Membros de Honra chinaf Postado Setembro 19, 2010 Autor Membros de Honra Postado Setembro 19, 2010 No caso há opção de compra em alguns dos lugares dos passeios, mas caso a pessoa chegue num lugar do passeio e não haja venda e não estiver com o boleto turístico terá problemas. Há também a opção de um boleto válido apenas para um tour de normalmente 4 opções que é vendido há 70 Soles. Para o passeio do Tour de Cusco e do Valle Sagrado não há como fugir, terá que comprar o Boleto Turístico. Enfim, o Sr. Gualberto já veio com a conversa mole de que os dias mais bonitos para ver o Valle sagrado, eram Terça, Quinta ou Domingo, (sem saber que eu sabia o pq eram os dias mais bonitos.....heheheheheh). Fizemos assim, conversamos com o Sr. Gualberto e falamos que íamos pensar, estávamos chegando em Cusco, tínhamos viajado de moto, etc. E depois ligaríamos para falar com ele. Conversamos então com o Jim, explicamos novamente os passeios e sobre Machu Picchu, aliás, o passeio do Jim ia ser puxado, teria que sair 3h30 da manhã pegar um ônibus da agência para Ollantaytambo, onde pegaria um trem para Águas Calientes e de lá, pegaria o ônibus que sobe a montanha até Machu Picchu, teria o tour guiado de 2 horas e teria mais 2h30 de tempo livre, depois voltaria de trem até Ollantaytambo e de ônibus até Cusco. Falei para ele ir conosco na estação de trem e nas agências de turismo, para conversar e ver mais opções, antes de fechar qualquer coisa, mas o Jim estava com pressa, já que estava viajando há 6 meses, enfim, passamos novamente o link do ADVRIDER para ele e fomos atrás do boleto turístico. Fomos até o Informes Turísticos e adquirimos o boleto turístico, aproveitamos e andamos "muito devagar" pelas ruas, já que cada subida era uma falta de ar......hehehehehehe Tudo certo, voltamos ao hotel e conversamos com Jim sobre o tour, já com as fotos que ficam no boleto turístico. Nisso apareceu um casal que também veio conversar conosco, ele Australiano, ela Peruana que viveu alguns anos em João Pessoa (se não me falha a memória) no Brasil, falava bem o português e nos passou várias dicas, de custo, sobre os ônibus de Ollantaytambo, de outro agente de turismo, etc. Foi uma conversa ótima e aproveitamos e fechamos o passeio com o Sr. Gualberto (o tour pelas atrações próximas de Cusco), mas como estava devagar (olha aí a falta de ar....heheheheh), acabamos não pagando adiantado o passeio, mesmo o Sr. Gualberto falando, depois vc me paga, né ?!.....heheheheheheheeh Cara, a cabeça lá fica confusa, tour se paga adiantado, enfim, marcamos para as 13h30 no hotel para o ônibus nos apanhar. O Jim ficou conversando com o Sr. Gualberto, mas meio que indeciso, não sai de perto dele, não queria que houvesse nada de diferente do que estava planejando e novamente aqui é fácil "confundir" alguém. O Sr. Gualberto falou para o Jim que sem o boleto turístico ele não entraria em Ollantaytambo, depois repetiu meio ríspido e desafiando o Jim, falando sem o boleto, tu no entras. Foi chato, pq o Jim é daquelas pessoas simples e se fosse comigo, não teria tido continuidade a conversa, nem o Sr. Gualberto veria um Soles meu. Mas, expliquei ao Jim em Portunglêspanhol, algumas coisas, falei para ele, pensar direito, pq realmente Ollantaytambo está no vale Sagrado e está relacionado no Boleto Turístico, não sei se a cidade toda é inclusa no boleto Turístico, ou se só as ruínas, mas como ele já estava interessado no passeio da tarde, meio que valeria a pena à compra do Boleto Turístico. Enfim, deixamos o Jim pensando e indicamos o Informes Turísticos como o melhor lugar para ele descobrir se precisaria do Boleto turístico para entrar na cidade de Ollantaytambo ou não e fomos até o Trem. De qualquer forma o Jim fechou o passeio para Machu Picchu e teria que ir correndo até a estação de trem para tentar comprar os boletos. Nós fomos andando, afinal tínhamos um mapa da cidade (ganhamos no Informes Turísticos) e assim conheceríamos Cusco (além é claro de que cidades assim merecem passeios à pé para poder conhecê-la com calma). O lugar é um "museu" a céu aberto, portais, ruas, prédios, tudo é uma mistura de Colonização Espanhola com a sua origem Inca. Fomos andando e acabamos passando ao lado do Centro Artesanal, que fica ao lado da Estação de Trem. Rodamos o quarteirão procurando encontrar onde ficava a venda dos boletos, nisso tivemos que pedir informações para os Policiais, sempre muito prestativos. Conseguimos achar o lugar e com isso perdemos muito tempo, aliás, tínhamos esquecido os passaportes (olha a falta de ar aí....heheheehheh), argumentei com um atendente (um segurança) que como Brasileiro poderia apresentar um documento oficial, ele falou que não, mas como eu sabia que o acordo do Peru previa a entrada somente com RG iria insistir caso houvesse passagem para um dia próximo. No final a gente fica esperando sentando com uma senha na mão, como nos bancos daqui.....hehehehehe Citar
Membros de Honra chinaf Postado Setembro 19, 2010 Autor Membros de Honra Postado Setembro 19, 2010 Depois de um tempo a moça nos atendeu e falou que não precisaríamos nenhum documento nosso, nem número de passaporte (que seria pedido só no embarque), compramos as passagens em dólares, poderíamos ter comprado em Soles também. É caro e para nossa sorte, havia passagens para amanhã tanto no Vistadome como no Backpaper (que é o econômico), na ida, saindo de Cusco e na volta somente até Ollantaytambo. Enfim, acabamos pegando essas passagens e para nossa sorte, estavam em promoção, já que estava na baixa temporada ainda, com desconto de 25%, durando até 20 de Dezembro quando voltaria ao preço normal. Voltamos de táxi para o hotel, custou 3,50 Soles, embora a gente soubesse que era 2,50 Soles, novamente, não vamos brigar por menos de 2 reais, isso acontece no Brasil e aqui com certeza a "facada" é maior. Perguntei ao taxista onde teria uma concessionária Honda, já que tinha visto em Cusco também as Twister's, ele falou que poderia me levar (ou seja, passar a informação não.....heheheehehh). Conversamos sobre futebol, ele perguntou qual era a minha Equipo, pois é no começo estranhei, pensei se ele estava me perguntando sobre a minha moto.....heheheheheh Depois entendi, quando me perguntou de novo, Qual era a minha Equipo, pois é, qual era o meu time......heheheheheheh Enfim, chegamos ao hotel e deixei um recado para o Jim para ele ir até a estação de trem comprar as passagens (a moça havia me contado que ainda havia muitos lugares no trem) e fomos correr para almoçar. Pedimos um sanduba (Mistão para não prejudicar o estômago) e demorou tanto que tivemos que pedir para viagem (é que a gente estava em cima da hora), encontramos o Jim no hotel e eu fiquei feliz de saber que ele tinha ido à estação de trem e conseguido comprar as passagens, no meu entender ele tinha conseguido isso tudo sem contratar o tour, mas na verdade depois descobrimos que ele tinha conseguido pelo tour. De qualquer forma iria fazer o passeio da tarde conosco, o que era legal, poderíamos conversar mais. Comemos os sandubas no hotel e como o ônibus não chegou, eu sai correndo e fui comprar "pastel" (bolo) na loja ao lado do hotel, foi ótimo pq deu uma bela forrada no estômago. Assim logo chegou o bus e fomos para lá. Citar
Membros de Honra chinaf Postado Setembro 19, 2010 Autor Membros de Honra Postado Setembro 19, 2010 O micro ônibus ia parando nos lugares e subiam cada vez mais turistas, Europeus, Japoneses, Americanos, uma infinidade de línguas dentro do micro ônibus. O primeiro lugar a ser visitado era o Tempo mais Importante para os Incas, segundo o guia e informações colhidas no planejamento, o Templo do Sol e não estava incluído no boleto turístico. Tivemos que pagar o valor, mas salvo engano era algo entre 10 e 17 Soles/pessoa. O nosso guia, logo descobrimos, falava super rápido em espanhol e com um inglês muito carregado no sotaque, ou seja, ou vc é expert/fluente em espanhol e vai ter alguma dificuldade para entender, ou vc tem a sua língua original em inglês e terá dificuldades para entender o inglês com sotaque.....hehehehehehehe Fora isso vc tá f.....heheheheheheheheeh E foi o que logo percebemos, comecei a desistir de entender e fiquei tirando fotos, filmando (aqui não pode tirar fotos dos corredores por causa das pinturas da época da colonização). Ou seja, acabou que ficamos com poucas fotos e muita filmagem. O legal do lugar é que é uma realidade do que foi um templo Inca substituído por uma construção espanhola, é visível a tentativa de substituir o templo Inca pelo catolicismo. Existem paredes Incas (que estão na base) e o templo todo em cima, aliás, das poucas vezes que consegui entender o guia, ele comentou que as paredes Incas suportavam os terremotos e no caso as paredes espanholas viviam caindo. Uma parede Inca E a igreja/convento/catedral (não lembro o que era....heheheh) Aqui a mistura dos dois, na esquerda as ruínas Incas e o entorno é Espanhol Aqui uma foto do pátio interno, no centro um ruína Inca muito importante, infelizmente não lembro o que era, sei que era importante, sorry. A explicação do pq as paredes Incas agüentavam os terremotos, é que elas são feitas artesanalmente pelos pedreiros Incas, não há argamassa entre as pedras, elas eram feitas para encaixarem uma sobre a outra perfeitamente: Citar
Membros de Honra chinaf Postado Setembro 19, 2010 Autor Membros de Honra Postado Setembro 19, 2010 E o formato também, maior a base (como é no caso das represas). Ainda assim há um canto com essa parede inca, com pedras que se moveram num terremoto grande que destruiu várias casas/bairros de Cusco no passado. E aí nesse lugar vc vê essas pedras com encaixes, não lembro/não consegui entender o que o guia falou do pq, infelizmente não posso explicar Citar
Membros de Honra chinaf Postado Setembro 19, 2010 Autor Membros de Honra Postado Setembro 19, 2010 Só sei que um turista resolveu subir numa dessas pedras e tomou um pito de um guia de um tour, claro, pô aquilo no mínimo era mais antigo que o descobrimento de muitos países, provavelmente talvez mais antigo que o descobrimento da América por Colombo e o cara simplesmente vai lá e pisa em cima, completamente sem noção. Centro do pátio Torre do convento Segundo o que o guia falou, o mais bonito/trabalhado de Cusco, faz sentido se a idéia era construir uma nova religião sobre a cultura Inca...... Circulando pelo pátio nós chegamos nesse local, infelizmente não entendi lhufas que o guia falou, vou ficar devendo Citar
Membros de Honra chinaf Postado Setembro 19, 2010 Autor Membros de Honra Postado Setembro 19, 2010 E ao lado essa passagem, pelo que entendi, essa passagem está simetricamente localizado com a primeira construção do lado oposto, onde segundo os teóricos haveria dois discos, de prata e ouro (se eu entendi errado é bem possível, desculpem-me) que refletiriam nas paredes internas da passagem, sendo que de acordo com a posição que o Sol refletisse na parede, seria uma estação, algo como marcação de hora de plantação, colheita, Verão, Inverno, etc. No final dessa passagem dá num corredor que tem esse quadro Que seria a representação da Astronomia na cultura Inca Aí nós seguimos por um corredor até um corredor em curva, que dá num sentido do banheiro e no outro nos fundos do convento. Nessa hora o guia nos dá 20 minutos livres, e o micro ônibus fica esperando lá, na Avenida, que avistamos dali, o que ninguém fala é que há um caminho por ali, descendo por uns lugares altos que se chega à Avenida.....hehehehehehe Pois é, a gente acabou saindo pelo outro lado e chegando atrasado ao micro ônibus, vergonha!!!!!!!!!! heheheheheheheheeheh Citar
Membros de Honra chinaf Postado Setembro 19, 2010 Autor Membros de Honra Postado Setembro 19, 2010 E olha o visual de Cusco E aqui as fotos da parede com base maior Ok !!! A foto está horrível.....hehehehehehehehehe Citar
Membros de Honra chinaf Postado Setembro 19, 2010 Autor Membros de Honra Postado Setembro 19, 2010 Vídeo 18: Enfim, saímos do convento e fomos até uma lojinha na frente, nossa intenção era comprar algo para beber, foi caro, dois Gatorades 10 Soles.....hehehehehehehehe E voltamos correndo para o Micro Ônibus atrasados !!!....heheheheheehh De lá o ônibus vai circulando pelas ruas estreitas de Cusco até encontrar uma estrada que sobe, sobe, sobe..... Até para na segunda ruína Inca mais importante, segundo o que entendi do nosso guia. Era SexyWoman....hehehhehehehehehehehe Na verdade Saqsaywaman, os muros de proteção de Cusco. Aliás, as fotos não fazem justiça com o lugar, que é extremamente impressionante, e o mais difícil é imaginar como as pedras “chegaram” ali, já que, segundo o guia não havia a "roda" no Império Inca...... Na entrada, fui tirando a blusa, estava quente, mas logo tomei na cabeça, começou a chover e do nosso lado passou uma moça falando em bom e "baixo" português, FALA SÉRIO!!!! Ah, na hora virei para a patroa e falei, aquela moça é brasileira.....hehehehehehe FALA SÉRIO!!! É expressão legítima Tupiniquim e quase Paulistana!!!.....hehehehehehehe Enfim, fomos trocar um português com a moça, o Jim, saia logo na frente e já ia se enturmando com o pessoal, já estava longe da gente.....hehehehehehehe A moça é Paulistana e está morando em S. J. dos Campos (é, aquele lugar que o Juarez Soares costuma falar que o que eles fazem de mais simples é Avião.....heheheheheh), enfim o nome dela é Juliana e nos contou que estava tirando férias por obrigação, já que fazia 2 anos que não saia de férias. E ela já estava vestindo uma capa para chuva e nós, vendo um moço vendendo capas, ela nos avisou que pagou 3 Soles na dela. Ah, adivinha o preço para nós 5 (Isso mesmo Cincão!!!) já ia saindo de perto, primeiro pq o cara chegou falando inglês conosco e já respondi em português, Ih, amigo, nós somos brasileiros, esse preço aí é pra Gringo!!....hehehehehehehe Ai, o cara abaixou para os 3 Soles e aí compramos duas, por descuido deixou cair uma para trás, sorte dele que nós somos brasileiros, e avisamos ele, ainda brinquei, opa desse jeito vão ser 3 capas por 6 soles.....hehehehehehehehe E fomos nos juntar ao grupo Ah, nós usamos nóismesmodiscala, viu!!! De um lado essa muralha e no meio um grande plano e do outro lado (nós não subimos lá, não daria tempo) Citar
Membros de Honra chinaf Postado Setembro 19, 2010 Autor Membros de Honra Postado Setembro 19, 2010 O guia falou que existem evidências que o lugar que foi retirado essas pedras estava longe, longe mesmo, algo em “x” km's.....hehehehehe (faltou entender isso que o guia falou....hehehehehehe) E que nesse local, existem os indícios de uma grande rampa que serviria de início da jornada. Segundo o que ele nos contou, ali é só 10% ou menos do que era o lugar, muito foi retirado para construir as igrejas e os conventos, e foram utilizados também no crescimento de Cusco e na reconstrução da cidade após cada terremoto. Ou seja, o que vemos aqui é muuuuito pequeno, do que poderia ser, uma pena. Pelo que o guia falou, aqui é a pedra central da fortaleza, seria a primeira pedra, por isso é super concorrido tirar foto ali....hehehehehhe Ali ao lado há um caminho que sobe para o próximo pavimento, quem for ao vivo, verá vários apitos e gritos dos seguranças para o pessoal que teima em seguir por caminhos não autorizados nesse pavimento.....heheheheheh Ah, a extensão desse lugar é gigantesca. Ah, a capa é azul MACHO mesmo, mas tem alvinegro pra vender também.....hehehehehehehee Citar
Membros de Honra chinaf Postado Setembro 19, 2010 Autor Membros de Honra Postado Setembro 19, 2010 Esse portal também é concorridíssimo para fotos....heheheheheeh E continuando subindo, sim, aqui ainda é só a metade do caminho.....hehehehehe Vc chega ao alto do morro, com direito a vista privilegiada para Cusco Pois é, como a Juliana disse num momento, assim que todos comprarem e colocarem as capas de chuva, a chuva irá parar. Dito e feito.......hehehehehehehehe Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.