Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado
Em 15/01/2019 em 16:00, endson.rocha disse:

Oi Kelly, tudo bem!!!

Muito massa o teu relato! Curti bastante! 

Estou indo com a minha mãe pra patagônia mês que vem! (Confesso que estou um pouco receoso com relação as trilhas, pois não sei se ela vai curtir andar tanto! Ela é bem disposta e gosta de aventuras, mas a asma atrapalha um pouco)

Tenho algumas dúvidas, se tu puder me ajudar!

1- Tu considera o bastão realmente necessário?

2- Os calçados podem ser tênis, ou tu recomenda botas mesmo?

3- Casacos necessariamente tem que ser estilo "corta vento"?

4- Vi que a trilha que tu mais gostou foi a ultima e a mais longa... quais são as que tu me recomendaria fazer (levando em conta que estou com minha mãe de 56 anos)?

Parabéns pelo relato e que vc continue ajudando mais e mais viajantes.

Meu email é endsonnrocha@hotmail.com

César.

@endson.rocha que alegria imensa saber que meu post tem ajudado muitos viajantes como você e fiquei muito mais feliz em saber que irá embarcar nessa aventura com sua mamis. :-)

Respondendo as suas perguntas:

1- Tu considera o bastão realmente necessário?

Considero. Por duas grandes razões: reduz o atrito dos joelhos e aumenta agilidade na passada. Além de servir como apoio para subir ou descer de lugares. (Nem sempre se acha um bom galho de árvore no caminho).

2- Os calçados podem ser tênis, ou tu recomenda botas mesmo?

Pode usar tênis sim. Mas lembre-se que o solado deve ser antiderrapante. Quais as vantagens de se ter uma bota para trilha?

• Mantém os pés secos e aquecidos. (lembrando que estamos falando de botas impermeáveis e não esqueça que as meias também influenciam, pois algumas podem dar bolhas nos pés);
  • Sendo de cano alto, protege o tornozelo, caso se tropece ou pise em falso. O risco de torcer o tornozelo é reduzido;
  • Seu solado é resistente a diversos tipos de pisos, e fornece uma tração boa nas trilhas;
  • Alta durabilidade (já que o investimento é alto);
  • Conforto total.

3- Casacos necessariamente tem que ser estilo "corta vento"?

O casaco corta vento protege a temperatura do seu corpo. Mesmo estando muito frio, você não sente afetado pelo vento gelado no corpo. Além da corta vento, sugiro vocês usarem calças segunda pele também.

O casaco que tenho é um da decathon que é 3 em 1 como no link abaixo:

https://www.decathlon.com.br/jaqueta-de-trekking-rainwarm-300-masculina-3-em-1-quechua/p

De início pode parecer um valor absurdo, mas é importante encarar como um bom investimento. Comprei a minha em 2015 e está impecável como se tivesse comprado há pouco tempo. Uso muito no meu dia a dia de dias frios e chuvosos aqui de SP, inclusive minha bota...rsrsr

Quais as vantagens dessa aquisição:

1. São três peças em uma: capa de chuva, fleece segunda pele e corta vento;
  2. Tem muitos bolsos externos e internos (extremamente funcional);
  3. Você pode usar as peças juntas ou separadamente;
  4. Material de alta qualidade, durabilildade e leve.

Não usar roupas em camadas te fará usar muitas roupas que podem te deixar pesado, e não necessariamente que vão manter sua temperatura, e na caminhada isso faz diferença. Por isso, pense a respeito. ;-)

4- Vi que a trilha que tu mais gostou foi a ultima e a mais longa... quais são as que tu me recomendaria fazer (levando em conta que estou com minha mãe de 56 anos)?

Como eu tinha dito no relato, optei em fazer um roteiro de caráter progressivo, mas estava muito receosa se meu joelho aguentaria o tranco. E fiquei contente que deu tudo certo.

Referente às recomendações é algo tão pessoal que fica até dificil de falar. Mas posso dizer que a mais dificil e de todas foi a Laguna de Los Tres. Mas tem o esquema de cortar caminho contratando um transfer até a hostelaria Pilar.

Não sei como é  condicionamento físico da sua mãe e idade é algo muito relativo, pois tem muitos novinhos que já morreram e esqueceram de enterrar e tem muitos com mais de 50 que têm um pique de dar inveja.

Vocês poderiam fazer o esquema de progressão como eu fiz e ver com sua mãe como ela se sente no decorrer dos dias. Sugiro que antes e depois de cada trilha façam alongamentos. Parece bobagem, mas ajuda a reduzir as dores e a fadiga muscular.

Não esqueçam de colocar no cronograma de vocês um ou dois dias para descanso. Pois descansar é preciso, e às vezes o tempo pode mudar que não será possível sair. Então, não deixe um cronograma fechado para tds os dias. Seja flexível.

Bem, espero que possa ter ajudado em algo. Você deixou seu e-mail, deseja a planilha de custos também?

Beijos

• Colaboradores
Postado

Oi Kely,

Obrigado por compartilhar sua experiência.

Seu relato me ajudou a organizar o meu roteiro por El Chaltén!  😁

Muito obrigado e bons ventos. o/ 

• Obrigad@! 1
  • Colaboradores
Postado

@Fernanda Karolin Guimarães fiquei entre os dias 10 a 23 de março.

A temperatura estava amena. Mas tds os dias era necessário se vestir como cebola pra se "descascar" no percurso, pq durante a caminhada dá calor msm. Eu lembro que a única coisa que não não terei foi o protetor de orelha. Venta muito! Resumindo: foi um mês muito produtivo por lá. 

Qual o seu e-mail?

• 1 mês depois...
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...