Ir para conteúdo

Limpeza de trilhas, acampamentos e cachoeiras

Raffa

Posts Recomendados

• Respostas 118
  • Criado
  • Última resposta
  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado

Olá pessoal!

Ótima a iniciativa deste post...

Precisamos demais multiplicar essas práticas aqui no Paraná. Infelizmente o povo daqui está devagar. Frequentei pouco nossas trilhas em 2010, mas nas 3x que fui ao PP e arredores ano passado recolhi em cada uma delas uma média de 2 sacolas de lixo... É um absurdo alguém subir, desfrutar daquele lugar espetacular e não ser capaz de carregar seu lixo de volta!

Da mesma forma, recolham e enterrem seus dejetos orgânicos. Da última vez que estive no PP, em out/2010, o A2 estava como um banheiro de rodoviária! Aquilo estava horrível.

Gentileza aos que frequentam nossas trilhas (e lêem este Fórum) praticarem condutas de menor impacto, é básico para muitos, eu sei, mas alguns não as têm observado. A natureza e seus admiradores agradecem.

Abraço,

• Membros
Postado

Galera, tenho uma sugestão de um local precisando urgente de uma forte intervenção da galera, vou relatar o que passei nesse domingão:

Bem, es"inventamos" de ir no Parque do Perequê (CUBATÃO) até a Cachoeira Véu da Noiva, sei que alguns aqui já passaram por lá, (tem relato no mochileiros), só não sei se pegaram a mesma situação que a minha.

Tenho que dizer que a cachoeira é linda, mas o povo...me senti entrando na praia grande com o pior que pode existir de farofada!

Pensa num rio que tinha mais gente que água, mas lixo que água, mais TUDO que água! ::bruuu::

Chegamos no parque 9h da manhã e já tinha um movimento grande na área de lazer, mas quando entramos na trilha...gente, eram churrasqueiras e mais churrasqueiras DENTRO do rio!!!

Pessoas atravessando o rio com geladeiras de isopor, churrasqueiras, engradados de cerveja, salgadinhos, FAROFA (um cara derrubou um pote enorme na trilha) e afins.

Chegando do outro lado, ainda na trilha tinha saquinhos de salgadinho, centenas de latas, copos plásticos, garrafas pets de água, suco, refri, papel de bala, camisinha, ::vapapu:: ...PELA TRILHA TODA! ::grr::

Mais parecia que alguém abriu as portas do galinheiro e todos fugiram para o parque! ::putz::

Enfim, tivemos coragem de entrar somente num poço mais limpinho que tinha 5 pessoas e quando começou a encher nós seguimos adiante, e depois só na cachoeira mesmo, onde foi o único lugar onde o povão não ia, onde Graças a Deus tinha somente 3 pessoas.

Fora os grupos de mais de 15 fumando maconha em várias partes da trilha.

Na volta, foi todo mundo tirando os saquinhos das mochilas e saímos num verdadeiro faxinão pelas trilhas, só na trilha pq na beira do rio era impossível...

Quando estavamos quase na hora de atravessar o rio de volta, vimos um galera com várias churrasqueiras na beira do rio, melhor, dentro do rio, eles fizeram vários varáis nas árvores e era tanto lixo que só caminhão para tirar!

Quando atravessamos, a "área de lazer" na entrada do parque estava ...nojenta (não achei uma palavra que se encaixasse).

Cesta de Lixo? Vimos dois daqueles galões azuis, só, não achamos mais a não ser quase na porta do parque.

No bar que tem nessa área de lazer, tocava FORRÓZÃO em alto de bom som, e aquele povo lindo dançando e cantando....coitado dos animais, deviam estar achando que era um ritual macabro dos humanos...

Enfim gente, nojento, horrível e acima de tudo triste demais.

A cachoeira é linda, o rio é lindo, a trilha é legal, mas aquela praia grande em pleno parque é decepcionante...

Nós vimos 4 funcionários no parque todo, um guarda na cancela, 1 salva vidas e dois carinhas batendo papo com o salva vidas...isso quase na entrada do parque, não na muvuca do rio.

Aliás, tb assistimos 2 brigas de uns caras que beberam pra caramba, e um idiota ainda passou a milhão com o carro no meio do povo, quase "atropelou" meu pai que bateu o cotovelo no retrovisor do carro (que alias vôou pedaços longe) e saiu acelerando, parar o fds não parou!

Respirando....Diversão mesmo foi nas quedas do povo (minha tb...rsss), na escalada com corda , no poço que entramos e tinha corda pra pular e na linda cachoeira, onde foi o único lugar que realmente ficamos a vontade.

Não sei o que dizer de lá, eu não recomendo...talvez de dia de semana e fora de temporada, mesmo assim diria: BOA SORTE!

Está aí um lugar que precisaria além de placas, multirão e afins, uma forte presença em cima da prefeitura de cubatão.

Paty

• Membros
Postado

É isso aí mano RAFFA.. Eu ainda nao sai como mochileiro, mas ja visitei varias cachoeira e lugares nO RIo, Sao Paulo, Mias e Mato Grosso. Mas sempre com uma sacolinha e limpando tudo mano!

TEm que ser por ai mesmo brother

Aprendi isso ainda bem cedo e sempre que vou em algum lugar, levo na minha mochila bolsa plastica e alem de recolher meu proprio lixo, recolhos os que ficam de outros. Uma vez, vi uma pessoa jogar lixo na mata, e no momento que ela jogou fora, eu catei na sua frente sem falar nada, e guardei na minha sacola... creio que o Recado FOI Dado!!!!

abracao RAFA! E a Toda gente maneira desse SITE!

• Membros
Postado

ai brother estamos no mesmo barco, tudo pela vida, entao começei agora a mochila, tu conhece lugares legais, se conhece, troca mensagens, falo, ficarei muito agradecido se retornar, ate mais ve.

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

vamos p porto em marco gostariamos de saber quais as praias mais tranquilas nao gostamos de muvuca e assedio de vendedores,e possivel ir as praias com um transporte local coletivo,como ir custo beneficio p o aeroporto com seguranca,alguem ja ficou hospedado no recanto da preguica,qual um lugar imperdivel,grata desde ja se alguem puder tirar minhas duvidas

• Membros
Postado

Ola Raffa

Li essa sua iniciativa de um projeto para limpeza de trilhas, acampamentos e cachoeiras.

Com certeza ela é muito interessante e voce esta totalmente correto.

Fui ativo num grupo de aventureiros entre os anos 80/90 e nós faziamos sempre isso.

Geralmente essas atividades de coleta de lixo em trilhas acontecia na região da Serra da

Mantiqueira, pois o grupo era de la. Essas atividades tinha até um nome: "CAMINHADA DO LIXO MONTANHES",a Mantiqueira é somente

montanhas. Tenho um grupo de pessoas voltado para a consciencia e preservação ecologica e conversando com eles,

nos propomos a participar dessa parada com voce.

Conte conosco.

Abraços,

Eduardo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...