Ir para conteúdo

Relato útil de primeira viagem à Itália (custos incluso)


Posts Recomendados

  • Membros
Postado

@Aryel Arita Obrigado Aryel.

O valor de 1.400 era para nós dois, a ideia era ter uma verba de aproximadamente 50 euros/dia para cada um de nós. Mas conseguimos economizar bastante com alimentação, então ainda consegui voltar com 250 euros sobrando. Mais pra frente eu detalho isso, mas só para antecipar, tinha previsto um gasto diário com comida (eu e ela) de 40 euros...tinha dia que conseguíamos comer bem com apenas 10.

 

  • Membros
Postado

4 - Hospedagem

Ficamos durante toda a nossa estadia na Itália em Hostels do tipo B&B (Bed & Breakfast), aqueles que te oferecem um café da manhã para ajudar a despertar. Mas houve diferença considerável entre eles.

Todas as reservas foram feitas através do www.booking.com

Bem, o que vou escrever a seguir são coisas que percebi e meio que valem como regra geral para todas as acomodações que fiquei.

Edifício: Aprende-se logo que chega que tudo na Itália é muito antigo, e isso aplica-se a maioria dos edifícios. Então não espere um hostel moderno e super bem equipado, pois pode ser que se decepcione. Ele vai ser um prédio antigo de aparência até duvidosa, com decoração rotulada como "cafona", mas ainda poderá ser funcional em seu interior.

Recepção: A grande maioria (alguns hostess me falaram inclusive que é a totalidade) dos B&B são compostos de um apartamento de um edifício residencial. Pense naqueles prédios antigos do centro das nossas grandes cidades, onde você toca um interfone e a pessoa do outro lado da linha abre a porta. Pois bem, é assim que funciona lá também. Não tem porteiro, e muitos dos prédios ficam com a porta principal aberta durante o dia. Então basicamente quando você chegar no endereço, certifique-se que encontre no interfone o número do Hostel...para ajudar entre em contato com o mesmo antes de sair do Brasil e já peça essa informação (muitos colocam uma plaquinha bem discreta ao lado do número, não é nada que chame a atenção de longe já aviso).

Uma vez no andar do Hostel, muito provavelmente a pessoa que te receberá não estará lá 24h por dia. A não ser que ela more lá (aconteceu comigo em Roma e Pisa). Como dica digo para perguntar logo assim que chegar todas as dúvidas que tiver sobre a acomodação/arredores/horários, para evitar ter que esperar o outro dia. A minha maior dúvida sempre era com relação ao Check-out, pois teve dias em que tinha que pegar trem bem cedo (7:00 da matina) e não teria ninguém disponível para fazer o chek-out. Em todos os casos a resposta que tive foi para simplesmente deixar as chaves no quarto e partir. Prático e sem precisar falar com ninguém.

Elevador: Será um elevador bem velho e extremamente apertado, onde não raro irá caber no máximo duas pessoas. Quem tem claustrofobia certamente via ficar muito desconfortável. Ainda, não será difícil topar com um lugar que não tenha elevador, aí o jeito será encarar as escadas. O Booking avisa quando a acomodação é provida ou não de elevador, mas caso tenha dúvidas entre em contato direto com o Hostel.

Chaves: Provavelmente irão te dar 3 chaves, uma para a entrada principal do edifício, outra para a entrada no Hostel (pense nele como um apartamento) e a última para o seu quarto. Provavelmente também as portas do Hostel e do Prédio abrirão por dentro sem necessidade das chaves, apenas apertando algum botão (por isso você irá conseguir sair do Hostel ao fazer o check-out mesmo sem chaves).

Café da manhã: Provavelmente vai ser um café com um "cornetti" (croissant com recheio) industrializado, ou seja, comprado em mercado, pode vir também leite para fazer um cappucino, umas torradas e geléia. Pra quem não sabe o café da manhã italiano não conta com nada salgado (manteiga, presunto), então não se espante de ver apenas geléia. Dá pra aguentar.

Com relação ao review dos hostels, vou deixar o link para vocês conseguirem ler diretamente da página do Booking, aí conseguirão ver fotos também do local (infelizmente esqueci de tirar). Porém vou dar uma geral em cada um dos principais aspectos para lhes ajudar

 

4.1. ROMA: B&B BEL AMI - Via Corfinio 23, San Giovanni, 00183 Roma, Itália (https://www.booking.com/hotel/it/bel-ami.pt-br.html?aid=304142;label=gen173nr-1DCA4oggJCAlhYSC1YBGggiAEBmAEtuAEIyAEP2AED6AEB-AEDkgIBeagCAw;sid=821482f5e906303924b247f15f30b8ab)

O que reservei: Quarto para somente duas pessoas (banheiro coletivo)

Localização: Excelente, muito perto da estação de metrô de San Giovanni, e também de pontos de ônibus e Tram.

Limpeza: Boa. Feita todos os dias

Conforto: OK. Não dispõem de microondas/cozinha para quem quer fazer algo. Ou você janta fora, ou compra comida e come no quarto (o que fizemos na maior parte das vezes). Eles tem uma mini geladeira.

Custo: 180 euros por 5 diárias para 2 pessoas + 35 euros de imposto de turismo

 

4.2. FLORENÇA: MELODY HOUSE - Viale Fratelli Rosselli 47, 50144 (https://www.booking.com/hotel/it/melody-house.en-gb.html?aid=304142;label=review_am;appvl_email=1;rurl=2582116c498f5be9;tab=4;type=total&#tab-main)

O que reservei: Quarto para somente duas pessoas (não sabia, mas tinha um banheiro privativo nesse quarto, o que foi uma ótima surpresa)

Localização: Excelente, 600 metros da Estação Santa Maria Novella, porém cabe ressaltar que ainda precisa andar mais uns 5-10 minutos a partir dessa estação para chegar ao centro nervoso/histórico da cidade, onde ficam a maioria dos serviços como restaurantes.

Limpeza: Muito boa. Feita todos os dias

Conforto: Muito bom, aparência de hotel. Porém não dispõem de microondas/geladeira/cozinha para quem quer fazer algo. Ou você janta fora, ou compra comida e come no quarto (o que fizemos na maior parte das vezes).

Custo: 205 euros por 5 diárias para 2 pessoas + 30 euros de imposto de turismo

 

4.3. PISA: PISA LODGE B&B HOSTEL- Via Contessa Matilde 32A, 56123 Pisa, Itália (https://www.booking.com/hotel/it/pisa-lodge-b-amp-b-hostel.en-gb.html?aid=304142;label=review_am;appvl_email=1;rurl=54c8ce4d91bc4447;tab=4;type=total&

O que reservei: Duas camas em quarto para 3 pessoas (banheiro compartilhado/na primeira noite dormimos sozinhos, na segunda tinha uma moça na outra cama)

Localização: Excelente, dá pra ir andando a pé para a Torre de Pisa em 5 minutos. Porém cabe ressaltar que ainda precisa andar mais uns 5-10 minutos a partir dessa estação para chegar ao centro nervoso/histórico da cidade, onde ficam a maioria dos serviços como restaurantes, e é consideravelmente longe da estação de Trem Pisa Centrale (2 km).

Limpeza: Média.

Conforto: Médio. Ponto positivo é que tem microondas e geladeira para fazer/guardar algo.

Custo: 76 euros por 2 diárias para 2 pessoas + 6 euros de imposto de turismo

 

4.4. ROMA: NIKA HOSTEL- Piazza di San Giovanni in Laterano 36, San Giovanni, 00185 Rome, Italy (https://www.booking.com/hotel/it/nika-hostel.en-gb.html?aid=304142;label=review_am;appvl_email=1;rurl=5a64e5abbbcb7f0f;tab=4;type=total&#tab-main

O que reservei: Duas camas em quarto para 2 pessoas (banheiro compartilhado)

Localização: Excelente, muito perto da estação de metrô de San Giovanni, e também de pontos de ônibus e Tram. Bem ao lado da Igreja de San Giovanni in Laterano.

Limpeza: Média.Tinha um pouco de sujeira no banheiro.

Conforto: Médio. Um dos banheiros (tem 2) está colado na cozinha, o que faz perder toda a privacidade. Ponto positivo é que tem cozinha completa (embora apertada) para cozinhar o que quiser, inclusive panela e pratos/talheres.

Custo: 32 euros por 1 diárias para 2 pessoas + 7 euros de imposto de turismo

 

 

 

  • Amei! 2
  • Membros
Postado
7 horas atrás, ricardo.barros disse:

@Aryel Arita Obrigado Aryel.

O valor de 1.400 era para nós dois, a ideia era ter uma verba de aproximadamente 50 euros/dia para cada um de nós. Mas conseguimos economizar bastante com alimentação, então ainda consegui voltar com 250 euros sobrando. Mais pra frente eu detalho isso, mas só para antecipar, tinha previsto um gasto diário com comida (eu e ela) de 40 euros...tinha dia que conseguíamos comer bem com apenas 10.

 

Muito bom.

Estou imaginando levar uns 80$ dia. Hospedagens ja fiz pre reserva no booking em.campings e b&b pois hostels realmente não valem nada a pena na itália. 

 

Como ficaremos 20 dias farei praticamente mesmo roteiro mas esticarei ate Veneza desço por bolonha , san marino ,perugia.

Faremos de carro pois trem para tais trechos tbm nao compensa.

 

Legal @ricardo.barros. Curtindo muito as postagens . Podendo compartilhar a planilha...sera bem vinda. 

Abraços 

  • Amei! 1
  • Membros
Postado

Vou passar 25 dias na Itália entre maio/junho, passando por várias cidades. Tô adorando o seu relato, está ajudando muito.
Muito obrigada por compartilhar com a gente!! Valeu!! Um abraço!

  • Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...