Membros katish Postado Junho 22, 2009 Membros Postado Junho 22, 2009 Pessoal, estamos planejando a travessia para os dias 09, 10, 11 e 12 de julho (que é feriado em SP). Tô com várias dúvidas pois não encontro informações completas.. Como a idéia é sair de SP na quarta a noite, já vi que temos que iniciar a trilha na 5a feira lá pelo meio dia. então imagino que seja no máximo umas 6h de caminhada até o primeiro ponto de acampamento, eh isso mesmo? Alias, quais são os tempos de caminhada em cada dia? Tô com uma galera que vai ser a primeira travessia deles, então tem que estar tudo bem claro! E o último trecho, que horas é a chegada em Tabuleiro? Temos que ver a questão da logística de transporte, se dá tempo de todo mundo voltar descansado pra trabalhar na segunda rsss kaabah, vc que fez a travessia podia passar as infos heim? Citar
Colaboradores kaabah Postado Junho 22, 2009 Colaboradores Postado Junho 22, 2009 Na verdade eu nao fiz mas tentei fazer e com isso acabei conseguindo algumas infos, Acho que vc nao vai precisar dos 4 dias para a travessia. Muita gente faz em 2. São +- 28km toda a travessia. Se vc for partir de BH, vai pegar um onibus da viacao saritur com destino a Santana do Riacho. A viagem demora! Saída de BH e Chegada em Santana do Riacho Saída: 7:30h (Viação Saritur - R$22,80) (Verifique este horário!) Chegada: +- 11h Depois, de Santana do Riacho para Lapinha da Serra (8km). Lá vc encontra um povo que costuma fazer esse trajeto. Caminhonete: R$ 10,00 por pessoa Duração de +- 40min. Se estiver com tempo, procure alguem que possa dar informacoes mais detalhadas para vcs sobre o percurso, lá na Lapinha mesmo. Depois do inicio da caminhada, se vc for fazer o trajeto que NAO passa por cima do breu, sao mais ou menos umas 6h (dependendo da pernada né!?) até chegar na casa de dona Ana Benta. Este é o ponto que o pessoal costuma parar no primeiro dia. Depois o segundo trecho é da casa de Ana Benta até a casa de Dona Maria. Deve ser um pouco menos de tempo. O ultimo trecho vai da casa de dona Maria até a cachoeira. Nao sei quanto tempo dá. Depois vc desce a cachoeira, contornando-a e chega ao vilarejo de tabuleiro. Pode pegar um taxi de Tabuleiro pra Conceicao do Mato Dentro. Deixe comprada a passagem de volta de conceicao pra BH. O ultimo onibus sai de lá as 18h. Compre pro ultimo, se adiantar, vc tenta trocar na hora. Quem faz é a viacao serro. Viação Serro - R$ 34,10 Horário: 18h. (Verifique este horário!) +-3h 30min de viagem. Acho que é isso! Citar
Membros katish Postado Junho 22, 2009 Membros Postado Junho 22, 2009 Então, é que vamos sair de SP.. então, teoricamente, o pessoal tem que voltar no domindo num hprário normal pra poder trabalhar no dia seguinte né! A idéia seria sair de sampa na 4a a noite chegando em Lapinha no meio do dia.. e aí podemos já começar a travessia ou deixar pra começar na 6a feira de manhã.. mas tudo depende se vamos conseguir fazer tudo e ainda voltar no domingo pra sampa. por isso precisava ver os horários direitinho, de caminhada pra fazer a logística rss Citar
Colaboradores kaabah Postado Junho 22, 2009 Colaboradores Postado Junho 22, 2009 Entendi... Mas consegue sim... a média de tempo é de 3 dias. Se vc comecar na 5a ou na 6a nao tem erro nao. Citar
Membros de Honra Jorge Soto Postado Junho 23, 2009 Membros de Honra Postado Junho 23, 2009 Katita, essa travessia é mais facil do q andar pra frente e ideal pra quem ta tendo sua "primeira vez" em caminhadas mais longas. O povo de BH costuma faze-la num fds normal, mas 3 dias dá pra faze-la sussa, inclusive com ataque 'a Cachu do Tabuleiro. A navegacao é baba e puramente visual. É só tocar pra sudoeste, se for fazer no sentido Lapinha; ou nordeste se for sentido Tabuleiro. Se vc se perder certamente deve precisar tb de uma bengala e cão-guia, pois os campos sao abertos e vc tem ainda por cima o Pico do Bréu como referencia o tempo td. Além do mais, pelo fato de ser feriado provavelmente cruzem com mais gente por la, incluindo de agencias. Em tempo, transporte regular de bus pra Lapinha ou Tabuleiro é bem irregular, se bobear uma vez ao dia. E olhe lá. Mas se forem de carro podem ate deixa-lo em Santana do Riacho (q ta do lado e tem mais infra) e la negociar frete tanto pra deixarem vcs na Lapinha e resgatar em Tabuleiro. Nao contem com arrumar frete em algum dos vilarejos extremos da travessia pq nao ha garantia de nada neles. Vai por mim. O site da Valeria é bem informativo nesse sentido, com infos mais frescas de pouso no caminho. http://valsanches.multiply.com/journal/item/11/Lapinha_x_Parte_Alta_Cach.Tabuleiro_x_Lapinha_MG Outro link interessante com boa sugestao de logistica, mapa e tals é este aqui. http://www.clubedosaventureiros.com/ca/index.php?option=com_content&task=category§ionid=5&id=37&Itemid=82 Citar
Membros katish Postado Junho 23, 2009 Membros Postado Junho 23, 2009 Jorge, vc é o cara! Mas acho que vou trocar a travessia.. isso porque tem um colega de BH que quer se juntar a nós na 6a feira. Mas o grupo vai iniciar a pernada na 5a.. então teria que ser algum lugar onde fosse possível ele nos alcançar no sábado. Pensei em algumas opções onde estamos sempre bem perto da civilização (afinal o grupo é virgem rss) e onde conheço a parada rss. Além disso, se o povo abrir o bico dá pra simplesmente voltar de qualquer ponto desses. 1 - 5a f até o Travessão, 6a f Farofa por cima, sáb cânion dos bandeirinhas, dom volta 2 - 5a f até Farofa por cima (subidinha ugh essa), 6a f até cânion bandeirinhas, sáb até lagoa dourada, dom volta Problemas: não consigo visualizar com clareza um caminho entre a parte alta da Farofa até o Cânion bandeirinhas, não sei calcular distância e tempo gastos nos trechos.. ahh e os mapas do google earth são de 2002 E será que dá pra acampar em todos esses lugares? e ai pessoal, q cs acham?! Citar
Membros de Honra Cris*Negrabela Postado Junho 23, 2009 Membros de Honra Postado Junho 23, 2009 Mas acho que vou trocar a travessia... COOOOMO ASSIIIIIM??? to aqui toda contente achando que vou pra um lugar e na verdade vou pra outro??? me senti mulher traida agora...a ultima a saber (brincadeira, miga... qualquer canto tá valendo... mas vai ficar me devendo, hein? hehehe) Citar
Membros de Honra Jorge Soto Postado Junho 23, 2009 Membros de Honra Postado Junho 23, 2009 Jorge, vc é o cara! Mas acho que vou trocar a travessia.. isso porque tem um colega de BH que quer se juntar a nós na 6a feira. Mas o grupo vai iniciar a pernada na 5a.. então teria que ser algum lugar onde fosse possível ele nos alcançar no sábado. Pensei em algumas opções onde estamos sempre bem perto da civilização (afinal o grupo é virgem rss) e onde conheço a parada rss. Além disso, se o povo abrir o bico dá pra simplesmente voltar de qualquer ponto desses. 1 - 5a f até o Travessão, 6a f Farofa por cima, sáb cânion dos bandeirinhas, dom volta 2 - 5a f até Farofa por cima (subidinha ugh essa), 6a f até cânion bandeirinhas, sáb até lagoa dourada, dom volta Problemas: não consigo visualizar com clareza um caminho entre a parte alta da Farofa até o Cânion bandeirinhas, não sei calcular distância e tempo gastos nos trechos.. ahh e os mapas do google earth são de 2002 E será que dá pra acampar em todos esses lugares? e ai pessoal, q cs acham?! Uai, mas uma pergunta: se o grupo é "virgem", quem vai "guiar" a parada? Tem alguem com minimo senso de navegacao, orientacao e preparado pra tomar decisoes em horas de aperto ou tirar vcs de lá em caso de emergencia? Francamente, acho q em vista disso vc quer dar um paso maior q a perna e sugiro um roteiro menor e mais proximo da civilizacao. Lembre-se q tanto os campos e vales demandam tempo pra serem percorridos, e com um grupo "virgem" qq previsao/planejamento pode facilmetne ir por saco. Td pode acontecer. Os trechos lagoa Dourada-Bandeirinha e farofa-bandeirinhas, alem de confusos sao bem perrengueiros pq sao descidas/subidas punk onde muitas trilhas e picadas-de-boi se cruzam. Como vc mesma disse, vc nao sabe prever distancias e tempos. Nem lá tds os lugares sao confortaveis pra acampamento. Com grupo novato isso é totalmente imprevisivel. Eu, q sei navegar e tenho relativa experiencia de travessia, fiz uma pernada recente lá crente q a fariamos em 3 dias. Caimos do cavalo! Demoramos 4 justamente por causa dos obstaculos q encontramos e q nao eram visiveis pelo google earth! Portanto minha sugestao é, se nao for alguem q conheca a regiao ou saiba navegar, ou vcs se limitarem ficar nas proximidades do Travessao ou Lagoa Dourada (entrando por Cardeal Mota). Ou encarar mesmo a Lapinha-Tabuleiro, q dispensa maiores preocupacoes. Outra, por onde vcs pretendem entrar no 2º roteiro? Tenha em mente com a possibildiade de vcs serem barrados pelo pessoalzinho de prontidao lá (sera feriado), pq lá é tereno do parque nacional e se virem vcs com cargueiras fatalmente irao pressupor q vao acampar, o q é proibido. Ja vi mta gente chegar lá e ter de dar meia-volta. Citar
Membros katish Postado Junho 23, 2009 Membros Postado Junho 23, 2009 Jorge, amigo!!! caaaaalma menino, tô só perguntando, conjecturando possibilidades! Vc esquece que estes trechos do parque são bem visitados, e tb só é feriado em SP. e quem descartou a possibilidade de guia?! magoei! Citar
Colaboradores kaabah Postado Junho 23, 2009 Colaboradores Postado Junho 23, 2009 Só a titulo de conhecimento... um guia na lapinha cobra 100 conto por dia pra fazer a travessia. Concordo com o Jorge que a trilha é facil. O que é complicado e que eu ja errei, é o momento de sair da margem da lagoa pra comecar a subir. Até entao, a trilha que segue é a mesma que vai para a cachoeira do lajeado. Entao fica a dica, depois da 3a porteira pegue a esquerda. Vc verá no morro umas marcas de caminho de boi com um cascalho branco. Haverá uma trilha pra direita após a 3a porteira, inclusive mais marcada, nao é esta. Depois disso nao tem erro mesmo. Basta seguir! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.