Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Bom dia.

Sou o Bob e tenho 28 anos, nasci no Brasil mas aos 6 anos vim morar nos Estados Unidos. Por aqui faço muito do que vi que vocês chamam de "camping selvagem" (basicamente acampar em locais sem estrutura para tal) e sou adepto do bushcraft e também das filosofias de prepper/survivalism. Também já fiz mochilão na Europa (quase que sem acampamentos, mais hostels) e Oceania (aqui foi bem misto sobre camping e hostels). Viajo todo ano para o Brasil, também, e conheço bastante o país, já acampei por aí algumas vezes, mas sempre naqueles campings (que tem que pagar uma taxa, tem outros campistas, dependendo tem banheiros e chuveiros, etc.) e sinceramente não consigo ver graça nisso, é como ter o "desconforto" de se estar fora de casa sem os benefícios de se estar realmente na natureza, tendo que se virar pra se manter - você tem o contato com a natureza, mas você não se sente na natureza; enfim, é questão de gosto.

Agora em julho volto aí para o Brasil, fico por aí alguns meses (pelo menos até o fim do ano) e eu gostaria de algumas informações sobre o camping selvagem, principalmente:

- como eu sei se o local onde desejo acampar permite o acampamento?

- como é a questão de caça e pesca (estritamente para alimentação, repudio estas atividades para esporte)? Preciso de alguma licença? Novamente, como sei onde posso e onde não posso capturar animais?

- e fogueiras? Como saber se no local onde estou posso ou não fazê-las?

- e com as fezes, tem algum tipo de conduta específica ou é permitido usar o tradicional esquema de cavar um buraco, fazer nele o que tem que fazer e tampar com terra (sempre longe do curso d'água, óbvio)?

- como é andar com canivete/multitool (preso no cinto), facão/machete e machadinha/hatchet (na mochila quando estiver na cidade) por aí? Também posso acabar montando um arco longo, algum problema?

Tenho bastante conhecimento em acampamento e sobrevivência em geral, bem como um enorme respeito pela natureza - nunca matei um animal que não fosse para me alimentar (e sempre tentando causar o menor sofrimento possível ao animal), sempre planejei bem o local onde a fogueira ia ser feita (já acendi centenas de fogueiras e nunca tive qualquer tipo de problema), nunca alterei a paisagem de onde eu estava, nunca deixei qualquer tipo de lixo para trás (inclusive já recolhi muito lixo dos outros)...

Pergunto tudo isso porque eu estava pesquisando a respeito e vi que a situação por aí é bem precária no que tange às leis e informação em geral sobre isso, de modo que mesmo pessoas que buscam a informação para não cometerem uma infração acabam não conseguindo-a.

Como eu disse, ficarei por aí pelo menos uns 6 meses, e passarei quase todo esse tempo "mochilando", mas não ficarei o tempo todo só acampando - a intenção é fazer o acampamento selvagem o máximo possível e, quando não for possível ou quiser um pouco mais de conforto, pegar um hostel. Pode ser que o acampamento seja apenas para passar a noite e continuar o caminho na manhã seguinte, mas também pode ser que eu passe vários dias acampado naquele local (depende do humor).

Como não tenho um cronograma específico (e realmente não quero um), quanto mais informações puderem me fornecer, melhor. Informações sobre um parque específico, sobre uma cidade, um estado, a nível nacional, sobre um determinado tipo de parque, etc.

O texto ficou um pouco grande, mas eu queria dar o máximo de informação possível para que possam me ajudar da melhor forma. Fico à disposição se precisarem de informações adicionais.

P.S.: para não desvirtuar o tópico (acho que pode ser de grande ajuda para outros no futuro, uma vez que pode ser um local para reunir bastante informação sobre o assunto), depois eu crio outro específico para quem quiser perguntar sobre como é a situação com acampamentos lá nos EUA, contar minhas experiências e afins. ;)

Agradeço desde já,

Bob

• 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...