Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Postado

Oi, gente, tudo bem?

Queria contar um negócio bizarro que aconteceu comigo ontem, e ver o que vocês acham.

Eu comprei um vôo de São Paulo para a Itália com escala em Amsterdam pela KLM. Depois, separadamente, comprei um vôo de BH para Guarulhos pela Latam.

Cheguei em Confins e fui despachar as duas malas, que foram pesadas lá e tinham 22,6 e 23,4 quilos.

Como comprei separadamente, peguei as malas em SP e fui para a KLM despachar de novo. Quando cheguei no guichê, tinha uma funcionária sentada e um funcionário de pé, conversando com ela. Quando coloquei a primeira mala na balança, a moça me disse que ela estava com 27 quilos. O mostrador para usuários estava estragado, e tive que inclinar para dentro do guichê para conseguir ver. Eu insisti muito que tinha um erro, disse que a mala tinha acabado de ser pesada em BH. Ela ficou sem saber o que dizer e falou para pesar a outra, que deu 28 quilos, e eu continuei reclamando.

A balança do lado estava vazia e pedi para usa-la como tira teima. A funcionária autorizou, e a mala deu 22,4 quilos. Ela pareceu bem surpresa e queria chamar alguém, quando esse outro funcionário disparou a rir e falou "gente, fui eu, eu tô com o pé na balança". Ele estava com o pé apoiado mesmo, o que não dava para ver porque ele estava atrás da mala. Pesaram de novo e as malas ficaram em 22,4 e 23,2 (ainda tem uma diferença da Latam, mas na margem de erro).

O que eu fiquei na dúvida foi se foi uma distração boba ou má fé. Afinal, se eu não tivesse teimado e colocado em outra balança, eu teria sido cobrada 240 dólares de excesso de bagagem (ou mais, por serem dois vôos?). Os mais paranóicos da minha família já estavam falando que iam colocar drogas na minha mala e assim a mala lá teria o mesmo peso com que saiu do Brasil.

E aí, isso já aconteceu com alguém? O que vocês acham?

  • Amei! 2
  • Membros
Postado

Nossa, muito estranho @juliabm, mas a pessoa chegou a pedir desculpas por isso pelo menos por ter se distraído? Ou estava tirando sarro mesmo? Esse último seria inadmissível.

Entendo que o limite de peso, por bagagem, seja exatamente 23Kg, caso fosse registrado esse peso de 27Kg/28Kg você seria cobrada pelo excesso sim.

Acho que merece no mínimo uma reclamação essa história, seja via telefone, página no facebook, enfim.... E já serve de alerta para todos aqui também.

  • Membros
Postado

Acho que foi distração do atendente mesmo, pois o que ele teria a ganhar com essa atitude, se estiver fazendo de propósito?

Só se algum gerente dele estiver promovendo "comissão por excesso de bagagem": o funcionário que somar mais peso de bagagem ganharia bônus no fim do mês?

  • Membros
Postado

Para mim, isto tem cara de distração mesmo, pois como já falaram, ele não ia ganhar nada com isto, afinal de contas eles não ganham comissão por excesso de bagagem.

 

 

  • Membros
Postado

@Eduardo Eid Ambrosio sim, o cara pediu desculpas, mas logo foi embora. Pensei em postar aqui justamente para ver se aconteceu só comigo (aí eu concluiria por fim que foi "só" uma distração, embora uma que quase me custou mais de duzentos dólares) ou se já aconteceu com mais gente, e aí eu imaginaria, como outras pessoas que falaram aqui, que existe algum tipo de comissão ou meta para excesso de bagagem.

 

Em qualquer caso, acho que fica válido o aviso de que o peso que eles indicam não é cem por cento confiável, e que às vezes vale a pena insistir para tentar outra balança.

  • Obrigad@! 1
  • Membros
Postado
1 hora atrás, juliabm disse:

Em qualquer caso, acho que fica válido o aviso de que o peso que eles indicam não é cem por cento confiável, e que às vezes vale a pena insistir para tentar outra balança.

Se você vai viajar com bastante bagagem, principalmente se a malas estiverem próximo do limite máximo de peso que agora é de 23 kg na maioria das empresas, é bom pesar as suas malas antes de ir para o aeroporto e redistribuir as coisas para ficar dentro do limite. 

A maioria dos aeroportos tem uma balança na área do check-in onde você pode conferir o peso antes de ir para o check-in, é só procurar um pouco para geralmente achar ela meio escondida.

Pois uma das suas malas na verdade até estava um pouco acima do peso máximo individual permitido, se eles quisessem implicar, poderiam ter implicado com estes 0,2 Kg que uma das suas malas estava acima do limite.

Já vi um monte de gente viajando com duas malas ou em casal, tendo que desfazer malas e passar as coisas de uma para a outra, por que o peso individual de uma delas ultrapassou o limite que antes era de 32 Kg, mas que agora é de 23 Kg na maioria dos voos.

  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Olha, eu não duvido nada de poder ter sido má-fé... eu tive uma péssima experiencia com o staff da KLM no Aeroporto de GRU que, no ato de entrada no avião, uma funcionária muito mal educada, não me deixou embarcar no voo por que disse que eu não tinha visto para entrada na Turquia! Eu informei a ela que no ato do check in, tendo passaporte português, ninguém me informou que eu precisava de visto para entrar na Turquia e fizeram meu check in normalmente. Ela, muito indelicadamente, disse que não podia fazer nada, que eu tinha que ter o visto e etc e não ia me deixar embarcar por que a klm seria multada e etc. Resultado: perdi meu voo e fiquei sem saber qual seria o procedimento para embarcar num outro voo. Eles fecharam o check in e desapareceram (os funcionários). Liguei para a agencia de turismo, que, graças a Deus ainda, estava aberta, (eram umas 19.30hrs) e a gerente me disse que na Turquia eles nem olham esse tipo de visto, e que eu podia embarcar sem ele e chegando lá, no aeroporto de Istambul, se eles me cobrassem o tal visto eu poderia pagar uma taxa de 20 dolares para obtê-lo e entrar, sem problemas OU que eu podia tirá-lo, eletronicamente, no site do e-visa da Turquia. Ou seja, se essa pessoa do staff da KLM sabia que eu precisava de visto, ela também sabia COMO RETIRÁ-LO ONLINE (em menos de 10 minutos!!!) ou saberia desse procedimento no aeroporto de Istambul. Mas infelizmente por pura maldade mesmo, não me informou. Enfim, estou relatando minha historia para que outros não caiam nessa "sacanagem"  feita por essa funcionária da klm que parecia ser a supervisora ou algo do tipo, naquele dia e horário. Mas não deixarei quieto. KLM que espere meu processo contra os danos morais e materiais advindos desse comportamento desta funcionaria. 

  • Obrigad@! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...