Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Olá! Vou para a Bolívia fim desse mês e se tudo der certo fico de vez rs

Gostaria que me recomendassem um guia de viagem sobre a Bolívia, que seja em português. Um bom livro com dicas, preços, hotéis, mapa, roteiros de passeios... 

• Amei! 1
  • Silnei changed the title to Qual é o melhor guia de viagem sobre a Bolívia?
  • Colaboradores
Postado

Vc está dentro do melhor guia da internet, aqui vc acha TUDO, e se não achar é só perguntar. Ainda tem Booking, Tripadvisor e os blogs de viagens para pesquisar hospedagem e roteiros. Livros muitas vezes não estão atualizados e é mais um peso pra carregar. Compre um chip com acesso a internet lá na Bolivia e seja feliz.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

Oi, Kah.

Eu li vários guias, mas, depois de voltar de viagem, percebi que o mais próximo que se encontra são os relatos na Internet. As coisas na Bolívia mudam o tempo inteiro, então os guias ficam defasados rapidamente. Se ficar presa a algum guia, poderá se deparar com valores diferentes, mudança nas rotas (novas estradas etc.), estabelecimentos que fecharam, estabelecimentos que abriram etc.

Outra dica: não dá para querer ter muito controle em uma viagem na Bolívia. Deixe que o país te surpreenda.

• Colaboradores
Postado

@Kah Duarte , concordo com o pessoal que escreveu acima: as informações mais atualizadas você encontra aqui. Sobre hospedagem, fique de olho no TripAdvisor, Hostelworld, etc e veja as avaliações.

Para destinos mais distantes e não tão buscados por brasileiros (Ásia Central, leste da África, etc) tem também o Lonely Planet.

Na verdade também faço parte do time que gosta de ter material offline e alguma coisa impressa. Sou dinossaura e não confio 100% nos provedores de internet (o meu aqui só me faz passar raiva), nem na bateria dos meus dispositivos. Então o que você pode fazer é selecionar o que parecer mais interessante e salvar em docx/pdf.

Quando olhar guias online ou impressos - e mesmo as avaliações em sites de hospedagem - , preste muita atenção ao perfil de quem escreveu e veja se é compatível com o seu. Tem alguns sites de viagens que são muito práticos e informativos, mas são mais voltados ao pessoal que gosta de resorts, que só anda de táxi, etc. Também vejo que as pessoas de países diferentes têm parâmetros diferentes. Já vi estrangeiros detonando hotéis brasileiros nas avaliações porque não tinham torneira de água quente (pousada aqui em Brasília) ou chaleira. Para nós essas coisas não são básicas e óbvias, mas para eles sim. Também já vi avaliações negativas sobre hotéis em países sul-americanos porque o pessoal da recepção tinha dificuldade com o inglês. Para nós, que temos mais incentivo ao aprendizado do espanhol (ou nos viramos com o portunhol, hehe) essa não é uma falha tão grave. Ainda mais porque conhecemos a realidade do ensino de idiomas por estas bandas.

Nossa percepção do que são lugares seguros/inseguros também é diferente. Enquanto nós nos sentimos inseguros em lugares ermos, os gringos geralmente ficam mais paranoicos em lugares movimentados e caóticos.

Então, caso você ache que vale a pena comprar um guia impresso do Lonely Planet ou Fodor's, leve isso em conta: eles vão ter um olhar diferente do nosso.

Há alguns anos comprei um guia do Zizo Asnis para o Rio Grande do Sul (não me matem, comprei um guia em papel) e valeu pelo senso de humor, pelas informações culturais... porém, ainda não fiz a viagem e sei que alguns estabelecimentos já podem ter fechado ou decaído/melhorado, enfim. Para planejar mesmo, vou ter que recorrer à internet.

Resumindo, a dica é: tente construir seu material a partir do que você está encontrando aqui. Dá trabalho, mas compensa. Ainda mais no caso da Bolívia, onde - como o @guilherme-gn escreveu - não dá para querer ter muito controle.

• Amei! 1
  • Membros
Postado

é isso que a galera escreveu! um guia impresso é legal? sem dúvidas, com todas aquelas informações, formato atrativo, fotos... mas talvez não valha a pena pagar tão caro (e os preços costumam ser bem altos) tendo tantas informações disponíveis e atualizadíssimas. e acredite: aqui vce encontra muito mais!

eu costumo fazer o que @LF Brasilia sugeriu: construo meu próprio material. separo sites, reportagens, até filmes e videos, e vou escolhendo o que quero fazer, como ir de um lugar para outro, os preços, distância, essas coisas. faço um caderno e vou consultando à medida que preciso. é um pouco trabalhoso, mas vce vai ter toda a informação necessária bem na palma da sua mão. dá pra fazer com o celular tambem, mas pessoalmente prefiro papel. ainda aproveito para anotar informações adicionais, impressões, dúvidas, dicas de outros viajantes... e reler isso depois é uma beleza, ajuda a relembrar as coisas que vce vai experimentando na viagem

• Amei! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...