Ir para conteúdo

Bariloche

Júnia Pimenta

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Pessoal,

Estou organizando minha viagem de carro pela patagônia e vou ter a chance de ficar alguns dias em Bariloche. O objetivo da viagem é fazer o circuito completo em TDP, e como tal queremos fazer alguns trekkings em Bariloche. Vamos sair de Nequen com objetivo de chegar em bariloche no dia 07/01/2015 para o almoço, ou seja, vamos acordar *MUITO* cedo para dar tempo de percorrer os 430 Km de Neuquen a Bariloche.

Vamos ter a tarde do dia 7 livre, no dia 8 e 9 queremos fazer o trekking de dois dias no Tronador, dormindo no refúgio Otto Meiling. Alguém aqui no fórum já fez isso? Entrei em contato com um guia e ele quer cobrar 200 dolares de cada um de nós quatro para fazer o trekking (guia + seguro + noite no refúgio com todas as refeições). Achei muuuito caro considerando que custa 500 pesos a estadia lá com janta e café da manhã... também encontrei o .GPX (informações de GPS) desse trekking aqui: http://es.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=6610171.

Teremos o dia 10 para fazer outros passeios em Bariloche e descançarmos para o trekking do dai 11: "Refugio Frey by the ridge, the traverse of Mt. Catedral" (http://www.trekpatagonia.com/singledayhikes-bariloche-patagonia). Este custa "apenas" 100 dolares por pessoa... mas como não achei coordenada nenhuma sobre ele na web acho que vamos acabar pagando mesmo... :mrgreen:

As perguntas que tenho é: o que posso conhecer na tarde do dia 7 e no decorrer do dia 10? Todo mundo anda falando da tal cascata do Tronador... consigo chegar la de carro e voltar para a "bifurcação" na estrada em talvez 1 hora (é onde começa o trekking)?

Obrigado!

Olá Frede, vejo que estas intentando fazer trilhas que requerem esforço meio a alto, pelo que acredito estejas acostumado. Em verão não serão tão complicadas para ambas as mencionadas recomendo que não dispenses um “guia” porque na montanha e fácil você se perder sem conhecimentos. A do Tronador principalmente. Lembrando que mesmo sendo verão, a essas altitudes a temperatura cai consideravelmente.

Referente a pergunta da Cascada e Tronador, o melhor e fazer primeiro Cascada Los Alerces e depois Tronador.

Deve sair de Bariloche com a primeira luz do sol e tomando a RN 40 até chegar a Villa Mascardi onde vai virar à direita na RP 81, onde o asfalto termina e começa o caminho de terra. Desde Bariloche são pouco mais de 35 km.

Alguns quilômetros depois irão chegar na guarita de entrada do parque Nahuel Huapi, onde pagarão o ingresso, além de receber as indicações do caso e mapas.

A poucos quilômetros à frente vai ver a bifurcação para RP 82 que vai a Tronador, mas você continuará pela RP 81 no sentido a Cascada.

O horário de regresso da Cascada começa às 11:00 hs, pelo que a partir dessa hora já poderiam ir saindo de volta. Quando chegues na bifurcação antes mencionada será só pegar ela e continuar. A ida em sentido a Tronador e até as 14:30 hs e a volta se habilita a partir das 16 horas.

Além da Cascada los Alerces, voltando do Tronador pouco antes de Pampa Linda tem uma Cascata muito linda chamada Cascada de los Saltillos a que podes chegar por uma tranquila trilha de 30 minutos. Estive ai o ano passado.

Eu acabo de sair de Bariloche (ainda estou na Argentina, em Bahia Blanca) e este inverno fiz algumas trilhas, sempre repetindo coisas que já fiz, mas que quem estava comigo não conhecia. Uma delas foi a que você colocou da Península de Llao Llao, mas desta vez não fiz completa. E muito tranquila e recomendo.

Qualquer dúvida pode perguntar.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...
  • Membros

Boa noite!!

Irei para Bariloche em 05/10, com chegada prevista 08:35 lá com minha afilhada de 10 anos, ela quer muito ver neve porém já avisei que talvez não seja possível, se ela tiver muita sorte conseguiremos pois neste período normalmente não neva, conforme pesquisei....

Pelo pacote teremos apenas o passeio de meio dia Circuito Chico + Cerro Catedral sem elevação.

Ficaremos até o dia 09/10, após o almoço.

Gostaria de algumas sugestões para aproveitar bastante com ela.

Para fazer compras vale a pena?

Obrigada!!

Link para o comentário

• Membros de Honra
Boa noite!!

Irei para Bariloche em 05/10, com chegada prevista 08:35 lá com minha afilhada de 10 anos, ela quer muito ver neve porém já avisei que talvez não seja possível, se ela tiver muita sorte conseguiremos pois neste período normalmente não neva, conforme pesquisei....

Pelo pacote teremos apenas o passeio de meio dia Circuito Chico + Cerro Catedral sem elevação.

Ficaremos até o dia 09/10, após o almoço.

Gostaria de algumas sugestões para aproveitar bastante com ela.

Para fazer compras vale a pena?

Obrigada!!

Olá Danielle,

uma coisa e “ver nevar” e outra e “ver neve” (e tocar a mesma).

Bom, o primeiro será algo difícil (como você falou) mas não impossível já que mesmo que não seja a época apropriada pode nevar sim, principalmente no Cerro Catedral.

O segundo (que você pode ver e tocar neve) e um fato seguro, porque até hoje tem 1 metro 30 centímetros de neve no cume (até onde você pode chegar com dois meios de elevação diferentes), sem contar que estão previstas nevadas para a próxima terça-feira 23/9.

Referente a que fazer diria que pegues os passeios clássicos, como Cerro Otto, Villa la Angostura e algum lacustre (Puerto Blest, etc.), mas tendo em conta que estarás com uma menina de 10 anos que vai querer se divertir, tente repetir Cerro Catedral, dedicando o dia todo para brincar na neve lá acima.

Outras coisas 9mas no centro) será a Patinação no Gelo.

Para compras, somente Chocolates e lembranças.

Abraços

Link para o comentário

• Membros

Ola principe

tudo bem ? Pelo que vejo voltou da argentina..

queria uma ajuda sua ,voltei agora de lá no final de agosto novamente, e estou planejando voltar no verão em dezembro , mas diferente do invernos nunca fui no verão, em dezembro -janeiro (natal-reveion ) e nao tenho uma rota que seria melhor por fazer. desta vez vou com minha esposa somente sema s crianças . vamos alugar um carro pois gostaria de ir para lugares mais longes e fazer um dia ou dois de aventura ( rafiting ou cavalgada/ treking ) e outros mais românticos .

o que você me recomenda , tenho que faz\e-los por alguma agencia especializada nesta época de temporada ou de outra forma individual , indo ha alguns "refugios" ?

se puder fazer um roteiro do acha legal , ajudaria muito !

aluguei carro patagonia rent car e foi muito bom , acho que foi sua indicação inclusive .

abraços

denill

Link para o comentário

• Membros de Honra
Ola principe

tudo bem ? Pelo que vejo voltou da argentina..

queria uma ajuda sua ,voltei agora de lá no final de agosto novamente, e estou planejando voltar no verão em dezembro , mas diferente do invernos nunca fui no verão, em dezembro -janeiro (natal-reveion ) e nao tenho uma rota que seria melhor por fazer. desta vez vou com minha esposa somente sema s crianças . vamos alugar um carro pois gostaria de ir para lugares mais longes e fazer um dia ou dois de aventura ( rafiting ou cavalgada/ treking ) e outros mais românticos .

o que você me recomenda , tenho que faz\e-los por alguma agencia especializada nesta época de temporada ou de outra forma individual , indo ha alguns "refugios" ?

se puder fazer um roteiro do acha legal , ajudaria muito !

aluguei carro patagonia rent car e foi muito bom , acho que foi sua indicação inclusive .

abraços

denill

Olá Denilson, e verdade, voltei no dia 8 de setembro, e como sempre, já estou com saudades.

Não precisaras de agencia em geral, mais se alugar um carro.

Tem muita coisa para fazer, tanto dentro como perto de Bariloche dividindo (segundo tua procura) em turismo tradicional e aventura.

Dentro do tradicional estão os passeios clássicos más que pela época poderias acrescentar umas variantes.

Circuito Chico, por exemplo, poderias fazer de bicicleta. Mas desta vez aproveitar a fazer as trilhas do parque Llao Llao.

Se quiser subir ao Cerro Campanário, poderias pelo menos descer caminhando, que além de uma cômoda e curta trilha até a base, poderás ver os nomes de cada arvore e arbustos do caminho.

Se não conheceu Colonia Suiza nesta viagem de inverno essa poderia ser uma boa oportunidade. Lembrando que o ideal e ir quarta-feira ou domingo, que e quando funciona sua Feria Artesanal.

Uma trilha que sem dúvida vocês vão gostar e ir até a Piedra de Hasburg. Podes ir de duas formas. A mais simples seria subir ao Cerro Otto pelo teleférico e logo ir por uma trilha no sentido sul este onde logo de 40 minutos terás chegado à chamada Piedra de Habsburg. A segunda forma e aproveitando que estarás de carro e subir até o Centro de Ski Nordico (que nessa época está fechado) e estacionar o carro ai. A partir desse ponto você pode seguir pelo caminho de carros que sobe até a confeitaria (mas acostuma estar fechado para turistas) ou cortar caminho pelas pistas do Ski Nordico (mas ai pode que você se perca).

Desde aqui a trilha será de pouco mais de uma hora.

Ao chegar na Piedra de Hasburg terás um magnifico visual ao Lago Gutierrez. Levar uma mochila com agua e algo para comer lá acima.

Como dato adicional, nós fizemos essa trilha este inverno (no meu caso e a quinta vez que faço). Em breve colocarei fotos no Grupo que tenho no Facebook

Subir ao Cerro Catedral também será uma boa ideia se além de curtir o visual alugas uma Bike para descer pelos caminhos que em inverno se utilizam para esqui.

Ou tem alternativa se não quiser pedalar (mas sim caminhar) de fazer umas trilhas tranquilas. No mesmo caminho que vai para Catedral mas continuando e passando Villa los Coihues, logo ira chegar ao camping do Lago Gutierrez (Lado Oeste) tem uma curta caminhada de 15 minutos ate a Cascada de los Duendes. De ai podes voltar alguns metros e veras a indicação para a subida ao Balcon del Gutierrez, que logo de 30 minutos e algo de esforço na subida (100 metros de desnível) terás um lindo visual do Gutierrez mas desde o outro lado.

Depois tem os passeios lacustres, onde Puerto Blest para mim oferece a melhor opção para fazer uma trilha divertida e atrativa.

As Cavalgadas te levaram a paisagens diferentes. E a maioria das opções (que são muitas) oferecem um churrasco ao final do passeio, ou uma merenda se for o horário de tarde. Este ano fizemos uma em “Los Baqueanos”. Eu já andei em diferentes lugares a cavalo (Paso Flores, Fortin Chacabuco, etc.) e está de los Baqueanos foi uma das mais lindas que fiz, porque (mesmo sendo mais tranquilas que as outras) gostei muito porque está bem na base da ladeira sul do Catedral, partindo do lago Gutierrez, subindo parte dessa ladeira entre bosques e cruzando diferentes riachos assim como o lago.

Esta também e uma boa época para quem gosta de Rafting e podes testar o (Rio) Manso Inferior, mas se quiser adrenalina recomendo Rafting no Cañon del Manso (Clase III e IV).

Outra opção e o Parapente ou Mergulho, Canopy e Kayaking, além de diferentes circuitos de Mountain Bike.

Logo tem trilhas mais complicadas (Refugio Frey, Chalhuaco, Lopez, etc.) mas dependera do teu preparo físico e o equipamento que disponhas.

Saindo de Bariloche podes ir para o Tronador que esta a 85 km. Além do que o caminho já vale a pena pelas paisagens, lá acima encontraras o Cerro e a geleira Ventisquero Negro. Antes de voltar te recomendo passar por Pampa Linda te recomendo entrar pela trilha a conhecer o Saltillo das Nalcas.

Outro lugar saindo de Bariloche (mas ainda dentro do que considero perto) e Villa la Angostura.

Desde Angostura poderias ir de Barco ate Bosque de Arrayanes e voltar caminhando; ou ir e voltar caminhando (12 Km somente ida).

Em Angostura tem muitas trilhas também. Dessas tem uma que sai pertinho da Bahia Mansa e leva a três mirantes com um lindíssimo visual da Península de Quetrihue (Arrayán, Messidor I e II).

Também podes visitar o Correntoso e o Cerro Bayo.

Se decides ir a El Bolson desde Bariloche o caminho todo asfaltado e para mim um dos mais lindos da região. De Bariloche está a 130Km.

Nas terças, quintas ou sábados tem Féria Artesanal (muito linda) e funciona as de 10hs a 15hs. Recomendo não perder!!

Desde Bariloche serão umas 2 horas de viagem, porque uma paisagem digna de ir parando a tirar fotos.

Quando saias de Bariloche, o primeiro lago que vai passar e o Gutierrez. Vai ver algumas paradinhas, então, parem o carro e desçam (são poucos metros) ate o lago, para tirar fotos e desfrutar. Logo passarão pelo lago Mascardi e depois pelo Guillelme. Curtam eles também.

15 Km antes de chegar a El Bolson (a esquerda do caminho) vai ver um lugar para estacionar o carro, desde donde começa um Sendero com suaves degraus. Vai te levar ate a Cascada de la Virgen. Não percas!

Logo já em El Bolson aproveita para ir ao Mirante de Loma del Medio que esta a 5 km do centro, onde podes estacionar e pegar uma trilha de 2 km ate Cabeza de Indio (umas 2 horas de ida e volta). De Cabeza de Indio terás esse visual lindo do Rio Azul, Lago Puelo e dos Cerros Tres Picos, Motoco y Lindo.

Agora se quiser fazer mais coisas te diria que dediques 2 dias a EL Bolson.

Uma de essas e ir ate o Bosque Tallado. Tem que ir ate a plataforma no Cerro Piltriquitron e de ai tem uns 40 minutos de caminhada até o Bosque Tallado e depois se quiser seguir, uns 20 minutos mais ate o Refugio.

Calcula umas 4 a 5 horas e o total do passeio.

O passeio a Parque Nacional Lago Puelo pode ser meio entediante mas te recomendo ir a conhecer o Lago Puelo (são uns 30 minutos desde El Bolson).

Tem passeio ao Cajon del Azul que deve ser das mais lindas, mais e para um dia inteiro e bom estado físico, porque tratasse de uma caminhada de 3 a 4 horas, só para chegar. Também pode ser feita a cavalo.

E não sei se você fez o Circuito Siete lagos até San Martin de los Andes, mas caso não tenha feito diria que está vez não podes deixar de fazer. Dependendo do tempo disponível, e de se puder ficar a dormir em San martin, te diria de fazer Circuito Grande.

Tem mais coisas ainda para fazer, mas estes são os pontos principais e os que eu já fiz, entre outras coisas.

By the way, eu não devo ter sido quem recomendou a Patagonia Rent a Car porque sempre alugo com um amigo (Austra Rent a Car), mas se essa foi boa para você, então não vejo porque mudar ::otemo::

Abraço!

Link para o comentário

• Membros

Bom dia pessoa, sou novo no fórum. Resolvi me cadastrar pois vi que aqui encontro todas as informações das viagens e o pessoal é muito prestativo. Então vou colocar minha única dúvida referente ao Cerro Catedral em Bariloche:

1- Os preços no site do Catedral andaram mudando e a explicação de cada coisa ficou um pouco confusa para mim. Minha dúvida é, no site das tarifas tem o pacote diario e depois o PACK 2 dias etc.. no meu caso vou comprar o PACK de 2 dias, minha pergunta é, esse pacote de 2 dias já está incluso o valore das subidas pelos teleféricos? quais? Se usar um teleférico, posso andar para outro lado e pegar outro até o pico do catedral etc?

AGradeço desde já. Abraçoss

www.catedralaltapatagonia.com/invierno/ ... o_2014.php

Link para o comentário

• Membros

Obrigado Príncipe pela atenção e respostas ótimas e o roteiro muito legal , o que é fascinate em Bariloche e que precisamos de uns 5 invernos e 5 veroes para começar a dizer que conhecemos a maioria das coisas que indicou nao tenho nem ideia rsrsrs ... e olha que no inverno vai sera 6 veez !! e ainda falta rsrsrs , e obrigado fabiano pelo dica também de passei , obrigado ..

Na verdade a gente já volta com saudade , leva uns dias para aceitara rotina ..rsrsrsr. Tanto que voltei desta vez pensando no primavera -verão não dei nem tempo para o invernos ...kkk

Algumas duvidas , ...

Nao fiz os 7 lagos de carro ainda , só fui ate Villa angostura mesmo , mas acredito que desta vez não devo deixar passar né ? Nunca fiz o circuito grande , ele começa em san martin a volta é por outra rodovia ? è bom dormir em san martim mesmo pois e gostoso com tempo né , neste trajeto tem locais ou cascatas que devo para para ver ...

Quanto a cavalgadas esta que indicou vou de carro ate algum ponto e ja pego os cavalos , precisa se chegar em algum horário especifico de saída para cavalgada ? tem ideia de valores ??

o de raffiting no rio manso , pelo que vi ha vários trechos correto ? alguns mais agressivos e outros mais de contemplação . Penso em fazer um intermediário . O rafiting tambem precisa de horario para se chegar e se é uma agencia que explora estes passeios ou são varias ? posso chegar la no rio manso e já fazer na hora , Principe sao caros os passeios ...

Muito obrigado pela Atenção Principe e amigos

abraços

denilson

Link para o comentário

• Membros de Honra
Bom dia pessoa, sou novo no fórum. Resolvi me cadastrar pois vi que aqui encontro todas as informações das viagens e o pessoal é muito prestativo. Então vou colocar minha única dúvida referente ao Cerro Catedral em Bariloche:

1- Os preços no site do Catedral andaram mudando e a explicação de cada coisa ficou um pouco confusa para mim. Minha dúvida é, no site das tarifas tem o pacote diario e depois o PACK 2 dias etc.. no meu caso vou comprar o PACK de 2 dias, minha pergunta é, esse pacote de 2 dias já está incluso o valore das subidas pelos teleféricos? quais? Se usar um teleférico, posso andar para outro lado e pegar outro até o pico do catedral etc?

AGradeço desde já. Abraçoss

http://www.catedralaltapatagonia.com/invierno/tarifas_invierno_2014.php

Olá Larissase, a primeira pergunta e se você está pensando ir em 2015?

A segunda e se você já esquia ou pretende aprender a esquiar; ou se nem pretende nada disso e somente quer subir ao Catedral a passeio?

Abraço

Link para o comentário

• Membros de Honra
Obrigado Príncipe pela atenção e respostas ótimas e o roteiro muito legal , o que é fascinate em Bariloche e que precisamos de uns 5 invernos e 5 veroes para começar a dizer que conhecemos a maioria das coisas que indicou nao tenho nem ideia rsrsrs ... e olha que no inverno vai sera 6 veez !! e ainda falta rsrsrs , e obrigado fabiano pelo dica também de passei , obrigado ..

Na verdade a gente já volta com saudade , leva uns dias para aceitara rotina ..rsrsrsr. Tanto que voltei desta vez pensando no primavera -verão não dei nem tempo para o invernos ...kkk

Algumas duvidas , ...

Nao fiz os 7 lagos de carro ainda , só fui ate Villa angostura mesmo , mas acredito que desta vez não devo deixar passar né ? Nunca fiz o circuito grande , ele começa em san martin a volta é por outra rodovia ? è bom dormir em san martim mesmo pois e gostoso com tempo né , neste trajeto tem locais ou cascatas que devo para para ver ...

Quanto a cavalgadas esta que indicou vou de carro ate algum ponto e ja pego os cavalos , precisa se chegar em algum horário especifico de saída para cavalgada ? tem ideia de valores ??

o de raffiting no rio manso , pelo que vi ha vários trechos correto ? alguns mais agressivos e outros mais de contemplação . Penso em fazer um intermediário . O rafiting tambem precisa de horario para se chegar e se é uma agencia que explora estes passeios ou são varias ? posso chegar la no rio manso e já fazer na hora , Principe sao caros os passeios ...

Muito obrigado pela Atenção Principe e amigos

abraços

denilson

De nada Denilson

Siete Lagos e Circuito Grande são coisa diferentes, mas dá para você fazer um intermédio entre ambos, principalmente porque você já foi a Villa la Angostura.

Circuito Grande, são mais ou menos 280 km, saindo desde Bariloche, indo até confluência e de ai entrando até Villa Traful para logo ir até Angostura e de ai voltar a Bariloche. Mas você poderia unir parte disto e fazer Siete Lagos.

Saindo de Bariloche pela RN 40 em direção norte você irá passar pelo Valle Encantado e logo de 60 km chegara a “confluência” onde tem um posto de gasolina YPF. Ai você vira a esquerda na RP 63 onde o caminho começa ser de terra. Passará por Villa Traful (um bom lugar para parar a beber algo). Continuando pela mesma estrada você chegara na RN 234 (caminho dos Siete Lagos). Se você pegar a esquerda ira para Villa la Angostura e logo Bariloche (completando o Circuito Grande), mas se você pega à esquerda estará fazendo Site Lagos.

Claro que pegando nesse ponto você terá perdido uma parte do percorrido que desde Angostura passa pelos Lagos Espejo e Correntoso, mas sempre tem oportunidade de passar por eles na volta (se não quiser voltar por Rinconada, ou fazer somente esse trecho algum dia que for até Angostura.

Em todos os casos, se fazer isso recomendo dormir em San Martin.

Referente a Cavalgada, tem que reservar (pelo menos no dia). Nós ligamos ao meio dia, e a cavalgada começou as 15 horas.

Tínhamos que estar as 14 horas e isso fica a meia hora de carro de Bariloche. Nós pagamos $ 400 por pessoa (algo como R$ 80).

Para Rafting podes testar o (Rio) Manso Inferior, mas se procuras mais adrenalina tem o Rafting no Cañon del Manso (Clase III e IV).

Não sei como funciona agora o agendamento, mas aqui tem algumas agencias que oferecem estes serviços,

DAX Travel

Escenario Sur

Turaccion

Surface Travel

Quilaro

Diversidad Turismo

Mas podem ver todas em www.barilocheturismo.gob.ar/servicios/agencias-de-viaje

Abraço

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...