Ir para conteúdo

Limpeza de trilhas, acampamentos e cachoeiras

Raffa

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
Segue o vídeo de nossas últimas ações no Anhangava, em conjunto com o IAP e CPM e FEPAM.

Otávio, boa!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

É claro que sim!!! Experimente não ir... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Nem estou cogitando essa possibilidade ... :mrgreen:

Abvraço!

• 4 meses depois...
  • Respostas 118
  • Criado
  • Última resposta
  • Membros de Honra
Postado

Oi Raffa,

legal o seu tópico.

eu participo de um grupo q organiza trilhas e o grupo incentiva a limpeza das trilhas c/ o projeto "Atleta Exemplar". Antes d iniciar a trilha tem uma "reuniao", onde sao dadas algumas dicas, é feito o alongamento e é falado do projeto. Tem distribuiçao d kit limpeza: luvas e 1 saco d lixo. Praticipa quem quer, mas todos sao incentivados a participar do projeto. Tem até um incentivo, sao distribuidos presentinhos p/ os 3 primeiros colocados q coletaram + lixo c/ direito a "juiz d lixo" e mta farra. Ah, só vale o lixo coletado durante a trilha, quer dizer, o lixo q nós mesmos produzimos na trilha nao entra na conta, pois obviamente esse lixo é de obrigaçao d cada 1 trazer d volta adequadamente.

geral/te nos parques (nacionais/estaduais) e lugares menos frequentados tem um volume menor d lixo, mas nas cachoeiras, praias e lugares mais cheios, é cruel. Sempre q tem trilha na praia eu consigo encher no minimo uns 2 sacos grandes d lixo, isso fora os dos outros colegas trilheiros. A gente encontra mto lixo de camping tb, mta gente fecha o acampamento e deixa um monte de lixo p/ trás. Infeliz/te tem muita gente q nao tem consciencia, mas a gente tenta fazer a nossa parte!

• Membros de Honra
Postado

Que show Naomi !

Tem algum patrocinio ?

Quando realizarem mais limpezas, avise-nos

Oi Raffa,

legal o seu tópico.

eu participo de um grupo q organiza trilhas e o grupo incentiva a limpeza das trilhas c/ o projeto "Atleta Exemplar". Antes d iniciar a trilha tem uma "reuniao", onde sao dadas algumas dicas, é feito o alongamento e é falado do projeto. Tem distribuiçao d kit limpeza: luvas e 1 saco d lixo. Praticipa quem quer, mas todos sao incentivados a participar do projeto. Tem até um incentivo, sao distribuidos presentinhos p/ os 3 primeiros colocados q coletaram + lixo c/ direito a "juiz d lixo" e mta farra. Ah, só vale o lixo coletado durante a trilha, quer dizer, o lixo q nós mesmos produzimos na trilha nao entra na conta, pois obviamente esse lixo é de obrigaçao d cada 1 trazer d volta adequadamente.

geral/te nos parques (nacionais/estaduais) e lugares menos frequentados tem um volume menor d lixo, mas nas cachoeiras, praias e lugares mais cheios, é cruel. Sempre q tem trilha na praia eu consigo encher no minimo uns 2 sacos grandes d lixo, isso fora os dos outros colegas trilheiros. A gente encontra mto lixo de camping tb, mta gente fecha o acampamento e deixa um monte de lixo p/ trás. Infeliz/te tem muita gente q nao tem consciencia, mas a gente tenta fazer a nossa parte!

• Membros de Honra
Postado

Boa Otávio !

Quando realizar outra, divulguem no mochileiros. avise o Silnei.

Abs

Segue o vídeo do último mutirão da AMC.

Infelizmente o Anhangava já está todo pichado novamente, teremos muito trabalho este ano...

• Membros de Honra
Postado

Semana passada estive na Cachoeira do Elefante, na estrada Mogi Bertioga(SP), muita sujeira nas áreas de acampamento.

Gostaria de planejar um grupo para irmos limpar. só não tenho datas. aceito sugestões

• Membros de Honra
Postado
Que show Naomi !

Tem algum patrocinio ?

Quando realizarem mais limpezas, avise-nos

oi Raffa,

o grupo funciona assim: o nosso presidente contrata as vans p/ o transporte, vê guia (qdo necessario) e toda a logistica p/ a trilha. Calcula os custos e rateia entre os participantes. Entao cada um paga a sua parte, mas as trilhas nao ficam caras, pois o grupo nao tem fins lucrativos, o dinheiro q entra é só p/ pagar as despesas. Um colega trilheiro até teve a iniciativa d procurar patrocinio, mas é um pouco complicado. O patrocinador perguntou da nossas iniciativas ecologicas e sociais q o grupo atende sim, além da limpeza das trilhas, fazemos caminhadas ecologicas onde sao solicitadas doaçoes de alimentos p/ comunidades carentes. Mas o patrocinador precisa d um grupo maior ou mais "visivel" pois ele quer receber uma contrapartida, certo?! Por enqto a gente se financia :D

o grupo nao organiza mutirões d limpeza, o grupo organiza trilhas, a limpeza ocorre natural/te, pois a maioria dos nossos trilheiros tem a preocupaçao c/ natureza e tal.

isso nao impediria d fazernos um mutirao de limpeza ou d participarmos de 1. Vou acompanhar o topico!

[]s

• Membros de Honra
Postado

Olá Naomi!

Muito bacana a iniciativa relatada. Tenho isso como princípio e creio que isso deveria ser natural em TODOS os grupos que participam de atividades ao ar livre, frequentando lugares como trilhas, cachoeiras e montanhas, mas infelizmente não é o que ocorre. Obviamente o melhor dos mundos seria NÃO PRECISAR LIMPAR com CADA UM LEVANDO SEU LIXO EMBORA, além de respeitar outras regras de mínimo impacto, mas nosso nível de educação ambiental ainda é muito, muito baixo para isso, então quem é um pouco mais comprometido acaba tendo que trabalhar pelos malas para compensar.

Abraço!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

• Criar Novo...