Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá pessoal tenho algumas duvidas pois meu caso é meio diferente da maioria. Eu ja morei minha infância dos meus 5 anos até meus 11 anos nos estados unidos porem ilegal com meus pais , e fomos com identidades falsas portanto não tem registro da gente entrando apenas saindo de lá , eu estudei normal e tive uma vida normal igual todas crianças la ou seja fui alfabetizada lá. Tenho uma irmã que nasceu lá e tem o green card. Emfim atualmente tenho 21 anos e estou casada e quero tentar o visto para poder visitar onde morei , não tenho intenções de ficar lá . Mas não sei oque devo falar na hora da entrevista ou como proceder no meu caso , por onde começar? Eu devo falar a verdade que ja tive la ilegal mas quando criança? Devo fazer a entrevista em inglês ou português ? 

• Membros
Postado

Lorraine, bom dia.

Aconselho fortemente que você fale toda a verdade, pois mentir em qualquer etapa do processo de visto pode gerar um banimento para toda a vida. Salvo engano no DS-160 pergunta se você já ficou lá, tem que responder que sim. Também tem que ser honesta ao informar que tem parente lá. Acho que irão te solicitar a localização e o status de imigração deles, informe também.

Na entrevista, responda somente o que te perguntarem, nada de ficar dando informação não solicitada. Com certeza se você colocar esses fatos no DS-160 o oficial vai passar por eles e você talvez tenha que se explicar. Aí você conta como você ficou ilegal lá durante a sua infância (bom ter na ponta da língua datas e lugares, desde o início até quando foi embora), fala que (obviamente) não foi por vontade própria (o Consulado costuma levar isso em consideração na análise), que agora tem uma vida estável no Brasil e que quer ir somente a passeio. Eu sugeriria a reunir toda a documentação que tem do período em que ficou lá (ainda que seja falsa), para apresentar somente se for questionado na entrevista, responda só o que te perguntarem de forma rápida e concisa, sem enrolações.

Agora com relação aos locais em que pretende visitar, eu não enxergaria com bons olhos você querer ir exatamente aonde morou...entendo a questão da saudade, mas o oficial pode entender que você talvez tenha contatos com locais que podem te auxiliar em "recomeçar" uma vida ilegal nos EUA. Por mais absurdo que possa parecer é o que os agentes do consulado são treinados para identificar, ou seja, potenciais imigrantes...Por isso eu aconselharia você a fazer um itinerário 100% turístico, poderia até encaixar em um dos dias a visita à sua irmã, mas focaria em destinos conhecidos do Estado/arredores de onde ela mora.

Por fim, é bom mesmo que tenha feito bastante vínculos com o Brasil, do tipo emprego estável a mais de 1 ano, posse de bens duráveis, do tipo carro/casa/comércio, apresentar declaração de imposto de renda, conta bancária. Como você criou um vínculo também com os EUA o oficial vai "pesar" se você tem mais motivos para ficar em BR ou retornar para US.

Quanto a responder em português ou inglês, imagino que você seja fluente ou avançado, então eu responderia em inglês desde o começo da conversa, vai fazer o entrevistador se sentir mais à vontade (é provavelmente a única pessoa no consulado que você terá contato que seja americano, o resto são todos funcionários brasileiros).

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...