Colaboradores Hugodcp Postado Abril 6, 2011 Colaboradores Postado Abril 6, 2011 Galera, O parque ainda está fechado pelo ICMBio, vamos aguardar a boa vontade de Brasília! Mais uma frescura que não tem tamanho... e essa proibição é só para nós... pois a região está cheia de garimpeiros e piratas biológicos... para se ter ideia do absurdo tem até garimpeiro trabalhando no cume do 31 de Março! Para quem quiser se programar para essa viagem, um bom começo é ler o artigo do link abaixo: http://www.clubedosaventureiros.com/guia-de-trilhas/98-guia-de-trilhas-do-parna-pico-da-neblina-am/909-pico-da-neblina Abraços Hugo Citar
Colaboradores Filipe Salese Postado Março 29, 2012 Colaboradores Postado Março 29, 2012 Para conhecimento: Apresentador de TV autuado por entrar no Parque Nacional do Pico da Neblina Apenas pessoas autorizadas pelo ICMBio e pela Funai, além de índios e militares, podem entrar na área – que fica localizada na fronteira entre o Brasil, Venezuela e Guiana. O apresentador Sandro Cardoso e seu cinegrafista foram multados em R$ 6 mil. Veja a matéria produzido pelo site A Crítica. por Leandro Prazeres Um apresentador do canal de TV a cabo Multishow foi autuado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e pela Polícia Federal por entrar, sem autorização, nas terras do Parque Nacional do Pico da Neblina, em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus). A autuação aconteceu na semana passada, mas só foi comunicada pelo ICMBio na última sexta-feira (12). Sandro Cardoso, que apresenta um programa de aventuras e ecoturismo, voltava de uma expedição às aldeias ianomâmis quando foi localizado pelos agentes federais. O Parque Nacional do Pico da Neblina tem uma área de 2,260 milhões de hectares (maior que o Estado de Sergipe) e fica localizado na fronteira do Brasil com a Venezuela. Parte do parque fica dentro da Terra Indígena Ianomâmi. Desde 2002, por recomendação do Ministério Público Federal, o Parque está fechado ao público. Segundo o chefe da unidade, Flávio Bocarde, apenas pessoas autorizadas pelo ICMBio e pela Fundação Nacional do Índio (Funai), além dos próprios índios e militares, podem entrar na área. Pedido negado Sandro Cardoso conta que pediu autorização ao ICMBio e à Funai para filmar na Parque em dezembro de 2010, mas os pedidos foram negados. Ele diz que neste ano, recebeu um convite dos índios da comundade Maturacá e que só então decidiu entrar na área. “Isso tudo foi um grande mal entendido. Eu nem assinei a atuação por não concordar com ela. Eu só entrei porque tinha o convite dos índios, que, em última instância, são mais donos das terras do que qualquer um de nós ou mesmo do ICMBio”, diz Sandro. Flávio Bocarde rebate dizendo que o suposto convite não teria validade diante das negativas do ICMBio e da Funai. “Se fosse necessário apenas um convite para entrar numa área indígena ou num Parque Nacional, então não haveria sentido a existência dos agentes reguladores e fiscalizadores. Ele sabia que precisava das autorizações, tanto é que as pediu e, mesmo sem tê-las, passou por cima das nossas determinações”, afirma Flávio. Arbitrariedade Sandro acusa os agentes do ICMBio e da Polícia Federal de terem sido arbitrários durante a autuação. “Eles colocaram o meu cinegrafista dentro de um carro da PF e rodaram a cidade à minha procura como se eu fosse um criminoso. Tentaram me obrigar a assinar uma autuação e eu só não assinei porque sei dos meus direitos. Vamos recorrer na Justiça e vamos ganhar”, afirma. Flávio, por sua vez, refuta as acusações. “Ele foi muito bem tratado por nós. Não houve violência ou truculência de nossa parte em momento nenhum. O que acontece é que quando uma pessoa infringe a lei, ela tende a se sentir mal-tratada por quem está cumprindo a lei”, se defende Bocarde. Procurada pela reportagem de A CRÍTICA, a assessoria de imprensa do canal Multishow informou que já está verificando a situação de Sandro junto à produtora responsável. Fonte: A Crítica Fonte: altamontanha.com http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=3311 Citar
Colaboradores Amend Postado Abril 21, 2012 Colaboradores Postado Abril 21, 2012 Nada do parque abrir ao público? Citar
Colaboradores Filipe Salese Postado Abril 21, 2012 Colaboradores Postado Abril 21, 2012 Nada do parque abrir ao público? Parece que não Amend, e sinceramente acho que ainda vai ficar um bom tempo assim. Infelizmente. Citar
Colaboradores Amend Postado Abril 21, 2012 Colaboradores Postado Abril 21, 2012 Falta de interesse é uma porcaria em! Quantos anos o governo vai demorar para se mexer? Enquanto isso o teto do país tá lá e eu aqui! Que triste! hahaha! abraço! Citar
Colaboradores psoares Postado Maio 17, 2012 Colaboradores Postado Maio 17, 2012 Esse atrativo turistico poderia gerar muito emprego na cidade de São Gabriel. Isso é falta de interesse mesmo. Citar
Membros Alufer8 Postado Março 2, 2013 Membros Postado Março 2, 2013 Afinal algo mudou? Pico da Neblina se abriu ou continua a ser um lugar fechado? Citar
Membros de Honra Nilton Postado Março 3, 2013 Membros de Honra Postado Março 3, 2013 Entre em contato com o Roraima Adventures que são os unicos com permissão para organizar expedições para lá Citar
Colaboradores rodrigo0o Postado Março 3, 2013 Colaboradores Postado Março 3, 2013 Se alguém pensar em montar uma expedição pra lá, eu tô dentro!!! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Março 4, 2013 Membros de Honra Postado Março 4, 2013 Entre em contato com o Roraima Adventures que são os unicos com permissão para organizar expedições para lá Conforme me foi relatado por um amigo militar que esteve por 2 anos em S. Gabriel (e não conseguiu subir o Neblina) o acesso a montanha está proibido. Há uma briga do ICMBio e indíos sobre o uso da trilha e acesso a montanha, entre outras coisas. Tem gente que faz, mas é na ilegalidade... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.