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  • Silnei featured this tópico
  • 1 mês depois...
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Cara muito obrigado pelo relato! Sensacional!

Em julho eu estarei indo para a chapada e quero levar minha mãe, ela adora natureza, mas já é uma senhora de quase 70 anos, no entanto, muito ativa.

Quais passeios/trilhas vc recomenda fazer que seja tranquila e que ela possa ir.

 

Desde já, obrigado.

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Fala Bruno! Valeu!

Acho muito massa vc dar essa oportunidade à sua mãe, aquele lugar renova a pessoa de um jeito que nossa.....se eu pudesse comprava uma casa lá e jogava a minha mãe por uns tempos lá, com ctza ajudaria, rs.

Agora sobre a sua situação, o legal da chapada é que tem opção para todas as faixas etárias. Eu vi idosos fazendo trilha em alguns lugares, e isso foi show. Dos lugares que eu fui, recomendaria a trilha da seriema no parque mesmo, é a mais acessível. O problema do parque é que é muito sobe e desce, não sei como é a disposição da senhora, mas até daria para vcs irem para a trilha das corredeiras (saltos é meio puxado, cânions e cariocas é menos sobe e desce, mas vcs vão pegar muito sol e andar) já que parte dela é mais plana e suspensa. 

As termas que citei (éden e morro vermelho) são bem acessíveis tbm, ambiente familiar, água morninha pra quando o frio baixar, acho que vai ser bacana tbm. Mas ali é só isso, de mato msm vc vê quase nada.

A cachoeira do poço encantado é boa tbm, pq ela fica bem próxima da entrada, forma uma prainha que é bem acessível. A cachu dos cristais tbm possui áreas pra todos os perfis de pessoa. Essas duas eu não pude visitar mas pesquisei a respeito.

Dizem que Raizama é bom tbm, não é uma trilha muito pesada, vc tem um contato com o cerrado e contempla alguns cânions pequenos e pequenas quedas. Quero acreditar que rola.

Vai na loquinhas, ela é super de boa, nas trilhas existem banquinhos pra descanso, aparecem uns miquinhos nas árvores que podem ficar perto de vcs, a água é um gelo, show de bola.

Acho que é isso, das que eu conheço. Tem muito banho na região, muito mesmo, vc pode se informar nos locais para pegar mais referências. Expus os lugares mais badalados.

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15 horas atrás, StanlleySantos disse:

Fala Bruno! Valeu!

Acho muito massa vc dar essa oportunidade à sua mãe, aquele lugar renova a pessoa de um jeito que nossa.....se eu pudesse comprava uma casa lá e jogava a minha mãe por uns tempos lá, com ctza ajudaria, rs.

Agora sobre a sua situação, o legal da chapada é que tem opção para todas as faixas etárias. Eu vi idosos fazendo trilha em alguns lugares, e isso foi show. Dos lugares que eu fui, recomendaria a trilha da seriema no parque mesmo, é a mais acessível. O problema do parque é que é muito sobe e desce, não sei como é a disposição da senhora, mas até daria para vcs irem para a trilha das corredeiras (saltos é meio puxado, cânions e cariocas é menos sobe e desce, mas vcs vão pegar muito sol e andar) já que parte dela é mais plana e suspensa. 

As termas que citei (éden e morro vermelho) são bem acessíveis tbm, ambiente familiar, água morninha pra quando o frio baixar, acho que vai ser bacana tbm. Mas ali é só isso, de mato msm vc vê quase nada.

A cachoeira do poço encantado é boa tbm, pq ela fica bem próxima da entrada, forma uma prainha que é bem acessível. A cachu dos cristais tbm possui áreas pra todos os perfis de pessoa. Essas duas eu não pude visitar mas pesquisei a respeito.

Dizem que Raizama é bom tbm, não é uma trilha muito pesada, vc tem um contato com o cerrado e contempla alguns cânions pequenos e pequenas quedas. Quero acreditar que rola.

Vai na loquinhas, ela é super de boa, nas trilhas existem banquinhos pra descanso, aparecem uns miquinhos nas árvores que podem ficar perto de vcs, a água é um gelo, show de bola.

Acho que é isso, das que eu conheço. Tem muito banho na região, muito mesmo, vc pode se informar nos locais para pegar mais referências. Expus os lugares mais badalados.

Stanlley valeu pela resposta.

Eu sempre que posso levo minha velha para lugares diferentes, trabalhou muito a vida toda, cuidou da família, tá na hora de aproveitar bem hehehe

Cara, que legal saber que tem passeios que são bem acessíveis, vou me informar melhor sobre todos esses que vc me falou.

Quanto a trilha das corredeiras especificamente, esse sobe e desce é muito intenso e muito pesado?

Outra coisa, li na internet que a trilha do vale da Lua era até que tranquila, vc acha que rola levar ela lá?

 

Novamente mto obrigado!

 

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Olha, é um sobe e desce que consideraria médio. Não difícil como uma subida em morro/serra nem fácil como um passeio num parque de cidade. Aí vai do seu julgamento em levar. Tem a questão tempo tbm, vcs passam umas horas lá dentro no meio do mato, contando apenas com a boa vontade de outros visitantes, em caso de incidentes. O sol castiga em alguns pontos, tbm tem isso. Eu não levaria para trilhas mais distantes, mas como não conheço a disposição e condição física da sua mãe....

Vale da lua....eu acho que rola sim, quase não tem trilha. Só terem a devida atenção e irem devidamente calçados. Tem uma piscina no final da parte acessível do vale, muito lindo.

Agora que me lembrei que a trilha pra Santa Bárbara é super de boa, vcs só vão pegar bastante sol, mas ela é super fácil, leve, mas leve ela mesmo pq é uma visão de encher os olhos.

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3 horas atrás, StanlleySantos disse:

Olha, é um sobe e desce que consideraria médio. Não difícil como uma subida em morro/serra nem fácil como um passeio num parque de cidade. Aí vai do seu julgamento em levar. Tem a questão tempo tbm, vcs passam umas horas lá dentro no meio do mato, contando apenas com a boa vontade de outros visitantes, em caso de incidentes. O sol castiga em alguns pontos, tbm tem isso. Eu não levaria para trilhas mais distantes, mas como não conheço a disposição e condição física da sua mãe....

Vale da lua....eu acho que rola sim, quase não tem trilha. Só terem a devida atenção e irem devidamente calçados. Tem uma piscina no final da parte acessível do vale, muito lindo.

Agora que me lembrei que a trilha pra Santa Bárbara é super de boa, vcs só vão pegar bastante sol, mas ela é super fácil, leve, mas leve ela mesmo pq é uma visão de encher os olhos.

Obrigado novamente meu amigo!

Por ser uma viagem rápida, eu vou ter apenas dois dias e meio e ficarei em alto paraíso.

Tem sugestão de roteiro?

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Pow mano. Difícil recomendar. São muitas atrações, vc tem que pesquisar e ver o que é acessível para vcs dois, o que dá pra fazer na metade de um dia, num dia inteiro, etc. Mas vc ficando nas dependências de Alto e São Jorge mesmo encontra muita opção para sua curta estadia!

  • 1 mês depois...
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Stanlley,

 

Obrigado por seu relato! Moro em Brasília, já fui para a Chapada várias vezes mas nunca aproveitei que nem você! 😂

Esse final de semana irei pela primeira vez no complexo dos Couros e seu relato me ajudou bastante! Poderia me dizer se a estrada de chão até a cachoeira está em boas condições? O carro não é muito alto... mas aguenta vale da lua e loquinhas tranquilamente!

 

 

  • Amei! 1
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30 minutos atrás, isaribeiro disse:

Stanlley,

 

Obrigado por seu relato! Moro em Brasília, já fui para a Chapada várias vezes mas nunca aproveitei que nem você! 😂

Esse final de semana irei pela primeira vez no complexo dos Couros e seu relato me ajudou bastante! Poderia me dizer se a estrada de chão até a cachoeira está em boas condições? O carro não é muito alto... mas aguenta vale da lua e loquinhas tranquilamente!

 

 

Salve Isa! 

Pow, que bom que o relato ajudou! Sobre Couros, vamos lá. A primeira coisa que vc precisa saber é que a rota para a cachoeira está disponível no google maps/Waze, então ajuda bastante. Se acontecer de vc acompanhar um carro que está indo para lá (de algum guia por exemplo), melhor ainda. Não vou negar, a viagem é demorada (pelo menos uns 50 minutos lá dentro pra chegar no estacionamento). 

É estradinha de terra, mas não muito irregular, creio que até carro básico (uno, celta, up, palio...) encara de boa, mas tem que ir devagar pq levanta muita poeira no processo, se tiver carro na sua frente, tem hora que a visibilidade fica mínima, então bastante atenção. Fora tratores ou caminhões das fazendas e tal. Eu não recomendo ir em dia de chuva pq dizem que forma muito atoleiro.

Ah, memorize bem a rota, pq dá pra se perder na volta (as moças do Waze que seguimos na ocasião se perderam um pouco, sorte delas que tinham combustível sobrando).

Ah, próximo do final tem uma ladeira bem difícil, onde tem bifurcação, ambos os caminhos servem pra chegar na cachu.

  • Obrigad@! 1
  • 1 mês depois...
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Em 15/05/2018 em 16:56, StanlleySantos disse:

“no meio do caminho havia uma pedra

E essa pedra era um quartzo rosa gigante

Com um parque que vivia em cima dela”

~Parque nacional da chapada dos veadeiros

 

Inicio o relato com essa frase, o que resume em grande parte a história e a cultura da região. E não é para menos! Passei uma semana maravilhosa desbravando alguns dos inúmeros lugares existentes nesse mundo repleto de boas vibes, misticismo e natureza. O objetivo do relato é passar informações atualizadas acerca do lugar para os futuros visitantes, e tentar descrever a experiência de outro ponto de vista, para diferenciar um pouco dos muitos relatos do mesmo local. Eu gosto de detalhar um pouco nos textos, então alerta de textão, ein (!)

É importante ressaltar que, em outubro do ano passado, um grande incêndio criminoso assolou o lugar, repercutindo nas grandes mídias. Graças aos esforços dos moradores, brigadistas, e voluntários de diversos lugares, o fogo foi combatido, e o cerrado, um bioma forte, para dizer o mínimo, se recupera gradativamente como uma fênix surge das cinzas. Pensei que veria um cenário de certa forma seco e feio, mas me enganei, e ainda bem que me enganei.

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A flora do Cerrado é acostumada com incêndios, o ciclo de vida de algumas plantas e animais gira em torno disso. Ainda vemos marcas do incêndio de 2017.

 

Para resumir as infos básicas, reservei 7 dias da minha vida apenas para conhecer o lugar (é o tempo mínimo, na minha honesta opinião, se vc quiser conhecer bem a chapada, e sempre vai ficar faltando lugar pra visitar, o que motiva mais ainda para uma próxima visita :D ), e sobrou mais um final de semana para conhecer Brasília (se der para emendar, emende porque Brasília é RICA em opções do que fazer), estipulei um gasto médio de R$ 1.500,00 (barato, comparado com outras chapadas, vai por mim), e aluguei um carro com mais 4 viajantes (dá para ir sem carro, mas vc fica sem poder ver muita coisa dependendo do seu tempo lá, fora o risco de perder vôo, ficar preso em cidade ou vila tal, enfim). Ah, optei pelo mês de maio, por ser o final das chuvas, ou seja, ainda veria o cerrado mais verde e com os cursos d'água volumosos, perfeito. 

Partiu?

1º dia: chegada à chapada

A viagem mesmo iniciou no dia 5 (um sábado), depois de meses de expectativas e conversa com mais 4 pessoas com o mesmo objetivo em comum. Saímos pela manhã do sábado (a viagem leva entre 2 e 3 horas de BSB à chapada se não houverem imprevistos). Basicamente eu tinha elaborado um roteiro para essa trip, sabe como é, tentar “devorar”  essa maravilha ao máximo, sem ficar perdido nem nada. Incrível que dos 5, só eu tinha isso ::lol3:: graças a ele deu para curtir quase tudo, sem maiores imprevistos.

Saímos, acho que umas 10 horas de Brasília, mas a viagem custou um pouco, tivemos que fazer compras, fora que paramos para almoçar no Rancho do Waldomiro, para provar a tão famosa matula. Comida caseira ok, com licores e umas cachaças de diversos sabores para degustação (e quem sabe compra). Ah, o Rancho agora conta com um camping, que te dá acesso a trilhas para subir o conhecido morro da baleia, era uma coisa que queria fazer, e muito, mas acabou não dando pela falta de tempo kkkk

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Paisagem apaixonante de um dos morros que cercam o rancho do Waldomiro.

 

A priori era começar a aventura em São Jorge, e deixar Alto Paraíso por último. Iríamos para o quilombo kalunga conhecer a Santa Bárbara, no meio da semana, então logisticamente era melhor começar em SJ, depois Cavalcante x quilombo para retornar e ficar em Alto paraíso. Isso pouparia tempo e combustível. Mas foi um planejamento meu, vocês decidem o que é melhor para vcs ::otemo::.

Enfim, atrasamos bastante, chegamos em São Jorge quase às 16:00 ::hein: e descobri que muitos dos atrativos fecham as portas cedo (Raizama às 15:00, Morada do Sol às 16:00, Vale da Lua às 16:00 se não me engano), então meio que perdemos o dia para boa parte das atrações. Fica a dica: Tentem ir cedo para os banhos, fecham cedo para dar o tempo para as pessoas retornarem, já houveram muitos acidentes em alguns lugares, então esse controle é um pouco justificado.

Mas há lugares que não fecham cedo! As termas do Éden e do Morro vermelho (basicamente clubinhos com piscinas de água quentinha) ficam abertas até a noite, então o grupo partiu para ter um pouco do sábado disponível. No meio da estrada, parada para tirar fotos em uma vista maravilhosa da região.

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Se na estrada já é bonito assim, imagina nos lugares, não?

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Quase qualquer foto rola com um plano de fundo desses

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Diga xis

 

Passamos umas horas nas termas do morro vermelho (R$ 20,00, vc fica até de noite), e retornamos para São Jorge.

Cara, a vila é um charme. Simples, com ruas de terra, basicamente tem uma grande rua principal, onde rola o “tudão” do dia e noite da pacata vila. Lembranças, mantimentos e um chopp gelado, td funciona ali. No sábado costuma ser BEM animado, pensei que estava rolando uma festa em particular :D mas não, simplesmente separam os sábados para os bares, o tal do forró, e a vila fica cheia de gente e carro circulando nas ruas (pode andar sem medo, é mais fácil uma dupla na moto te dar uma flor do que te assaltar). Gente alternativa aqui e ali, indígenas, hippies, desenhos estranhos em algumas casas, é uma vibe bem diferente da cidade grande.

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Típica noite na vila

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A rua principal

 

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Pista de pouso para OVNIS?

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O primeiro et da chapada a gente nunca esquece kkkkkkkkk vai se acostumando

Fato que não vi em relato algum: a chapada costuma ser F R I A pela noite, e olha que estávamos no início da época seca. É tipo assim: sol de rachar o dia todo e noites frias da peste. Todo mundo andando agasalhado, vc se sente numa cidade sulista ::lol3:: confesso que sofri no camping, levei pouquíssima roupa pro frio tbm. E como sou do norte, acostumado com a “quentura”, aí já viu ::Cold::::Cold::::Cold::Mas, há chuveiro elétrico em praticamente todo lugar. Leve roupas para o frio, caso vc não for acostumado(a).

Lugar pra repousar não falta, eu e o Ricardo (um dos viajantes) escolhemos o camping Aracoara, Ambiente show de bola, vibe super positiva, e o dono é um cara mega humilde e gente boa, e guia também. Existem lugares para todos os bolsos, hostel, camp, até camping mais “gourmet” como o Ricardo falou ::lol4::, e do camp onde fiquei não tenho do que reclamar.

 

2º dia: compensando o dia anterior

Estipulei dois dias para conhecer o parque Nacional da Chapada, e é o recomendado, no mínimo, pq as trilhas são longas, você vai querer ficar nos locais para banho por um bom tempo, fora as fotos, que você tira mais de 8000. Então, um dia para cada trilha é bom (existem 4 principais, saltos e corredeiras, cânions e carioquinhas, Seriema e travessia das 7 quedas.). A seriema pode até ser emendada com alguma outra, por ser a menor. Por ora, a única coisa cobrada no parque é o estacionamento (15 temeres), há boatos de que o parque será privatizado, aí vc já viu ne. Mas até então é 0800. E o parque é do lado de São Jorge, se vc está hospedado(a) na vila, poupe o combustível e faça um aquecimento indo a pé. 

Ah, o parque abre às 8:00 e fecha as portas às 12:00 ou até alcançar o limite diário de pessoas, que esqueci agora LOL

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Finalmente nessa delícia de lugar

O domingo foi de Saltos e corredeiras. A trilha no cerrado é magnífica, te dá uma experiência maravilhosa de conhecimento, eu que estou acostumado com floresta amazônica, fiquei maravilhado com a flora do lugar (fauna também, mas dos mascotes do cerrado mesmo, só consegui ver 1, e no final da viagem).

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A trilha é autoguiada. Você praticamente só se perde se quiser 

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Mimosa

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A imensidão desse espetáculo da natureza é de encher os olhos, sério

O primeiro ponto é o salto de 120m. De lá vc tem uma vista TOP DOS TOP do vale x cânion da região, se vc tem um olho de águia, consegue até deduzir onde deve estar o mirante da janela. Essa cachoeira não é acessível, mas a visão por si só já é o suficiente.

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Chuchu beleza, um dos cartões postais da Chapada

Logo em seguida vc chega no salto de 80m. Nesse sim vc pode nadar, a água é FRIA PACAS, mas não chega a ser a mais fria da chapada (!). Dá para passar umas boas horinhas aqui. Há limite de lugares para o nado, é bom respeitá-lo, ok?

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A maravilha de 80 mts. As cordas de segurança estão por um motivo ali, então seja consciente.

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Lugar perfeito para se concentrar na confecção de arte, n eh msm?

Por fim, a trilha acaba nas corredeiras que alimentam as cachus, vc volta um pouco até a bifurcação na trilha principal. O acesso a este ponto se dá por uma trilha suspensa em madeira, isso é MUITO LEGAL para a acessibilidade de pessoas de idade, ou PNE’s (o parque tem até uma cadeira adaptada para se fazer a trilha, o que achei foda demais, sabe, fé na humanidade restaurada).

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Rumo às corredeiras

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E o passeio fica cada vez melhor!

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A água dança e renova a vida no meio das pedras

Terminada a trilha, uma boa notícia: ainda havia tempo para conhecer mais um lugar. Decidimos conhecer o famoso vale da lua, que pelo que vc já deve estar careca de saber, tem a aparência de uma superfície lunar. Entrada 20 contos, vc dirige um pouco no ramal de acesso, mas a trilha da entrada é mega fácil e rápida. Eu não recomendaria ir a pé. De bike até pode rolar.

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Gravidade zero em solo lunar

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é bonito, mas cair ali é a última coisa que vc iria querer

Show de bola. O Vale é lindo, misterioso, e também fatal para os desavisados. Os buracos e grutas submersas oferecem perigo de morte a quem cair ali. Muito cuidado, e se possível vá de bota, por oferecer maior estabilidade no passo. O vale não abre em caso de chuva, até pq é comum formarem trombas d’água em muitos locais (veja um vídeo de tromba d’água num youtube da vida pra vc ver que não é brincadeira). Água também super gelada, no final há um poço para nadar e tirar fotos show de bola.

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Engraçado que nesse dia dei de cara com mais um rapaz que conheci no mochileiros, mas pelo grupo já estar completo no carro, não deu para viajar junto. Eu nadando de boa e ele perguntando do nada se meu nome era tal, confesso que foi mega engraçado :-D aliás, espero que sua estadia na chapada tenha sido ótima, amigo!

Começa o toque de recolher às 17:15: e por sorte o sol estava começando a descer, ou seja, dava para dar um bate e volta no Jardim de Maytrea para ver o espetáculo da mãe-terra. Super obrigatório ver o pôr do sol ali. Atração 0800, é fácil achar, só ver o monte de carros parados no acostamento da estrada Alto Paraíso – São Jorge.

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Se lembra daquela primeira fase do primeiro donkey kong? Veio na cabeça, rs

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Massa, ne. Camping ae deve ser coisa de outro mundo

O dia super rendeu, compensamos o que não podemos fazer no sábado, e com juros. E a noite ainda não tinha acabado. Fomos para a pizzaria Canela d´ema, na principal de São Jorge, não tem erro. Pizza ok, meio carinha, mas rachando pra um grupo fica de boa. A decoração é show, toda temática com os famosos alienígenas da chapada, bebidas variadas, e tem karaokê, ainda por cima! Todos beberam e foram roubar a cena cantando, mas como eu sou cantor de chuveiro, e não de barzinho, resolvi ir dormir cedo para o dia seguinte.

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E ae, amigo.

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Ets hoje, ets amanhã, ets sempre

 

3º dia: trilhas difíceis e final de tarde sussa.

Nas segundas o parque da Chapada não abre, MAS é possível fazer a trilha do famoso mirante da janela, que te dá uma visão dos dois saltos do parque. É possível ir sem guia? Até é, mas é arriscado pq o caminho tem partes pedregosas que podem confundir, então pessoalmente sugiro que de primeira, contrate um guia. Vc decora o caminho, e das próximas vezes, show de bola. Contratamos o Rodrigo, do camping Aracoara (mais uma vez, super recomendo), e tratamos de sair cedo, para pegar pouco sol (pois é sol o dia todo, e essa é uma trilha de nível difícil). Ah, se vc vai com guia a entrada sai um pouco mais barata (15 reais), fora o valor do guia (geralmente em torno de 150 reais até 5 pessoas).

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Pegar estradinha de terra na traseira da Pick up não tem preço, me senti o rei do gado agora kkkkk

 

O Rodrigo vai explicando de tudo um pouco: história da chapada, o lance dos ets, a geologia do lugar, histórias curiosas, um resumo da flora local... descendo um pouco chegamos na casa do guardião da trilha, um senhor humilde e gentil. Dá pra beber água para pegar um pique também.

Encontramos uma cobrinha na trilha, mas fora isso, nenhuma surpresa. A parte fácil da trilha acaba quando chegamos nas proximidades da cachoeira do abismo. Ela já estava seca, e a água meio feinha, então seguimos.

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A caminhada é intensa, mas visões assim te enchem de determinação

A caminhada exige um pouco, é um sobe e desce em pedras medonho, mas o esforço é recompensado com uma visão de reis do parque! Eu poderia passar o dia só sentado ali, contemplando toda aquela paisagem de cartão-postal e pensando em toda a minha vida =D

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Cara.....a gente estava ali ontem...

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A foto tradicional da janela, mas com uma pequena variação

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Como a chapada é magnífica, cara!

Se a ida foi cansativa, a volta foi uma via sacra para algumas pessoas kkkkkkkkk o sol da tarde em cima da sua cabeça, mais o cansaço da vinda cobram seu preço na volta. Para quem não está condicionado(a) com trilhas, é possível ir, mas vc pode passar mal, então tente se condicionar um pouco com caminhadas antes de viajar. Ah sim. É possível ir ver o pôr do sol no mirante, o que deve ser uma coisa muito show. Fica para a próxima.

Ainda havia tempo de visitar mais um lugar, então resolvemos conhecer a Morada do Sol. Na maioria dos relatos essa atração costuma ficar de fora, mas garanto que a visita vale. Paga 20 pila para entrar, chegue antes das 16:00 e fica de boa. Mas às 17:00 já precisa retornar, então se puder chegue às 15:00 no máximo. Tem uma trilha fácil em mata fechada no início, e consta de três ambientes: Morada do sol, um pequeno cânion para contemplação, apenas, e uma corredeira de águas calmas no final. Show de bola para descansar, nadar, tirar fotos.

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uma parte do cânion (vale das andorinhas)

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O final da trilha, bom para mergulhar e ser mordido por peixinhos

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A morada do sol propriamente dita. Super tranquila de nadar, mas pode haver tromba d'água na chuva

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Chegando a São Jorge, demos de cara com uma caravana de voluntários realizando o cursinho de brigadistas, particularmente isso deu um certo sentimento de esperança na humanidade, sabe..... de tempos em tempos o parque abre editais, então fica a dica, se puder ajudar, faça a sua parte, ok;

A noite foi para descansar. Dia bem aproveitado.

4º dia: se despedindo de São Jorge =’(

Como era terça, o parque estava aberto novamente! Então, partiu parque. Poderia ter rolado cachoeira do segredo por parte dos meus colegas, mas como eu já estava no parque adiantando a trilha, não tivemos como discutir juntos, talvez rolasse um desencontro e eu ficasse preocupado com eles, então o dia foi de parque mesmo. Cachoeira do segredo que me aguarde na próxima ida!

Mais uma vez, atração 0800. A trilha dos cânions e Cariocas é a vermelha, e coincide com a trilha dos saltos por quase 2 km.

Essa trilha é mais “plana” e fácil que a trilha dos saltos, porém é maior, vc anda, anda, e anda, e pensa que não vai chegar kkkkkk, mas só a paisagem de cerrado é o suficiente para vc se distrair e devorar o momento 😃  em uma parte vc tem a bifurcação, tanto nos cânions quanto nas cariocas vc pode se banhar, mas os cânions são mais para contemplação, aí vai de vc.

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O famoso chuveirinho do cerrado

Os cânions são cercados por estruturas de pedra milenares, mais que milenares, datam de tempos pretéritos da terra, e dão mesmo a impressão de que pelo menos um vulcão poderia ter passado ali, não; lindo o lugar, só tome muito cuidado, pois há perigo de acidentes, e o parque não dispõe de serviço de resgate. Aprecie com cuidado

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Lindo

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Sim, eu usei bandana e óculos praticamente a viagem toda. Sol infinito, meus amigos!

 

Depois teve as cariocas, que consiste de um paredão aquático muito bonito, espaço de sobra para nadar, muitos peixinhos te mordendo, e uma piscina acima, que dá um bom banho também. Dá para ficar um dia inteiro fácil ali. Visão de encher os olhos mesmo. Nessa cachu meu cel caiu num poço com água ::ahhhh:: o coração quase sai pra fora, mas felizmente ele resiste um pouco à água, e ficou de boa kkkkk imagina queimar e perder umas 1500 fotos ::putz::

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Magnífico tesouro do Parque ::love::

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Só de olhar da vontade de pular dentro e se molhar, não?

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Voltamos cedo para São Jorge, curioso que a vila fica bem pacata durante a semana, só abrem as lojas de lembrancinhas mesmo, e olha lá. O agito é aos sábados, feriados, e quando os colegas alternativos resolvem festejar algo (ali é uma mistura de culturas, tá ligado irmão?).

Com isso, nossa estadia em São Jorge estava, por ora, encerrada. Triste, mas algo mais bonito estava nos esperando no dia seguinte.

5º dia: a menina dos olhos da chapada.

Nesse dia, pegamos o rumo a Cavalcante x Quilombo dos Kalungas, no sertão do cerrado goiano. Objetivo: Santa Bárbara. Para isso, precisamos passar por Alto Paraíso, aproveitamos para reabastecer o vrum vrum pq a viagem custa. Saímos relativamente tarde, umas 9 horas, em alta temporada isso poderia nos custar um dia de espera, mas por sorte era dia de semana, e não estávamos em alta temporada, então foi tudo perfeito. Dica: na dúvida vá cedo.

No caminho passamos pela entrada da cachoeira dos Cristais (que não visitamos), o jardim zen de pedras e o suposto paralelo 34 (que também não deu pra visitar), e o poço encantado (adivinha? não deu também kkk).

Obs: você não para em Cavalcante, apesar de muita gente associar a cach. Santa Bárbara a Cavalcante. Isso é mito, ela é vizinha dos quilombolas, apesar de que há atrações próximas de Cavalcante, também. Passando da pequena cidade, você anda um pouco numa estrada de terra, meio complicado de chegar, mas com visões do cerrado e serras que compensam a viagem. Após umas 2 horas de carro, de alto paraíso, chegamos no pequeno engenho II, sede dos guias quilombolas. Nessa hora temos um choque cultural, vemos a realidade de um povo guerreiro, que vive de forma simples e aposta no turismo e venda de produtos para ganhar seu suado dinheiro, diante das dificuldades. Então aqui fica uma dica do tio, que com certeza já foi falado em outros relatos: contratem guias quilombolas direto da comunidade. Eles costumam ser mais baratos do que os guias de Cavalcante, e você está fomentando a economia do pequeno vilarejo, ajudando os habitantes. Sério.

Aqui, confesso que você gasta um pouco, mas vale cada centavo: 30 reais para a associação responsável pelos passeios (mas vc pode fazer umas 3 cachoeiras de uma vez!), mais 100 trocados para o guia, e mais 10 para o pau de arara, caso seu carro não aguentar a estrada de terra para a Sta. Bárbara (mas até Uno caixinha vi na entrada, então se vc manja de volante e se garante, pode poupar esse cash).

Os guias quilombolas contam diversas histórias, e no geral estão dispostos para tirar quaisquer dúvidas. Contratamos o Sr. Jesuíno, super gente boa, discutiu diversos assuntos, contou sobre seu ponto de vista do incêndio que assolou a região também.  Ah, é possível encomendar um almoço para ser consumido na volta, comida caseira derivada da terra e trabalho dos próprios quilombolas. Nada de nutella, conservantes ou enlatados. 30 reais para comer à vontade. Tem coisa melhor?

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Até o posto militar tem um design rústico no engenho, simples e bonito.

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Mais trilha aberta

Você já ouviu a expressão “um oásis no deserto”? pois é. Santa Bárbara é isso e muito mais, de longe a mais linda da chapada. De tão azul e cristalina, nem parece natural, mas com certeza dá de dez a zero em qualquer piscina criada pelo homem. Aproveite cada segundo, pois há um limite de tempo de uma hora no local, além do limite de visitantes. O motivo: causar o mínimo de impacto natural possível. O horário mais disputado é o do final da manhã, pois o sol bate bem em cima da água, realçando o efeito das cores. As fotos parecem pinturas feitas a dedo. É. A chapada e suas jóias. ::love::

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A Santa Barbarinha. Que cor de água é essa, cara?

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Obrigado a Deus, grande Mãe, Gaia, Iemanjá, Espaguete Voador, qualquer um que tiver criado isso merece meu agradecimento! 

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As únicas fotos submersas que prestaram foram aqui. Pq será?

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Legendas para isso serão poucas para descrever essa maravilha

Após Santa Bárbara, fomos para a cach. da capivara, que emendamos com o guia. Dá para fazer Sta. Bárbara, Capivara e Candaru no mesmo dia, com o guia, como chegamos meio tarde, ficaria meio corrido de fazer as 3 e aproveitar bem. Capivara tem uma piscina com borda infinita, um piscinão para banho mais embaixo, e um cânion imenso para contemplação em seguida. Show de bola também.

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Outro tesouro guardado pelos quilombolas

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Piscina em Dubai? Nah, eu dispenso

 

Chegamos cansados, os demais colegas com fome, foram almoçar/jantar, enquanto que eu tratava de administrar a memória dos celulares. Levei 3 aparelhos, e ainda precisei comprar um cartão pra armazenar mais fotos e vídeos ::lol4::

Voltamos ao anoitecer, a estrada é um breu. Vá com cuidado e sem pressa que você chega lá. É possível dormir em Cavalcante, ou ir de uma vez para Alto Paraíso. Fica a seu critério. Em Alto, ficamos todos no Jardim da Nova Era, hostel e camping bem estruturado, equipe organizada e disponível para tirar dúvidas. Seria nosso lar nos próximos dois dias. Com tempo sobrando, aproveitei para dar uma volta na cidade.

Alto Paraíso é aquela cidade de interior com seu toque alternativo. A Av. Ary Valadão é a principal para o turista, uma mistura de sons, cores e cultura. Aparentemente às terças e quartas ela fica mais parada, enquanto que nos finais de semana ela começa a “bombar”. Noite parada, aproveitei para provar os pastéis da vendinha 1961, point tradicional de pastéis e comidas mais completas, costuma dar gente quase todo dia. Infelizmente não tinham sucos regionais na ocasião, mas isso não desanimou meu estômago

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Lanche a luz de velas, isso pede uma companhia, ne

Sabe quando eu disse que faz frio na chapada? Pois é. Em Alto é ainda mais frio do que em São Jorge ::Cold:: todo mundo agasalhado como se estivesse numa Nova Iorque de inverno, e eu de calça e camisa normais. Não chega a incomodar para sair de noite, mas para dormir sim. E olha que dormia de calça, camisa de manga e capuz, saco de dormir, e acordava de madrugada reclamando do bendito frio.::hahaha:: Com isso eu pensava. “P%#*@, como que eu vou fazer a travessia da praia do cassino, ou subir o monte Roraima, Pico da Bandeira e afins no futuro, onde a temperatura é mais baixa ainda? Tou lascado bicho::lol4::::hein:”.

6º dia: Ets em todo o lugar.....e a água mais gelada da chapada (na minha opinião)

Alto Paraíso é uma cidade segura. Vc sai de madrugada para andar, sem maiores preocupações. Nos dias em que fiquei lá já levantava às 5 (sangue tem que correr ne), e ia conhecer um pouco da cidade. Podia virar uma rotina sair para caminhar ou correr todo dia nesse horário que por mim estava de boa. Temperatura na faixa dos 18,20 graus, ok. Nascer do sol bonito, procurava sempre um lugar bom para assistir o raiar do dia, até numa torre de um posto de gasolina abandonado subi :D

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Menino barrigudo me encarando

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Um amanhecer desses, bicho

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O que vc tá olhando?

Como é de conhecimento geral, a chapada tem fama de energia mística, que possivelmente atrai seres de outros planetas pra cá. A cidade tem referências de Ets em todo o lugar, o que deixa a coisa toda mais divertida. O portal da cidade é uma nave espacial, po.

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Será que isso sairá do chão um dia?

Para o dia, o combinado era loquinhas + Cristais. Eu sempre vi a Loquinhas como uma cachu secundária, sem muita coisa pra ver, passeio de umas horinhas. Como estava enganado também. Ela é fácil de chegar, de dentro da cidade, anda por um ramal ok, chega na entrada da fazenda e desembolsa 30 mangos. Parece caro, mas assim, o lugar de fato é estruturado, e as trilhas são suspensas, até mirante e local para descanso ou piquenique tem. E a loquinhas é uma das trilhas, A cachoeira mesmo é a das esmeraldas.

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vai por mim, rola

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O poço do sol, que de sol não tem nada, gelado que nem o cão isso aí

O poço do sol é um bem conhecido nas fotos, e o último da trilha loquinhas, ele é semelhante à da Santa Bárbara no quesito cor da água, mas este é esverdeado ao invés de azul. E ele é tão lindo quanto G E L A D O! Saía da água com o corpo dormente, em nenhuma de São Jorge tinha acontecido isso *lerigo.....go....*

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Ah, que coisa boa

As trilhas são compostas de pocinhos, alguns ok, alguns bem sem graça e alguns lindos e fundos para nadar. Além do poço do Sol, adorei o poço da xamã, da trilha loquinhas, o poço do Saci, da trilha violetas, e o tranquilitas, da trilha rubi. Achei o poço da Xamã o mais bonito do local, tbm.

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O magnífico poço da Xamã

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O poço do Saci. Será que foi o Saci que botou esses totens?

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Tranquilitas.

 

O grupo ficou uma boa parte do dia aqui, cochilamos até, no poço tranquilitas (olha o nome também ne), decidimos que a Cristais não seria bem aproveitada no dia, então voltamos para o hostel e camp mais cedo.

Com tempo de sobra, tratei de procurar aluguel de Bike. Eu perguntei no fórum, há uns tempos atrás, mas ninguém me respondeu, então cabe a mim a decência de dizer: HÁ ALUGUEL DE BIKE SIIIM!!! Tanto em São Jorge quanto em Alto. Aluguei uma no paraíso das bikes pq precisava pedalar na cidade, e curtir o pôr do sol na estrada de São Jorge (que aliás, possui uma ciclovia bacana). Já me sentia um só com o cerrado, um lobo-guará em formação, correndo pelos campos de gramíneas e arvoretas...melhor sensação do mundo, vai por mim.

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Estacionamento errado, chapa!

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Indo para o jardim.

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O ar esfria mas o sangue ferve de excitação

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Pôr do sol na estrada com a magrelinha

Após isso, só restava dormir cedinho, e pensar no quanto a semana estava sendo bacana, com tanta coisa para conhecer. O dia seguinte tecnicamente seria o último dia de chapada, então a tristeza, saudade de casa, entre outras coisas, começavam a se misturar. Noite afogada em pensamentos, quase não dormi.

7º dia: Fechando com chave de ouro num cartão postal

Nesse dia, ficou decidido que visitaríamos a badalada catarata dos couros. Ela é um pouco problemática, pois fica no meio do cerrado e de ramais de fazendas, assentamento de sem-terra, campos de milho e abdução, e outras coisas mais. Guia é uma boa para essa, mas eu fui no CAT e nada de aparecer guia na manhã.

Então surge a nossa salvação: um casal de moças resolveu ir “na cara e na coragem” usando o Waze (obrigado desde já e sempre, casal do Waze, vcs são fodas demais ::otemo::), me meti na conversa, perguntei se podíamos acompanhar elas, por elas tudo bem. Eu já sabia que a trilha estava no google maps, mas como vc anda por uma hora dentro de ramais e ramais em território desconhecido, um erro e vc para na casa do leatherface kkkkkkk então era melhor ir de guia. Mas como tempo é precioso...

Conseguimos. Por uns instantes pensamos que estávamos perdidos, mas enfim chegamos. Eu vou deixar uma dica aqui, mas que seja nosso segredinho, senão a associação dos guias de Alto bate aqui em casa, ok? há pouquíssimas placas da cachoeira nos ramais, mas vc pode usar o rancho da dona Luzia como referência, há referências no caminho, se vc estiver indo ao rancho da Luzia vc está no caminho. Vimos uma Seriema no final, mas não deu pra tirar foto.

No estacionamento tem umas banquinhas pra vc comprar água ou comida, e paga um valor simbólico pro guarda cuidar dos carros. Acho super justo uns 15 reais simbólicos. A trilha é fácil a média, você chega primeiro na cachoeira da muralha, que é linda e a melhor para o nado. Pode ser deixada por último, para vc andar menos.

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La muralha

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Show de bola pra nadar

Para ir para couros, só seguir a trilha do lado esquerdo do rio, há lugares nas corredeiras para tirar boas fotos e nadar também. Lindo, mas o melhor estava por vir

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Eita poha

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Cheio de curvas e poços para o banho....mas aguenta coração ae

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Caraca! Não imaginava que a imponente Couros fosse tão grande! Você precisa descer um tantinho para chegar na base dela, e dependendo da época do ano, ficar na base dela é arriscado, realmente o lugar é perigoso, pq um passo em falso e vc é arrastado para os níveis inferiores, fraturas e afogamentos não devem ser difíceis ali, então tome muito cuidado. Se Choveu, melhor sair fora.

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aviso dado.

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Para vc ter uma idéia do tamanhinho da bichinha

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Nível inferior, rola um banho, mas com cuidado.

 

Passamos um tempo em todos os lugares, e no final da tarde, retornamos, enfim, para Alto. Se vc for sem guia, é bom que memorize as referências dos ramais, há sempre uma porta, placa ou peculiaridade de uma bifurcação que pode te ajudar. Dá para se perder sim, então leve combustível suficiente para evitar perrengue.

A noite de sexta se resumiu em afogar as mágoas (os lugares badalados estavam abertos), e andar mais pela cidade, há sempre algo novo para se ver. Percebi que o povo goiano gosta muito de açaí e caldos diversos. Bem legal isso. Caldo combina com o frio, também, ne... Ah sim, há muita opção vegan e alternativa de comidas, também.

Enfim.....a Chapada dos Veadeiros é mágica, misteriosa, repleta de histórias, uma verdadeira aquarela da humanidade, com tantas culturas e caras diversas em um só ponto, é um lugar onde passaria meus anos finais de vida, com certeza. O globo repórter fez uma ou duas matérias sobre o lugar, mas sabe.....aquilo só te dá uma noção mega superficial do ato de estar chapado pela magia daquele ambiente sobre a grande placa de quartzo. E com certeza será local de férias em oportunidades futuras. 😃

 

Agora as infos básicas:

Transporte: Como é sabido, de BSB para alto vc pode pegar um ônibus da Real Expresso, a viagem é demorada, diz que os bus costumam atrasar.....para são Jorge existem viações e transportes específicos, pelo que vi num ponto da vila. Mas a cultura da carona existe. No Face existem vários grupos. Só entrar e anunciar. Em alto Paraíso existe uma parada de ônibus perto da nave espacial da cidade, é o point de carona. Em são Jorge o point é numa parada de ônibus na entrada da vila. Mas a melhor opção sem dúvida é carro próprio.

Hospedagem: isso não chega a ser um problema se vc não está indo em temporada alta, em casa esquina há um hostel ou camp, alguns ok, outros meia-boca, e outros de excelência, vai do seu gosto.

Custos: olha, rachando em grupo vc gasta menos do que o esperado, mas de uma maneira geral essa chapada tem um ótimo custo-benefício. Levei R$ 1.500,00 em espécie, fora o cartão, e ainda sobrou, e olha que gastei loucamente em algumas besteiras. Sendo mais “Julius”, poderia ter gastado em torno de 1.200,00, e isso incluindo um final de semana em Brasília que fiz após a viagem!

Levo dinheiro ou cartão? Leve ambos, em muito lugar de alto e São Jorge vc pode passar o cartão. Eu achei tudo bem seguro ali, então levar dinheiro em espécie (devidamente guardado) é super de boa. Posso confirmar que tem itaú e casa lotérica em alto paraíso e banco do brasil em cavalcante (mas não confie muito nos serviços). Não cheguei a ver caixa em São Jorge.

melhor época: o mês de maio é uma transição entre a época úmida e seca, então chega a ser uma boa pois vc vai pegar cachus caudalosas e céu limpo. E ainda não será alta temporada. Por que não ir no verão: cachoeiras e poços mais secos, sol mais forte. Por que não ir no inverno; Atrações fechadas pelo risco de trombas d’água, água não tão cristalina. Lá pro meio do ano rola o tal encontro de culturas, então se vc é caça-festa, acho que vai encontrar a chapada bem animada.

O que levar: além do básico pra viagem, recomendo roupa pro frio (para andar de noite e dormir), protetor solar e labial forte (estou com ferimentos nos lábios até agora em virtude da secura, e olha que usei protetor labial e me mantive hidratado), MUITA, muita água mesmo, e lanchinhos para as trilhas (vc vai passar o dia fora, dependendo do lugar, com os lanches certos vc nem chega a passar fome, comidinhas com fibras, sementes, sucos, frutas e sanduíches são uma boa).

Quanto tempo ficar: olha, mesmo com uma semana, faltou conhecer muita coisa. Eu não fui na cristais, almécegas, raizama, que são bem conhecidas, entre outras, a chapada é IMENSA, opção não falta, para todos os bolsos, pra isso, faça uma pesquisa prévia a respeito do que lhe interessou. Tem canionismo, tirolesa, vôo de balão, a pessoa que vive em 220v (que nem eu) fica bugada com tanta alternativa ::hahaha:: Se não conheceu tudo, já reserve uma visita futura, quem sabe vc não vê os etzinhos...

Ah, devo contratar uma agência? NÃO PRECISA! Essa chapada te dá uma liberdade que muitos lugares não dão, vc pode ir de boa para muitos lugares por conta própria. Aproveite.

 

Então é isso, gente boa. Permita-se, e seja abduzido(a) também 😃

muito bom seu relato já deu pra filtrar mais informações e ter mais ideias do roteiro que vou fazer pro mês que vem... apesar de não saber se é uma boa época pra ir , mas eu to muito afim de ir que nem to ligando pra isso kkk 

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