Membros Sergio Costa F. Postado Abril 22, 2018 Membros Compartilhar Postado Abril 22, 2018 Pessoal, sou novo no grupo e ainda não fiz o meu primeiro trekking (na verdade ainda não comprei nada, mas já estou analisando). A minha pergunta é: meu objetivo é ir ao Pico da Bandeira, claro que não será o meu primeiro destino, visto que estive rapidamente no Pico do Lopo ano passado mas somente como uma caminhada de algumas horas (acho que 4 horas ida e volta), porém, como meu objetivo é em algum dia conhecer o Pico da Bandeira e dormir por lá, gostaria de saber qual sleeping bag seria a ideal, visto que a temperatura mínima atual está em 0ºC e ano passado chegou a -14ºC. No caso de eu planejar um trekking para lá no inverno de 2019 (após treinar bastante esse ano em algumas montanhas mais fáceis com caminhadas leves, moderadas e testar dormir em alguns locais não tão frios por alguns dias em finais de semana, claro), qual seria a melhor opção de saco de dormir que eu deva comprar? Pois fico com medo de comprar um que tenha a temperatura confortável de -15ºC e extrema em -25ºC e eu nunca poder utilizá-lo caso a temperatura de lá e/ou de outros lugares não chegarem a 0ºC. E aí? Como faço? PS: Comprar dois sacos de dormir está fora de cogitação por enquanto, visto que a grana é curta e ainda nem sei se vou gostar do esporte. Grande abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Sergio Costa F. Postado Abril 24, 2018 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 24, 2018 Olá pessoal, nenhuma resposta? Obrigado! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra casal100 Postado Abril 24, 2018 Membros de Honra Compartilhar Postado Abril 24, 2018 @Sergio Costa F. Na cidade de Alto Caparao-Mg, vi algumas lojas que alugavam equipamentos(só que faz algum tempo, procure se informar), pode ser a solução para você. Essa empresa aluga equipamentos. www.frutodaterra.tur.br 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores lucband Postado Abril 26, 2018 Colaboradores Compartilhar Postado Abril 26, 2018 O melhor é alugar mesmo. Mas aceite um conselho: tudo que comprar compre de boa qualidade, baixo peso e volume, porque você vai ficar viciado em montanha!!! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Sergio Costa F. Postado Fevereiro 13, 2019 Autor Membros Compartilhar Postado Fevereiro 13, 2019 Valeu pelas dicas. Acabei comprando o Deuter Exosphere + 2 graus ( https://www.arcoeflecha.com.br/saco-de-dormir-deuter-exosphere-2-graus-p1558/ ) e no caso de fazer mais frio que isso, eu comprei também o aquecedor para saco de dormir da Nautika ( https://lojaam.com.br/aquecedor-para-saco-de-dormir-nautika ). Valeu pelas dicas! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores lucband Postado Fevereiro 14, 2019 Colaboradores Compartilhar Postado Fevereiro 14, 2019 Sergio, a temperatura limite deste saco é dois graus, o que significa que você terá desconforto abaixo desta temperatura, o que é muito comum no Pico da Bandeira. O aquecedor vai ajudar bastante, mas recomendo levar também um saco de dormir de emergência, de alumínio, que é muito pequeno, leve e barato, e pode salvar sua vida em casos extremos. O frio lá em cima diminui bastante se buscar abrigo do vento mais abaixo do cume, entre as pedras. Boa sorte na aventura!!! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Sergio Costa F. Postado Fevereiro 20, 2019 Autor Membros Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2019 Bacana @lucband, já tenho também o cobertor de emergência e uns fleeces pra me ajudar no caso de uma noite mais fria que +2ºc. Lí agora a pouco em um vídeo no YouTube o seguinte: "Caparaó julho de 2016 -8 na área de camping Terreirão, última pelo lado mineiro (2.400al aproximadamente) quase sem oscilações das 2h até 4:30 verificamos 3 vzs e sempre marcando -8!!! 2017 um evento raríssimo -14 (quase no cume) tem fotos e vídeos nas redes sociais, ano passado -7 (Terreirão MG) em Julho. Mas, é coisa rara mesmo, o normal é 5 a -1!" Vídeo onde tem o comentário: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores lucband Postado Fevereiro 20, 2019 Colaboradores Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2019 Só para você saber, é proibido acampar no alto do Pico da Bandeira. Nada impede que as pessoas fiquem lá em cima, abrigadas em sacos de dormir ou bivaque, o que, tecnicamente, não seria um acampamento... Os guardas da reserva desaconselharam esta prática, pelo risco ocasionado pelas baixas temperaturas, então resolvi não arriscar, porque minha primeira ideia era subir à tarde para ver o por-do-sol, dormir lá em cima e descer após apreciar o nascer do sol. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Sergio Costa F. Postado Fevereiro 20, 2019 Autor Membros Compartilhar Postado Fevereiro 20, 2019 Sim, estou falando em "acampar" lá mas seria no Terreirão mesmo.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Orlando MFN Postado Março 16, 2019 Membros Compartilhar Postado Março 16, 2019 Sei que o tópico é antigo, mas não custa contribuir. Por experiência própria, recomendo fortemente um saco de bivaque e um toldo quebra vento para quem vai bivacar em montanha. O saco de bivaque tem que ser respirável, tipo Goretex, senão seu saco fica molhado de sereno de madrugada, o que é perigoso. Além disso, pode chover mesmo em julho, na montanha o tempo vira de repente, e se vc fica molhado pode morrer de hipotermia. O meu bivi é da Millet, mas tem de outras marcas, como a N. Face., de vez em quando aparece um no M. Livre. Utilizo também um toldo (tarp) que tb serve de capa de chuva (da Sea to Summit) para quebrar o vento. Ambos também protegem na eventualidade de chuva. Na última temporada bivaquei no Marinzinho com este equipamento (mais um Deuter Orbit -5) e dormi muito bem, apesar da garoa e fortes ventos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.