Ir para conteúdo

Como evitar um mochilão frustante!

Pericles David

Posts Recomendados

• Membros

1) Levar um mapa de bolso do local, principalmente se o local for meio remoto (não tem nada pior do que ficar sem sinal de GPS ou acabar a bateria do celular no meio do caminho quando não há NINGUÉM num raio de 100km pra pedir informações quando você chega naquela bifurcação inesperada).

2) Se for ficar na casa de amigos no estrangeiro (principalmente na Europa), levar uma carta na língua local explicando onde você vai ficar e quando é sua viagem de volta. Apresentar também a passagem de volta. Muitos lugares rejeitam estrangeiros se eles não tem como provar onde irão ficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...
  • Respostas 78
  • Criado
  • Última resposta
  • 1 mês depois...
  • Membros

Tenho algumas tb:

1- Se for levar aqueles guias de bolso, separe as páginas sobre o que vai fazer, etc.. e arranque elas. DE VERDADE, além de chamar menos atenção (turista é alvo), é menos peso, espaço, além de ser mais fácil de encontrar as informações!

2- Utilize o Street View do Google para se familiarizar um pouco com caminhos e locais! Também ajuda para ver telefones, etc.. nas fachadas. Buenos Aires não tem e fico chateado quando tento lembrar de algum lugar legal q passei rápido.

3- Gostou de alguma coisa (comércio, rua, fachada, etc.) tira foto da fachada e da plaquinha de rua!

4 - Se puder, compra uma bateria externa, dessas USB, levei uma para Buenos Aires e foi sensacional...podia ficar com o GPS ligado para não nos perdermos etc..

5- Se for ficar um tempinho em uma cidade, rola comprar um chip com 3g, sai BEM mais barato do que pagar deslocamento, além de poder se comunicar mais facilmente.

Link para o comentário

• Colaboradores

Algumas dicas que acho válidas.

1 - Sempre que passar numa loja e decidir que quer levar determinado item, não deixe para procurar e ver se encontra o tal item mais barato em tal lugar. A não ser que você vá passar sempre por aquela loja ou que seja um item muito comum, a chance maior é de vc não achar novamente aquele item. Geralmente voltar na loja vai lhe tomar mais tempo e há sempre a chance de vc não encontrar mais a loja ou mesmo o item. Aconteceu comigo em Roma. Eu vi um presente para um amigo e pensei "Ah, vou ver se acho mais barato". Resultado, nunca mais vi a loja ou o presente em nenhum outro lugar, tive que comprar outro presente pq não achei o que queria. Acredite, a frustração de ficar sem o presente é muito maior do que comprar o item e vê-lo mais barato depois.

2 - Tenha sempre em mãos um mapa e o endereço de onde pretende ir. Numa segunda-feira 13h é fácil conseguir informações, quero ver saber como chegar no hostel em Berlin a 1h da manhã com o sistema de metro parado para manutenção sem falar uma palavra de alemão. O que me salvou foi mostrar para o taxista no mapinha o lugar onde eu queria ir (e torcer para ele não fazer parte de uma quadrilha internacional de tráfico de órgãos ::hahaha:: )

3 - Muitas pessoas ficam preocupadas de ir para lugares que parecem ser menos seguros do que o Brasil. Mas veja, o Brasil já é um dos lugares menos seguros no mundo para viver. Portanto, para se prevenir basta ter os mesmos cuidados que você teria se estivesse no Rio, em Sampa ou em Salvador. Apenas zonas de conflito são realmente mais perigosas que aqui. ::xiu::

4 - Muitos já disseram isso mas vale a pena reforçar. Programe a sua viagem de acordo com o seu perfil. Se vc precisa de privacidade, não vá para hostels. Se gosta de trekkings, acampamentos e viagens roots, pra quê vai comprar um cruzeiro? Respeite seu próprio perfil e vai aproveitar bem mais.

5 - Escolha muito bem seus parceiros de viagens. Nada é mais irritante do que ter que combinar as ações com uma pessoa que quer o oposto que você.

Quando lembrar mais eu posto aqui!

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Muito boas as dicas pessoal! ::otemo::

Também vou deixar minha contribuição :D :

1- Vai ficar em hostel?gosta de descontos? faça a Carteirinha de Alberguista Internacional, ela vai lhe garantir bons descontos!!

2- Aos estudantes, façam a carteirinha de estudante internacial, reconhecida em diversos paises, muitos descontos. * fazendo pelo bradesco, o primeiro ano 'e de graça ::hahaha::

3- Assim como existem batedores de carteira, também existem batedores de mochila, existem diversos relatos de pessoas que tiveram suas mochilas CORTADAS enquanto caminhavam ou no hostel e só notaram depois... a dica para esse problema: tem telinhas para a mochila, mas ao meu ver acabam destacando ainda mais a mochila,passa a ideia de "tenho algo valioso p/ proteger", e ai você perde a mochila inteira :/, ja vi relatos de membros que costuraram uma tela(de galinhero ::hein: ) por dentro da mochila, elas ate que são "leves", não são hiper resistentes, mas quando o ladrão se deparar com ela, vai partir para um alvo mais fácil, pois provavelmente você sentiria ele arrebentando o metal... :D:D

4- Se for fazer copias dos documentos, tenha um trabalhinho a mais e autentique os, copias sem autenticação não possuem muito valor!

5- Se for despachar alguma mala no aeroporto, passe em um guichê para fazer o reconhecimento dos objetos de valor, não toma muito tempo e caso extraviem sua mala, terá o reembolso, tire fotos da mala antes de despachá-la, assim você tem uma prova de quais objetos possuía nela e da integridade da mesma( nos aeroportos eles são campeões em rasgar/danificar mala/mochilas)

6- Também utilize uma capa de proteção ao despachar sua mala, cogite seriamente em envelopa-la, diminui o risco a danificações, possuí seguro e 'e colado um numero no envelope, caso ele seja violado, você certamente saberá e sem contar que evita em 99,9% aqueles furtinho do pessoal de dentro do aeroporto..., pior coisa do mundo e verificar a mala no aeroporto e depois de chegar no hostel, ver que aquele teu canivete suiço de 600 mangos SUMIU

5- desconfie dos taxistas, existem muitos que irão tentar te lograr, tenta ver a rota pelo gps/mapa e mostre que conhece o caminho.

6- Tem diversas dicas de esconder dinheiro, celular, ipod e etc.. mas cuidado onde você vai esconder. Uma vez estávamos eu e uns amigos meio perdidos a noite :shock:, para piorar estava vindo em nossa direção um grupinho muito do mal encarado, logo pensamos, nos FU#^&*^& e tratamos de esconder discreteamento o que pedíamos esconder ::hahaha:: , o grupinho passou sem nos roubar :o , ai começa a tocar e tocar e tocar um celular e ninguém atendia, ate que um dos nosssos amigos tira o celular da bund@, ficou todo vermelho e resmungo"essa merda ainda tava pra vibrar" e atendeu o cel ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: nao preciso falar, ate hoje ele 'e motivo de piadinhas ::hahaha::::hahaha:: , então CUIDADOO

Brincadeiras a parte, são essas as minhas dicas!! espero que ajude vocês :D

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • Membros

Ual incrível pessoal . como vocês são ricos ! de experiência e de boa vontade de compartilhar essa maravilha que é viajar!

Sou nova aqui, e estou lendo bastante os tópicos, pra poder organizar meu mochilão...ver os lugares e a partir daí meçar gastos!

- ::Ksimno:: Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina..

Link para o comentário

• Membros

Excelentes dicas!!! anotei várias e as usarei em meu proximo mochilão em junho deste ano. Gostaria de acrescentar uma informação de segurança, não é por que estamos acostumados com a malandragem das ruas daqui do Brasil que estamos automaticamente credenciados a se antecipar aos gatunos do exterior. Em minha primeira viagem, estando caminhando em Lion, sul da França, do nada se aproximaram de mim 5 garotos todos na faixa dos 10 anos de idade, todos ao mesmo tempo falando num idioma estranho, um deles com as duas mãos esticadas e um jornal em cima dos braços, enquanto eu tentava me recuperar e entender aquela abordagem, um deles sorrateiramente meteu as mãos por debaixo do jornal e tentou vasculhar meus bolsos da calça, tudo não durou mais que 5 ou 10 segundos. quando percebi que algo estavam fazendo de errado e comecei a dar tapas neles e sairam correndo.

Felizmente não furtaram nada, mas me deixou a lição. o estilo de abordagem diferente dos marginais do exterior pode nos pegar de calças curtas, assim como os gringos quando vem ao Brasil. Então é redobrar os cuidados!

Link para o comentário

• 3 semanas depois...
  • Membros
...

3- Assim como existem batedores de carteira, também existem batedores de mochila, existem diversos relatos de pessoas que tiveram suas mochilas CORTADAS enquanto caminhavam ou no hostel e só notaram depois... a dica para esse problema: tem telinhas para a mochila, mas ao meu ver acabam destacando ainda mais a mochila,passa a ideia de "tenho algo valioso p/ proteger", e ai você perde a mochila inteira :/, ja vi relatos de membros que costuraram uma tela(de galinhero ::hein: ) por dentro da mochila, elas ate que são "leves", não são hiper resistentes, mas quando o ladrão se deparar com ela, vai partir para um alvo mais fácil, pois provavelmente você sentiria ele arrebentando o metal... :D:D ..

Que isso, cortadas?? :o Por isso é bom levar a mochila na frente!

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...