Ir para conteúdo

Limpeza de trilhas, acampamentos e cachoeiras

Raffa

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Fala Galera !!

Valeu o apoio e as respostas.

Fala Rafa, esse site Clean Up é uma boa iniciativa, vi que no Brasil tem um representantes. Se rolar esse evento por aqui, tambem podemos divulgar e participar

Ano passado a gente fazia assim:

Alguem da turma informava alguma cachoeira, camping e trilha abandonada. Depois marcava uma data, convidavamos os amigos e seguiamos para o local.

Cada um levava um saco de lixo e um saco daqueles de farinha (só o de plastico rasga facil numa trilha) e luvas.

Depois de recolher, deixavamos na lixeira mais próxima.

fácil !! e a sensação de que fez algo bom pelo meio ambiente não tem preço.

Se nos organizarmos, podemos desorganizar diria o grande Chico Science, serve até como protesto.

Tipo, fariamos uma trilha (cachoeira ou parque ou praia) bimestral no municipio ou no Estado na sua região e uma trilha semestral ou anual para a galera de outras regiões se encontrar em alguma trilha do Brasil.

Depois de recolher os lixos, podemos pesar, tirar a foto e fazer um ranking de lugares mais sujos.

Tambem podemos fazer placas de avisos em locais de acampamentos, trilhas, cachoeiras. Dicas são bem vindas para confecção desse material (madeira, resina, plastico, eva, etc) e mensagem.

Não sei se tambem é bom criar regras, como numero limitado de pessoas durante a limpeza ou quem sabe, tomara, fazer dois grupos no mesmo dia rss.

Se alguem conhecer outros grupos que fazem isso ou mais idéias, postem

Abraços

• Respostas 118
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros
Postado

Raffa, pelo que vi vc é de Itatiba

Sou de Jundiaí, e aqui tem a Serra do Japi, que tem diversas trilhas que levam a cachoeiras

Algumas de acesso público ficam extremamente sujas

Talvez possa ser uma oportunidade para iniciar esse projeto ...

• Membros de Honra
Postado

Fala galera

Se alguem ter mais ideias ou sugestões tambem são bem vindas.

Dêem opiniões de como organizar, como escolher, de quanto em quanto tempo, se faz uma divulgação grande para ir muita gente ou limitar numero de pessoas, etc.

abs

• Membros
Postado

salve Raffa, tranquilo?

recentemente me integrei ao GEA - Grupo de Ecologia Ativa, que faz parte da Escola Nova Acrópole de Filosofia (http://www.nova-acropole.org.br ou http://www.acropolis.org) que é movimento filosófico voluntário internacional abrangendo vários setores, dentre eles a Natureza.

através do GEA são feitos muitos trabalhos pelo mundo como defesa civil, resgate e auxílio em catástrofes, ações sociais urbanas ou em vilas e também ecologia, como limpeza de trilhas.

entrei no fórum hoje (estou meio afastado... rs) para pesquisar sobre o assunto, fiquei muito feliz em encontrar este tópico inciado por você e a animação de muitos.

não sei de que forma, mas gostaria de manter contato sobre o assunto, pois estamos buscando a mesma ação e acho que podemos unir forças, já que o pessoal da nova acrópole é sempre muito aberto à união com outros grupos.

bom, estou na unidade Santos-SP, que representa a baixada santista, mas isso não representa limitação alguma, podemos agir tanto por aqui, como no interior. vi um colega mochileiro falando sobre a serra do japi, estivemos lá esse ano fazendo trilha com gente várias cidades do estado, foi bem interessante.

um abraço,

danilo.

• Membros de Honra
Postado

Fala Danilo !

Legal o esquema dessa organização. Depois vou ler com mais calma.

Voce se souber de algum passeio agendado do GEA, pode avisar por aqui que a gente tambem divulga e participa.

vamos mantendo contato

abs

• Membros de Honra
Postado

Deixa te dar um exemplo que nos andamos fazendo por aqui no CEARA...

Nos do RAPAZIADA 4X4 OFF ROAD promovemos no ano passado, 2009, a 1a Operação Praia Limpa 4x4 no Ceara... Neste evento, abrangimos as praia do Porto das Dunas ate a Prainha de Aquiraz... Com apoio dos orgaos de transito DERT e DETRAN e AMC, prefeitura de Fortaleza e do Euzebio, fizemos um evento de sucesso, conseguindo retirar mais de 15 sacos de lixos nao biodegradavel destas praias...

O sucesso foi tanto que o amigo Chibata (Vulgo Cláudio Studart) colocou a disposição a estrutura da Secretaria de Turismo e Meio Ambiente de Cascavel na qual é secretario, que juntamente com a ASSETUC que é uma associação dos empreendedores das praias da Caponga e Aguas Belas... Em email ele diz: "(...) estamos realizando um mutirão não só para que o carnaval transcorra em um ambiente mas saudavel, mas também para nos precavermos da fase invernosa que se aproxima(...)"

Dai nasceu a 2a Operação Praia Limpa 4x4 so que desta vez a ser realizado pela FORCE – Federação de Offroad do Ceará.

A FORCE, para os muitos que nao conhecem, nasceu da união de 08 grupos de off road, com mais de 30 famílias cada, e visa, dentre outros, a regulamentação do uso do litoral e das trilhas existentes em nosso estado, respeitando a comunidade e principalmente a natureza.

Em email: "vista do grande acumulo de lixo em nossas praias, prejudicando o meio-ambiente, turismo e a comunidade, realizaremos a 2ª OPERAÇÃO PRAIA LIMPA 4x4 no município de Cascavel, onde nossos associados irão coletar a maior quantidade de lixo possível daquela área, já que por ser uma área de beira de praia, o acesso é difícil para os funcionários responsáveis pela coleta do lixo. Paralelo a isso, vamos distribuir a CARTILHA DO OFFROAD CONSCIENTE a todos os banhistas e veículos que estiverem transitando na praia e próximo dela, com instruções básicas para se trafegar na praia com segurança, dentro das normas vigentes (...) Estamos contando com a presença dos seguintes grupos: Renegados Offroad, Comando Apache, Rapaziada 4x4, Papatrilhas, Só Jeep do Brasil, Rota&Ação 4x4, Amigos da Trilha, Clube do Buggy do Ceará, e também esperamos apoio da Secretaria do Turismo e Meio Ambiente de Cascavel, a qual já foi contatada (...)"

Dificil, porem nao impossivel... nosso exemplo mostra que basta uma boa ideia... as pessoas sao muito solidarias...

Parabens amigo pela sua campanha...

Pode contar comigo...

Murillus

Membro do Rapaziada 4x4 Off Road

http://www.rapaziada4x4.com.br

• Membros
Postado

Salve galera!!!

Atualmente moro em pirassununga-sp e a 20km existem belas cachoeiras e trilhas na cidade analândia, que alias a pouco tempo fora alvo do CQC pela poluição. Foi lá que pela 1ª vez fiz rapel em uma cachoeira (foi iradoooo) e de quebra me apaixonei pela mãe natureza.

O Raffa teve uma idéia muito manera para fazer algo util e ao mesmo tempo crfazer amigos....

Enfim, gostei tanto da idéia que estou disposto a fazer o mochilão e ir ajudar a causa em qualquer lugar do estado de São Paulo!!!

Em Analândia a poluição é causada pelo esgoto, até porque existem 2 agências de eco-turismo na city que preservam muito bem a região, mas trilhas e cachoeiras sujas é o que nao falta... (infelismente), por isso acho que só falta a iniciativa começar.

Tenho todos os fim de semana livres e com antecedência consigo estender para segundas, quartas e quintas feiras. Msn: canecoshot@hotmail.com - Skype: canecos.

Abraços a todos e Mãos a Natureza!!!!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...