Membros crdefreitas Postado Abril 22, 2018 Membros Postado Abril 22, 2018 Pouco importam as outras coisas se eu permanecer milionário de histórias e curiosidade pelo mundo, pois este - o conhecimento - é o mais valioso dos bens que um homem pode conseguir na vida. Boa noite, pessoal. Este é meu primeiro post por aqui e eu espero que esteja tudo bem com vocês. Tenho 23 anos, muitos sonhos em mente e pouco dinheiro no bolso. Um desses sonhos eu consegui preservar depois de tanto tempo. Eu via as pessoas visitando vários lugares no mundo, filmes, novelas, notícias e até mesmo desenhos quando eu era pequeno e pensava "poxa, será que um dia vou ter a oportunidade de ser feliz e viajar pelo mundo?". Pensava isso com muita firmeza e foco, pois, de fato, sempre foi meu maior sonho. Estou pretendendo sair por aí pelo mundo em alguns meses, no mais tardar, em dois anos, porém minha maior dificuldade é ter uma rota para iniciar minha jornada, isto é, 'roteirizar' os lugares que quero ir. Na verdade, eu planejo sair sem um destino específico, pois acredito que o verdadeiro sentido de viajar não esteja apenas em conhecer um lugar com uma determinada rota, seguir um caminho estipulado, essas coisas. Acho que vai muito além disso. Por isso preciso da ajuda de vocês para que eu possa começar a trabalhar nesse meu projeto de vida. Enfim, quero a opinião de vocês sobre quais devem ser as primeiras coisas que devo fazer para planejar minha viagem com o menor dinheiro possível e também queria algumas dicas referente a organização, planejamento, essas coisas... Quanto vocês gastaram nas primeiras viagens? Como foi? Vou usar somente Worldpackers, Couchsurfing e Airbnb e em alguns lugares onde estes serviços não estão disponíveis, estou disposto a pedir um pouso bem na cara dura mesmo, hahahaha Desde já agradeço! 1 Citar
Membros lobo_solitário Postado Abril 23, 2018 Membros Postado Abril 23, 2018 @crdefreitas Tirar um ano sabádico deve ser o sonho da maioria dos viajantes, mas realmente nao é facil consiliar tempo e dinheiro. Eu também já tive esse sonho e consegui realiza-lo depois de uns 3 anos juntando grana. Voce vai encontrar aqui muitas opiniões distintas, uns falando pra se planejar e outros falando pra ir na cara dura mesmo sem grana. Mas baseado na minha experiência de rtw posso falar o seguinte: - Junte o máximo de grana que puder! Eu vendi carro, abri mao de festa, comprar roupas novas, etc..Tudo isso vai ser recompensado depois. Nao tem coisa pior do que chegar em algum lugar e querer fazer tal coisa e nao poder pois é caro e vai comprometer seu orçamento. Voce verá durante a viagem que em alguns dias voce vai extrapolar e em outros vai conseguir economizar bastante. Tudo tem que ser dosado pois se nao seu dinheiro acaba em poucos meses. - Planeje bem sua viagem, quanto mais planejamento melhor! - Esboce seu roteiro colocando os lugares que voce sonha em conhecer, baseado nisso voce vai inserindo outros destinos de seu interesse no meio do caminho. Nessa primeira etapa voce vai colocar dezenas e mais dezenas de países, mas la na frente verás que sua grana pode nao ser suficiente e terás que começar a parte dificil de retirar algum local. Nao se preocupe, essa mudança de roteiro inicial será feita diversas vezes até voce amadurecer realmente a idéia completa. - Existe uma passagem de volta ao mundo, porém ela nao se encaixa completamente em todos os perfis de viajantes. Basicamente o preço dela varia conforme as milhas viajadas, mas tem uma limitaçao em relaçao à quantidade de destinos que voce pode visitar. Ao comprar a passagem voce ja tem que informar quais serao seus destinos e alguma troca de data é possivel ser feita posteriormente. Particularmente acho que essa passagem deixa seu roteiro muito engessado. Eu nao comprei esse ticket, comprei todos meu trechos aereos avulsos. Pesquise certinho pra ver se ela se encaixa ou nao pra voce. - Se voce sabe falar inglês ótimo, se nao souber tente aprender o máximo possível. Não é impossivel viajar sem o ingles, mas é complicado pois voce terá muita dificuldade no entendimento do dia a dia e ao ter que lidar com situaçoes adversas. Sem falar na conversa informar num hostel, numa balada, etc. - Não saia de casa com grana curta ja sabendo que nao será suficiente pra cumprir todo o seu roteiro pensando que vai arrumar trampo pelo caminho. Nao é tao simples assim conseguir trabalho, em muitos locais é preciso um visto que ti permita isso e se encontrar algo como num sudestico asiático talvez nem compense pois o valor pode ser tão pouco comparado até mesmo com o Real. Não se esqueça que ao arrumar um trampo voce terá que abrir mao da sua diversao, de conhecer e fazer as coisas em cada lugar e só terá essa oportunidade no seu dia de folga. - Arrumar Couchsurfing nao é tao simples assim, onde voce faz o cadastro no site, diz onde está indo e logo ja aparece alguem oferencendo um "sofá". Isso requer um pouco de sorte, um perfil completo no site, e uma empatia entre voce e quem pode oferecer um canto pra ficar. Sem falar que isso não é garantia de que tudo vai dar certo. Como já aconteceu comigo, a pessoa combina tudo certinho com voce e quanto chega no dia a pessoa some, ou simplesmente diz que aconteceu um imprevisto e nao poderá mais ti receber. Não estou dizendo que é impossível conseguir Couchsurfing, apenas dizendo que nao é tao simples. - Esteja preparado para imprevistos, eles poderão surgir a qualquer momento e voce tem que ter cabeça fria para sair da situação. Mas lembre-se que tudo será aprendizado e história pra contar depois. No mais boa sorte e qualquer dúvida é só perguntar! 2 Citar
Membros Rogerio K C Postado Abril 23, 2018 Membros Postado Abril 23, 2018 Acho que, primeiramente, você poderia comprar uma mochila boa e um saco de dormir e, em seguida, fazer uma viagem no estilo mochileiro para uma cidade que não fosse muito distante de onde mora. Experimente ver como é pegar carona na estrada, dormir num posto de gasolina, arranjar trabalho temporário no trajeto... enfim, tente simular todas as situações que poderia viver no seu mochilão de volta ao mundo. Após esta experiência, você poderá descobrir se é isso mesmo que quer fazer (pois muita gente tem vontade, mas na hora H vê que não era bem aquilo que queria fazer) e, se se arrepender, a volta pra casa não seria tão custosa assim. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.