Membros naayaara Postado Abril 5, 2013 Membros Postado Abril 5, 2013 Boa tarde Marcelo, Então, sou de Brasília e estou morando temporariamente em Recife por conta do mestrado, como qualquer biologo tenho meu desejo de conhecer Fernando de Noronha, vi uma materia na tv falando de alguns custos que são bem altos por sinal e gostaria de algumas informações suas pois, como um bom mochileiro opta por coisas mais baratas e sair daqui de Recife pra Noronha fica mais em conta do que de Brasilia pra lá, entao tenho que aproveitar o tempo que ainda me resta. Algumas duvidas, como faço pra ir de recife pra lá?... (onibus, avião, barco) Onde me hospedar? Restaurantes ou miojo? ir só compensa? Valeu! Nayara Citar
Membros Gedets Postado Maio 2, 2013 Membros Postado Maio 2, 2013 Olá, É meu primeiro post e quero relatar minhas impressões a respeito de Noronha , pois estive lá nessa semana com minha esposa. O lugar é lindo sim e parece ter evoluído bastante no quesito organização, mas ao mesmo tempo pude entender muito bem o que foi escrito na abertura desse tópico. Infelizmente Noronha atrai sim o turismo predatório e é preciso esforço para descobrir a identidade do lugar. Existe um esforço dos órgãos de conservação em relação a água e aos limites, mas algumas coisas são insuficientes. Por exemplo, é impressionante como é moda na cidade deixar os veículos ligados e parados sem uso. Por falta de conhecimento do lugar, comprei um pacote com aéreo e hospedagem + mergulho , mas o mergulho não foi feito por causa das condições do mar. Até aí tudo bem, pois a natureza não se pode controlar (ainda bem). O problema foi que , ao chegar no aeroporto , tinha um micro ônibus esperando ligado , com a porta escancarada e o ar condicionado ligado. Fiquei me perguntando: O pessoal de lá sabia que várias pessoas estavam chegando , mas fomos os primeiros a embarcar no ônibus e não tinha nenhuma necessidade do mesmo estar ligado com ar funcionando se não tinha simplesmente ninguém lá dentro. E ao longo dos dias percebi que é moda isso. Parece que no afã de oferecer o melhor ao turista, a poluição que isso traz acaba não sendo percebida, pois ela não é bem visível numa ilha pequena. Também encontrei lixo ao longo de quase todas as estradas de terra internas da ilha (aquelas que todos passam rápido de carro ou buggy com o acelerador no fundo). Percorri boa parte delas a pé. Mas eu também andei de táxi pra ver como era. Achei horrível, pois o motorista não fazia questão de trocar uma palavra que não fosse o estritamente necessário, porém bastante prestativo para tudo, como se fosse mesmo um motorista particular. Por esse comportamento imaginei como era o público. Apesar de eu não ser a favor, locamos um buggy num dia para ver como é. E não é que deu problema dentro de um parque (ficamos presos quando já era de tardinha, mas é uma boa história para relatar a parte) e precisamos chamar o dono ? Esse foi uma oportunidade de conversar com esse senhor , que se mudou para lá a 20 anos para ser pescador , mas agora parece que vive da pousada domiciliar e aluguel dos tais "buggys". Quando detectamos qual era o problema, ajudei ele a consertar. Pude notar que ele ficou bastante preocupado e chegou a comentar algo do tipo : "Ainda bem que vocês não são que nem aqueles "metidos" estilo pousada Zé Maria que já vão esculachando a gente por qualquer probleminha." Pretendo fazer um relato completo da estadia, mas deu para entender bem o que o autor do tópico quis dizer. Faltava sim colocar todos numa sala na chegada do aeroporto e fazer uma palestra bem contundente sobre preservação e afins (sem objetivos comerciais, mas focado realmente na parte ambiental). Quem não aceitasse participar, que pegasse o avião de volta e fosse curtir seu ar condicionado em casa. Além disso , não seria nada ruim se tivesse uma campanha sobre economia de combustível. Não custava nada perguntar aos turistas se eles aceitavam por exemplo andar curtindo o vento e desligar o ar condicionado e consequentemente o motor dos carros quando não estivessem andando. Citar
Membros Benppel Postado Maio 9, 2013 Membros Postado Maio 9, 2013 Uma coisa é certo: Noronha não é mais a mesma de 10 ou 15 anos atrás e as ações para tentar melhorar ou se ajustar ao ritmo do turismo não vão parar tão cedo. Os problemas relatados desde o início do post em 2006 são reais, atuais e talvez piores a cada ano. Vou para a ilha a mais de 10 anos e certa vez fiquei surpreso quando uma pessoa do trabalho afirmou que foi um dos piores destinos que ele já foi, perguntei porque e ele me respondeu: A infraestrutura é ruim, não tem bares ao longo das praias, não posso tomar uma caipirinha, cerveja ou água de coco na beira do mar, não tem cadeira de praia, guarda sol, o acesso para algumas praias é difícil, se estou na praia tenho que ir para o centro para almoçar, a pousada era ruim, os preços são caros,..... A partir deste dia verifiquei que é uma questão de perfil e que a cada ano o perfil do turista se diversifica mais e na minha opinião a ilha ainda não se ajustou a todos eles. Voltei na semana passada e fiquei chocado quando tive que passar por um centro de visitantes para acessar as praias do Sancho e Sueste com uma loja de suvenires logo na entrada, além de mais uma taxa de 65,00 por pessoa. Por mais que se afirme que elas são sustentáveis elas chocam com a natureza do local. Penso que estas são as tentativas de se ajustar ao novo cenário, mesmo porque via pessoas felizes no Sueste que ficavam apenas nas cadeiras embaixo do guarda sol e nem chegavam a entrar na praia. Por outro lado as praias continuam indescritíveis, com água e areia limpas, sem ambulantes, perfeita para mergulhos. A sensação de segurança é tão grande que vc pode dormir na areia sem se preocupar com seus pertences, mesmo sabendo que os furtos iniciaram na ilha. Fiz mergulhos e vi uma grande quantidade de vida marinha, como a uns 10 anos atrás, o que comprova que os peixes não foram embora e talvez sejam ciclos da natureza, como certa vez ouvi uma bióloga falar quando a quantidade de golfinhos tinha reduzido temporariamente. As tartarugas, tubarões, peixes coloridos, arraias, golfinhos e os cardumes estavam lá, o que tornam a ilha Única. Também existem pousadas que não foram arrendadas e o carinho com os hospedes é total. Mesmo com alguns mistérios na criação de novas pousadas, as construções na ilha cresceram muito pouco e se não tivesse esse controle teríamos uma invasão de hotéis, pousadas, campings, restaurantes, carros, Jet skis, ...., como em diversos outros lugares, o que mudaria radicalmente o que a ilha é. Como todos aqui, gostaria de ajudar a preservar a ilha por décadas e décadas e me pergunto: Como ajudar? Não sei, de certa forma ficamos reféns dos gestores atuais e a única coisa que está ao meu alcance é aproveitar e fazer a minha parte quando estou lá!!! Citar
Membros Perio Postado Junho 12, 2013 Membros Postado Junho 12, 2013 Voltei de Noronha há 5 dias. Pior custo-benefício da minha vida. A sorte que paguei somente 450 reais. Pq sinceramente... Primeiro começa pela hospedagem espartana mais barata que não sai por menos de 80 reais. Na boa revoltado em pagar 65 reais para poder entrar no Sancho e Sueste, ridículo. ABSURDO. 65 reais para pisar em uma areia brasileira, pelo amor de Deus, dizem que não é obrigatório, querem o que, que eu pule do penhasco ou vá nadando da praia da Cacimba do Padre até o Sancho... Sueste, vi tartarugas espetaculares, tubarão, mas também nada justifica aquela cancela ali. Preservar nada, explorar o turismo. Eles são espertos construíram na mais bonita do Brasil e na que consegue ver tubarão e tartaruga pertinho da areia. Quem for prepare-se para gastar SEM JUSTIFICATIVA, gastar com a desculpa AQUI É NORONHA. Que carne seja caro na ilha, não é fácil transportar um produto perecível de barco. Concordo. Mas peixe? Como uma moqueca pode ser 110, 120, 130 reais. Qualquer a la carte não vai custar menos de 35 reais. Outra coisa que pague-se 30 centavos por quilo, mas não consigo entender pq um suco del vale custa 9 a 11 reais na ilha. E uma garrafinha de água de 6 reais. Ainda bem que tem o Breakfast vendendo água de 1,5L por 3,20... Sinceramente conversei com diversos moradores e fiquei em casa de família, não sei como eles sobrevivem com um valor daquele. Mais caro que ir para Europa... Sobre as belezas, a ilha é linda, Sancho é perfeita, mas vá para o Caribe, praias e ilhas baianas ou litoral alagoano, não vai dever em nada e vai pagar mais barato. Citar
Colaboradores Luciano_F Postado Junho 13, 2013 Colaboradores Postado Junho 13, 2013 Vi por acaso este forum, cujo tema é muito interessante. Tempos atrás uma agente de viagem me disse que um cliente voltou decepcionado com Fernando de Noronha porque lá não tinha praça de alimentação, nem McDonalds... Saudações a todos. Citar
Membros Fabiano1 Postado Dezembro 17, 2013 Membros Postado Dezembro 17, 2013 Fernado de Noronha é pura ilusão Retornei de Fernando de Noronha ontem e fiquei muito decepcionado com a administração do parque. Embora haja belas paisagens o custo benefício não compensa, por vários motivos: 1- Estradas esburacadas e em mal estado de conservação; 2- Há lixos despejados desordenadamente em praticamente toda a área habitada; 3- A taxa que se paga à econoronha e ICMBio não dão retorno algum ao contribuinte. A única praia com trilhas feitas com material sintético e isso é especialmente importante para idosos e deficientes só existe no mirante da baía do Sancho e, assim mesmo é miuto curta; 4- Dentro do parque nacional marinho há cavalos e dejetos, o que contribui para a degradação tanto da vida terrestre quanto marinha. Por esses e outros motivos, Noronha já está fora da lista dos lugares mais encantadores do mundo. 5- Esse não é o melhor spot de mergulho do Brasil. Está longe de ser. A ilha de Boipeba, por exemplo, é muito melhor tanto em termos de beleza cênica quanto em termos de condições de mergulho e infraestrutura. O próprio site tripadvisor coloca boipeba na lista de ilha mais bonita e com maior biodiversidade marinha do litoral brasileiro. Tenho fotos de muitas coisas horríveis que vi em Noronha. Posso postá-las aqui no site, se houver alguma maneira ou posso mandar pra quem tiver interesse. Basta escrever. Portanto, minha recomendação é; Se você guardou uma boa grana, vá pra abrolhos, boipeba, morro de São Paulo ou praia do espelho. Garanto que são lugares muito melhores. Não vá a Noronha. O arquipélago é uma grande enganação. Nativos e sócios de nativos que possuem empreendimentos lá vão querer fazer você gastar muito, vendendo ilusões Citar
Membros Fabiano1 Postado Dezembro 17, 2013 Membros Postado Dezembro 17, 2013 Retornei de Fernando de Noronha ontem e fiquei muito decepcionado com a administração do parque. Embora haja belas paisagens o custo benefício não compensa, por vários motivos: 1- Estradas esburacadas e em mal estado de conservação; 2- Há lixos despejados desordenadamente em praticamente toda a área habitada; 3- A taxa que se paga à econoronha e ICMBio não dão retorno algum ao contribuinte. A única praia com trilhas feitas com material sintético e isso é especialmente importante para idosos e deficientes só existe no mirante da baía do Sancho e, assim mesmo é miuto curta; 4- Dentro do parque nacional marinho há cavalos e dejetos, o que contribui para a degradação tanto da vida terrestre quanto marinha. Por esses e outros motivos, Noronha já está fora da lista dos lugares mais encantadores do mundo. 5- Esse não é o melhor spot de mergulho do Brasil. Está longe de ser. A ilha de Boipeba, por exemplo, é muito melhor tanto em termos de beleza cênica quanto em termos de condições de mergulho e infraestrutura. O próprio site tripadvisor coloca boipeba na lista de ilha mais bonita e com maior biodiversidade marinha do litoral brasileiro. Tenho fotos de muitas coisas horríveis que vi em Noronha. Posso postá-las aqui no site, se houver alguma maneira ou posso mandar pra quem tiver interesse. Basta escrever. Portanto, minha recomendação é; Se você guardou uma boa grana, vá pra abrolhos, boipeba, morro de São Paulo ou praia do espelho. Garanto que são lugares muito melhores. Não vá a Noronha. O arquipélago é uma grande enganação. Nativos e sócios de nativos que possuem empreendimentos lá vão querer fazer você gastar muito, vendendo ilusões Citar
Membros Roger gaúcho Postado Dezembro 20, 2013 Membros Postado Dezembro 20, 2013 estarei conhecendo a ilha em Março de 2014 quero ter minhas próprias impressões Uma coisa é certo: Noronha não é mais a mesma de 10 ou 15 anos atrás e as ações para tentar melhorar ou se ajustar ao ritmo do turismo não vão parar tão cedo. Os problemas relatados desde o início do post em 2006 são reais, atuais e talvez piores a cada ano. Vou para a ilha a mais de 10 anos e certa vez fiquei surpreso quando uma pessoa do trabalho afirmou que foi um dos piores destinos que ele já foi, perguntei porque e ele me respondeu: A infraestrutura é ruim, não tem bares ao longo das praias, não posso tomar uma caipirinha, cerveja ou água de coco na beira do mar, não tem cadeira de praia, guarda sol, o acesso para algumas praias é difícil, se estou na praia tenho que ir para o centro para almoçar, a pousada era ruim, os preços são caros,..... A partir deste dia verifiquei que é uma questão de perfil e que a cada ano o perfil do turista se diversifica mais e na minha opinião a ilha ainda não se ajustou a todos eles. Voltei na semana passada e fiquei chocado quando tive que passar por um centro de visitantes para acessar as praias do Sancho e Sueste com uma loja de suvenires logo na entrada, além de mais uma taxa de 65,00 por pessoa. Por mais que se afirme que elas são sustentáveis elas chocam com a natureza do local. Penso que estas são as tentativas de se ajustar ao novo cenário, mesmo porque via pessoas felizes no Sueste que ficavam apenas nas cadeiras embaixo do guarda sol e nem chegavam a entrar na praia. Por outro lado as praias continuam indescritíveis, com água e areia limpas, sem ambulantes, perfeita para mergulhos. A sensação de segurança é tão grande que vc pode dormir na areia sem se preocupar com seus pertences, mesmo sabendo que os furtos iniciaram na ilha. Fiz mergulhos e vi uma grande quantidade de vida marinha, como a uns 10 anos atrás, o que comprova que os peixes não foram embora e talvez sejam ciclos da natureza, como certa vez ouvi uma bióloga falar quando a quantidade de golfinhos tinha reduzido temporariamente. As tartarugas, tubarões, peixes coloridos, arraias, golfinhos e os cardumes estavam lá, o que tornam a ilha Única. Também existem pousadas que não foram arrendadas e o carinho com os hospedes é total. Mesmo com alguns mistérios na criação de novas pousadas, as construções na ilha cresceram muito pouco e se não tivesse esse controle teríamos uma invasão de hotéis, pousadas, campings, restaurantes, carros, Jet skis, ...., como em diversos outros lugares, o que mudaria radicalmente o que a ilha é. Como todos aqui, gostaria de ajudar a preservar a ilha por décadas e décadas e me pergunto: Como ajudar? Não sei, de certa forma ficamos reféns dos gestores atuais e a única coisa que está ao meu alcance é aproveitar e fazer a minha parte quando estou lá!!! Citar
Membros Bia Santiago Postado Janeiro 3, 2014 Membros Postado Janeiro 3, 2014 Vou concordar com kbk2002, Fui com toda a minha família à Noronha, a maioria dos passeios fizemos caminhando e depois alugamos buggy. Nos hospedamos em uma pousada famíliar de nativos, um casal muito legal. Nesses passeios conhecemos muitos nativos e também muitos turistas que se apaixonaram pela ilha e resolveram ficar, o que não acho nada de outro mundo, porque é um lugar apaixonante. Não vi esse grande número de turismo predatório; não vou falar que não tem, porque na verdade em todos os lugares existe vários tipos de turistas, mas a maioria das pessoas que conheci em Noronha, foram pessoas amantes da natureza, de praia e que adoram conhecer lugares novos. Amei Noronha e recomendo, mas todos tem direito de não gostar. Porém para os outros que ainda não foram e falaram que já perderam a vontade de ir, não façam isso, primeiro conheçam, depois venham aqui e falem o que acharam. Abraços! Citar
Membros claudiabaltazar Postado Janeiro 14, 2014 Membros Postado Janeiro 14, 2014 fabiano, me desculpe, mas concordei com varias coisas escritas por ti, mas recomendar morro de são paulo a Noronha!!! Morro ta muito mais degradada, carissima, agora ate joalheria internacional tem lá, alem daquelas construções no centro que mais parece uma favela com vielas e becos. Fernado de Noronha é pura ilusão Retornei de Fernando de Noronha ontem e fiquei muito decepcionado com a administração do parque. Embora haja belas paisagens o custo benefício não compensa, por vários motivos: 1- Estradas esburacadas e em mal estado de conservação; 2- Há lixos despejados desordenadamente em praticamente toda a área habitada; 3- A taxa que se paga à econoronha e ICMBio não dão retorno algum ao contribuinte. A única praia com trilhas feitas com material sintético e isso é especialmente importante para idosos e deficientes só existe no mirante da baía do Sancho e, assim mesmo é miuto curta; 4- Dentro do parque nacional marinho há cavalos e dejetos, o que contribui para a degradação tanto da vida terrestre quanto marinha. Por esses e outros motivos, Noronha já está fora da lista dos lugares mais encantadores do mundo. 5- Esse não é o melhor spot de mergulho do Brasil. Está longe de ser. A ilha de Boipeba, por exemplo, é muito melhor tanto em termos de beleza cênica quanto em termos de condições de mergulho e infraestrutura. O próprio site tripadvisor coloca boipeba na lista de ilha mais bonita e com maior biodiversidade marinha do litoral brasileiro. Tenho fotos de muitas coisas horríveis que vi em Noronha. Posso postá-las aqui no site, se houver alguma maneira ou posso mandar pra quem tiver interesse. Basta escrever. Portanto, minha recomendação é; Se você guardou uma boa grana, vá pra abrolhos, boipeba, morro de São Paulo ou praia do espelho. Garanto que são lugares muito melhores. Não vá a Noronha. O arquipélago é uma grande enganação. Nativos e sócios de nativos que possuem empreendimentos lá vão querer fazer você gastar muito, vendendo ilusões Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.