora, se você quiser fugir deles, o conselho é simples: vá fora de temporada e feriados. é isso, acho....hahaha...falei abeça já! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.