Colaboradores rgoliveira Postado Setembro 18, 2017 Colaboradores Postado Setembro 18, 2017 (editado) Resolvi escrever minha opinião sobre Gent após ser surpreendida positivamente pela cidade e por não vê-la (ou ver muito pouco) em destaque nos guias de viagem e nos relatos de mochileiros que vem pra Europa! Na Bélgica, o pessoal costuma ir pra Bruxelas e Bruges e acaba deixando Gent de fora! Estou tendendo a concordar com o guia Lonely Planet que Ghent é a cidade mais subestimada da Europa! Bom, vamos por partes. Morei na Europa em 2009 e visitei 12 países e várias cidades, incluindo Bruxelas e Bruges – esta última sempre citada por viajantes quando se trata de roteiros pela Bélgica. Voltei pra Europa agora em 2017 pra estudar e desde então estou morando em Ghent. Antes de chegar aqui, imaginei que fosse encontrar mais uma cidade histórica com universidades, como várias outras que vi nas minhas viagens em 2009. Um grande engano! Ghent é uma cidade medieval muito autêntica, mas que ao mesmo tempo respira modernidade e cultura. As fachadas de todas as construções históricas estão conservadas, então caminhar pela cidade te faz sentir que você voltou no tempo! Além disso, a prefeitura de Gent fez um projeto de iluminação muito bacana e, todos os dias, as principais construções históricas da cidade são iluminadas ao anoitecer. Gent ganhou vários prêmios internacionais por conta desse projeto de iluminação. Ou seja, andar de dia ou à noite pela cidade são coisas completamente diferentes e uma atração à parte! Pra mim, Gent é a cidade mais viva da Bélgica: mais de 20% da população é universitária, o que faz com que não falte agitação durante o ano todo. São bares, restaurantes, festivais, shows, concertos e toda sorte de opção cultural que enriquece os dias e as noites da cidade, tornando-a viva e agitada, com opção para todos os gostos e bolsos. Opções gastronômicas são infindáveis e atende todos os budgets: cervejarias, bistrôs, restaurantes sofisticados e fast food belga, além das inúmeras opções vegetarianas. Pra mim, que sou vegetariana há muitos anos, aqui é um paraíso. Quando cheguei aqui, descobri que Gent é considerada a cidade com maior número de restaurantes vegetarianos/veganos da Europa – é chamada de capital veggie da Europa! Sensacional! Além de todas as atrações turísticas, como moradora posso afirmar que a cidade é muito organizada e muito fácil de se locomover – seja de bike ou transporte público. O ambiente multicultural também é muito presente: os belgas estão acostumados com um clima internacional por aqui e recebem gente de fora muito bem. E é fácil de chegar de qualquer lugar da Europa de trem. A Bélgica fica no coração da Europa, isso facilita o acesso! Então, pra quem estiver lendo esse relato, considere adicionar Gent no roteiro se estiver vindo pra Bélgica ou viajando entre França e Holanda! Bom, pessoalmente eu preferi Ghent muito mais que Bruges. Se tiver tempo, coloque as duas no roteiro! Se não, eu ficaria com Gent! Ah, uma sugestão de lugar pra ficar: esqueça todos os hotéis que achar na net. Esse é o melhor lugar que você vai achar. Chama Bed in Gent. É um Bed and Breakfast super em conta mas com cara de hotel! Fiquei aqui por 19 dias quando cheguei na Bélgica porque meu flat ainda não estava disponível. O Tom é o proprietário, são dois quartos apenas mas muito bem mobiliados, espaçosos e confortáveis, com cama de casal e banheiro com banheira. Café da manhã muito gostoso e localização excelente: fica perto da estação de trem, poucos minutos de caminhada dos principais pontos turísticos e em uma vizinhança tranquila e silenciosa. O Tom é um belga sensacional, que me ajudou com tudo que precisei durante minha estadia. Tivemos boas conversas sempre ao som de bossa nova – que ele curte muito! Pesquisei bastante antes de vir e o custo-benefício de ficar no Bed in Gent é infinitamente melhor. Vou deixar o link e o email dele: info@bedingent.be – www.bedingent.be Bom, é isso! Me senti na obrigação de compartilhar um outro ponto de vista sobre a Bélgica. Muitas vezes quem planeja uma viagem com um roteiro apertado – muitos lugares e poucos dias – pode acabar deixando de fora esses bons destinos que não são tão citados! Editado Setembro 18, 2017 por rgoliveira 1 Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Setembro 19, 2017 Colaboradores Postado Setembro 19, 2017 Concordo com tudo, Ghent é demais! Eu inclui meio que por acaso no meu roteiro (ia de Amsterdam para Bruxelas e tinha dois dias sobrando no meu roteiro) e foi uma surpresa e tanto. Fiquei apenas uma noite, mas gostaria de ter ficado mais uma. Cidade linda, cheia de vida tanto de dia quanto de noite. E ainda tomei as melhores cervejas da minha vida. Recomendo muito! 1 Citar
Membros Eduardo E. A. Postado Dezembro 22, 2017 Membros Postado Dezembro 22, 2017 Poxa, muito bom saber. Aparentemente é uma cidade legal demais mesmo. Pena que quando fui para Bélgica não tinha conhecimento e acabei ficando por Bruxelas e Bruges. Mas quando voltar para lá vai estar no roteiro com certeza. Obrigado. Citar
Membros gmand10 Postado Maio 11, 2018 Membros Postado Maio 11, 2018 Ola! Estou indo mais 4 amigos para Bélgica. Ficaremos 2 dias em Gante e já vi que compensa bastante ir à Bruges num bate e volta. Qual a melhor opção para ir de Gante Bruges? Existem mais opções ao redor destas cidades que valha a pena conhecer? Alguma cervejaria famosa por perto para ser fazer um Tour? A outra dúvida é em relação ao custo de alimentação nessas duas cidades? Qual o valor médio de uma refeição (nada de luxo, algo considerado no padrão "justo" de preços) Valeu demais, galera! Citar
Colaboradores Rafael_Salvador Postado Maio 11, 2018 Colaboradores Postado Maio 11, 2018 54 minutos atrás, gmand10 disse: Gante Bruges? Trem. 30 minutos. 1 Citar
Membros 987987 Postado Maio 12, 2018 Membros Postado Maio 12, 2018 Acho que a única opção é o trem, ou ao menos a mais prática, com trens a cada 30 minutos. Nem sei se tem ônibus, mas se tiver vai ter uma frequência bem menor, com alguns poucos horários por dia. Cervejaria "famosa" em Bruge é a De Halve Maan, eles fazem tour de visitação. Ano passado estive em Brugge, e pela minha planilha de gastos, paguei 25 Euros num almoço + 2 cervejas trapistas num restaurante do centro. Era um restaurante simples, e não pedi nada sofisticado e caro, tinha restaurantes e opções bem mais caras, eu escolhi um dos mais baratos., mas também não o pior deles... 1 Citar
Membros gmand10 Postado Maio 14, 2018 Membros Postado Maio 14, 2018 Valeu demais pelas dicas@987987 Citar
Membros mixellett Postado Agosto 21, 2018 Membros Postado Agosto 21, 2018 Olá, pessoal! Aproveitando o post, seria melhor ficar em Gante ou Bruxelas como base? Tinha pensado em ficar em Bruxelas e fazer bate e volta pra Gante e Bruges, mas lendo o relato, fiquei em dúvida, rs! Citar
Membros 234234 Postado Agosto 21, 2018 Membros Postado Agosto 21, 2018 Por questões logísticas de transporte e facilidade de locomoção, ficar em Bruxelas é muito melhor. Pois em Bruxelas você tem trens diretos para Paris, Londres, Amsterdam, Luxemburgo, Bruges, Ghent, Antuérpia, Colônia, etc, alem de ter 2 aeroportos com voo para toda a Europa, o que pode facilitar muito os seus deslocamentos para chegar e sair da Bélgica. Em Ghent, você só tem trens para Bruxelas e Antuérpia (esta com bem poucos horários e geralmente meio ruins), ou seja, na prática, você vai acabar tendo que passar por Bruxelas 2 ou 3 vezes, uma na chegada, uma na hora de ir embora, e outra se resolver visitar a cidade num bate-volta. Então se você resolver escolher Ghent como base, escolha por motivos pessoais, pelas atrações da cidade, por que você gostou mais da cidade, etc, , e não pela logística facilitada, não tem nenhum problema nisto, eu mesmo faço isto as vezes por que gostei mais de um lugar que outro, mas tem que assumir os custos e complicações adicionais que isto lhe causará, pois a logística de transporte ficando em Ghent é um pouco mais complicada e mais cara do que ficando em Bruxelas. 1 Citar
Membros mixellett Postado Agosto 21, 2018 Membros Postado Agosto 21, 2018 @234234 Muito obrigada! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.