Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Você misturou tudo e entendeu tudo errado!!

IVA:

IVA é o equivalente Boliviano ao ICMS e ISS, que são impostos cobrados sobre o consumo de mercadorias e serviços, ou seja, toda vez que você compra alguma coisa no supermercado, numa loja, paga diária de hotel, paga refeição num restaurante, etc, você está pagando IVA.

Estrangeiros são isentos de IVA em alguns serviços, em alguns países as diárias de hotéis são isentas de IVA para estrangeiros. Mas o hotel tem que estar legalizado, com toda documentação e impostos em dia e estar credenciado pelo governo a conceder este desconto, muitos hotéis tem pendência com o governo e não conseguem se habilitar a conceder o desconto.

Eu não conheço os detalhes específicos da Bolívia, mas em todos os países onde este tipo de desconto existe, basta você apresentar o seu passaporte ou documento provando que é estrangeiro no momento do check-in no hotel e solicitar o desconto do IVA, que eles já abatem o valor do IVA das diárias a ser pago.

Taxa de Saída:

A "Taxa de saída" existe mas é cobrada de estrangeiros que ficaram mais de 3 meses na Bolívia,  ou não renovaram a estadia a cada 30 dias, uma vez que a permanência máxima como turista é de 30 dias, podendo ser renovada 2 vezes.  Ou seja é uma multa para quem ficou ilegal no país.

Taxa de Entrada:

Existe sim é uma Taxa de Entrada na Bolívia por via aérea, que todos os estrangeiros que entram por via aérea tem que pagar desde o ano passado, e que a partir de 2019 também será cobrada dos estrangeiros que entrarem por via terrestre.

Esta taxa é de 100 Bolivianos ou uns 50 Reais para quem entra via aérea, e se não me engano, já está embutido no preço da passagem aérea. Para quem entrar via terrestre, a taxa será bem menor, acho que uns 15 ou 30 Bolivianos, e será cobrada direto na fronteira.

• Membros
Postado
2 minutos atrás, 234234 disse:

Obrigada pela resposta!

Mas quero deixar claro que eu entendi exatamente como voce explicou .  Voce que não deve ter entendido a forma como coloquei as duas duvidas.

IVA= hotel / serviços

E

imposto de saida =  relacionado com o turista que está saíndo do país.

Mas obrigada pela explicação!

2 minutos atrás, 234234 disse:

Você misturou tudo e entendeu tudo errado!!

IVA:

IVA é o equivalente Boliviano ao ICMS e ISS, que são impostos cobrados sobre o consumo de mercadorias e serviços, ou seja, toda vez que você compra alguma coisa no supermercado, numa loja, paga diária de hotel, paga refeição num restaurante, etc, você está pagando IVA.

Estrangeiros são isentos de IVA em alguns serviços, em alguns países as diárias de hotéis são isentas de IVA para estrangeiros. Mas o hotel tem que estar legalizado, com toda documentação e impostos em dia e estar credenciado pelo governo a conceder este desconto, muitos hotéis tem pendência com o governo e não conseguem se habilitar a conceder o desconto.

Eu não conheço os detalhes específicos da Bolívia, mas em todos os países onde este tipo de desconto existe, basta você apresentar o seu passaporte ou documento provando que é estrangeiro no momento do check-in no hotel e solicitar o desconto do IVA, que eles já abatem o valor do IVA das diárias a ser pago.

Taxa de Saída:

A "Taxa de saída" só existe e é cobrada de estrangeiros que ficaram mais de 3 meses na Bolívia.

Taxa de Entrada:

O que existe sim é uma Taxa de Entrada na Bolívia por via aérea, que todos os estrangeiros que entram por via aérea tem que pagar desde o ano passado, e que a partir de 2019 também será cobrada dos estrangeiros que entrarem por via terrestre.

Esta é de 100 Bolivianos ou uns 50 Reais, e se não me engano, já está embutido no preço da passagem aérea.

• Membros
Postado

Essa "taxa de saída" é ilegal e nada mais é do que uma propina cobrada pelos policiais da imigração nas fronteiras. Taxa que inclusive me recusei a pagar na fronteira Bolivia - Chile. 

Multa por permanecer no país depois do vencimento do visto é outra história. 

Já o IVA é um imposto para nacionais/estrangeiros residentes que não se aplica para turistas.

• Membros
Postado

Eu era quem devia cobrar desse país de m... minha saúde que nunca mais voltará. Se está com passagem comprada,desejo lhe toda a sorte do mundo para não lhe acontecer nada,pois se acontecer, todo cuidado e pouco,pois aquilo ali é um lixo,que já relatei na época aqui.

Taxa de saída eram 20 dólares cobradas no aeroporto de El Alto ao cônsul, não foi a mim,pois voltei de cadeira de rodas.Hoje não sei e nem quero saber de tanto ódio que esse lugar me causou.

• Membros
Postado
Em 16/08/2018 em 12:55, henriquefarage disse:

Essa "taxa de saída" é ilegal e nada mais é do que uma propina cobrada pelos policiais da imigração nas fronteiras. Taxa que inclusive me recusei a pagar na fronteira Bolivia - Chile. 

Multa por permanecer no país depois do vencimento do visto é outra história. 

Já o IVA é um imposto para nacionais/estrangeiros residentes que não se aplica para turistas.

Eu cheguei a ligar para embaixada boliviana em Brasília para denunciar esse crime na saída da Bolívia para o Atacama. Seria bom que todos fizessem isso até que alguém tome uma atitude. 

• Amei! 1
  • 1 ano depois...
  • Membros
Postado

Não entendi... Existe ou não essa taxa de saída? Ou é só para os que ficaram mais de 90 dias... eu li em algum blog que a pessoa teve que pagar 25 dolares para embarcar para o Brasil no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra... isso é verdade?

• Membros
Postado

@FatimaMendonca não sei dizer se é legal ou ilegal, mas quando fiz essa viagem em 2012, me cobraram essa taxa para poder embarcar no avião em Sta Cruz de la Sierra. Disseram que não poderia nem acessar a área de embarque de não pagasse. Se foi propina ou não, não contestei, já que estava na minha hora de embarque....

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...