Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Oi, pessoal, tudo bem? Eu tô viajando pela América Latina e agora vou começar a América Central. Eu vou pegar um voo da Colômbia para o Panamá. Para entrar, eu preciso do tal comprovante/ passagem de saída do país. Mas eu só viajo de ônibus/ pedindo carona- e também não tenho data exata pra sair do Panamá. Então me disseram que a melhor forma (a mais barata e aceitável pela imigração) é comprar uma passagem do Tica Bus de saída do Panama para a Costa Rica. O que acontece é que eu não queria perder essa passagem (grana curta)... só comprar pra apresentar na imigração e botar no lixo. Pelo que vi, o terminal da Ticabus no Panama é na Cidade do Panama. Eu queria uma ajuda em relação a "como não jogar uma passagem no lixo". Meu último destino no Panamá provavelmente vai ser Bocas del Toro. Alguém aqui sabe se é possível comprar uma passagem de alguma cidade ali por perto de Bocas del Toro para a Costa Rica por uma companhia de ônibus que seja aceita pela imigração ou se, de alguma maneira, eu posso usar essa passagem da Tica Bus que eu vou ter que comprar sem ter que voltar pra Cidade do Panamá?

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Tem relatos por aí que falam sobre isso,veja lá.

OU

Compre a paßagem para num dia que pretenda usar,faça uma suposição de dias,e leve o comprovante de vacinação,isso eles cobram.

• Membros
Postado

Oi, Fabiano.

Sim, mas a minha pergunta é se é possível usar a passagem a partir do norte do país, já que vou estar em Bocas del Toro. E se eu tenho que voltar pra cidade do Panamá ou se o Ticabus  tem terminais em outras cidades (pelo que eu encontrei, é só na Cidade do Panamá). Aí não valeria a pena eu pagar uma passagem pra voltar pro centro do país só pra usar a outra passagem. Eu não encontrei um tópico tão específico sobre isso.

brigada pela resposta =)

• Colaboradores
Postado

@Letícia Marçal : fiz uma busca no Google "panama border crossing" e encontrei mais referências de gente que saiu da Costa Rica junto ao Panamá.

Existe hoje uma rota Equador - Colômbia - Brasil (nem sempre, e geralmente para esquentar documentos) - América Central - México rumo aos EUA que vem sendo muito utilizada por cubanos, haitianos, africanos de diversos países. É que o Equador não exige visto de cidadãos de várias dessas nacionalidades.

Com os EUA apertando cada vez mais o cerco no tema da imigração, isso acaba tendo um efeito cascata sobre os demais países da rota. E o resultado é que eles vêm adotando políticas cada vez mais rígidas. 

Este post e os comentários tratam da questão: https://www.alongdustyroads.com/posts/2015/2/3/crossing-borders-costa-rica-to-panama 

• Colaboradores
Postado

Tem um post relacionado com dicas para "dar um jeito". Não copiei porque não sei se vai contra os termos do site. É uma questão complicada.

Não encontrei nada nos relatos aqui do site sobre essa questão... no máximo alguns relatos da passagem Guatemala - Belize, mas aí é outra história.

• Colaboradores
Postado

Você tem razão, @Letícia Marçal !

Os relatos que encontrei (provavelmente você já encontrou no Google) são de pessoas que compraram a passagem de ônibus.

https://viagemeturismo.abril.com.br/blog/achados/da-costa-rica-ao-panama-uma-fronteira-e-sempre-uma-fronteira/

http://fazendoasmalas.com/tresnaamerica/relatos/de-la-fortuna-ao-panama-o-cruzamento-complicado-da-fronteira-e-as-compras-na-zona-franca-de-colon/1441/

Todo mundo reclamando muito da imigração do Panamá. Provavelmente os viajantes preferem assumir o prejuízo com a passagem de ônibus para não ter um prejuízo maior tendo a entrada recusada pela imigração.

• Membros
Postado

Atualmente o Panamá é um oásis de prosperidade e riqueza no meio de um monte de países miseráveis na América Central, então muitas pessoas destes outros países pobres e que não tem condições ou coragem de imigrar ilegalmente para os EUA, acabam tentando imigrar ilegalmente para o Panamá.

Isto, alem do fato de ser rota de imigrantes ilegais para os EUA está fazendo com que a imigração panamenha seja uma das mais chatas da America Latina.

Ai não tem jeito, quem não tem uma data certa para ir embora, e não quer correr o risco de ser barrado pela imigração panamenha acaba comprando uma passagem de ônibus para a Costa Rica, nem que seja para jogar no lixo.

Você já tem uma ideia de para você você vai seguir depois do Panamá?

Bocas del Toro parece ser um local "fim de linha", de onde você não consegue seguir adiante para a Costa Rica de uma maneira fácil, será que você não terá que dar a volta e ir para a Costa Rica pela costa do Pacífico, pela cidade de David?

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...