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Em 30/04/2018 em 16:45, Natália C. Santos disse:

Obrigada pelo relato, Tabata!
Qual foi o hostel que você ficou em Cusco??

Oii Natália, o hostel que fiquei em Cusco foi o mesmo  que fiquei em Paracas, o Hostel Kokopelli, super curti e recomendo. As camas são separadinhas por cortinas ou mesmo uma estrutura de madeira. Então, mesmo estando em um quarto compartilhado, você acaba tendo o seu próprio espaço. 😁

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Em 08/05/2018 em 16:29, Letícia Steganha Bataglini disse:

@Tabata FB Muito bom seu relato! Estou indo em agosto (2 a 22) também e queria saber: como tava o frio lá? Vi que tem foto que vc está super agasalhada e em outras só camiseta.. e quanto a calçado? Tenis é super confortável, mas é tecido, dá pra aguentar?

Oi Letícia, me desculpe chegar um pouco atrasada aqui para te responder =/
Enfim, mas fica as dicas para quem está por ir então!

Sobre o frio, não é algo que não seja suportável. Eu sou uma pessoa que prefere o clima quente e não gosto de sentir frio, então, comprei ai uns acessórios para ficar mais confortável. Uma meia de lã, a touca e luvas. Para a parte de cima, usei a ideia de três camadas: segunda pele, blusa fleece e casaco corta vento.

Cheguei a levar a calça segunda pele, mas não cheguei a usar.

Sobre calçado, eu comprei uma bota de trekking e acabei usando ela toda a viagem. Não tive nenhum problema quanto a isso. No meu primeiro post eu dou mais infos sobre marca e etc.

 

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Dia 9 - Cusco (Vale Sagrado, Maras, Moray)
[28/08/2017]
 
Neste dia o tour se iniciaria antes do horário do café da manhã do hostel.
Então, consegui pegar alguma coisa para comer no caminho.
Ainda estava com o “pé atrás” com a tal agência que achei meio que na correria e por um preço muito acolhedor, se é que me entendem =D
Foi então que fui direcionada a esperar numa esquina. Me deparo com mais um cara esperando, iniciei o papo em inglês, ele respondeu dizendo que não falava inglês, foi ai que percebi que era dos nossos! Um brasileiro, o primeiro que encontrei e que passei o dia. Saulo, de Brasília.
Na primeira parada do dia é preciso comprar o bilhete turístico de Cusco. Existem 2 tipos:
- Bilhete geral, que compreende vários pontos turísticos de Cusco. Preço de 130 soles, com validade de 10 dias.
- Bilhete parcial, o qual cobriria todos os lugares em que eu passaria o dia. O preço foi de 70 Soles, com validade de 2 dias.
Esta primeira parada é em Chinchero, onde visitamos uma igreja histórica da região e participamos de alguns rituais onde os locais da região apresentaram como era o tingimento dos tecidos, muito interessante, pois tudo é muito natural, sem química alguma.
 
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A segunda parada foi em Moray, antigas ruínas Incas. O interessante de lá é que tem uma parte que foi restituída e outra parte completamente original.

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A terceira parada foi em Maras, uma cidade conhecida pela produção de sal. E que produção! As salinas de Maras foi um dos lugares mais incríveis que já estive, é de cair o queixo e ficar de boca aberta por um tempinho. Impressionante a história do local e de como isso funciona há tanto tempo. Não tem como ir a Cusco e não passar por esse passeio! Anotem isso 😃

 

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Pausa para o almoço, em um restaurante com um buffet enorme e tudo a vontade! No Brasil o preço do passeio todo seria apenas o preço do buffet. Foi a primeira vez que comi muito! De encher o bucho mesmo!
Terceira e última parada foi em Ollantaytambo. Lugar enorme, muito grande com umas vistas sensacionais. Muito famoso o local e cheio de simbologias incas. 
 
 
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Quarto e último loca, Pisaq, outra cidade Inca, lugar muito lindo e bem construído, porém, como chegamos um pouco perto do horário de fechar, não conseguimos entrar por entre os muros da cidade. O que achei interessante no local é o cemitério vertical que foi alocado no meio das montanhas que a cercam. Porém, quando os Espanhóis invadiram o local, retiraram todos os restos mortais que havia.
Abaixo registrei essa foto das lindas pedras que encontrei por lá.
 
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E entre um passeio e outro eu e Saulo trocamos nossas histórias, foi muito especial ter falado com ele aquele dia. Combinamos de jantar juntos e também o Alfredo, um mexicano que Saulo conheceu no restaurante que almoçou.
Comemos uma espécie de sanduíche em pão sírio, algo que eu nunca tinha comido antes.
Para fechar o relato desse dia, segue uma foto do trio mochileiro do dia! À esquerda Alfredo, Saulo e eu.
 
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[Continuação nos próximos posts...] 
 
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Dia 10 - Águas Calientes
[29/08/2017]
 
Saga Machu Picchu has been started! 🤘
 
O dia que me senti mochileira de verdade! hehe
E o dia de fazer check out em Cusco e partir para Águas Calientes. 
Empacotei as coisas e fui rumo a Águas Calientes.
 
Existem 3 formas de ir para Machu Picchu.
  • De trem, maneira mais cara e mais rápida.
  • De van/ônibus até a hidrelétrica + caminhada de aproximadamente 2 horas. Maneira mais econômica.
  • Pela trilhas, para aventureiros. Existem variados tipos de trilhas. Não cheguei a pesquisar a fundo, pois não era meu objetivo, já que nesse caso, queria economizar tempo e não dinheiro. Sei que a mais famosa é a trilha Inca, que precisa ser reservada com muito tempo de antecedência por ser muito procurada e ser muito limitado o número de pessoas permitido.
 
Eu iria de trem. E o trem partiria de Ollantaytambo, então até lá precisava tomar um ônibus. Parti do hostel rumo ao local de onde partiria o ônibus. Chegando vi algumas vans no local e pensei, devem ter alguns alternativos para ir. Que nada! Não eram ônibus, eram vans mesmo! A linha oficial que sai de Cusco para  Ollantaytambo eram vans. Quando cheguei e fiz a pergunta a alguém onde tomava o ônibus, foi instantaneamente, pisquei e quando abri os olhos eu ja estava dentro da van, cheia de calor, de pessoas conversando muito alto (parecia que estavam brigando) e para somar, haviam me colocado para sentar na frente. Sabe aquele banco entre o motorista e o co-piloto que ninguém quer sentar? Abri o olho e estava la! Foi então que me apressei a arrumar um jeito e um espaço de tirar a blusa por que havia percebido que essa seria a única chance em 2 horas e meia! 😂
Fiz uns malabarismos e consegui tirar a blusa. Como não tinha nenhum espaço do lado, embaixo, em cima, a mochila foi no meu colo. Todas as vezes que o motorista mudava a marcha, eu tinha que arrumar a mochila. E em meio a essa pressão toda, me deparo com a cordilheira apenas em frente à nossa janela, o tempo todo, que incrível! Aproveitei um momento que pararam a van para conseguir retirar o celular e registrar essa foto abaixo 😁
 
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Ao chegar, procurei um local para almoçar antes de pegar o trem para Aguas Calientes. 
Ao entrar no trem, percebi que era um lugar apertado, porém de luxo. Com poltronas e mesas para as refeições.
A viagem é um pouco cansativa, no percurso é servido um bolo de cenoura, muito saboroso, porém, pelo tempo de viagem, horário e preço do ticket, obvio que poderiam servir algo de mais "sustância" !
 
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Ao chegar em Águas Calientes fui direto ao hotel que Natan me indicou tentar negociar o mesmo valor e fazer a reserva.
Precisei mostrar uma foto do Natan, para conseguir o valor, pois não estavam "botando muita fé na indicação". E assim consegui a noite por 30 soles em quarto individual. Fazia tempo que não tinha essa privacidade!

 

Dia 11 - Machu Picchu
[30/08/2017]
 
Acordei as 3h30 para tomar o café que seria servido às 4h. 
Consegui tomar café um pouco antes e cheguei na fila do ônibus por volta de 4h10. Já estava bem cheio.
Conheci o Luiz na fila, de Quito, muito gente boa! Acabamos ficando junto para conseguir fechar um guia.
A dica é que entramos na fila, porém achávamos que os tickets para o ônibus eram vendidos no próprio ônibus, porém, deve-se comprar em um posto ao lado. Sendo assim em um momento precisamos sair da fila para poder comprar. Compre antes pois ao entrar no bus, tivemos que debater com o segurança pra provar que não sabíamos dessa informação, e por isso consta um horário diferente ao qual entramos na fila.
É assim que começa a visita a Machu Picchu. Ao chegar ficamos de olho e achamos um guia em espanhól. Fechamos em aproximadamente 8 pessoas.
Lugar incrível, historias curiosas, descobre-se um povoado muito inteligente, engenheiros, astrônomos, e por ai vai.
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Ao chegar ainda estava coberto de nuvens, mas por volta de 9 a 10 da manhã o tempo já começou a abrir.
 
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Como o Luiz iria subir a montanha, nos separamos nesse momento. Foi ai que conheci mais o Rulo, mexicano, estava com a mãe no mesmo grupo com o guia, porém a mãe estava já muito cansada e não subiria ao ponto máximo. E assim ficamos como fotógrafos e cia um para outro. 
 
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Tentativa frustrada de tirar a foto com o bichinho! 😂
 
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A hora passa muito rápido quando você entra lá! Fiquei até 12h, que era o horário do meu ticket. Passou muito rápido!
Para pegar o ônibus de volta é bem tranquilo, não peguei filas.
Almocei por Águas Calientes, é aí que te enfiam a faca, o lugar mais barato que achei era bem caro!
 
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Tomei o trem de volta, depois a van para Cusco.
 

:ph34r: Dicas:

  • Ônibus para Machu Picchu: Compre o ticket para o ônibus antes de entrar na fila!
  • Levar REPELENTE! Eu levei apenas o protetor solar, porém, é importante o repelente também.
  • Siga o mapa! Pois alguns lugares levam à saída, e você tem apenas 1 chance de sair e retornar.
  • Atenção aos horários! Eu não subi às montanhas, mas quem vai subir precisa se atentar aos horários.
 
[Continuação nos próximos posts...] 
 
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Dia 12 - Cusco (Vinicunca)
[31/08/2017]
 
Apesar de cansativo todo o rolê para Águas Calientes no dia anterior, este dia não foi menos importante, pois era algo que eu estava esperando muito para fazer.
Era o dia em que eu iria conhecer a famosa Rainbow Mountain, Montanha colorida, Montanha sete cores, Vinicunca, muitos nomes!  Difícil para quem já pesquisou viagem no Peru e nunca ouviu falar desse lugar 😍
O dia começou bem cedo como a maioria dos passeios, e como saímos muito cedo, a Van parou em um local onde tomaríamos o café da manhã. Banhado a muitos pães com geleia e manteiga!
A trilha para Vinicunca já se inicia a uma certa altitude.
Ao iniciar você já percebe o ar rarefeito. 
Eu já sabia que seria um desafio. 
Aproveitei para me preparar e no início já separei meus dois bastões de caminhada ( dois cabos de vassoura mesmo kkkk )
 
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A cada quilometro andado, temos algumas placas com informações da altitude. Vou deixar uma foto com a placa final abaixo!
Não foi fácil fazer esse passeio, até então acredito ser a trilha mais difícil que eu fizera. Todo o trajeto foi mastigando folhas de coca, muito foco, concentração e determinação. Foi uma conquista muito pessoal. E você vai precisar de muita determinação mesmo, pois durante todo o percurso a tentação de contratar o serviço das mulas/cavalos.
 
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Foi nesse passeio que você descobre que a tolerância a altitude não tem nada a ver com preparo físico. Vi muito “marmanjo” passar mal e precisar de mula para subir.
Eu estava sempre firme e forte, focada no meu propósito. A cada passo eu comemorava. Cada passo tinha um alto valor para mim.
Ao iniciar o passeio, conheci a Julia e a Rosi, duas brasileiras que estavam no mesmo hostel que eu, mas logo no início nos desencontramos, pois elas começaram a andar mais rápido e eu acabei indo no meu ritmo.
Um pouco antes de chegar encontrei uma Argentina, e andamos juntas e nos ajudando pelos km finais. Infelizmente, devido as ansiedades do momento, esquecemos de trocar contatos =/
 
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A vista de cima é incrível. Algo mágico. Mas resumindo, o desafio e a conquista foi o melhor de tudo!
 
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Foi o lugar de maior altitude que eu estive no Peru.
 
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:ph34r: Dicas:

  • Preparo físico: Não vá se você não tem um bom preparo físico.
  • Joelho: Senti muito o joelho na descida, se você tem algum problema ou sente dores, também não recomendo.
  • Frio: Conforme você vai chegando no topo a temperatura vai caindo drasticamente. Além dos casacos, leve acessórios como gorro, luva, cachecol. Vi pessoas com as mãos queimadas do frio desistindo nos últimos metros.

 

[Continuação nos próximos posts...] 
 
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Olá @RUDGERI HENKEL poderia me dizer de quantos dias sera seu roteiro desde a saída do Brasil até o retorno? estou montando meu roteiro para ano que vem e pretendo passar nos mesmos lugares, a informação ajudaria muito. Desde já obrigada. 😁

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Dia 13 - Cusco/Huaraz
[01/09/2017]
 
Dormi até mais tarde nesse dia, a única tarefa do dia era chegar em Huaraz. 
O percurso era um voo de Cusco a Lima, Lima aeroporto até estação Crus del Sur, onibus até Huaraz.
E assim foi, comprei os tickets do bus na própria estação. No Peru, não existe uma rodoviária como estamos acostumados, cada viação tem sua própria estação.
Precisei esperar um pouco, pois o ônibus sairia as 22h30.

Partiu para a cidade mais esperada da minha viagem!! 

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+8 horas pela frente e chego lá.

 

Dia 14 - Huaraz - Chavin
[02/09/2017]
 
Por volta de 6h da manhã chegamos em Huaraz. Iria ficar no hostel do Scheler. Um cara muito bacana que tive a oportunidade de conversar bastante antes de ir. Ele me esclareceu todas as dúvidas. Acabei fechando com ele os passeios e o hostel.
Ele ficaria de me buscar no ponto de desembarque, mas teve um problema, então, por dentre outros exemplos, pude ver a gentileza dos peruanos com os turistas. Um taxista, que provavelmente estava aguardando alguém me prestou sua ajuda ligando para o Scheler. Ele foi muito gentil e me levou até o hostel. Conheci o Scheler e já cheguei no ritmo! Ja faria um passeio no primeiro dia em Huaraz. 
O plano era visitas as ruínas de Chavin, logo as 9h da manhã. Em Huaraz, todos os passeios são longos, de no mínimo 3 horas de viagem para chegar às atrações. Claro, como estava cansada, cochilei todo o caminho. Logo na primeira parada, me juntei ao Roger, um brasileiro, e assim fizemos companhia um ao outro durante o passeio. Roger estava no Peru fazendo só as loucuras de trilhas e expedições. 
A primeira parada foi na lagoa Querococha.
 
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Chavin tem um valor histórico muito grande. É uma das mais antigas civilizações da história. Vale a pena conhecer.
 
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Ao voltar do passeio fomos jantar e o Roger me indicou uma agência que faria o passeio à Laguna Paron.
Fomos lá e fechei para o próximo dia. 
 

:ph34r: Dicas:

  • Scheler Trekking Expediciones: Ele presta o serviço de hostel e dos passeios. Recomendo! [Clique Aqui]
 
 
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