Membros de Honra Raffa Postado Agosto 4, 2010 Membros de Honra Postado Agosto 4, 2010 Fala galera ! Eu sei que a maioria que acessa o mochileiros ou que está sempre com o pé na trilha e conhecendo novos lugares tem alguma noção de companherismo, preservação, respeito e ecologia. Estou escrevendo esse post porque acho que podemos fazer algo mais para não deixar os imundos dominar nossas trilhas e cachoeiras. Algum tempo atrás tínhamos um grupo que fazia limpeza em acampamentos selvagens e trilhas. Não saíamos varrendo e passando pano a trilha, mas o grosso da sujeira a gente recolhia e depositava na lixeira mais próxima. Outro exemplo é o Caneco Verde em Paranapiacaba (SP), sempre esbarro com ele com enormes sacos de lixo. Sem ajuda ou custo de ninguem, infelizmente. Minha sugestão, era fazer grupos pelo Brasil e uma vez por mes ou a cada dois meses, marcar um passeio para recolher o lixo. Tambem seria legal dividir os custos de confecção de placas ou avisos. Outras idéias tambem são bem vindas. Tem mais gente que pensa assim ou é viagem minha ? abraços
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 4, 2010 Membros de Honra Postado Agosto 4, 2010 Raffa, existe sim pessoas que pensam como você. Eu sempre que vou pro mato trago o meu lixo e o que mais achar. Apesar de que as trilhas por aqui serem bem preservadas. Existe também um programa da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada), o Adote uma Montanha. Clubes de montanhismo "adotam" uma montanha e passam a fazer projetos como prevenção de incêndios, manutenção das trilhas (controle de erosão, eliminação de espécies exóticas, sinalização, etc...) e limpeza das mesmas. Aqui no PR o Clube Paranaense de Montanhismo adotou o Pico Paraná, a Associação Montanhistas de Cristo o Anhangava e o Araçatuba é mantido por um clube que me fuguiu o nome. Essas iniciativas funcionam através de mutirões na montanha, e tem dado certo por aqui.
Admin Silnei Postado Agosto 4, 2010 Admin Postado Agosto 4, 2010 Bela iniciativa Raffa! Transformei em tópico global, assim aparecerá em todos os fóruns! :'>
Membros rporto Postado Agosto 4, 2010 Membros Postado Agosto 4, 2010 Bom dia Raffa e galera!!! Podem contar comigo e com meu namorado! So não poderemos nos dias: 21, 22 e 28. Vou dar uma pesquisada em locais, onde vocês sugerem? Abraços!! Regina Porto
Membros de Honra Raffa Postado Agosto 4, 2010 Autor Membros de Honra Postado Agosto 4, 2010 Legal Otávio ! Eu não conhecia esse trabalho. Devem existir vários pelo Brasil. Acho que podemos usar o mochileiros.com para trocar informações de grupos, experiencias e divulgação de datas tambem. Valeu Silnei ! Aqui no mochileiros fiz e tenho grandes amigos e sei que existem muitas outras pessoas do bem abraços Raffa, existe sim pessoas que pensam como você.Eu sempre que vou pro mato trago o meu lixo e o que mais achar. Apesar de que as trilhas por aqui serem bem preservadas. Existe também um programa da CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada), o Adote uma Montanha. Clubes de montanhismo "adotam" uma montanha e passam a fazer projetos como prevenção de incêndios, manutenção das trilhas (controle de erosão, eliminação de espécies exóticas, sinalização, etc...) e limpeza das mesmas. Aqui no PR o Clube Paranaense de Montanhismo adotou o Pico Paraná, a Associação Montanhistas de Cristo o Anhangava e o Araçatuba é mantido por um clube que me fuguiu o nome. Essas iniciativas funcionam através de mutirões na montanha, e tem dado certo por aqui.
Membros tborges Postado Agosto 4, 2010 Membros Postado Agosto 4, 2010 Muito boa a iniciativa, se tiver algum grupo no Vale do Paraíba/SP to dentro
Membros Croft Postado Agosto 4, 2010 Membros Postado Agosto 4, 2010 Na verdade eu costumo fazer isso nos lugares que eu vou, numa chácara em Piracaia, volta e meia saio recolhendo o lixo que os pescadores deixam na beira da represa, é super triste... Mas eu também topo a idéia de montar um grupo pra isso, Raffa! Contem comigo!
Membros de Honra cebola Postado Agosto 4, 2010 Membros de Honra Postado Agosto 4, 2010 Gostei dessa idéia Raffa.pois conte comigo.....
Membros de Honra piacitelli Postado Agosto 4, 2010 Membros de Honra Postado Agosto 4, 2010 Raffa Bela iniciativa. Estou dentro. Eu tbm costumo trazer além do meu lixo, o que encontro pelo caminho. Abração
Membros rafael.salla Postado Agosto 4, 2010 Membros Postado Agosto 4, 2010 show de bola o tópico Pra quem gosta, existe um projeto chamado "Clean Up the World" que promove todo ano o Dia Mundial de Limpeza do Litoral Acontece sempre em setembro, e segundo informações do site, esse ano será entre 17 e 19/09. É um negócio gigante, milhares de pessoas retiram toneladas de lixo em mais de 120 países http://www.cleanuptheworld.org/en/Activities/clean-up-the-world-weekend-2010.html Nunca participei e ainda não achei nada organizado para o Brasil esse ano, mas se achar posto aqui pro pessoal, já que tenho interesse de participar Embora sempre em minhas viagens recolho meu lixo e o dos outros A idéia é deixar o local visitado melhor do que quando vc encontrou !! abraço a todos !
Posts Recomendados
Arquivado
Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.