Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Colaboradores
Postado

Belo relato Augusto,

Tô precisando de umas informações de gastos: qto vc gastou para acesso ao parque e pernoites? Estou querendo fazer essas 2 trilhas agora na Páscoa, e estou querendo verificar os gastos...

Abs

Rodrigo

• Respostas 20
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros de Honra
Postado (editado)

Blz Rodrigo.

P/ a travessia da Serra Negra:

O pernoite na Vila de Maromba pode ser em camping, pousada ou até quartos de alguns moradores.

P/ a gente, como foram varios dias, a pousada onde ficamos fez um preço menor.

Saiu $42,00/pessoa em suite com lareira e café da manhã.

Ficamos na Pousada Aguas Claras, bem de frente p/ a Igreja da Praça de Maromba. Mas existem outras com valores menores e junto da praça mesmo.

Alguns moradores também oferecem suites de suas casas, a um valor bem baixo. Na Praça é bem facil encontrar quem aluga esses quartos.

Já o pernoite na Cabana Cabeceiras do Aiuruoca é de graça, já que o camping é em selvagem.

Mas o lugar é bem tranquilo e o terreno é bem plano e fica ao lado do Rio Aiuruoca.

E o pernoite antes de entrarmos no PNI foi às escondidas, já que a Pousada e Camping do Alsene fechou de vez.

Acampar ali é proibido hein. Se te pegarem é multa. Cuidado.

P/ a travessia Rui Braga:

P/ entrar no PNI tivemos que apresentar a autorização que conseguimos através do site do Parque. Eles enviam por e-mail e eu tinha levado uma cópia (pelo que eu vi, lá eles não tem controle de quem vai fazer a travessia)

Depois de entregar a autorização tivemos que pagar somente o valor do ingresso, já que não iriamos pernoitar no Rebouças (lá eles cobram).

O valor por dia está em $10,00/pessoa. Como iriamos ficar 2 dias fazendo essa travessia tivemos que pagar 2 dias, mas o PNI oferece desconto p/ quem ficar mais de 1 dia no PN.

O desconto é da seguinte forma: se for em dia da semana o desconto p/ o segundo dia chega a 90%, isto é, vc acaba pagando $1,00 por dia.

Já se for em fds e feriados o desconto é de 50%, pagando $5,00 a partir do segundo dia.

Então acabamos pagando somente $11,00 porque a travessia foi em um dia da semana.

O pernoite dentro do PN não é cobrado se vc estiver fazendo a trilha. Eles só cobram mesmo quem usa o Abrigo Rebouças.

Esses preços são de 2010 e creio que ainda continuam os mesmos.

É isso aí.

Abcs

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado

Se eles te deram muita canseira p/ responder, ligue lá na Adminstração do PN e fale com a Juliana.

Mas ligue em horario mais tranquilo. O telefone deles sempre dá ocupado.

Abcs

Mto obrigado pelas dicas Augusto.

Já mandei um e-mail pro Parque e estou aguardando retorno deles.

Abs

Rodrigo

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado
4º dia (14/07- Quarta-feira) – Início da Travessia Rui Braga até o Abrigo Macieiras

Fotos e mapas: http://agsts.multiply.com/photos/album/145/

Água pode ser encontrada atrás do Abrigo, seguindo por uma trilha de uns 50 mts.

Como já era nosso último dia, resolvi fazer toda a comida que eu tinha, até para não levar de volta (ainda deixei em um pequeno armário 2 miojos – os ratinhos agradeceram) e durante a noite também choveu, mas somente por algumas horas.

096-Eu-acampei-do-lado-de-fora.JPG?et=%2CQz2SNIOnoHYO7Fv8XesuQ&nmid=353294030

Continua no 5º dia

20110618200049.jpg

Provavelmente esses são os miojos. Estão lá, intactos. (foto tirada em 12/06/2011)

• Membros de Honra
Postado

E aí Daniel, blz?

Acho que são esses miojos mesmo. ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Intervalo de quase 1 ano e ninguém mexeu? ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

Nem imaginava que eles ainda estivessem lá mesmo após todo esse tempo, senão teria batido uma foto.

Pensava que os ratinhos de lá iriam comer até a embalagem, mas não.

E passaram pelo Massenas também? Viram como tá o lugar?

E a parte do brejão?

Teve algum problema?

Tá escrevendo o relato?

E pelo jeito ninguém tá passando a muito tempo nessa travessia hein.

Abcs

• Membros
Postado

E passaram pelo Massenas também? Viram como tá o lugar?

***O grupo acampou no Massenas e passou pelo Macieiras. O que existe são as ruínas do abrigo. Essa travessia foi reaberta em 2007, até 2007 praticamente ninguem passava por lá. Houve um avanço, claro que devemos querer mais. Acredito que o ideal seria o PNI transformar as ruínas em abrigo.

E a parte do brejão?

Teve algum problema?

***No segundo dia, ou seja apó o Massenas estávamos certos que teríamos agua no mínimo até as canelas e a preocupação era não ficarmos atolados. Contornando daqui e dali foi possível não molhar os pés nos 2 dias e ninguém ficou "atolado". Dava pra ver que em muitos locais isso era possível.

Tá escrevendo o relato?

Um dia vou escrever algum relato com informações que possam ser útei a outras pessoas. Nesse caso você e o Sandro praticamente esgotaram o assunto, aí não dá rsrsr

Essa travessia é simples ... sai dali chega lá, não tem muito mistério. O que eu teria pra relatar ? Só sentimento, subjetividade total. Não consigo explicar pra mim mesmo como e porquê eu gostei tanto de ter feito essa travessia. Deve ser a impressão de um novato.

• Membros de Honra
Postado

Bem que o Parque poderia fazer uma pequena reforma (não precisa ser grandiosa) nas ruinas desses abrigos que existem nessas travessias e aí eu citaria o Massenas e o Macieira. E agora que estão p/ abrir oficialmente a Rebouças-Mauá, que passa pelo Rancho Caído, poderiam também construir algum nessa travessia.

O Rebouças é um bom exemplo disso, mas depender de ações de governo é esperar sentado p/ não se cansar.

Acho que um relato não é só informações, dicas, sentimentos. Cada pessoa tem uma maneira diferente de escrever.

Tem de contar as impressões, perrengues, problemas, essas coisas. Essa é a magia.

Depois que escrever o primeiro, vc vai ver que vale a pena.

Abcs

• Membros
Postado

Fala, Augusto!

Fiz essa travessia com um grupo em meados de maio/2011. Seu relato (e do Sandro) foram muito úteis para mim, pois tive uma idéia do tempo entre as referências. Já deixo aqui meu agradecimento ::cool:::'>

O que não bateu muito, pra mim, foi o tempo entre o Massena e o Macieiras (onde devemos ter levado mais de 3 horas, porém como estávamos em grupo a caminhada naturalmente era mais lenta).

Não conseguimos evitar o segundo charco (após o Massena) totalmente, e um dos integrantes atolou até a coxa. Só conseguiu sair comigo puxando, e mesmo assim o cara deve ter arejado todas as vértebras de tanto que o estiquei :lol:

Não me lembro de ter visto quaisquer ratinhos. Bivacamos no Massena, nem levei barraca - só um saco de dormir pra 0°C que foi suficiente. Ficamos na sala principal, numa parede ao lado da entrada, e como levei um pedaço de lona plástica de 3x4m (que aliás deixei lá para quem precisar) o assoalho não foi problema. Porém sem a lona é meio chato, está bem apodrecido e embora não ofereça riscos maiores, é bem fácil enroscar o saco de dormir ou mesmo os pés em alguma farpa.

A vossoroca me impressionou. Em um certo ponto, a trilha fica muito exposta e um passo errado é queda com certeza.

Enfim, disso tudo você sabe, então vou rasgar um pouco de seda em favor do pessoal do PNI.

Quinze dias depois que fiz a travessia eu retornei ao parque para uma estadia no Rebouças com alguns amigos. Nessa data tive oportunidade de conversar com o Luiz Coslope, que é o responsável pela parte alta (e por responsável entenda o cara que põe as mãos na massa). Ele comentou o que agora já é oficial, sobre reabertura de certas travessias. E também me disse que a Ruy Braga será recuperada (falando da trilha em si - quanto ao Massena e demais abrigos é uma incógnita, mas existe a intenção de recuperá-los sim). A vossoroca não tem remédio, não existe como aterrá-la. O que está nos planos é a construção de contenções e o desvio da trilha por um caminho mais afastado da erosão. Os charcos provavelmente terão algum tipo de ponte ou passarela, e os buracos nas canaletas do início da trilha (tem buraco que cabe uma pessoa com a mochila) também serão devidamente reparados. Pelo que ele me falou (e já havia lido no site do parque) essa é uma iniciativa conjunta com a Michelin. O GEAN também tem desempenhado papel importante na manutenção e reabertura das trilhas, porém não cheguei a conversar com o Luiz sobre isso - a informação que tenho a respeito deles é apenas o que consegui ler no site do parque.

Estou relatando isso apenas para enfatizar que, muitas vezes, metemos o pau em quem trabalha lá sem saber da missa a metade. Eu mesmo em momentos de raiva já reclamei muito da administração do parque, mas conhecendo melhor alguns funcionários, não posso deixar de admirar a força de vontade e o amor que eles têm ao parque. Claro que existem burocracias, faltam verbas, xingar Brasília não vai ajudar em nada (embora alivie nosso stress), nem tampouco encrencar com o pessoal de lá. O que podemos (devemos) fazer, é usar bem para não dar quaisquer motivos para que fechem as travessias novamente.

• Membros de Honra
Postado

Blz Alessandro.

Aquele trecho entre Massenas e Macieira depende de uma serie de fatores. A gente foi rapido porque não queriamos chegar no Macieiras no final da tarde. Não sabiamos como estava a trilha. Vai que começava a escurecer e nada de chegar lá não é?

Por isso fizemos em menos de 2 horas.

Ratinhos no massenas a gente não viu mesmo, mas como os 2 abrigos são parecidos, pensei isso.

Mas é uma boa noticia, já que com isso dá p/ fazer essa travessia só bivacando.

As voçorocas em todos os trechos dessa travessia estão ficando cada vez piores. Tomara que façam uma manutenção o mais breve possivel, pois se demorar mais ainda, com certeza teremos que seguir por desvios e isso eu não concordo.

Eu sou frequentador desse parque a uns 15 anos, qdo subi pela primeira vez o Agulhas Negras, então eu tive muitas decepções com o pessoal do PNI ao longo desses anos.

Lembro que todo fds tinha alguém perdido nas trilhas e o pessoal do PN tinha de ir atras.

E a época dos crachás coloridos? Coisa absurda.

Fora as inumeras promessas de reabrir essa ou aquela travessia.

Principalmente em gestões anteriores.

Só foi mudar um pouco a alguns anos atras, qdo uma nova direção assumiu.

Por isso que qqer melhoria ou promessa de fazer isso ou aqquilo eu estou sempre com um pé atras.

Abcs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...