Ir para conteúdo

Como evitar um mochilão frustante!

Pericles David

Posts Recomendados

• Respostas 78
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra

Bom, vou tentar contribuir também!

Uma das grandes frustrações em viagens são os roubos que podem acontecer (tanto no Brasil como em qq lugar do mundo!).

Então, quando viajo eu costumo cuidar bem do dinheiro e dos objetos de valor.

Se a viagem é em grupo, facilita um pouco mais, pois sempre tem alguém que pode ficar de olho nos pertences enquanto outros vão ao wc, etc.

Mas vajando sozinho ou em dupla, é melhor ficar mais atento.

Se vc estiver levando dinheiro, espalhe-o em vários lugares. Existem os famosos money-belts, mas os marginais também já conhecem esse recurso, então, além desse lugar, procurem colocar em outros bolsos ou compartimentos das mochilas. Além disso, dá pra fazer o seguinte:

- colocar em bolso interno em chapéus e calças;

- colocar uma ou duas notas de maior valor no meio de mapas ou folhetos de propaganda, que costumam não chamar a atenção;

- dentro da lanterna;

- no estojo do canivete;

- em embalagens de biscoito, salgadinho, etc.

- debaixo da palmilha do tênis (só não vai inventar de pisar em terreno alagado... hehehe);

Quando uma coisa está na cara de quem vê, pode ser muito mais difícil de encontrar!! (isso é dica da minha avó que guardava dinheiro em cabaça pendurada como se fosse colméia de abelha... hehehehehe)

O mesmo serve para pequenos objetos de valor, como relógios, ipods, celular e câmeras fotográficas compactas...

Mas não é para ficar neurótico! São apenas algumas dicas que, dependendo do lugar em que vc esteja, valem a pena serem observadas! (o seguro morreu de velho)

O negócio é deixar pelo menos uma quantia escondida, que te sirva para um socorro, caso aconteça algum roubo e vc fique quase sem nada!

Ah, quanto aos documentos, vale o mesmo, e tb não se esqueça de escanear os mais importantes e deixar em algum site de e-mails ou hd virtual!!

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores

pois é... boas dicas, eu tbm sempre tento buscar o maior numero de informações possíveis sobre os lugares a que vou, preços, etc, estou lendo guias, todo dia passo poraqui pra tentar dar uma garimpada em dicas e informações(como estas acima), peço ajuda da galera ai tbm, estou economizando grana, esse mes estou racionando tudo pra poder me dar bem na viagem, estou abrindo mao de algumas coisas do cotidiano para que a viagem seja massa afinal de contas não é todo dia que posso ir viajar...

mas por exemplo vou citar um dos amigos que vai junto comigo, o cara disse que ia guardar grana desde q começamos a planejar a viajem 3 meses atras- que a principio ia ser pra venezuela (agora é peru e chile)- resumindo não juntou - o cara torra toda a grana nos finais de semana, aposto que nao leu nada sobre onde vamos tanto que queria ir de onibus de lima pra cuzco prq segundo ele a viagem durava 4 horas no máximo (na real leva quase 1 dia), acredito que nem saiba pra onde vai.. ja que o roteiro esta sendo basicamente por eu e um o outro amigo que vai junto ... nem a passagem se eu nao digo pro cara tirar ele nao tinha tirado ainda (por pontos da tam) ... ja avisei ele que se ele nao se agilizar largo ele no hotel e saio fazer as coisas sozinho.. DEPOIS QUERO VER RECLAMAR COMO MUITA GENTE FAZ, QUE A VIAGEM NAO TAVA BOA PORQUE ISSO PORQUE AQUILO E PRINCIPALMENTE FALAR MAL DO PAÍS, OU DAS PESSOAS DOS PAÍSES... fico muito chateado com ele, mas nao vo fala nada, mas depois na viagem nao quero ver ninguem reclamando...eu acho muito complicado e fico indignado quando vejo as pessoas reclamando de um lugar, prq se antes de viajar você pelo menos tentar se informar no minimo vai estar sabendo o que pode acontecer, claro que imprevistos sempre acontecem mas isso é outro papo...

abraços;;

Link para o comentário

• Membros de Honra
.. DEPOIS QUERO VER RECLAMAR COMO MUITA GENTE FAZ, QUE A VIAGEM NAO TAVA BOA PORQUE ISSO PORQUE AQUILO E PRINCIPALMENTE FALAR MAL DO PAÍS, OU DAS PESSOAS DOS PAÍSES... fico muito chateado com ele, mas nao vo fala nada, mas depois na viagem nao quero ver ninguem reclamando...eu acho muito complicado e fico indignado quando vejo as pessoas reclamando de um lugar, prq se antes de viajar você pelo menos tentar se informar no minimo vai estar sabendo o que pode acontecer, claro que imprevistos sempre acontecem mas isso é outro papo...

abraços;;

Japa, é isso aí cara! Não é de hoje que concordo contigo sobre esse assunto! Na verdade, foi exatamente por isso que criei esse tópico! Para que pessoas possam ver e tentar minimizar os perrengues, e curtir o máximo do passeio, do lugar, da cultura e das pessoas!

Valeu pela contribuição!

Abraço cara!

Link para o comentário

• Colaboradores
mas por exemplo vou citar um dos amigos que vai junto comigo, o cara disse que ia guardar grana desde q começamos a planejar a viajem 3 meses atras- que a principio ia ser pra venezuela (agora é peru e chile)- resumindo não juntou - o cara torra toda a grana nos finais de semana, aposto que nao leu nada sobre onde vamos tanto que queria ir de onibus de lima pra cuzco prq segundo ele a viagem durava 4 horas no máximo (na real leva quase 1 dia)

Itamar, boas

Não gostaria de me meter nestes problemas pessoais mas penso o seguinte: viagens são a melhor forma de se conhecer as pessoas. Nas viagens, temos que aguentar as diferenças, as pessoas, os "pitis" e outras coisas. Tem-se que ter participação total pois uma boa viagem depende de todos juntos, sempre. E não digo ser boa só por conhecer lugares e pessoas, mas principalmente não ter problemas nas viagens.

Que tal? Não é para pensar?

Abs

Link para o comentário

• Colaboradores

concordo... concordo... hehe. inclusive uma das coisas que dizem logo no inicio do guia independente da america do sul, se referem a companhias, no meu caso este amigo aí é muito amigo de fato eu conheço muito bem, alias sempre viajo com ele, mas só para praia e região, o problema é que acredito que ele ainda não percebeu que ir fazer uma viagem pra fora mochilando em "terras ainda desconhecidas"não é a mesma coisa de ir pra praia de carro a 100 ou no máximo 500 km de casa...

mas valew de qualquer forma... vou dar um "se liga" nele esta semana..

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Colaboradores

1) evitem chapar o coco em terras desconhecidas, principalmente se vc nao estiver acompanhado por amigos (amigos MESMO) que possam cuidar de vc qd o seu juizo se esvair. Ja vi gente se ferrar bonito pq bebeu demais, falou demais, ficou corajoso demais, e acabou fazendo um "tour" por uma delegacia estrangeira. E as vezes nem precisa fazer muito para isso. Quem nunca viu um bebado fazendo um xixizinho basico perto de um muro? Tem lugares que a policia NAO perdoa e nao vai adiantar nada falar q nao entende.

2) evite falar muita besteira, xingar ou falar mal das pessoas a volta ou dos lugares em voz alta, mesmo que vc esteja fora do país conversando com seu amigo em PORTUGUES. Brasileiro nao tem "cara", e aquela mocinha loirissima logo na sua frente com uma roupa ridicula pode muito bem ser uma pernambucana de ferias na Suécia... vai por mim, nao fale dos outros, e se falar, fale baixo... rsrs

3) para QUALQUER pais onde vc for, mesmo q vc nao conheça a lingua, tenha a preocupação de aprender um grupo de palavrinhas básicas na lingua local: por favor, com licença, sinto muito, desculpe e obrigado. As pessoas NÃO tem obrigação de saber falar ingles, e algumas palavras em portugues podem soar estranhas demais em alguns lugares.

4) Além de levar com vc uma copia do seu passaporte (e mante-la em lugar diferente do original como ja falaram aq) "escaneie" (é assim q se escreve isso??) o passaporte e alguns documentos principais (RG, carteira de motorista) e mantenha salvo em seu email ou hd virtual, ou ainda com alguem de confiança na sua casa, para o caso de vc ficar sem nada disso longe de casa, ter como conseguir novas copias rapidamente para ir ao consulado mais proximo resolver. Na minha familia temos uma pastinha no computador com os documentos de todos, aconteceu alguma coisa é so ligar a cobrar que a gente envia :wink:

5) Tenha anotado o numero, codigo de segurança e o telefone para cancelamento do seu cartão de credito aonde vc estiver. Para o caso de vc ser roubado ou perder o cartão e ter como ligar para cancela-lo antes que façam um estrago na sua vida financeira. Alguns tipos de cartão te enviam um novo aonde quer q vc esteja (no hostel, em uma agencia bancaria perto, etc.), veja se o seu cartão tem essa vantagem.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...