Membros paulabaggio Postado Maio 22, 2011 Membros Postado Maio 22, 2011 Oi pessoal, me chamo Paula, tenho 2 filhos de 8 e 13 anos e moramos em Porto Alegre. Meu companheiro éítaliano mas mora aqui. Em julho vamos passar um mes na Europa, e resolvemos alugar um Camper (MH) em Bergamo, Italia, para viajar para a Croacia, Austria, Alemanha(sul) e talvez um pouco da França. Voces acham tranquilo viajar sem fazer reserva em camping? Eu aluguei 4 bicicletas, o que vcs acham? Estão me chamando, depois eu escrevo um pouco mais! Paula Citar
Membros stephanriederer Postado Maio 23, 2011 Autor Membros Postado Maio 23, 2011 Paula, é super tranquilo, essa minha viagem eu fiz em julho também e não encontrei nenhum camping lotado (e nem quase lotado), era temporada de verão e sempre tinha vaga, não importa o quão badalado fosse o camping, até mesmo no centro de capitais como Zurich e Budapest sempre tinham vagas nos campings, pode ir tranquila que o que não falta na Europa são campings, em cada esquina tem um. Alugar bicicletas foi uma ideia muito boa, nós não alugamos e acabamos nos arrependendo, tem muito lugar pra andar de bike, em todos os campings sempre tinha muita gente de bike, inclusive acampando de bike com suas barraqunhas nas costas. Citar
Membros Facos Postado Maio 25, 2011 Membros Postado Maio 25, 2011 Olá Stephan e demais colegas, Tudo bem ? Agora ja comprei as passagens então aguente as perguntas ! kkkkkkkkkkkkkk Estamos em 4, eu e minha esposa e dois filhos (6 e 9) Além das passagens precisa de mais algum outro documento (fora o passaporte e rg original, claro) ? Alias da ultima vez ainda tinha passagens físicas, agora nem isso ! É obrigatório algum seguro internacional como é aqui na América do Sul ? em tempo comprei minhas passagens com Visa Platinum internacional (ja possui seguro, né ?) Teve algum problema com a carta brasileira ou é necessário a permissão internacional ? Usou algum guia daqui ? Formmers ou guia do viajante independente da Europa ? O que acha que é indispensável locar junto com o MH ? bicicleta ? mesinhas ? GPS ? se eu levar o meu com o mapa europeu instalado terei problemas ? Se eu levar um notebook existe forma de que eu permaneça conectado durante toda a viagem ? Você sugere algum MH por ser mais bacana ? mais util? com camas melhor dispostas? depois de ve-los pessoalmente ? Ufa... por enquanto é só ! agradeço desde já quem puder ajudar ! Abs Citar
Membros stephanriederer Postado Maio 25, 2011 Autor Membros Postado Maio 25, 2011 Fala meu amigo! Então cara... sobre os documentos, nós pegamos a carteira internacional com o despachante, não lembro o preço mas chegou em 1 semana, foi super rapido, e também tem outro documento que eles pedem, o tal de Schengen que nunca ninguém tinha ouvido falar mas é "obrigatório" ter... Tanto a carteira internacional quando o schengen, nós não precisamos mostrar pra ninguém em momento algum da viagem, nem na alfandega do aeroporto nem pra nenhum guarda rodoviario e nem na hora de alugar o motorhome ou acampar em algum camping, agente levou pra não ter problema mesmo. Sobre o Schengen, quem nos emitiu foi o VISA, que é nosso cartão de crédito, eu acho que esse documento é algum tipo de seguro provando que você tem dinheiro e não está indo para Europa para ficar por lá mendigando e tal, é nescessário um por família, como eu fui com a minha mulher e nós não somos casados, cada um teve que tirar o seu, mas no seu caso um serve para todos, converse com o pessoal do seu cartão de crédito ou com o gerente do seu banco pra vc pegar o seu, é de graça (pelomenos o VISA emite de graça). tira só por segurança mesmo cara, pra ninguém poder ter motivo pra te mandar de volta assim de bobeira. Agora vamos falar sobre o motorhome! Como você vai no verão, bicicletas são super legais, o foda é transportar, ou vai preso atras ou vai ocupando o bagajeiro (se o MH for grande o suficiente pra caber 4 bikes). Nós não alugamos bikes e nos arrependemos, tem muito lugar bonito pra passear por lá e é super seguro. Outro ponto que nós demos uma vacilada foi em relação a cadeiras extras, daquelas que se desdobram pra ficar sentado na varanda do motorhome curtindo a paisagem e descansando um pouco principalmente se voce estiver sujo ou suado e não quiser entrar no motorhome e tomar bronca da esposa que acabou de limpar o chão =P Logo no segundo dia da nossa viagem já paramos em uma lojinha e compramos uma super legal com a bandeira da alemanha como estampa, ficou de souvenir para nossos acampamentos aqui no Brasil, foi uma ótima compra (só compramos uma pois era a unica da loja, mas já valeu a pena) - No local onde se retira o motorhome tem sempre uma lojinha de campismo com itens básicos para comprar como cadeiras, repelente (não se esqueça que os mosquitos da Europa só tem 3 meses para comer turistas, o resto do ano é inverno, então se prepare para o ataque dos pernilongos infernais!!!!!), cordinhas para fazer varal, bacias para lavar roupa, bóias para brincar nos rios e lagos, etc etc etc... enquanto vc assina a papelada pra retirar o motorhome bota sua mulher pra fazer compras na lojinha com as crianças. Nós particularmente não gostamos dos travesseiros que vieram com o nosso motorhome, eram muito molengas e já no mesmo dia paramos numa loja de cama mesa banho pra comprar uns melhores, foi uma ótima compra pois na volta eles serviram para proteger miudezas que compramos forrando a mala. Quanto ao motorhome em si, se os irmãos não tiverem problemas em dormir numa cama de casal, um motorhome para 4 pessoas já é suficiente, você pode inclusive encontrar um que tenha uma cama de casal e 1 beliche para os dois. ai você entra no site http://www.ideamerge.com, coloca o país que você vai pegar o MH e informa os dias e veja se ainda tem algum disponível, acho bom você correr atras disso logo pois como eu disse, a concorrência por MHs no verão é absurda! Em relação ao notebook, na grande maioria dos campings que nós ficamos tinha internet wifi aberta para os campistas, é só perguntar na recepção que eles te liberam a senha. Nas cidades também é super comum você ter wifi aberto em restaurantes, shoppings e até mesmo o wifi das pessoas que deixam aberto e eventualmente você acha esses sinais e se conecta. Também tem a opção de comprar um CHIP de alguma operadora de celular e usá-lo durante o mês, mas acho que ai deve ser um pouco mais complicado, não sei como funciona. Pra mim, ter internet aberta nos campings já bastava. quanto ao GPS, isso que voce disse foi exatamente o que eu fiz, levei o meu com os mapas dos países que eu ia passar, foi tudo beleza, eu tenho 2: o IGO8 e o DESTINATOR7, ambos funcionaram perfeitamente, inclusive, achei essencial os GPSes nesta viagem, pois com eles você fica longe das auto-estradas e aproveita as estradas turisticas da europa, nas autoestradas vc não vê nada, inclusive os campings não estão nas autoestradas, mas sim, nas secundárias, que passam por vilas e rios e lagos, muito melhor. Olha essa foto que eu tirei: como você pode ver, mesmo que não estejam assim paralelas como na foto acima, elas sempre andam juntas... a estrada secundária é antiga e pequena, passando pelo interior das cidades e vilas, já a auto estrada, é moderna e rápida com suas diversas faixas de rolagem cortando a paisagem com viadutos e túneis enormes. qualquer duvida que você tenha é só perguntar que eu rebato aqui! PS. não usei nenhum guia, nós já sabiamos quais capitais queriamos visitar e fomos indo de uma pra outra pelas estradas secundárias seguindo dicas de lugares bonitos que os próprios campistas nos recomendavam. Citar
Membros Facos Postado Maio 25, 2011 Membros Postado Maio 25, 2011 Stephan, Legal cara, resolveu muitas questões, inclusive verifiquei hoje que como comprei com visa terei o direito da assitência que voc~e citou ! Ufa... um problema a menos. Agora realmente vou correr atrás da Carteira Internacional pois ouvi falar que em alguns países eles pedem. Nossa viagem vai ser bem extensa. Vamos pegar o MH em Portugal (FARO) e vamos partir sem destino mesmo, apenas com uam rota principal e com uma idéia de quais locais nós vamos. Pretendo, em 20 dias aproximadamente chegar à Finlândia e descer até a Grécia ou Roma, passando pelo Leste europeu. Aí tenho uma dúvida: quais daqueles países existe problema e não é conveniente a passagem ? Pretendo fazer o seguinte esquema: Portugal, espanha, França, Inglaterra, belgica, Holanda, Dinamarca depois começo a descer: Alemanha, Republica Tcheca, Austria, Hungria, Romênia, Bulgária, Grécia, Depois de balsa vou para a Itália (ainda a verificar esta passagem), Suiça, França, Espanha e enfim de volta a Portugal. Sei que parece corrido mas a kilometragem não é tão grande assim. Pelo que verifiquei não passade 11.000km e o que gostamos é mesmo é de rodar e rodar. Lógico que vamos verificar isso conforme o passeio for progredindo, mas esse é o roteiro pretendido. A segunda opção é chegar até a Hungria e voltar indo direto para a Italia... aí ja viram somente 9.000km. Bom, é isso ae ! Obrigado de novo e agradeço desde já pelas explicações. Abs Citar
Membros Facos Postado Maio 25, 2011 Membros Postado Maio 25, 2011 Em tempo... e fora do assunto: sabe se comprar uma boa máquina fotográfica por lá é vantagem ou é tudo igual ? abs Citar
Membros stephanriederer Postado Maio 25, 2011 Autor Membros Postado Maio 25, 2011 Meu... destes países que vc citou eu lembro que a Romênia era meio trash e até os caras da IdeaMerge perguntam se vc passa por lá ou não... pra hungria eles já torceram um pouco o nariz mas como eu sou hungaro eu nem liguei e fui assim mesmo, não tive problema nenhum. outros dois países que eu fiquei em dúvida são republica tcheca e bulgária, normalmente eles pedem pra vc não ir em países que era comunistas a até pouco tempo, mas como hj em dia a maioria já está com euro e tudo o mais, creio que não terão problema (lembre-se que a hungria entrou na união européia mas não aderiu ao Euro ainda, eles usam o FORINT, mas é facinho facinho trocar euro por forint lá em qualquer lugar, é igual chegar com dollar no paraguay, vc é o rei) E quanto a maquina fotográfica, comprar lá é muito mais legal, mas é indispensável levar uma daqui para não perder fotos do começo da viagem! fotos do aeroporto, plaquinhas e viagem de avião etc etc etc... eu levei 2 e acabei comprando mais 2 lá aheuaheuaheua Citar
Membros Facos Postado Maio 25, 2011 Membros Postado Maio 25, 2011 Olá Stephan, mas com relação às fronteiras continua tudo aberto ? Fiquei meio receoso com a resposta uma vez que vou com crianças. Sugere que seria melhor contornar este "problema" indo direto para a Italia ? ou tem coisas legais de se conhecer nestes locais ? PS - vc não encontrou mais facilidades por ser Hungaro ? Citar
Colaboradores glaubercr Postado Maio 25, 2011 Colaboradores Postado Maio 25, 2011 Sobre o schengen, se pedirem na imigração e vc não tiver vai sair o olho da cara pra contratar na hora, portanto, é indispensável, e não só por isso, é o seu seguro de saúde. Tem bastante info aqui no mochileiros sobre isso, inclusive sugestões de onde conseguir pelo melhor preço. Eu também usei o do meu platinum, e olha que nem comprei as passagens 9fui de milhas), apenas paguei as taxas de embarque com ele hehe. Liguei na central e pedi e deram inclusive para a minha noiva sob a alegação de que temos uma união estavel registrada em cartorio (blefe). O unico porém é que esse seguro dos cartões não te dão a assistencia medica e hospitalar até onde sei, eles apenas te reembolsam (atendimentos que não sejam de urgencia tem que ser conforme local indicado por eles para ter direito ao reembolso). Caso fosse preciso a minha noiva usar não conseguiria o reembolso por falta da união estavel.... mas pra passar na imigração vale! Sobre a PID (Permissão internacional de dirigir) é muito facil´de fazer pelo detran, na italia precisa, mas não me pediram em nenhum instante. Aliás, esta PId é um livrinho, um documento sem foto, com uma numeração toda estranha. Uma vez me contaram que a policia parou na estrada e pediu a habilitação e apresentada a internacional o policial não aceitou porque não reconheceu aquilo como um documento apropriado pelo tipo de numeração, aí apresentaram o RG e ele aceitou hehehe....burrocracia pura, mas vale a pena pra não arriscar se incomodar... Citar
Membros stephanriederer Postado Maio 26, 2011 Autor Membros Postado Maio 26, 2011 E sobre a pergunta das fronteiras, sim, estão todas abertas, inclusive para entrar na hungria, a UNICA fronteira que tivemos que parar para dar explicações foi da Áustria - Suiça, mas disseram que a Suiça faz isso com todas as suas fronteiras, só entra na suíça parando lá e explicando o motivo de sua entrada, eles são metido a ricos hauehauehauea e são ricos mesmo, outro mundo lá dentro, até as vacas são chiques comendo seu capim mais verde que o dos outros. Mas as fronteiras entre os outros paises todos são totalmente abertas, na verdade, nem fronteira tem direito, voce as atravessa como se estivesse atravessando de SP ao Paraná ou a minas gerais, só tem a plaquinha te indicando em qual país vc ta entrando. A Hungria, é uma pena dizer isso, mas está meio brazilian-style... Só salva Budapeste, que é linda por sinal, acho que a capital mais bonita de toda a minha viagem, inclusive pq tem um camping bem no centro do lado da estação de metrô, o camping Haller (na rua Haller), muito bem localizado. Já o resto da hungria (interior) está indo mal, ruas e estradas esburacadas, o lago Balaton, ante conhecido como a praia dos ricos e dos turistas vindos da alemanha e austria, agora está fedido, quando bate uma brisa da pra sentir o cheirinho de esgoto... Para os padrões de rios e lagos encontrados na Europa, que da pra vc entrar pra se banhar em qualquer um, este da hungria me decepcionou muito, fiquei muito triste. Inclusive no camping que eu fiquei na beira do lago Balaton, aconteceu um dos fatos que mais me fez me sentir no Brasil hhahahaha eu precisava comprar uma ficha para lavar roupa mas a recepcionista não tinha troco, então eu comprei a ficha mesmo assim e deixei ela com o troco de presente, que era quase o valor de uma segunda ficha, ai ela foi nos mostrar a maquina, coloquei a ficha e vi que a maquina estava desligada da tomada, então, perdi a ficha... fui la explicar o fato (tudo conversando em hungaro com a mulher) e a mulher não quis nem saber e me disse assim: "se voce quiser eu posso te vender outra ficha", fiquei puto da vida e como estava com muita roupa suja pra lavar tive que ir atras de uns trocados no motorhome pra comprar outra ficha... foi foda, mas depois eu até me conformei, é o meu povo lá, precisando de uma grana pq a hungria depois do comunismo ainda não se recuperou, a russia roubou tudo deles, só as grandes cidades que estão bem por lá. Mesmo com tudo isso da pra andar tranquilamente por lá, é igual andar naquelas estradas do paraná que vão pra foz do iguacú hehehe, até melhor se bobear. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.