Ir para conteúdo

Vans automáticas viajam entre Itália e China sem precisar de motorista


Notícias

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Veículos elétricos e autônomos estão em jornada de 12.800 km que deve durar três meses

 

Fonte: Revista Galileu

 

20100726200832.jpg

 

Ainda pode demorar cerca de 20 anos para tirarmos as mãos dos volantes e deixarmos os carros autônomos dominarem o mercado, mas os testes com esse tipo de veículo já começaram. Pesquisadores do Vislab, um laboratório da Universidade de Parma, deram início a uma viagem que pode ajudar no desenvolvimento da tecnologia. Alteraram duas vans elétricas para que pudessem guiar-se com autonomia, sem a ajuda de um motorista, por um percurso de quase 13 mil quilômetros entre Itália e China.

 

A jornada começou em 20 de julho, em frente a uma catedral de Milão, os pesquisadores planejam que o percurso termine no final de outubro, na cidade de Xangai. Os veículos deverão passar por lugares inóspitos, como o deserto de Gobi e a Sibéria. Os interessados poderão acompanhar a viagem pelo blog do Vislab.

 

Segundo o site do Cnet, apesar das vans serem autônomas, vão carregar motoristas durante toda a viagem, para tomarem o controle em caso de emergência. Os veículos seguem uma rota traçada anteriormente e usam câmeras e sensores de laser para evitar obstáculos como outros carros e pedestres.

 

As vans carregam painéis solares para dar energia aos computadores internos e ao piloto automático. Elas não podem ultrapassar os 60 quilômetros por hora e seus motores elétricos permitem que circulem durante quatro horas por dia. A intenção da viagem é testar os carros e descobrir em quais condições a viagem autônoma pode dar certo.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...