Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado
Em 21/05/2018 em 21:09, mariojr disse:

Pra quem quer se deslocar muito pela Suíca, um bom planejamento é fundamental. Os passeios de montanha são muito caros, e a maioria deles exige um pagamento à parte, então é sempre bom ter um plano B caso a previsão de tempo não ajude. E o swiss pass que vai te dar essa flexibilidade de escolha.

O método que eu usei era ver a previsão de tempo na noite anterior do passeio, daí já sabia mais ou menos o que esperar no próximo dia. De manhã, confirmava nas webcams a previsão do dia anterior. Tempo bom, ia para a montanha; tempo ruim escolhia um passeio panorâmico de trem ou um passeio mais urbano.

Em Novembro, os dias são bem curtos e isso irá exigir ainda mais um bom planejamento. 

Há muitas opções de meios de elevação e dá pra combinar vários deles em um mesmo passeio. Em Grindelwald, por exemplo, você pode subir ao First , seguir pelo alto das montanhas para Mannlinchen e descer por Wengen. Achei bem legal.

E quanto a  Lucerna, eu achei o Mt Pilatus bem mais interessante que o Mt Rigi.   

Optei pelo Pilatus mesmo, mas triste que o funicular não funciona na data que vou.

• Membros
Postado
Em 07/05/2018 em 15:13, psemple disse:

Acabei de voltar de viagem da Suíca. FIquei hospedado 7 noites (8 dias) em Thun (perto de Berna). Comprei o Swiss Pass de 8 dias por 398 francos e foi a melhor coisa que fiz.

Por vários motivos:

• Flexibilidade: é difícil saber quanto tempo vai durar os passeios (existem filas enormes em alguns passeios à la parques da Disneyland), alguns passeios na altitude você não vai ficar muito bem e pode querer mudar seus planos e o tempo é extremamente imprevisível.
  • Com o passe, você pode se deslocar para o lugar na suiça onde o tempo for estar melhor e varia muito ao redor do país.
  • Há 50% de desconto na maioria dos teleféricos. A parte não inclusa pelo Swiss Pass, o Jungfrau teve 25% de desconto, ou equivalente a cerca de 40 francos de desconto.
  • Quase todos os museus e castelos são gratuitos. O castelo de Chillon custa 29 francos a entrada avulsa, por exemplo.
  • Transporte público local não é barato. Um passe de tram avulso as vezes é coisa de 5 francos suiços.

O Jungfrau eu tive que esperar até o último dia viável para ir quando o tempo estava parcialmente nublado.

O meu roteiro resumido foi o seguinte:

Dia 1: Voo para Genebra, trem para Lausanne e bate-volta em Evian na França (de barco com 30 minutos de duração) --> esse dia estava super ensolarado, bem bonito.

Dia 2: Lucerne (era o lugar na Suiça que tempo ia estar melhor) e monte Pilatus. --> tempo estava bom só nessa parte do país

Dia 3: Klein Matterhorn --> tempo ótimo nesse parte do país, mas na maioria do país estava ruim

Dia 4: Cataratas do Reno e Zurich (Uetliberg)  --> tempo feio no país todo, melhorou um pouco no final da tarde.

dia 5: Vaduz, liechtenstein --> tempo feio em todo país. Esse era meu plano de backup para um dia de tempo ruim para adicionar mais um país na lista dos que conheci.

Dia 6: Castelo de Chillon e Castelo de Oberhafen --> tempo bem feio em todo país.

Dia 7: Região de Jungfraujoch --> tempo estava ruim na maioria do país e relativamente bom nessa região pela parte da manhã. Altitude me deu certo mal estar (muita sonolência e enjoo) e por isso não deu para fazer mais nada durante o resto do dia.

Dia 8: Passeio por Basel e voo pelo aeroporto de Basel --> tempo estava ótimo

Em resumo, se meu roteiro fosse fixo por cidade eu teria passado muita raiva de pagar caro nos teleféricos por só ver nuvens. Mas com a flexibilidade do roteiro deu para adaptar. E quando o tempo estava médio, dava para escolher montanhas mais baixas (monte pilatus, por exemplo).

Em princípio, gostaria de ter feito mais passeios para montanhas / teleféricos. Mas não deu por conta das condições de tempo.

O conselho principal é: olhe a previsão do tempo em: http://meteonews.ch/en/Weather_Map/CCH/Switzerland e Olhe as webcams do lugar que você vai em tempo real. E claro que o tempo pode mudar em poucos minutos.

Um fator importante no planejamento é que montanha costuma ter tempo bom na parte manhã e tarde nublada. Quanto mais alta a montanha, mais arriscado de ter baixa visibilidade.

Conseguiu ver todos os principais pontos de Lucerna além de ir no Pilatus em 1 dia? Farei isto tb!

Eu pra lugares altos tomo diamox já 48hrs antes pra evitar mal estar e estragar o passeio. Melhor coisa...

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Muito boas as dicas desse tópico!

Estou planejando ir em dezembro, acho que tudo se aplica mais ou menos igual.

Quero fazer o Glacier Express, de st Moritz a Zermatt e essa é a minha maior preocupação com o tempo. Porque não vai dar pra ter flexibilidade nessa data, já que estarei trocando de ponto de apoio. Vocês acham arriscado não conseguir ver nada na viagem?

• Membros
Postado
14 minutos atrás, carolina.gama disse:

Muito boas as dicas desse tópico!

Estou planejando ir em dezembro, acho que tudo se aplica mais ou menos igual.

Quero fazer o Glacier Express, de st Moritz a Zermatt e essa é a minha maior preocupação com o tempo. Porque não vai dar pra ter flexibilidade nessa data, já que estarei trocando de ponto de apoio. Vocês acham arriscado não conseguir ver nada na viagem?

Sempre existe este risco, eu diria que as chaces estar tudo encoberto são meio-a-meio.

• 7 meses depois...
  • Membros
Postado
Em 09/03/2018 em 22:57, deborahmatteo disse:

Boa tarde galera,

Estou fazendo meu roteiro pra Suiça (chegarei de trem por Munique e não de avião), mas estou com algumas dificuldades.

O swiss pass custa 270 francos para 4 dias que é exatamente o que passarei lá. Eu to achando que gastaria bem menos que isso comprando os tickets antecipadamente no SBB. Mas ai estou com o seguinte problema:

1 - Quando digito Luzern, Bern, etc aparecem várias opções tipo Luzern Wey, Luzern Europe, Luzern Gisele e o mesmo pra todas as cidades. Qual eu devo escolher? O que significa isso? Notei que os valores ficam mais caros pra elas tb. Devo colocar pra central sempre? Ou tentar saber onde fica meu hotel e pegar a mais perto?

2 - Além dos trens entre as cidades, dependendo de onde for meu hotel e os passeios que vou fazer por lá, precisarei de trams e ônibus, não achei informações de quanto isso custa individualmente, como compra, se existe um passe diário, se ele é válido na Suiça toda ou é pra cada cidade?

3 - a parte de ir pra Interlaken é muito confusa, eu já entendi que dá para subir por uma cidade e descer pela outra (Lauterbrunnen ou Grindelwald), mas e pra se locomover nessas cidades? preciso de mais transportes? é tudo a pé? Pra ir no lado de Grindelwald First eu teria que pagar outro trem?

4 - Como compro o Jungfrau? Qual das opções abaixo seria o avulso? E qual opção seria com o swiss pass? Tem muitas e estou perdida! E a parte do Kleine Scheidegg  é junto ou compra separado?

image.thumb.png.e2006ec2687fa3169eb8df5d3152aead.png

5 - A tabela que fiz de preços de trens estimados é esta, mas não sei o que mais considerar nela pra decidir entre o swiss pass ou tudo avulso.

Swiss pass + jungfrau =  270 + 137 (com desconto) = 407

image.png.ed9384b40bd5f810aaff175fec9d9ff4.png

O que acham desta comparação? O que acham que vale a pena? Será que estes 337 vão exceder os 407 qdo adicionar os transportes dentro das cidades?

Muito obrigada a quem me ajudar desde já :)

jfbahn-jungfraubahn.jpg

image.png

.vai quando para zurique, estarei indo dia 22 vou ficar 4 dias por la tbm.

• 5 meses depois...
  • Membros
Postado
Em 07/05/2018 em 15:13, psemple disse:

Acabei de voltar de viagem da Suíca. FIquei hospedado 7 noites (8 dias) em Thun (perto de Berna). Comprei o Swiss Pass de 8 dias por 398 francos e foi a melhor coisa que fiz.

Por vários motivos:

• Flexibilidade: é difícil saber quanto tempo vai durar os passeios (existem filas enormes em alguns passeios à la parques da Disneyland), alguns passeios na altitude você não vai ficar muito bem e pode querer mudar seus planos e o tempo é extremamente imprevisível.
  • Com o passe, você pode se deslocar para o lugar na suiça onde o tempo for estar melhor e varia muito ao redor do país.
  • Há 50% de desconto na maioria dos teleféricos. A parte não inclusa pelo Swiss Pass, o Jungfrau teve 25% de desconto, ou equivalente a cerca de 40 francos de desconto.
  • Quase todos os museus e castelos são gratuitos. O castelo de Chillon custa 29 francos a entrada avulsa, por exemplo.
  • Transporte público local não é barato. Um passe de tram avulso as vezes é coisa de 5 francos suiços.

O Jungfrau eu tive que esperar até o último dia viável para ir quando o tempo estava parcialmente nublado.

O meu roteiro resumido foi o seguinte:

Dia 1: Voo para Genebra, trem para Lausanne e bate-volta em Evian na França (de barco com 30 minutos de duração) --> esse dia estava super ensolarado, bem bonito.

Dia 2: Lucerne (era o lugar na Suiça que tempo ia estar melhor) e monte Pilatus. --> tempo estava bom só nessa parte do país

Dia 3: Klein Matterhorn --> tempo ótimo nesse parte do país, mas na maioria do país estava ruim

Dia 4: Cataratas do Reno e Zurich (Uetliberg)  --> tempo feio no país todo, melhorou um pouco no final da tarde.

dia 5: Vaduz, liechtenstein --> tempo feio em todo país. Esse era meu plano de backup para um dia de tempo ruim para adicionar mais um país na lista dos que conheci.

Dia 6: Castelo de Chillon e Castelo de Oberhafen --> tempo bem feio em todo país.

Dia 7: Região de Jungfraujoch --> tempo estava ruim na maioria do país e relativamente bom nessa região pela parte da manhã. Altitude me deu certo mal estar (muita sonolência e enjoo) e por isso não deu para fazer mais nada durante o resto do dia.

Dia 8: Passeio por Basel e voo pelo aeroporto de Basel --> tempo estava ótimo

Em resumo, se meu roteiro fosse fixo por cidade eu teria passado muita raiva de pagar caro nos teleféricos por só ver nuvens. Mas com a flexibilidade do roteiro deu para adaptar. E quando o tempo estava médio, dava para escolher montanhas mais baixas (monte pilatus, por exemplo).

Em princípio, gostaria de ter feito mais passeios para montanhas / teleféricos. Mas não deu por conta das condições de tempo.

O conselho principal é: olhe a previsão do tempo em: http://meteonews.ch/en/Weather_Map/CCH/Switzerland e Olhe as webcams do lugar que você vai em tempo real. E claro que o tempo pode mudar em poucos minutos.

Um fator importante no planejamento é que montanha costuma ter tempo bom na parte manhã e tarde nublada. Quanto mais alta a montanha, mais arriscado de ter baixa visibilidade.

Oie. Li seu artigo. E meu deu uma luz em meio às trevas .hehehe CUIDADO COM CLIMA , n tinha pensado nisso. Vou pra Suíça ficar  apenas dois dias, queria muito conhecer um dos Alpes  vou agora em março de 2020. Eu ja li muito spbre esse swiss pass. Mas meu cerebro mentecapito nao consegue entender. Vc podria me ajudar?

• Membros
Postado
1 hora atrás, fabio.barbero disse:

Oie. Li seu artigo. E meu deu uma luz em meio às trevas .hehehe CUIDADO COM CLIMA , n tinha pensado nisso. Vou pra Suíça ficar  apenas dois dias, queria muito conhecer um dos Alpes  vou agora em março de 2020. Eu ja li muito spbre esse swiss pass. Mas meu cerebro mentecapito nao consegue entender. Vc podria me ajudar?

A função do Swiss Travel Pass é basicamente permitir que você  ande em praticamente todos os trens Suíços durante o período de validade do Travel Pass sem precisar comprar passagens e pagar nada lá na hora .

Ou seja, você pode acordar, ir para a estação de trem, embarcar em qualquer trem que quiser sem precisar comprar passagem, basta apresentar o papel do Swiss Travel Pass para o fiscal quando ele passar nos assentos conferindo as passagens.

Isto é interessante, por que uma passagem de trem comprada lá na hora, meia-hora antes do trem sair, pode ser bem cara! Por exemplo, uma passagem de Genebra para Berna comprada lá na hora custa 51 Francos.

Se você comprar lá na hora uma ida e volta a Berna, se no dia seguinte você comprar uma outra ida e volta a Interlaken, e no outro uma ida e volta até Zurich, etc, facilmente você gasta mais do que valor do Swiss Travel Pass.

O como o clima por lá é muito imprevisível, principalmente durante o inverno europeu, é complicado planejar os passeios com antecedência, pois você pode acabar pagando uma fortuna para subir a montanha, e quando chegar lá em cima, ver só isto:

5113_-_Jungfraujoch_-_Sphinx_Observatory

Ao invés disto:

Sphinx_Observatory_Jungfraujoch_02.jpg

Então viajando no inverno, é importante você deixar as datas dos passeios em aberto, e fazer eles no dia que o clima permitir, para isto o Swiss Travel Pass é importante, pois se o clima estiver ruim, você simplesmente pega o trem para outra região da Suíça onde o clima estiver bom, sem se preocupar com passagens caras.

E alem de não pagar nada nos trens, o Swiss Travel Pass lhe dá descontos generosos em todos os teleféricos e passeios até as montanhas.

Mas uma observação final, mesmo você deixando a programação em aberto, com somente 2 dias na Suíça você corre grande risco de não conseguir subir a nenhuma montanha.

Eu morei um tempo em Berna, e lembro que durante o inverno, frequentemente as montanhas ficavam todas encobertas por neblina ou nuvens por vários dias seguidos.

Enquanto morrei lá,  meu irmão veio me visitar em Berna durante o mês de abril, ele ficou 7 dias lá em casa, e o único dia em que o tempo ficou aberto nas montanhas, foi na véspera de ele ir embora.

Então coloque este fato na balança, e esteja ciente de que caso resolva ir a Suíça e ficar só dois ou três dias, você corre grande risco de gastar um monte de dinheiro, mas não conseguir ir aos Alpes por que estava tudo encoberto.

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...