Ir para conteúdo

A farsa de Fernando de Noronha

lojudice

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Ouvi dizer que tb dá pra ir de algum tipo de embarcação pra lá saindo de Recife e que demora de 3 a 4 dias pra chegar lá, isso é verdade rapaziada :?::roll:

• 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Buenas... sou novo no fórum...

Fui a Noronha em 2000 e o lugar é incrível... não vi NENHUMA sujeira nas praias ou ruas... tem q ter mudado muito nesses 8 anos pra não valer a pena... tenho somente ótimas lembranças da ilha, não me arrependo de nenhum centavo gasto nesta viagem, que é uma das mais caras no Brasil...

Abraço,

_Haole_

• 6 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores
Postado

Estive em Noronha agora em Outubro e discordo de alguns pontos que o lojudice colocou. Não que não tenham ocorrido, mas isso depende muito da sorte e do azar de cada um, dos grupos que pegamos.

Minha grande bronca não é com nativo, nem com turistas, mas com um Ibama quase que inexistente na ilha. Mas, essa parte, já expressei aqui: http://www.mochileiros.com/noronha-pra-que-pagar-a-tpa-t30152.html

A ilha evoluiu muito em 10 anos, com muitas pousadas e restaurantes novos, alguns que não fariam nada feio se ficassem em SP ou RJ. Noronha não é o paraíso selvagem e isolado do mundo, mas está longe de ter sido consumido pelo turismo predatório. Não vi sujeira nas praias e nas ruas, vi turistas com uma boa consciência ecológica - pelo menos, os que encontrei - e a grande maioria dos carros que passeavam na ilha eram buggys.

Estava com minha namorada no passeio e ela esteve lá há 10 anos e, na sua opinião, a evolução foi pra melhor. Agora, tem que haver um limite, não dá pra seguir nesse ritmo, senão em mais 10 anos vira uma Aruba.

Sobre a questão dos mergulhos, saí daqui com o pacote de 10 mergulhos comprados com a Atlantis por R$ 1.000, ou seja R$ 200 por saída (2 mergulhos por saída). Comprando lá, ficava na faixa de R$ 250. Pra mergulho embarcado, com cilindro, colete, regulador, dive master e tudo mais, é esse mesmo o preço. Mesmo em outras cidades, não foge muito disso.

• 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Gostei muito de suas observacoes. Incluso meu caro amigo, tudo esta ficando igual nesse mundo. É uma pena!

Obrigado por me abrir os olhos, e nao gastar dinheiro onde nao se deve!

Um abraco, sorte!

Otavio Juqueira

• Membros
Postado

Pessoal,

Ter certos lugares no Brasil que não é para Brasileiros, os preços estão fora dos padrões Brasileiros, Fernado de Noronha e um deles, um amigo foi lá recentemente e gastou 3000 paus em mergulhos não tem opção ou paga ou fica olhando, alugou um buggy pagou quase 5 reais no litro de gasolina.

Recentimente uma amigo esteve na costa do santinho /sc e fez uma comparação em 10 dias na costa gastou o mesmo que 15 dias em Miami em hotel 5 estrelas.

Outro exemplo fui recentimente a praia de cambury /sp, gastei em 3 dias 750,00 de hotel simples, fiquei indignado com valor, mais um pouco ia para Argentina.

Fiquei indignado com reportagem que li sobre a Costa do Sauipe, os diretores falaram Costa do Sauipe e para estrageiros não para Brasileiros.

Este e nosso Brasil pessoa, basta ver dolar, euros, que dane-se seu povo.

uffa

Claudinei

• Membros de Honra
Postado

Negar a beleza de Fernando de Noronha é ser realmente muito burro, acho que isso ninguem faria. Mas eu acredito em tudo o que foi dito pelo autor do tópico. Noronha é só um dos muitos lugares existentes Brasil a fora. Bonito, Foz do Iguaçu, Costa do Sauipe, são exemplos destes lugares. Conheço boa parte do Brasil mas realmente perdi o interesse por lugares assim. Acho que é porque eu sou um " pé rapado" e jamais teria condições de pagar 270 reais pra mergulhar em Noronha. Fiz uma viagem para Bolivia e Peru durante 20 dias gastei pouco mais de 800 reais e voltei deslumbrado com as paisagens e o povo.

Vai chegar um dia que somente a elite terá acesso aos paraísos ecológicos do país e o povo tera que ir na quermesse da igreja ou se enfiar em algum boteco e passar o dia enchendo a cara de cachaça.Se não bastasse a exclusão social que tanto assola este país , agora temos também a exclusão do Circo. Já não nos dão o pão agora querem nos tomar o circo.

• Colaboradores
Postado

Esse problema não é de Noronha, mas é do mergulho. Qualquer mergulho embarcado, em qualquer lugar do Brasil, você vai pagar R$ 200 ou R$ 250. Uma saída de mergulho na Laje de Santos que não tem nada de turístico custa isso.

jamais teria condições de pagar 270 reais pra mergulhar em Noronha. Fiz uma viagem para Bolivia e Peru durante 20 dias gastei pouco mais de 800 reais e voltei deslumbrado com as paisagens e o povo.

• Membros de Honra
Postado

Realmente o melhor do site é cada um poder dar a sua opiniao!!! ::otemo::

Acho que cada um tem uma parcela de verdade nas opinioes acima, mas nao dá para generalizar..afinal muita gente vai de pacote pois nao sabe ou nao tem tempo para organizar as proprias viagens.

Principalmente as pesssoas mais velhas que nao dominam a internet, que hoje é a melhor opçao pra quem quer viajar de forma independente.

E nao dá pra discriminar as pessoas por nao terem a mesma opiniao de nós. Mas é uma pena se hoje ela estiver virando um reduto somente para que tem dinheiro ou um paraiso para agencias de viagens.

Noronha é um paraiso que deve ser apreciado por todos, independente de CVC ou mochileiros. E deveria oferecer condições a todo tipo de viajante.

Com certeza existe a forma de fazer isso, se houver interesse dos administradores da ilha.

Fui a Noronha há quase nove anos e fui de pacote, afinal tinha 16 anos e ganhei a viagem de presente! E esse era um presente dificil de nao aceitar.

Fiquei na casa de Nativos e na epoca eles já haviam sido treinados pelo governop da Ilha para receber os turistas. Tudo era simples, mas era uma delicia tomar cafe da manha sentada em uma mesa na cozinha. Andei de buggy com muito vento e areia na praia, fiz amizade com os buggeiros. E dancei muito forró com os Nativos no bar do cachorro, ouvi muitas historias e me diverti com eles.

Se tudo lá tiver virando comercio, realmente seria muito triste.

mas o que me levou a Noronha, foi as belezas do local, e a vontade de me sentar na praia e admirar aquele paraíso! E nao ficar exibindo que algum dia fui a Noronha. Isso acredito que nao mudou...quem vai pra lá ainda vai pelas belezas do local... e essa deve ser preservada independente do tipo do turista.

• Colaboradores
Postado

Galera,

Criei esse tópico há três anos e não sei se nesse meio tempo a coisa mudou por lá. Se mudou, não deve ter sido pra melhor. Mas face aos últimos comentários acho que é bom esclarecer algumas coisas que talvez não estejam tão claras para quem não conhece o lugar. Nunca questionei a beleza de Fernando de Noronha, o lugar realmente é lindo! Mas está virando uma disneylandia chata pra caramba. Honestamente, poderia listar pelo menos umas 10 praias no Brasil mais interessantes que Noronha.

Quanto a ser caro, ai temos um problema. De fato, o lugar é caríssimo. Mas também não tem como não ser. É preciso lembrar que estamos falando de uma Ilha no meio do Oceano a 500km de distância da costa que não produz um pé de nada. Tudo tem que vir de avião do continente. Inclusive as pessoas que trabalham lá, já que qdo estive no local, não existiam mais "nativos". Além disso ainda tem o problema da limitação de pessoas que podem frequentar a ilha ao mesmo tempo. Sem contar o custo da preservação ambiental do local. E isso eu percebi que se não é perfeito, é bom para os padrões nacionais. Enfim, a ilha tem um custo alto e esse custo necessariamente tem que ser repassado ao turista (não dá pro governo subsidiar esse custo com imposto em cima de gente que não consegue nem pegar ônibus a dois reais e pouco nas cidades, não é?). O triste é que normalmente o turista que está pagando pra ir pra lá é geralmente uma besta quadrada que não está nem ai para a preservação da ilha e esteja tornando um lugar lindo numa praia de frescos e malas sem alças, rs.

Qto a comparação com os preços do Caribe e América Central, eu acho que realmente ir pra essas regiões deve ser mais barato hoje do que ir pra Noronha. Até porque provavelmente além de não ter todas as limitações que comentei ai pra cima, esses países ainda não devem ter a carga tributária que acaba com a competitividade dos preços brasileiros. Honestamente, hoje depois de conhecer Noronha, não pensaria duas vezes se tivesse oportunidade: pagaria mais barato e iria pro Caribe. Mas não sei se diria a mesma coisa antes de ter conhecido a ilha porque minha curiosidade e a vontade de ir pra lá era muito grande, rs. Já a vontade de voltar é bem pequena, tenho outras prioridades na minha gigantesca lista de "viagens a fazer".

Abs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...