Ir para conteúdo

Lugares por onde andei: Fernando de Noronha


Posts Recomendados

  • Membros
Postado
Lugares por onde andei: Fernando de Noronha
 
IMG-20170823-WA0008.jpg
Considerando o que se ouve, se fala e se olha sobre Fernando de Noronha, evidentemente que, dá uma vontade muito grande de ver como é que é, ainda mais quando, dias atrás, um viajante, lá pelas bandas do Jalapão disse que em matéria de turismo, Noronha está em primeiro lugar como ponto de visitação no Brasil. Quando ouvi, logo imaginei que tal turista tinha passado por lá para dar este veredito. Estas palavras permaneceram em mim até o dia, no qual poderia comprovar tal afirmativa, pois em se tratando de Jalapão, nadamos de braçadas. Mas, este assunto é para outra postagem. E o dia de conhecer Noronha, chegou. E viva o ecoturismo e a aventura! Viva as praias, as baias, mergulhos, surfe e as trilhas.
IMG-20170823-WA0021.jpg

 

A justificativa pra conhecer tal ilha baseia-se, primeiramente na “inveja”, segundamente no gosto pela aventura e, malandramente, pela oportunidade, aguardada. E lá vamos nós, nuvens adentro, rumo ao arquipélago.
A aterrisagem foi tranquila numa tarde cinzenta, porem calorenta. A passagem pelo hall de acesso á ilha, um tanto quanto modorrenta, pelo fato de alguns não terem pago a taxa de entrada na ilha na compra do pacote turístico e ter que faze-lo no momento da entrada nas instalações do aeroporto, fato muito comum no trade, ao qual já estamos bastante acostumados. Aliás, para aproveitar os encantos da ilha, é necessário pagar uma taxa diária, a TPA – Taxa de Preservação Ambiental, que pode ser paga antecipadamente.
IMG-20170823-WA0026.jpg
Do lado de fora, vans, taxis e bugs disputavam a prioridade no traslado dos visitantes a suas respectivas pousadas, contratadas anteriormente, sem saber que a poucos metros um ponto de ônibus poderia ser utilizado para embarque num coletivo que faria o mesmo trajeto, com enorme economia. Bem, e nós? Embarcamos numa van, convidados que fomos por um agente que nos entregou à Pousada contratada.
As Pousadas se equivalem, pois sobram na ilha. Café da manhã básico, quarto com ar condicionado e espaço bem definido para pouca bagagem. O atendimento dentro daquele padrão estimulo-resposta tão comum em nossas andanças. Claro que fomos bem recebidos e atendidos sempre que as duvidas apareciam quanto a locais, direção e aconselhamentos. E depois destas conversas, adentramos pelas trilhas da ilha, induzidos que fomos a fazer um tour motorizado para os iniciantes do passeio.
IMG-20170823-WA0020.jpg
Ilha tour é um passeio realizado por caminhonetes, taxis, bugs onde os turistas, caso sejam apanhados primeiro, vão na cabine, caso contrário, sobra pra carroceria. Carroceria coberta e as laterais livres para admirar melhor a paisagem. Mas, o itinerário é curto, o que demora mais são as caminhadas por escadas, pedras e mergulho nas águas claras das enseadas. E passou-se o primeiro dia.
 
IMG-20170823-WA0007.jpgNo segundo dia, embicamos nossos narizes para o passeio marítimo e lá fomos, mas adentro, ver golfinhos, tartarugas, pedaços de embarcações, peixes de várias cores, espécies e tamanhos. É neste passeio que temos a oportunidade de mergulho e ser rebocado por uma embarcação através da prancha subaquática (planasub), que nada mais é do que olhar para o fundo do mar, de óculos e respirando por canudinho (snorkel). Um passeio assaz interessante. Teve até uma gaivota nos acompanhando. Um churrasquinho a bordo e muito agua em volta.
IMG-20170823-WA0012.jpgNo terceiro dia, que deveria ter sido o primeiro, fomos dar uma volta naquele coletivo (micro-ônibus), citado no inicio desta relato, assim que saímos do aeroporto, lembram? Um passeio bem interessante, onde passamos a saber exatamente onde estávamos, a distancia dos atrativos, o tempo percorrido e a melhor noticia, saber onde se localizava a praia do Porto, local de treinamento para os passeios aquáticos destinado aos iniciantes nas águas azuis e mornas de Fernando de Noronha.
E assim foi nossa visita á tão falada ilha, de tantas histórias e glamourização. Mais um lugar por andamos.
  • Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...