Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Oi Andressa !!! 

Vou com minha mãe em Agosto. Tenho dúvidas quanto à mala e mochila.

Vamos fazer a excursão pelo Valle Sagrado e de lá seguir de trem para Aguas Calientes.

no outro dia visitamos machu picchu e retornamos a noite de trem para Ollantaytambo (para pegar a van para cusco).

você deixou sua mala no hostel em cusco? e lá em aguas calientes deixou a mochila em algum lugar para subir machu picchu?

ouvi falar que tem locker na estação de trem, mas não achei horarios nem mais informações. e vi que tem pessoas que deixam a mochila no hostel que se hospedaram na noite anterior.

o que você aconselha?

outra dúvida é quanto ao horario de trem que compro . vamos fazer machu picchu no turno da tarde para nao acordar tão cedo. 

vi relatos de pessoas que demoraram 2h para conseguir descer da montanha, esperando o onibuzinho. 

será que saindo as 17h da montanha é de boa pegar o trem das 20h? acho que sim né. ainda tenho que somar o tempo para pegar a mochila.

obrigada

• Membros
Postado
48 minutos atrás, JESSICAPORTO disse:

Oi Andressa !!! 

Vamos fazer a excursão pelo Valle Sagrado e de lá seguir de trem para Aguas Calientes.

no outro dia visitamos machu picchu e retornamos a noite de trem para Ollantaytambo (para pegar a van para cusco).

você deixou sua mala no hostel em cusco? e lá em aguas calientes deixou a mochila em algum lugar para subir machu picchu?

ouvi falar que tem locker na estação de trem, mas não achei horarios nem mais informações. e vi que tem pessoas que deixam a mochila no hostel que se hospedaram na noite anterior.

o que você aconselha?

outra dúvida é quanto ao horario de trem que compro . vamos fazer machu picchu no turno da tarde para nao acordar tão cedo. 

vi relatos de pessoas que demoraram 2h para conseguir descer da montanha, esperando o onibuzinho. 

será que saindo as 17h da montanha é de boa pegar o trem das 20h? acho que sim né. ainda tenho que somar o tempo para pegar a mochila.

obrigada

As mochilas ficam no hotel/hostel sem custo adicional (100% dos que conheço oferecem esse serviço). 

Não existe nenhum trem saindo as 20h. Visitando Machupicchu a tarde eu prefiro sair um pouco antes do parque fechar e pegar o Peru Rail Expedition das 18:20h que assim não chegaria tão tarde em Cusco. 

Saindo nos trens das 19h, 20:20h (Inca Rail) ou 20:50 (Peru Rail) você só vai chegar depois das 23h (depois das 00h dependendo do trem) em Cusco. 

• Amei! 1
  • 1 mês depois...
  • Membros
Postado
Em 12/06/2018 em 14:03, JESSICAPORTO disse:

Oi Andressa !!! 

o que você aconselha?

obrigada

Sobre guardar mala em hostels, super tranquilo, todos la fazem isso. 

Na volta eu tive que esperar bastante pra pegar o ônibus mesmo, entao tenta sair do parque um pouco antes do horario de fechar, ou dorme mais uma noite em aguas calientes e vai de manha pra Cusco, pq de qualquer forma vc vai chegar em cusco destruída e n vai fzr nada, enta se vc pegar um dos primeiros trens de volta, vc acaba descansando e aproveitando tanto MP quanto cusco mais. 

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Andressa, 

Adorei seu relato! Vou para Cusco mês que vem (outubro), também ficarei 10 dias, e seus detalhes irão me ajudar bastante :)
Tem ideia de quanto foi o seu gasto total para esses 10 dias lá ? Já comprei as passagens, e também já comprei os ingressos do trem e de MP... mas ainda estou insegura de quanto levar para o consumo básico de 10 dias.

Obrigada por compartilhar isso tudo :*

• 5 meses depois...
  • Membros
Postado
Em 04/06/2018 em 10:01, Andressa Gobira disse:

Escrevendo esse post como forma de devolver o tanto que esse grupo me ajudou pra preparar essa viagem. Li muitos relatos aqui e no grupo no Facebook, que me fizeram decidir pelo destino e quais passeios combinavam mais comigo. 

Decidi ir direto pra cusco por uma questão pratica e financeira. Tinha apenas 9 dias pra viajar (o ultimo seria todo em aeroporto/avião), parar em Lima por 2 ou 3 dias ia encarecer minha viagem em mais de 30%, e quando eu botei no papel todos os lugares q eu queria ir, quase todos envolviam passeios saindo de Cusco. Então comprei uma passagem SalvadorXCusco pela LATAM, que custou R$ 1650. 15hrs de ida e 19hrs de volta rs. 

Dia 1 - 04 de maio

Sai de salvador as 4 da manhã. Fiz escala em São Paulo e em Lima. Nessas escalas acho importante prestar atenção se vc vai precisar pegar sua mala ou não. Quando eu sai de Salvador me falaram que eu so pegaria a mala em Cusco. Mas em Lima me mandaram tirar e despachar ela de novo. Na volta aconteceu a mesma coisa, cada funcionario do aeroporto da uma informação diferente...

Cheguei em Cusco as 15hrs (horario local, duas hrs a menos q Brasil), tinha pedido um transfer na pousada q eu ia ficar nos primeiros dias, 20 soles. 

Em Cusco todo restaurante, cafe, bar, q voce entrar vai ter WiFi, entao recomendo usar o app EasyTaxi pra pedir taxi, pq no Peru não existe taximetro, e tem muito taxi ilegal. Com o app vc ganha um pouco de segurança. Normalmente as corridas dentro da cidade nao custam mais de 5 soles. 

Estava hospedada em San Blas. Me acomodei e fui na Plaza de Armas de noite fazer cambio e marcar tours para os dias seguintes. Marquei o CityTour por S/20 e Vale Sagrado com almoço por S/40. 

Voces ja devem ter lido que tem MUITAS agencias de viagem em cusco, na plaza de armas. Então negocie, chore o preço. 

Fiz cambio de USD 1 = S/ 3,25 e  R$ 1 = S/ 0,86.

Em relação a aclimatação por causa da altitude, realmente é necessario. Tome muito chá de coca, coma leve (voce vai encontrar muitos restaurante com sopas deliciosas), e ande devagar nas primeiras 24hrs.  Ou tome a sorote pills (sorote é como eles chamam o mal de altura), que custa 50 soles. Eu fiz o processo natural, funcionou mais ou menos hahaha.

Dia 2 - 05 de maio

Tomei cafe e fui andando pra a Plaza de Armas, tinha a manhã livre e ia fazer um citytour de tarde.

Comprei o boleto turístico general (130 soles), que da direito a 16 atrações por 10 dias seguidos. 

Rodei sem rumo no centro e fui parar no mercado de San Pedro, que tava em reforma, mas mesmo assim foi interessante. Bem tipico, muitos locais e turistas, muita comida local (comi churros e tomei uma chicha morada, mas n tive coragem de almoçar). 

Almocei num dos 30000 restaurantes ao redor da plaza por 14 soles, com entrada, prato principal e bebida. Aqui vai uma coisa interessante sobre cusco: é uma cidade de 400.000 habitantes, ou seja, uma cidade pequena. Mas por receber tanta gente do mundo todo, você encontra uma variedade muito grande do que comer, a vários preços. em geral a comida la é bem servida, e pra os preços brasileiros, barata (até os restaurantes caros, são baratos comparados com os restaurantes caros daqui). 

Depois do almoço fui encontrar meu grupo pra sair para o city tour. O tempo fechou e começou a chover forte (mesmo estando em periodo de seca) comprei uma capa de chuva na rua, pq tinha deixado a minha na mala (ande sempre com a sua na mochila). O city tour iria nos seguinte lugares: Qoriqancha, Q’enqo, Pukapukara, Tambomachay, Sacsayhuaman. Não vou ficar discorrendo sobre cada lugar, porque ja tem bastante info sobre na internet... O que eu achei desse tour foi: Muito corrido, e com lugares dispensaveis (Q’enqo, Pukapukara, Tambomachay). Acho que vale mais a pena ir so em Qoriqancha e Sacsayhuaman. Ambos são lindos e vale muito a pena conhecer. Para Qoriqancha da pra ir a pé, e pra Sacsayhuaman marcar c algum taxista para te levar e esperar por voce la (a ruina é enorme e tem muito a ser explorado), me cobraram S/20 pra fazer isso. 

Acabei me molhando na chuva, e ventou bastante nos lugares que visitamos. Alem de termos ido em lugares mais altos do que cusco (alguns dos sítios visitados ficavam a 3900 de altitude, segundo a guia). Porque ainda estava no meu primeiro dia de aclimatação, o sorote me pegou, tive uma leve febre, começo de gripe, muita falta de ar, passei a noite no quarto passando mal, depois de tomar alguns remédios conseguir dormir.

Dia 3 - 06 de maio

Sai da pousada as 07, para encontrar meu grupo do vale sagrado as 08. Estava me sentindo bem melhor, a base de muitos chás, própolis e xarope guaco. 

O tour do vale sagrado foi bem legal, apesar de corrido em alguns lugares, eu adorei viajar de ônibus por estradas nos Andes, vendo muitas montanhas nevadas e vilarejos de beira de estrada. O Peru é muito lindo. 

As ruinas que visitamos foram: Pisaq, Ollantaytambo, Chinchero e parada pra almoço em Urubamba. 

Eu gostei muito desse passeio, o ponto alto pra mim foi Ollantaytambo. Vale a pena ir la em cima e explorar a ruina. 

A igreja de Chinchero tambem é muito bonita. Visitamos no por do sol, e foi um espetáculo ver o sol se por naquelas montanhas. Inesquecivel. 

Recomendo fazer esse passeio antes de Macchu Picchu. Considere uma preparação.

Pra quem for viajar sozinho, fique tranquilo, porque o que não falta é brasileiros nesses tour pra te fazer companhia. 

Dia 4 e 5 - 07 & 08 de maio

Tinha me programado pra ir para Puno nesses dias, mas desisti por dois motivos:

1 - Estava apaixonada por cusco e queria curtir mais a cidade.

2 - Em cusco estava muito frio (eu moro em Salvador, aqui a minima no inverno é 18°), la tava 6° a noite e de manhã. Eu não estou acostumada, nem estava preparada no sentido de roupas. E em Puno faz mais frio e é mais alto do que cusco. O passeio do Lago Titicaca venta bastante, entao fiquei receosa de ter problemas. Então se você quer ir em Puno/Lago titicaca, se prepara pra o frio. 

Essa decisão foi muito boa pra mim, ja que eu tirei esses dias pra acordar tarde (afinal, estava de ferias), visitar museus e igrejas sem pressa (la tem muitos bons museus, mas se voce não ta com muito tempo va no Museu Historico Nacional, foi o meu preferido), comer em bons restaurantes. Se quer comer um bom ceviche, não deixe de ir no Ceviche Seafood Kitchen (bem na plaza de armas), pedi um trio c ceviche, arroz de mariscos e frutos do mar fritos, que custou S/55 e valeu cada centavo. 

Dia 6 - 09 de maio

Maras & Moray (salineiras e laboratorio agricola inca)

Fechei esse passeio por S/20 e foi bem legal, tive sorte com o guia, que explicou tudo muito bem. 

O passeio dura uma tarde, e eu acho que vale a pena se voce tem o tempo. 

Dia 7 - 10 de maio

Tinha o trem saindo de Ollantaytambo para Aguas Calientes as 12hrs, sai de cusco as 09 (1:40 de viagem), paguei 15 soles num carro q dividi com mais 3 pessoas (uma carioca que eu conheci através de um post aqui desse grupo, e me acompanhou pelo resto da viagem, alô Camila! E um casal de argentinos q conhecemos na hora). Mas a van custa S/10. Ambos saem da Calle Pavitos. Tem toda hora, não precisa marcar. 

Aqui vai uma grande dica. Pra comprar o ingresso de macchu picchu você precisa de um cartão de credito visa, e o meu é master. Ja tinha decidido que ia deixar pra comprar o ingresso em cusco, porque não queria pagar 50% a mais para uma agencia comprar pra mim. Ia comprar apenas o trem, e torcer pra dar tudo certo e achar ingresso quando chegasse a cusco. Estava acompanhando o preço do trem, e no dia q fui comprar a Inca Rail estava com uma oferta com tudo incluido (trem, ingresso MP e onibus ida e volta do parque) por 80 dolares. Normalmente esse seria o preço normal so para o trem. Pra quem não sabe, pra chegar em MP você pode fazer uma subida/descida caminhando por 2hrs ou pegar um onibus q custa 12 dolares cada trecho... Então foi realmente um bom preço. Mas pelos os meus cálculos, mesmo que não tivesse em promoção, comprar o pacote completo da Inca Rail é vantagem pra quem não tem Visa e vai subir e descer de onibus de qualquer jeito. 

A viagem de trem é belíssima, você vê a vegetação mudar, do clima andino ao tropical. Achei aguas calientes bem bonitinha, alem de ser mais quente e a altitude menor, o que foi muito bom. 

Fiquei no ecopackers, excelente hostel, a cama é maravilhosa, o bar tambem. O café é fraco, mas da pra gasto. 

Nesse dia jantei leve (la é mais caro que cusco, mas a comida é boa tb). Comprei agua, banana, e uma empanada pra levar para MP. 

Ah, tinha marcado um tour em MP, custou S/20, o guia vai te encontrar onde voce tiver hospedado em Aguas Clientes (a cidade é bem pequena) no dia anterior, pra marcar a hora e local de encontro do grupo no dia seguinte. Recomendo que você pegue o numero de Wpp da agencia q voce reservar. Meu guia se atrasou mais de 1:30 pra ir no hostel na noite antes de MP, eu falei c a agencia e n tive estresses, sabia que ele tava vindo. Vi gente q não tinha o contato da agencia e o guia atrasou se descabelando achando q tinha sido esquecido. 

Dia 8 - 11 de maio

O GRANDE DIA 

hahahaha

Dia de subir pra MP.

Eu estava SUPER ansiosa desde o dia anterior. Choveu nas primeiras horas da manhã, la tem muita neblina. Mas dps melhorou. Encontrei o grupo no ponto de encontro, fomos p a fila do onibus as 6:15, que ja estava grande, mas anda muito rapido. Meia hora subindo ate chegar no portão do parque. Vá no banheiro antes de entrar, pq não tem banheiro dentro, e voce so vai poder entrar mais uma vez caso saia, em no maximo 4hrs e antes de terminar o seu turno (se você comprar o ingresso pra o turno da manhã, não vão te tirar de la quando começar o turno da tarde). 

Entramos no parque e o tour durou 2:30. Foi incrivel, não deixe de ir com um guia pra que voce entenda o maximo possivel da riqueza que é aquele lugar. É muita informação. E alem disso, o parque é lindo, a vista, as montanhas, ate a neblina. Não tem foto que te faça entender o que é aquilo ali, entao não vou ficar tentando descrever. VÁ. Não é uma das 7 maravilhas do mundo atoa. 

Vá de tenis ou bota de trilha, ja que la é muita subida e descida, força o joelho. Passe protetor solar mesmo se tiver chovendo e repelente. Oculos escuros tambem é fundamental. 

Quando o tour termina, obrigatoriamente vc tem que sair do parque, ja que o tour é feito num circuito que termina na saida. Aproveite pra lanchar e sentar por uns minutos antes de voltar. Foi o que eu fiz, ajudou muito. Voltei e passei mais 1:30 andando por la e tentando gravar na memoria cada pedacinho. 

Voltei pra Aguas Calientes. Quando chegamos la (estava acompanhada de + 3 brasileiros) fomos almoçar, tomar uns drinks e aguardar a hora do trem. 

Meu trem so saia as 21:30, pra antecipar eu precisaria pagar a mais, não quis. Na chegada em Ollantaytambo as 23hrs tinha varias vans esperando os trem que chegam pra ir pra cusco. Mas acho que o melhor (e mais seguro) é dormir em Ollan. O motorista da minha van tava com sono, a estrada é escura e cheia de curvas em precipícios. Foi assustador. 

Fui pra o hostel em cusco, Milhouse, MUITO bom, melhor cafe da manha de hostel q ja vi. Muita frutas, sucos, cereais, ovos... Alem de super limpo e grande, com varias areas pra ficar de boa socializando, o bar tb é barato...

Dia 9 - 12 de maio

Depois do café fiz um Free Walking Tour organizado pelo hostel, e foi maravilhoso, o guia foi otimo, ele trabalha no hostel e é super simpatico, alem de saber muita coisa. Nos levou no mercado de San Pedro, e explicou coisas q voce não fica sabendo se esta sozinho. Passamos por algumas plazas, e terminamos o tour num lugar para compras muito barato perto da pedra de 12 angulos. Esse tour valeu muito a pena, e não é so o hostel que faz não. Quando for fechar os tours pagos na agencia, pergunte sobre o free walking tour que eles te indicam um (não sei se tao bom quanto o meu). Aproveitei o ultimo dia para fazer compras com os soles que sobraram rs, fazer um bom jantar e me preparar para a volta, que foi as 5 da manha do dia seguinte. 

Ficou grande hahaha espero que o relato ajude...

Ótimo relato.

Somente uma atualização, agora é possível comprei o ingresso para Machu Picchu com Mastercard. Comprei semana passada. 

• Amei! 1
  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros
Postado
Em 04/06/2018 em 10:01, Andressa Gobira disse:

om tudo incluido (trem, ingresso MP e onibus ida e volta do parque) por 80 dolares

Você pagou 80 dólares ida e volta? Estou pesquisando e achei essa promoção. Você conseguiu escolher o dia para ir a Machu Picchu, poderia dar mais detalhes de como funciona esse pacote??

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...