Membros carlosac Postado Agosto 28, 2010 Membros Postado Agosto 28, 2010 Bom pessoal, desde outubro de 2008 quando estive no Chacaltaya (ainda com neve) tive uma forte vontade de escalar o Huayna Potosi... sendo assim, fiz a famosa subida até os 6088m de altitude nos últimos dias 21 e 22 de agosto... aproveitei que estava por lá, e fiz também a descida de bicicleta pela Estrada da Morte sentido Coroico... e logicamente aproveitei a cidade para comer coisas diferentes e comprar bastante por lá... abaixo vou colocar algumas dicas da cidade com preços e etc, e também dos passeios. Curtam... e programem-se... a neve por lá está acabando em um ritmo assustador... Bom pra começas vou dar dicas de 3 restaurantes na Calle Sagarnaga... 1º Banais Café [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100828192242.jpg 500 375 Banais Café]Aqui temos diversas opções de café da manhã... essa jarra de iogurte com Musli e frutas custou apenas 20 bolivianos... um café no estilo buffet onde você pode comer tudo com pães, frutas, iogurtes, sucos, omelete, panquecas, chás ou café fica por 25 bolivianos... e um café americano com 3 torradas, manteiga e geléia, suco e café ou mate por 15 bolivianos .[/picturethis] 2º 100% Natural Esse pequeno lanchinho com frango, tomate, alface e abacate em um pão integral fica por 17bolivianos e o suco por 6 bolivianos. Os pratos ficam em média 35 bolivianos (menos a truta que é 46...) 3º CUBANO Aqui um lanche com carne de porco... maravilhoso o sabor e apenas 15 bolivianos. E mais 10 da Pacena. Aqui um prato Cubano com carne de porco, mandioca, tomate, torresmo, abacate, arroz e feijão regados a pimenta locoto... 35 bolivianos... e um Mojito para acompanhar (com Run cubano) por apenas 15 bolivianos. Aqui não podia deixar passar em branco... um famoso slogan dito por lá...rs... Citar
Membros carlosac Postado Agosto 28, 2010 Autor Membros Postado Agosto 28, 2010 Agora a descida pela estrada da morte... após pesquisar bastante optei pela XtremeDownHill... fica na Sagarnaga quase de esquina com a Illampu... o preço 53 dolares... achei uma por 40 dolares até... mas o suporte que a XtremeDownHill te dá compensa a diferença de preço... jaqueta e calça novas de bom material (estilo motoqueiro), capacete de motocross... luvas Gloover, joelheiras e cotoveleiras FOX, bike TREK com suspensão dianteira (se quiser com suspensão traseira também, adicione mais 110 bolivianos). O passeio inclui, café da manhã (simples... pão e chá...rs....) lanches (pão com queijo e ovo, etc) Coca Cola, bananas e água durante o trajeto; almoço e estadia no hotel após o passeio (não inclui bebidas). E no dia seguinte, passe na agência e pegue seu DVD com fotos e filmagens feitas durante o seu passeio e uma camiseta muito legal... Agora vamos ao passeio... Aqui estou eu pronto para testar a bike... e já devidamente uniformizado... Aqui eu e um Israelense que fechou o pacote com a Xtreme também... Aqui toda a galera junta... reparem a diferença de vestimenta das outras empresas... ninguém mais tinha cotoveleiras e joelheiras...rs... Começo da descida pelo asfalto... bom para testar a bike, principalmente o freio a disco... Show de bola... vc desce a uns 60Km/h... até passar por um posto policial, e depois tomar o café da manhã... Aqui é onde paramos para o Café da manhã. Logo após o café da manhã, descemos mais um pouco de bicicleta, e pagamos o direito de entrada para a estrada da morte (25 bolivianos). Aí as bikes voltam para a Van, e seguimos por uns 15 minutos... aí sim, começa a verdadeira descida... Aqui começa a aventura...rs... Essa imagem é demais... se errar a curva...rs.... vc desce pela terra e cascalhos, passa por cachoeiras, pedaços cheios de água... e se fizer na cola do guia vai descer também a quase 60km/h... e dale freio e derrapadas antes das curvas... Após terminar a brincadeira... você para em um botequinho de beira de estrada, para tomar uma cervejinha... aqui estou eu (careca) e dois outros brasileiros que encontrei por lá... são pai e filho... o pai foi na Van, e o filho de bike... muito legal... aliás fiquei devendo a cerveja pro tiozinho... q mancada..rs... Bikes guardadas, e todos a postos... vamos para a Van e seguir com destino ao hotel... Almoçar com uma vista dessas, e depois uma bela piscina... não tem preço... mas voltar depois com a Van pela Estrada da Morte, e perceber a loucura que fez toda vez que passávamos perto dos abismos... ah... valeu cada centavo de dollar gasto...rs..... Citar
Membros carlosac Postado Agosto 28, 2010 Autor Membros Postado Agosto 28, 2010 Bom o Huayna Potosí era o ponto chave e tenho q dizer... não é fácil... mas também não é impossível... Tinha visto todas as informações com o Jenaro Yupanqui, e a brincadeira ia ficar em 240 dolares (2 dias)... mas peguei as dicas do Filipi da XtremeDownHill e fechei com a empresa de frente a HuaynaPotosí (ops... na verdade a empresa se chama www.montain-jungle.com ...rs...) e fechei por 115 dolares... O pacote inlcui a Van desde a empresa até o acampamento base, o almoço e jantar do 1º dia, o café da manhã (que é tomado a 01h da manhã...rs) e o almoço do segundo dia. Um guia (para vc e no máximo mais uma pessoa), todo o equipamento necessário (só deve levar as pilhas para a lanterna - 3 pilhas AAA). Se chegar ao Cume, ganha uma camiseta, e pode pedir umas fotos na empresa que eles lhe preparam um CD... Considerações... um dos guias e donos da empresa é o Rodolfo... que pelo que já tinha lido por aqui já tinha brigado com uns brasileiros, realmente ele passa o jeito de ser meio falso, mas tudo temos que saber como levar... as roupas quando fui, estavam meio gastas, mas limpas e sem cheiros (mas... no dia seguinte chegaram todas as roupas novas no esquema da XtremeDownHilll.... show de bola)... Considerações2... quando for experimentar a bota, considere que vc estará com 2 meias... e deixe além disso 1 dedo de folga... pois quando for descer, seu pé ficará batendo no bico da bota, e isso lhe causará bolhas... no meu caso foi uma na joanete esquerda, e uma no dedão direito... quase não conseguia mais andar... Bom, aqui começa tudo... a Van te deixa aqui e você e o guia começam a caminhada até o Campo Alto (5130m)... segundo o guia em média é feito entre 2h30 e 3h... mas já estava bem aclimatado naquela altitude e fizemos em 1h30... só como informação adicional... o guia tinha só 24 anos e não parava...rs... e eu fui na cola dele... sem saber que eles utilizam esse caminho para ver como você se porta, se fica cansado fácil, se reclama, etc... com base nessa sua subida, ele calcula o horário que sairá para o dia seguinte. Quase chegando no Campo Alto, vc tem que parar e pagar 10 bolivianos por estar no Huayna Potosi... Após caminharmos por 1h30, chegamos no Campo Alto, e fomos almoçar... quando terminei o almoço quis sair para tirar umas fotos, mas as nuvens cobriram tudo, era nuvem neblina, não dava mais pra ver nada...rs... Após o almoço arrumei meu saco de dormir no andar de cima, e tentei dormir... em vão... acabei comento um Kiloco (um chocolate com amendoim que vendem em toda barraquinha de La Paz)... cerca de 16h escutei algo lá fora... seria neve caindo??? não.... era chuva mesmo... pensei Fodeu...rs... mas depois de uma meia hora parou, e cerca de 18h descemos todos para jantar... sopa e depois macarrão... aproveitei que ainda estava claro, e tirei essa foto, e também aproveitei para ir no banheiro... informação a parte... o banheiro é triste...rs... são dua casinhas... uma com porta, e outra aberta... um latão sem fundo, com uma tampa de provada por cima...rs... vc faz lá, e cai no chão uns 3 ou 4 mestros abaixo.... mas ... o banheiro com a portinha é terrível... tem b*sta em todo lugar... gastei meio rolo de papel higiênico na tampa, e sentei só na beiradinha....kkkkk Após isso, voltei para o saco de dormir, pois iríamos acordar a meia noite, tomar café da manhã, se trocar e sair entre 1h e 1h30 da manhã... Bom... de novo não consegui dormir, e o pior... quando acordei me dei conta que não devia ter comido aquele chocolate... ou será que foi o almoço, ou o jantar... sei lá... mas... após colocar a roupa e com um frio de -10 lá fora, desisti de ir no banheiro e decidi que ia me aguentar... afinal ficar de calças arriadas a -10graus e com o risco de me sujar todo naquele banheiro sem luz... no way... Bom tomei o meu café da manhã e comecei o processo de esvaziamento intestinal... não... não fui ao banheiro... simplesmente expeli gases durante as próximas 4 horas.....kkkkkk Aqui começa a brincadeira... saímos as 01h30, descemos as rochas por trás do acampamento, e de frente pro glacial, calçamos nossos grampos de gelo... como não fiz o dia de treinamento (que seria o 1º dia para o passeio de 3 dias), o guia aproveitou para me dar uma dicas como, onde devemos pisar, bater o pé, utilizar o piolet, onde guardar luvas quando tirá-las, etc... passou a corda e seguimos encordados durante todo o trajeto. Subimos bastante, e o guia sempre perguntando se eu estava bem... e para falar a verdade, estava bem melhor do que no dia anterior... aliás, ver aquele gelo e neve brilhando pela claridade da Lua e das estrelas, é algo que te dá forças pra seguir em frente... é uma pena que a camera não consiga registrar isso, mas é algo que sempre vou levar na minha mente... aquelas imagens são impressionantes. Aproximadamente 3 da manhã... podiamos desligar as lanternas que dava pra andar numa boa... Beirava 5 da matina e nada do sol aparecer... mas nem precisava, a lua dava conta do recado muito bem... Aqui já estávamos a cerca de 5800m de altitude, e foi quando comecei a sentir fome e sede e cansaço... tomei o que sobrou do meu mate de Coca (que estava quente ainda graças a uma garrafa térmica da Doite que comprei em La Paz), e outro daquele chocolate Aqui são quase 6 da matina, e o Sol aparece... lindo... mais muito fraco para abater os -15 em que já nos encontrávamos...rs... Quase chegando ao Cume... quase nada... aqui a pouco mais de 5900m de altitude, cada 5 passos e eu já tava quase morrendo... mas o guia tinha uma forte influência em mim...rs.... toda vez que eu parava ele dava uns segundinhos e dava uma puxadinha na corda, do tipo.... "vamos".... Pronto... tá quase... UHUUUUUUUUU... cheguei BARALHO....rs... 6088m... eu prometi que ia tirar uma foto pelado aqui, mas já tava cansado, com dor de barriga e fome, minha meia bala clava estava congelada, e tive que tirá-la pra respirar, estavamos com quase -20 graus... aí pensei bem... e se eu faço isso e não consigo descer... vai ser um papelão...rs... deixa quieto....rs.... E na descida vc começa a perceber que os buracos/gretas/grutas eram bem maiores do que você pensava, e tem até que pular por alguns...rs... Show de imagens.... Na descida, com o Sol, começou a me dar sede, porém... os 1,5litros de água que levei tinham congelado....kkkk... desci até não aguentar mais, e bebi aquela água gélida do jeito q deu... faltando quase uma hora de descida, percebi que já estava com bolhas no pé... com dor de barriga, fraco, e não me sentia muito bem... sorte que não tirei aquela foto (pensei)... Desci até o final do glacial, tirei os grampos da bota e o guia subiu para fazer o almoço... fiquei sem forças parado, sentado nas rochas... e descobri por que estava tão mal... eu estava desidratado... estava sem beber água, e minhas camisetas abaixo do meu polar estavam encharcadas de suor... tirei a jaqueta da agência, tirei minha jaqueta, o gorro, as luvas, e finalmente consegui subir até o acampamento... troquei de roupa o mais rápido possível, e fui ao banheiro... ufa.... voltei e bebi água, mas não quis almoçar... porém queria uma Coca Cola... não tinha... acabei pegando uma Pepsi... me senti melhor... acho que era o açúcar... feito isso, arrumei minhas coisas, e começamos a descida até o campo base, para esperar a Van... Bom pessoal, é isso... se quiserem mais informações, estou sempre à disposição... e a espera da próxima aventura... quem sabe Choquequirao, ou Chile, ou Argentina (Perito Moreno)...rs... abraços! Citar
Colaboradores AlessandraC Postado Agosto 29, 2010 Colaboradores Postado Agosto 29, 2010 Que ótimo relato!!! Acabei de voltar de La Paz mas já to doida para ir de novo para fazer o mesmo que você fez!hehee Eu gostei do Banais Café também...comi um sanduiche de carne de lhama muito bom lá! Bjss Citar
Colaboradores linneker Postado Agosto 29, 2010 Colaboradores Postado Agosto 29, 2010 Gostei bastante do seu relato culinário :D Citar
Colaboradores rafalesao Postado Agosto 29, 2010 Colaboradores Postado Agosto 29, 2010 Parabens, gostei muito do seu relato e das fotos. Ja estive 2 vezes em la paz mas nao escalei o huayna potosi, ano que vem vou de novo para escala-lo e vou procurar essa mesma agencia que vc. valeu... abraço Citar
Colaboradores Wesley R Oliveira Postado Setembro 19, 2010 Colaboradores Postado Setembro 19, 2010 Muito legal seu relato. Tambem acabei de voltar de uma trip por la, mas nao fiz escalada. Suas fotos estao demais. Parabens!!!!!! Citar
Membros Markorelio Postado Janeiro 4, 2011 Membros Postado Janeiro 4, 2011 Parabéns!! Muito bom o relato. Esse ano volto a Bolivia pra fazer, entre outras coisas, o Huayna Potosi. Citar
Membros de Honra Pericles David Postado Janeiro 4, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 4, 2011 Cara, ótimo relato!! Suas fotos estão show de bola! Achei a idéia de tirar fotos dos pratos muito boa, pq dá uma excelente noção para quem vai até lá!!! Parabéns! Abraço. Citar
Membros de Honra piacitelli Postado Janeiro 4, 2011 Membros de Honra Postado Janeiro 4, 2011 Carlos Tua aventura foi exatamente o que estou programando. A descida de Coroico e o Huayna Potosi. Parabéns pela aventura. Abração Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.