Ir para conteúdo

Dicas das estradas - De Curitiba ao Peru e Bolívia.

Posts Recomendados

• Membros

@xexelo,

Estava relendo esse tópico aqui... como minha cabeça mudou depois de ter feito a viagem que comentei! Suas dicas foram muito boas e minha viagem ocorreu praticamente sem qualquer problema ou contra-tempo. Acho que você acompanhou praticamente até o final, mas só pra te lembrar, foi essa aqui: https://www.mochileiros.com/topic/75285-roadtrip-dos-contrastes-8000km-por-argentina-e-chile/

Gostei tanto que já estou pensando na próxima, e por isso vim ler essas dicas de estrada. Estou cogitando uma nova viagem de carro, agora com foco no Peru.

Inicialmente, estava pensando em desviar totalmente a Bolívia devido aos relatos negativos que li e ouvi de alguns conhecidos, desde as propinas nas alfândegas, passando por problemas de higiene e intoxicações com a culinárias do país e chegando até aos abusos policiais, ameaças infundadas etc... mesmo considerando que uma eventual rota saindo do Brasil por Corumba e cortando por Santa Cruz de La Sierra e La Paz seria muito mais curta e conheceria outro país.

Como meus pais já moraram no Acre e hoje tenho um grande amigo morando em Rio Branco, cogitei mais ou menos o seguinte:

1 - Pirapozinho x Cuiaba : 1200km
2 - Cuiaba x Ji-Paraná : 1100km
3 - Ji-Paraná x Rio Branco : 900km
4 - Rio Branco (visitar amigo)
5 - Rio Branco x Puerto Maldonado : 574km + imigração
6 - Puerto Maldonado x Cusco : 478km (serra/Andes)
7 - Cusco (passeio pela cidade)
8 - Cusco x Awana Kancha + Pisaq x Cusco
9 - Cusco x Ollantaytambo (passando por Chinchero, Salinas de Maras e Moray)
10 - Machu Pichu
11 - Ollantaytambo x Cusco x Puno : 390km
12 - Puno x Yunguyo x Copacabana (Titicaca) x Yunguyo : 150km 
13 - Yunguyo x Tacna : 500km
14 - Tacna x Iquique : 370km
15 - Iquique x San Pedro : 490km (juntar num dia só com o anterior?)
16 - San Pedro (passeios não feitos na viagem anterior)
17 - San Pedro x Tilcara : 450km via Paso de Jama
18 - Tilcara (passeio humahuaca)
19 - Tilcara x Salta : 200km via Camino Cornisa
20 - Salta x Resistencia
21 - Resistencia x Foz do Iguaçu

O que você acha desse roteiro? Sei que seriam 3 dias quase "perdidos" no Brasil para chegar até Rio Branco, mas realmente fiquei um pouco assustado com o interior da Bolívia, o que você me diz? A parte boa é que dizem que o caminho de Puerto Maldonado a Cusco é lindíssimo.

Ainda vou ler mais relatos sobre os passeios na região do Vale Sagrado, mas acha que essa divisão que deixei fica legal? Dá pra encurtar a estadia em Ollantaytambo e fazer Machu Pichu mais rápido?

Uma coisa que fiquei me perguntando também é essa volta meio grande que você fez ao invés de ir de Desaguadero à Cusco, desviando por Arequipa e Chivay: achou que valeu a pena incluir estas cidades no roteiro? 

Já na volta, eu deixaria para o momento de chegada em Salta a decisão de prolongar a viagem até Cachi e Cafayete, já que aumenta um bocado de estrada e no mínimo mais um pernoite nessa região do NOA. Gosto muito de vinhos e na última viagem adorei Mendoza, então poderia conhecer essa outra região e suas bodegas...

Enfim, estou iniciando as pesquisas ainda, mas mais uma vez, muito obrigado pelo relato detalhado das estradas.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Colaboradores

@Elder Walker dá para ir direto de Tacna a San Pedro se sair cedo para fazer a aduana (pq o horario do Chile é duas horas a frente do Peru). Eu só não fiz direto (dormi em Calama), pq tive que parar em Arica para trocar as pastilhas do meu carro na época. Mas eu seguiria teu roteiro e dormiria em Iquique, que é uma cidade muito bacana e não deixe de visitar também Humberstone. Assim tb tu pode almoçar em Arica, visitar o morro de Arica e a igreja no centro que é bem bacana.

Em uma futura viagem quero entrar na Bolivia, para conhecer o salar de Uyuni e Tiwanaco, mas dai entraria pela fronteira em La Quiaca, Olague ou ainda Desaguadero que agora tem uma aduana integrada e nova, quando passei la de mochilão era uma bagunça..

• Amei! 1
Link para o comentário

• Membros

@hlirajunior,

Muito obrigado pela dica. Realmente, estava considerando dedicar um pernoite em Iquique pois me pareceu um lugar bacana. Não conhecia esse atrativo de Humberstone, pesquisei rapidamente e parece bem interessante também, e fica perto de Iquique.

Vou continuar pesquisando sobre os atrativos no Peru e ajustando o roteiro...

Abraço!

Link para o comentário

• Membros
Em 16/10/2018 em 16:09, Elder Walker disse:

Vou responder no meio da sua postagem.

@xexelo,

Estava relendo esse tópico aqui... como minha cabeça mudou depois de ter feito a viagem que comentei! Suas dicas foram muito boas e minha viagem ocorreu praticamente sem qualquer problema ou contra-tempo. Acho que você acompanhou praticamente até o final, mas só pra te lembrar, foi essa aqui: https://www.mochileiros.com/topic/75285-roadtrip-dos-contrastes-8000km-por-argentina-e-chile/

Acompanhei a sua viagem, pena que não passou na Mano del Desierto, é tipo um marco nas viagens ao Chile.

Gostei tanto que já estou pensando na próxima, e por isso vim ler essas dicas de estrada. Estou cogitando uma nova viagem de carro, agora com foco no Peru.

Inicialmente, estava pensando em desviar totalmente a Bolívia devido aos relatos negativos que li e ouvi de alguns conhecidos, desde as propinas nas alfândegas, passando por problemas de higiene e intoxicações com a culinárias do país e chegando até aos abusos policiais, ameaças infundadas etc... mesmo considerando que uma eventual rota saindo do Brasil por Corumba e cortando por Santa Cruz de La Sierra e La Paz seria muito mais curta e conheceria outro país.

Olha eu passei 3 dias de carro na Bolívia, não tive problemas. Acho que só tem problemas se entrar ilegal, mas não posso ter certeza visto que fiquei pouco tempo lá.

Como meus pais já moraram no Acre e hoje tenho um grande amigo morando em Rio Branco, cogitei mais ou menos o seguinte:

1 - Pirapozinho x Cuiaba : 1200km
2 - Cuiaba x Ji-Paraná : 1100km
3 - Ji-Paraná x Rio Branco : 900km

Por isso não fiz a viagem pelo Brasil, são 4 dias só de florestas e mais florestas sem muitas atrações. Indo pela Argentina, no terceiro dia já estava na cordilheira dos Andes.

4 - Rio Branco (visitar amigo)
5 - Rio Branco x Puerto Maldonado : 574km + imigração
6 - Puerto Maldonado x Cusco : 478km (serra/Andes)
7 - Cusco (passeio pela cidade) Muito cuidado com a aclimatação. Se sentir algo masque folhas de coca, ou compre as famosas Soroche Pills (pilulas de mal de montanha). Não coma nada gorduroso e pesado, caminhe devagar e se puder durma mais pela manhã no primeiro dia.

8 - Cusco x Awana Kancha + Pisaq x Cusco
9 - Cusco x Ollantaytambo (passando por Chinchero, Salinas de Maras e Moray) Vc pode pegar uns dos trens que saem mais tarde (18:30 ou 19 h) e dormir já em Águas Calientes para no dia seguinte já cedo ir a Machu Picchu. Vale mais a pena.

10 - Machu Pichu Vc pode ir cedo depois sair ao meio dia para pegar o trem das 14 hs, assim vc pode voltar a Cusco para dormir e no dia seguinte fazer a viagem a Puno

11 - Ollantaytambo x Cusco x Puno : 390km
12 - Puno x Yunguyo x Copacabana (Titicaca) x Yunguyo : 150km 

Não sei se vale a pena apenas ir a Copacabana. Aproveite para dormir na Isla del Sol e voltar no dia seguinte.

E o salar de Uyuni??? Vc vai duas vezes para uma região perto e não vai lá? Vai ter que fazer uma terceira viagem para ver o salar? Eu já fui duas vezes e não me arrependo. Se eu puder vou uma terceira, é simplesmente imperdível.

13 - Yunguyo x Tacna : 500km 

Trecho bem travado com muita estrada de montanha e bem perigosa. Vai passar por altitudes de 4800 m. Saia bem cedo.

14 - Tacna x Iquique : 370km
15 - Iquique x San Pedro : 490km (juntar num dia só com o anterior?)

Acho bem possível fazer em um dia, eu fiz e não me arrependo, vc economiza um dia para alguma outra atração.

16 - San Pedro (passeios não feitos na viagem anterior)
17 - San Pedro x Tilcara : 450km via Paso de Jama

Vc já passou uma vez pelo paso Jama, que tal voltar pelo paso Sico? Eu não tive problema algum com o carro por este paso. E é tão belo quanto o Jama. Sempre prefiro fazer caminhos alternativos aos que já passei quando possível.

18 - Tilcara (passeio humahuaca)

Aqui tem uma dica de uma cidadezinha que eu não fui mas gostaria de ter ido nas duas vezes que passei pela região, Iruya. Parece ser uma cidade muito interessante e pitoresca. Veja este link  https://umasulamericana.com/iruya-norte-salta-argentina/

19 - Tilcara x Salta : 200km via Camino Cornisa. Não deixe de ir ao museu de Alta Montanha conhecer uma das mumias andinas que eles tem em esposição. Fica na plaza central.

20 - Salta x Resistencia
21 - Resistencia x Foz do Iguaçu

O que você acha desse roteiro? Sei que seriam 3 dias quase "perdidos" no Brasil para chegar até Rio Branco, mas realmente fiquei um pouco assustado com o interior da Bolívia, o que você me diz? A parte boa é que dizem que o caminho de Puerto Maldonado a Cusco é lindíssimo.

Ouvi falar que é mesmo.

Ainda vou ler mais relatos sobre os passeios na região do Vale Sagrado, mas acha que essa divisão que deixei fica legal? Dá pra encurtar a estadia em Ollantaytambo e fazer Machu Pichu mais rápido?

Respondido acima no roteiro.

Uma coisa que fiquei me perguntando também é essa volta meio grande que você fez ao invés de ir de Desaguadero à Cusco, desviando por Arequipa e Chivay: achou que valeu a pena incluir estas cidades no roteiro?

Sim, valeu a pena principalmente por Arequipa, uma cidade com muitas atrações culturais e uma arquitetura lindissima. Quanto a Chivay e o vale do Colca, nós não aproveitamos muito. Só passamos o dia em uma terma chamada La Calera (baratinho, 15 soles) e não passeamos muito, desse modo não valeu muito a pena irmos até esta cidade.  Mas as pessoas que me informaram disseram que o passeio pelo vale é muito bonito.

Já na volta, eu deixaria para o momento de chegada em Salta a decisão de prolongar a viagem até Cachi e Cafayete, já que aumenta um bocado de estrada e no mínimo mais um pernoite nessa região do NOA. Gosto muito de vinhos e na última viagem adorei Mendoza, então poderia conhecer essa outra região e suas bodegas...

Cachi eu só conheci de passagem, me pareceu muito interessante. Neste caminho vc conhecerá a Quebrada de Las Flechas, uma formação rochosa interessantíssima. As bodegas da região de Cafayate são muito mais rusticas que as da região de Mendoza.

Enfim, estou iniciando as pesquisas ainda, mas mais uma vez, muito obrigado pelo relato detalhado das estradas.

De nada colega.

• Obrigad@! 1
Link para o comentário

• Membros
Em 17/10/2018 em 15:23, hlirajunior disse:

@Elder Walker dá para ir direto de Tacna a San Pedro se sair cedo para fazer a aduana (pq o horario do Chile é duas horas a frente do Peru). Eu só não fiz direto (dormi em Calama), pq tive que parar em Arica para trocar as pastilhas do meu carro na época. Mas eu seguiria teu roteiro e dormiria em Iquique, que é uma cidade muito bacana e não deixe de visitar também Humberstone. Assim tb tu pode almoçar em Arica, visitar o morro de Arica e a igreja no centro que é bem bacana.

Em uma futura viagem quero entrar na Bolivia, para conhecer o salar de Uyuni e Tiwanaco, mas dai entraria pela fronteira em La Quiaca, Olague ou ainda Desaguadero que agora tem uma aduana integrada e nova, quando passei la de mochilão era uma bagunça..

Fala Lira, Beleza?

Vc falou que Desaguadero tem uma aduana integrada nova??? QUando passei por lá em janeiro ainda era uma de cada lado do rio. É bem recente isso?

Valeu colega.

Link para o comentário

• Membros

Excelente, @xexelo!

Muito obrigado por todas as respostas e dicas! Vou continuar pesquisando e afinando o possível roteiro para decidir os detalhes, caso confirme esse destino. Mas, novamente, fiquei encantado com os relatos e com o que vi dessa região até o momento!

Se me permite apenas mais duas perguntinhas que fiquei bem curioso:

- Sobre o Paso Sico: é mesmo tranquilo com carro baixo? Não furou nenhum pneu nem ouviu muitas pedradas na parte de baixo do carro? Quanto tempo demorou de San Pedro até a cidade destino na Argentina?

- Sobre o Uyuni, há um roteiro que se consiga fazer de carro por conta ou você deixou ele em algum estacionamento e contratou os passeios guiados? Acredito que seja espetacular mesmo, mas a princípio não inclui ele no roteiro por alguns relatos ruins sobre a Bolívia e por achar, aparentemente (olhando por fotos) parecido com o que vi nos arredores de San Pedro de Atacama e na travessia do Paso de Jama, incluindo Salinas Grandes etc... mas sempre estou aberto a rever esse conceito! haha

Link para o comentário

• Colaboradores
Em 20/10/2018 em 20:43, xexelo disse:

Fala Lira, Beleza?

Vc falou que Desaguadero tem uma aduana integrada nova??? QUando passei por lá em janeiro ainda era uma de cada lado do rio. É bem recente isso?

Valeu colega.

Opa blza Marcelo, parece recente, vi em um relato de um pessoal que foi agora em Julho ou Agosto. Segue o link: http://poraiem2rodas.blogspot.com/2018/07/em-terras-incas-viagem-bolivia-e-peru-7.html

To me animando para em uma futura viagem ir para la, ainda mais que a estrada entre Tupiza e Uyuni esta quase toda asfaltada, pelos relatos recentes faltam uns 30km ainda para terminar. 

• Obrigad@! 1
Link para o comentário

• Membros
Em 22/10/2018 em 08:58, Elder Walker disse:

Excelente, @xexelo!

Muito obrigado por todas as respostas e dicas! Vou continuar pesquisando e afinando o possível roteiro para decidir os detalhes, caso confirme esse destino. Mas, novamente, fiquei encantado com os relatos e com o que vi dessa região até o momento!

Se me permite apenas mais duas perguntinhas que fiquei bem curioso:

- Sobre o Paso Sico: é mesmo tranquilo com carro baixo? Não furou nenhum pneu nem ouviu muitas pedradas na parte de baixo do carro? Quanto tempo demorou de San Pedro até a cidade destino na Argentina?

- Sobre o Uyuni, há um roteiro que se consiga fazer de carro por conta ou você deixou ele em algum estacionamento e contratou os passeios guiados? Acredito que seja espetacular mesmo, mas a princípio não inclui ele no roteiro por alguns relatos ruins sobre a Bolívia e por achar, aparentemente (olhando por fotos) parecido com o que vi nos arredores de San Pedro de Atacama e na travessia do Paso de Jama, incluindo Salinas Grandes etc... mas sempre estou aberto a rever esse conceito! haha

Fala Elder,

Sobre o paso Sico: são só 115 km de terra, o resto é tudo asfalto. Tem muitas costelas de vaca nas quando fui não tinha buracos ou "trilhos" profundos q pudessem ser problema. Claro que o carro não pode ser rebaixado. Nesse caso eu desaconselho. Não lembro bem a hora q saímos, mas acho que foi as 9 h e chegamos as 19. Claro que fomos parando e tirando fotos. Fizemos o caminho contrário de Salta a San Pedro de Atacama.

Sobre o Uyuni: na primeira vez que fui deixamos os carro em San Pedro e contratamos um tour de 4 dias. O tour leva a gente de microônibus até a fronteira e lá pegamos  uma caminhonete 4x4 que nos levou nesses quatro dias pelo Parque Eduardo Avaroa e até Uyuni e voltou. Custou r$ 780 pensão completa.

Na segunda vez que eu fui, nessa última viagem, Deixamos os carros no estacionamento na cidade de Uyuni e contratamos uma agência de turismo para nos levar. Esse foi um tour de Apenas Um dia, ou seja, apenas para entrar e sair do salar no mesmo dia. Custou 140 bolivianos com almoço.

Olha sinceramente Uyuni é muito mais bonito, mas muiiiiiiiiito mais bonito, que as Salinas grandes de Jujuy. Fora que se não tiver muito cheio de água vocês vão poder ir até a ilha Incausi que é um espetáculo também, uma ilha no meio de um deserto de sal.

Se você fizer a tour de 4 dias você vai passar nas Termas de polques, nas lagunas do Altiplano boliviano, na árvore de pedra,  no deserto de Salvador Dalí, vai poder visualizar um vulcão soltando fumaça e tem ainda os geysers sol da manhã  que comparado ao gêiser del tatio não são tão bonitos. E vai dormir numa altitude de 4700 metros O que é uma experiência bem estranha.

Essas são as minhas dicas, Vai pensando aí o que que você vai fazer  e bom planejamento.

Abraço.

• Obrigad@! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...