Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Ola, galera!

Lendo alguns sites e assistindo alguns programas de viagem, fiquei um pouco assustado com a quantidade de pessoas alertando sobre uma especial atenção às casas de câmbio "engana turista" em Praga e Budapest. Pelo que entendi elas apresentam na entrada a placa gigante de 0% de taxas mas ao entregar o dinheiro vc recebe algo em torno da metade do que deveria (vi isso em mais de 5 posts😱)

Alguém teria casas de câmbio para indicar nessas cidades? Ou alguma dica de como encontrar as mais honestas e não ser engana do na cotação?

Obrigado

• Membros
Postado

A melhor forma de você se proteger destes "golpes", é ficar bem atento no momento da troca, e refazer a conta na calculadora antes de aceitar o dinheiro e recibo da transação, e se os valores não baterem, exigir o seu dinheiro de volta e procurar outro lugar.

Na verdade, na maioria dos casos nem é golpe, mas sim uma grande falta de atenção das pessoas, que não assumem que fizeram besteira e não prestaram atenção e/ou perguntaram e conferiram o valor lá no guichê.

Não existe esta história de taxa 0%, para oferecer taxa 0% a casa de câmbio ou pratica uma cotação mais alta, ou exige um volume mínimo para ter direito a taxa 0%, muitas vezes a taxa 0% é somente para quem trocar acima de 500 Euros. 

As vezes isto está escrito em letras pequenas no anuncio, mas as vezes não, mas em todo caso você sempre tem que perguntar no guichê se existe limite mínimo para a taxa zero.

Já aconteceu exatamente isto comigo, e não foi em Praga ou Budapeste, mas sim em Munich e em São Paulo. A cotação era excelente e no cartaz estava escrito "Taxa 0%", entrei e perguntei no guichê se a taxa 0% também valia para trocar 50 Euros que era minha sobra de viagem, o atendente respondeu que não, que a taxa zero era só para valores acima de 500 Euros/dólares e que abaixo deste valor a taxa era de 10 Euros / 30 reais. 

Desisti da operação e fui procurar outro local, na hora de sair, conferi novamente com atenção o cartaz, e lá estava em letras pequenas que a taxa 0% era somente para valores acima de 500 Euros/dólares. No outro local que eu achei, não cobravam taxa, mas a cotação era pior do que a primeira que cobrava taxas.

Outra coisa que sempre causa problema, é que algumas casas de câmbio anunciam em letras um pouco maiores a cotação de "Compra", mas você paga quando vai comprar é a cotação de "Venda", que é mais alta, ai muitas pessoas não prestam atenção e acham que foram enganadas.

E claro, evite trocar dinheiro na rua, no cambio negro.

Claro que tem algumas casas de câmbio desonestas no meio e gente que realmente foi enganada, mas estes casos são minoria e raros, em sua grande maioria, estes problemas são causados mesmo é por desatenção das pessoas, que não conferem os valores e taxas novamente antes de confirmar a transação no guichê e depois não tem a decência de assumir que elas entenderam errado ou não prestaram atenção.

Mas se possível, nem utilize casas de câmbio em Praga e Budapeste, utilize o seu cartão de débito brasileiro ou cartão pré-pago para sacar dinheiro nos caixas automáticos.

Alem de evitar golpes e trapaças, você evita perder dinheiro duas vezes nas duas conversões que você fará, pois o Real não vale nada por lá. 

Primeiro você "perde" uns 5% do valor do seu dinheiro trocando Reais para Euros, e depois vai perder outros 5% em taxas na conversão de Euros para a moeda da Rep. Tcheca e Hungria fora as eventuais "trapaças", somando esta perda dupla, geralmente fica mais caro do que pagar IOF do cartão.

Só troque Euros/dólares para a moeda local se realmente não tiver como utilizar o seu cartão de débito ou cartão pré-pago para sacar moeda local nos caixas automáticos.

• Amei! 2
  • Membros
Postado

Ola! Em praga eu troquei em uma 0 comission e era 0 realmente. E o cara ainda fez um preço bom quando viu que eu era brasileira! Em Budapeste estou trocando sempre na mesma chama correct change. Se quiser me manda msgm no whatts que te mando a localização!!! (12)987089468

• Amei! 2
  • Membros
Postado
Em 13/07/2018 em 11:03, StephanieSzabo disse:

Ola! Em praga eu troquei em uma 0 comission e era 0 realmente. E o cara ainda fez um preço bom quando viu que eu era brasileira! Em Budapeste estou trocando sempre na mesma chama correct change. Se quiser me manda msgm no whatts que te mando a localização!!! (12)987089468

StephanieSzabo, pesquisei sobre essa casa de câmbio e vi que eles possuem várias unidades na cidade. Você lembra mais ou menos onde ficava essa que você trocou? Em Praga também estou pesquisando qual seria a melhor opção, mas até agora nada...

• Membros
Postado
Em 20/07/2018 em 11:13, Guimaraens disse:

StephanieSzabo, pesquisei sobre essa casa de câmbio e vi que eles possuem várias unidades na cidade. Você lembra mais ou menos onde ficava essa que você trocou? Em Praga também estou pesquisando qual seria a melhor opção, mas até agora nada...

Em 20/07/2018 em 11:13, Guimaraens disse:

Também tenho interesse nesta casa de câmbio. Estou indo em agosto para Budapest e como antes vou pra Lisboa pensei em trocar lá, mas acho que consigo melhor cotação na própria cidade.

• Membros
Postado
Em 22/07/2018 em 17:26, Thiago Figueiró disse:

Também tenho interesse nesta casa de câmbio. Estou indo em agosto para Budapest e como antes vou pra Lisboa pensei em trocar lá, mas acho que consigo melhor cotação na própria cidade.

Lembrando que o Real tem pouca aceitação nas casas de câmbio de  Budapeste, quando elas aceitam, geralmente tem uma cotação não muito boa.

Em Portugal todas as casas de câmbio trocam Reais, geralmente com taxas boas, pois está cheio de brasileiros.

Mas ao trocar os seus Reais para Euros em Lisboa você já perde um tanto na conversão, e se depois for trocar novamente os Euros para Florin lá em Budapeste, você perde novamente um tanto na conversão, e tudo fica igual a usar o cartão de crédito e anula qualquer ganho de levar em espécie...

• Membros
Postado
Em 22/07/2018 em 22:26, Thiago Figueiró disse:

Gente me chama no whatts que eu explico tudo pra vcs! (12)987089468 meu app da mochileiros nao ta funcionando entaoquase nunca vejo as notificacoes aqui! Pode chamar la sem problema nenhum!!! Dou todos os detalhes 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...