Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Vou fazer uma viagem de 6 meses pela Indonésia e estou com dificuldade de arranjar uma maneira barata e segura de dispor do dinheiro durante a viagem, cartões internacionais do BR são um assalto, alguém tem alguma ideia? Agradeço.

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado

To com o mesmo pro, como vou fazer um mochilão na América do Sul e to juntando numa poupança Bradesco, vi no banking a posso ter um cartão de crédito pré pago... Carrego ele e uso fora.. Mas n vi as taxas nem nada, resumindo o único jeito e seguro guardar no banco e ir usando.. Pq em espécie vc pode guarda no cofre no hotel, hostel etc.. E ir trocando, porém eh quem desloca (cidades e países, correr risco.. Ainda to vendo como vou fazer tbm

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Devido ao tempo que é razoavelmente longo não da pra levar tudo em espécie devido as riscos de perda, roubo,etc. Sugiro levar 1 mil, 2 mil dólares em espécie mais ou menos pois taxa é melhor do que num cartão pré pago ou até mesmo no uso do cartão de crédito pois se economiza no IOF e nas taxas extras. E uma quantia assim ja da pra voce passar varias semanas.

Levar um cartão pré pago também é uma opção a ser analisada pois você pode fazer saque na moeda local alem de poder fazer compras pelas internet, reserva de hospedagem, dentro outros. Normalmente você recebe dois cartões e pode usar um enquanto o outro fica guardado, em alguma eventualidade voce tem o bkp.

Se optar em deixar o dinheiro na sua conta corrente e for fazendo saques ao longo da viagem, é preciso fazer saques com um montante maior pra evitar de pagar altas taxas constantemente.

E a dica principal é... nunca ande com todo o dinheiro e/ou cartões pois se perder ou for roubado nao ficará sem nada. Ao deixar no hostel, tambem divida os locais como dentro do bolso de alguma calça, num bolso oculto dentro da mochila, qualquer coisa pra dificultar a ação de algum malandro é válido.

• Amei! 2
  • Membros
Postado

O cartão pré pago também paga IOF e saque na moeda local passa por dois câmbios até chegar no Real, não deveria ter encerrado minha conta em Lisboa, o governo português permite saques no estrangeiro de até 400 € por dia sem taxas mas valeu a atenção.

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
10 horas atrás, 798791 disse:

cara, não tem muito para onde fugir, qualquer opção que você escolher, ou é bem insegura, tem um monte de taxas ou é muito burocrática.

A maneira mais barata, seria levar um mala cheia de dólares em espécie, e esconder eles embaixo do colchão, mas você teria coragem de levar o dinheiro de 6 meses assim?

Se você tiver conta corrente num grande banco brasileiro (Itau, Bradesco e Santander são os melhores) e tiver um cartão múltiplo internacional, mesmo que a função crédito não esteja ativa, você pode usar o seu cartão de débito para sacar moeda local nos caixas automáticos de qualquer banco. O ruim é cada saque custa uns 10 ou 15 Reais, então é bom sacar o máximo possível a cada saque, e tem 6.38% de IOF.

Cartão de crédito também dá para usar nas compras, tem os mesmos 6.38% de IOF do cartão de débito, o ruim, é que se precisar de dinheiro vivo, a taxa de cada saque no cartão de crédito custa o dobro do cartão de débito.

Uma outra opção seria um cartão pré-pago em Dólares feito aqui no Brasil, por que você não vai achar cartão pré-pago em Rúpias, mas você paga 6.38% logo de cara cara carregar o valor nele, mesmo que não gaste o dinheiro, no cartão de débito e crédito, você só paga IOF sobre o dinheiro que realmente gastar lá. Mas como o cartão é em dólares e você vai gastar em Rúpias, tem uma taxa adicional de 2 ou 3% em cada compra ou saque, o que torna a opção meio inviável.

Uma outra opção seria abrir uma conta corrente na Indonésia e fazer uma remessa para lá, mas é bem burocrático abrir a conta, precisa do Visto de Residência temporária, comprovante de residência, etc... Não sei se você teria toda a documentação necessária.

Levar em espécie e depois carregar num cartão pré-pago indonésio, geralmente não é permitido, pois eles não costumam emitir cartão pré-pago para estrangeiros.

Alguns poucos países permitem que estrangeiros façam cartões pré-pagos em dólares, nos EUA é possível fazer se não me engano, mas tem taxa de manutenção, taxa de 3 ou 4% por usar ele em Rupias, taxa de saque, etc, e no final das contas dá praticamente o mesmo de usar o cartão de débito/crédito brasileiro.

Ou seja, é um problema sem solução, então o ideal é você dividir o seu dinheiro em várias formas, para não colocar todos os ovos numa cesta só e se f. se algo der errado.

Na minha opinião,  eu também levaria  uns 2 mil dólares em espécie inicialmente e depois usaria o cartão de débito o Itau, que é um dos que tem as menores taxas, para ir sacando dinheiro direto da conta.

Mas eu também teria um cartão pré-pago em dólares carregado com uns 100 ou 200 dolares, e que possa ser recarregado pela internet, para você usar algo dê errado com o seu cartão de débito internacional.

E claro, um cartão de crédito brasileiro mesmo, para emergências e imprevistos.

realmente . .. man , vou passar 10 dias (Uruguai e argentina) pensando em levar todo em especie, pois os trajetos sera de avião e uber, chegando nos hostel's (cofre) mesmo assim.. vou ver opções ... tenho um poupança visa internacional... q posso habilitar ,, como debito e atm .. com 1000 reais, e 600 em especie.. e um app do Santander c o mesmo valor pra transferência (ted) emergência (meu cartão santander dois em um é free e n habilita p fora.. oq acha ? já andei no brasil c toda grana um vez, com durex na coxa quando ia p hostel ou aere de coletivo ou andando ..caso levasse algo seria a carteira c 30 reais e um doc ..

oq acha ? nossas taxas são fodas

• Colaboradores
Postado
11 horas atrás, carlostantomar disse:

O cartão pré pago também paga IOF e saque na moeda local passa por dois câmbios até chegar no Real, não deveria ter encerrado minha conta em Lisboa, o governo português permite saques no estrangeiro de até 400 € por dia sem taxas mas valeu a atenção.

tenso demais man

• Colaboradores
Postado
11 horas atrás, lobo_solitário disse:

Devido ao tempo que é razoavelmente longo não da pra levar tudo em espécie devido as riscos de perda, roubo,etc. Sugiro levar 1 mil, 2 mil dólares em espécie mais ou menos pois taxa é melhor do que num cartão pré pago ou até mesmo no uso do cartão de crédito pois se economiza no IOF e nas taxas extras. E uma quantia assim ja da pra voce passar varias semanas.

Levar um cartão pré pago também é uma opção a ser analisada pois você pode fazer saque na moeda local alem de poder fazer compras pelas internet, reserva de hospedagem, dentro outros. Normalmente você recebe dois cartões e pode usar um enquanto o outro fica guardado, em alguma eventualidade voce tem o bkp.

Se optar em deixar o dinheiro na sua conta corrente e for fazendo saques ao longo da viagem, é preciso fazer saques com um montante maior pra evitar de pagar altas taxas constantemente.

E a dica principal é... nunca ande com todo o dinheiro e/ou cartões pois se perder ou for roubado nao ficará sem nada. Ao deixar no hostel, tambem divida os locais como dentro do bolso de alguma calça, num bolso oculto dentro da mochila, qualquer coisa pra dificultar a ação de algum malandro é válido.

realmente . .. man , vou passar 10 dias (Uruguai e argentina) pensando em levar todo em especie, pois os trajetos sera de avião e uber, chegando nos hostel's (cofre) mesmo assim.. vou ver opções ... tenho um poupança visa internacional... q posso habilitar ,, como debito e atm .. com 1000 reais, e 600 em especie.. e um app do Santander c o mesmo valor pra transferência (ted) emergência (meu cartão santander dois em um é free e n habilita p fora.. oq acha ? já andei no brasil c toda grana um vez, com durex na coxa quando ia p hostel ou aere de coletivo ou andando ..caso levasse algo seria a carteira c 30 reais e um doc ..

• Amei! 1
  • Colaboradores
Postado
11 horas atrás, carlostantomar disse:

melhor pagas imposto a sofre riscos, o que podemos fazer é tentar amortecer os gastos com taxas... é como seguro de carro novo!

• Membros
Postado
7 minutos atrás, Dan Wollker disse:

Brother, para o periodo que voce vai ficar viajando compensa levar tudo em espécie e fazer o que voce citou de deixar parte da grana nos hostel's. E o cartao da sua conta voce leva caso ocorra algum imprevisto.

To me programado de ir pra Grécia agora em Maio e passar uns 20 dias e to cogitando fazer isso que citei, levar a grana em espécie e deixar os cartões pra alguma eventualidade. A gente que já tem uns km de chão rodado vai pegando o jeito das coisas. As taxas para o uso do cartão são um assalto e o que der pra evitar é lucro.

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...