Membros gaabi.gonzalez Postado Julho 9, 2010 Membros Postado Julho 9, 2010 Todo o processo de intercambio,apartir do momento que voce fecha com a agencia e fica na espera da familia e imaginando todas as noites antes de durmir como será e esperando que o tempo passe o mais rapido possivel para voce poder ir logo,a sensacao de espera da familia,da cidade e tuudo mais..é muito bom! É bom ficar imaginando e ter aquele sentimento de anciedade e nervosismo.Depois de saber a familia entao,ai voce comeca a contar todos os segundos que faltam! Até que enfim chega o tao esperado dia do embarque,voce despacha suas malas e fica pronta para ir,quando chega uma das partes mais dificeis,a despedida de amigos e familia...Doii muito deixar tudo para traz principalmente para ir num lugar que voce nao conhece ninguem,nao fala a lingua deles e sem ter a minima nocao do que voce vai encontrar lá...voce fica no aviao se perguntando o tempo inteiro “como será que eles sao?” “como será que minha escola vai ser?” “será que vai ser tudo como eu imaginei?!”. E quando voce finalmente chega e encontra com a sua familia,o coracao bate a mil,seu estomago parece que vai sair pela boca,e sim...é o melhor sentimento do mundo! Entao voce chega na sua esperada casa que as vezes nao é tudo o que voce imaginou ser,mais enfim é MELHOR! Entao depois de conversar e conhecer um pouco das coisas novas,voce toma seu banho deita sua cabeca no traviseiro depois de quase um dia inteiro de viagem,e o primeiro sentimento é um vazio,um medo e ao mesmo tempo uma felicidade imensa! Os dias vao passando,seu ingles vai ficando cada vez melhor e uma das coisas que voce mais quer fazer por incrivel que pareca,é estudar ingles para tentar falar tudo certo e para que todos possam te entender! Primeiro dia de aula..Bom se todos leram como foi o meu,dá pra dar uma imaginada,voce chega na escola como um peixinho fora d’agua ,tudo completamente diferente e taooooooo perfeito como voce imaginava.Quando a aula acaba,o primeiro dia foi uma merda,deu tudo errado,nada saio do jeito que voce queria ou imaginava e a unica coisa que voce mais se pergunta é,”OQUE EU TO FAZENDO AQUI?” e a coisa que voce mais quer nesse momento,depois de um dia horrivel..é pegar o primeiro voo e ir para casa,desistir deixa tudo isso pra lá e simplesmente esquecer porque voce veio.Se isso acontecer,a unica coisa que posso aconselhar é,seja forte e aguenta até o fim porque tudo um dia vai melhorar,pode demorar,mais se voce quiser,tudo vai ser melhor.No outro dia a mesma merda...mais voce continua ali firme e forte tentando acertar as classes certas,conversando com as pessoas por mais antipaticas que elas sejam e por mais que ela faca voce se sentir uma merda,voce fica lá tentando cada vez mais porque afinal,vai ser ali que voce vai ficar o resto do seu intercambio. Quando finalmente voce faz seu primeiro amigo,é otimo ter alguem para sentar no almoco e dar oi no corredor,porque nem todos dao,a maioria voce conversa pra caramba em um dia chega no dia seguinte se voce encontra no corredor,eles agem como se nunca te viu em toda vida deles.Mais tudo isso voce vai se acustumando com o tempo.E voce vai apredendo a levar as pessoas com isso.E por mais que voce odeie as vezes,vai apenas virando uma rotina que voce tem que viver todos os dias da semana.Mais com tanta luta,depois de muito tempo,acaba fazendo amigos,e ai sim voce comeca a aproveitar tudo muito melhor do que ja estava aproveitando. Depois de um tempo,seu ingles ja esta otimo,voce ja entende praticamente tudo do que as pessoas dizem,ja consegue entender um pouco das musicas,entao voce comeca a apreciar ainda mais e a pensar como essa foi a melhor escolha da sua vida.Ai é quando voce ja esta amadurecendo por ter que enfrentar muitos problemas sozinha porque nao tem ninguem que voce possa compartilhar esse sentimento,que só voce é capaz de entender.Tudo vai ficando de um modo diferente de se ver...E o tempo só continua passando e voce só tenta aproveitar todos os segundos e esquecer completamente que voce é do brasil e tem uma outra vida do outro lado do mundo,e simplesmente se acustuma com os custumes e convive com a saudade que cresce a cada dia mais,mais voce só guarda e faz de tudo para tentar nao pensar no que voce está perdendo lá,mais sim,o que voce está ganhando aqui! E a cada dia que passa voce ganha uma experiencia nova,um vocabulario novo e as vezes uma atitude nova.É ai que voce comeca a pensar que nao tem outro lugar que voce gostaria de estar nesse momento.Entao comeca a se apegar com a familia e ter momentos especiais com amigos.Voce vai apredendo a dar valor aos custumes e entender um pouco mais sobre a america.E enfim,o tempo simplesmente voaa,voce fica sempre ocupada nos fins de semana vendo o que o mundo te oferece.E cada dia que passa voce quer menos pensar em brasil ou simplesmente o fato de que daqui a um tempo voce vai abandonar tudo isso que voce construiu com tanto esforco para ter sua outra vida de volta.Nao vou dizer que nao faz falta,porque faz muita,demora muito até se acustumar com a ideia de uma familia nova e uma outra casa totalmente diferente da sua,e um conselho,o melhor que voce faz,evita ficar entrando no computador toda hora,se nao tiver nada pra fazer,vai dar uma volta no condominio ou conversar com a sua familia,aproveita os minutos que voce tem com eles,porque cada vez que voce fala com seus amigos e familia,a saudade aperta e a maioria das vezes que acontecia,eu ficava meio triste e chorava de noite,é dificil nao ficar muito no pc afinal voce quer contar tudo para os seus amigos e familia,mais no momento,vai ser o melhor pra voce!E é concerteza assim que voce aprende a dar muito valor a muita coisa que voce nunca deu ou viu o quando era importante para voce,e uma coisa que eu aprendi a dar valor,muito valor,é ao Brasil,que é um pais maravilhoso e por mais que existem muitos outros melhores acima dele,para mim,ele continua sendo para SEMPRE o melhor pais desse mundo,nao só o brasil como o brasileiro concerteza também. Até que o tempo passou, suas aulas estao quase para acabar,e voce nao realiza que voce vai embora,voce nao consegue mais se imaginar de volta no Brasil com aquelas pessoas e com aqueles custumes.Entao voce comeca a pensar que vai ter que volta,mais nao consegue acreditar que talvez voce nunca possa ver essas pessoas de novo em sua vida.E esse é concerteza a pior e o sentimento que mais doi em todo seu intercambio.Chega o dia de ter que dar tchau para as pessoas maravilhosas que te abrigaram por 6 meses ou 1 ano.É um sentimento horrivel,uma dor no coracao como se alguem tivesse pegando um pedacinho dele e deixando lá,e é exatamente o que acontece,voce meio que deixa uma parte de voce pra traz.É simplesmente a pior coisa do mundo,a despedida.É entao que voce pensa porque eu fiquei tao triste quando deixei minha familia e amigos pra lá? Se eles eu virei em algum tempo novamente,mais e essa familia e amizade que eu criei aqui? Quando eu terei ou verei isso novamente? É dificil acreditar,é dificil realizar que está na hora de falar tchau.Até porque voce vai se lembrar como se fosse ontem que voce estava chegando e agora voce está simplesmente indo? E voce pensa,entao é isso? Tudo que eu esperei,imaginei e fiquei algumas noites demorando pra durmir porque ficava ancioso e pensando em como seria? Acabou? Assim num piscar de olhos? E a resposta é sim para todas as perguntas.Acabou.Acabou sua rotina,acabou seu pequeno sonho e sua pequena duvida que voce tinha de como seria tudo.Acabou voce querer odiar tanto uma coisa que voce nao terá mais.Nao importa quando tempo voce fique,um ano ou seis messes,vale a pena em todos os sentidos.E uma certeza que voce pode ter é que voce nunca vai se sentir completo de novo,um pedaco de voce e da sua vida ficou para traz.Simplesmente o tempo passou e nao deu pra perceber tudo o que tava sendo tao especial e perfeito.E é nesse momento que voce pensa, “FARIA TUDO DE NOVO”. “Quem diz que a melhor fase da vida é a infancia,NUNCA foi intercambista!” Temos sempre que aproveitar todos os momentos,todos os segundos,fazer tudo que tem vontade de fazer,para nao se arrepender de NADA depois.Nao ter medo,enfrentar todos os problemas de cabeca erguida,só abaixar se for pra dar uma pequena respirada.Nao tenha medo de falar,de mostrar,de engordar,experimente de tudo,coma de tudo,tente TUDO.E meninas,nao tem jeito,voce VAI engordar!Pra matar todas as pergunta dos curiosos,sim..engordei, 11 kg! Parece super horrivel,mais nao me arrependo de ter engordado e de nada do que fiz.Nunca pensei que iria engordar esse numero,mais acontece e é normal. Talvez 11kg pareca um pouco demais hahaha! Mais do mesmo jeito que voce ganha,voce perde! Entao,nao fica se preocupando com coisas bobas tipo essa,pq essa é a sua vida e talvez a sua unica oportunidade. Espero que voces gostem do depoimento final.E uma ultima coisinha,Texas é O MELHOR! Ahahah! Nem liguem se voces cairem no Texas,California,Novo mexico,Nova York..nao importa se for o melhor estado ou o pior estado,o importante é o que voce vai fazer! O intercambio vai ser o que voce fizer e o que voce quiser que ele seje.E se eu pudesse voltar ao tempo,uma coisa que eu mudaria,é ter ficado um ano.Mais eu posso te falar,que os 6 meses que fiquei fora,valeram muito a pena,em todos os sentidos,meu ingles melhorou muito e tive a melhor experiencia,até melhor que eu teria imaginado. Citar
Membros mfurtado2002 Postado Julho 26, 2010 Membros Postado Julho 26, 2010 Moro na florida e tenho feito isto a muitos anos, hoje tenho estudantes de toda parte do mundo hospedados em minha casa. Qualquer dica sobre esolas e tudo eh so email to me. Citar
Colaboradores Thalita Figueiredo Postado Julho 26, 2010 Colaboradores Postado Julho 26, 2010 (editado) Olá Gabi! Parabéns pelo relato! Percebo sentimento em suas palavras e olha seu depoimento venho a confirmar meu sonho desta noite.. Há tempos tenho planos de embarcar num intercâmbio de no mínimo 6 meses e máximo de 1 ano para o Canadá ou Irlanda... E no meu sonho as expectativas eram tão reais quanto a sua e qnd acordei, pensei: Meu Deus qnt realismo em um sonho!! Sabe a angústia de conhecer a família, de ir a sorveteria, de começar a falar em inglês, de ser entendida pelos novos colegas sem me sentir envergonhada... Nossa um sentimento sem igual de medo e desafiooooo! Parabéns pela sua experiência! Fico no aguardo de mais detalhes! Qual empresa contactou? Qual escola estudou? Tem um álbum para gente conferir suas aventuras? Quanto invetiu em U$?? Abs e até mais! Editado Julho 26, 2010 por Visitante Citar
Membros _Gustavovieira Postado Julho 26, 2010 Membros Postado Julho 26, 2010 Que texto liindo cara ! Tenho muita vontade de fazer um intercâmbio também, e o seu depoimento me ajudou muito e com certeza vai ajudar outros por aí ! Citar
Membros gaabi.gonzalez Postado Novembro 22, 2010 Autor Membros Postado Novembro 22, 2010 Olá Gabi! Parabéns pelo relato! Percebo sentimento em suas palavras e olha seu depoimento venho a confirmar meu sonho desta noite.. Há tempos tenho planos de embarcar num intercâmbio de no mínimo 6 meses e máximo de 1 ano para o Canadá ou Irlanda... E no meu sonho as expectativas eram tão reais quanto a sua e qnd acordei, pensei: Meu Deus qnt realismo em um sonho!! Sabe a angústia de conhecer a família, de ir a sorveteria, de começar a falar em inglês, de ser entendida pelos novos colegas sem me sentir envergonhada... Nossa um sentimento sem igual de medo e desafiooooo! Parabéns pela sua experiência! Fico no aguardo de mais detalhes! Qual empresa contactou? Qual escola estudou? Tem um álbum para gente conferir suas aventuras? Quanto invetiu em U$?? Abs e até mais! Oi Thalita!! Desculpe a demora pela resposta.. é que ainda não aprendi a mecher nisso direito. Fico feliz que tenha gostaado do texto!! Eu fui pela CI!! Estudei na John Horn High School (escola mesmo). Tenho album sim.. só preciso saber como colocar fotos aqui!! Puts.. quando fui o dolar estava uma furtua.. tava à 2,40 por aii.. então saio um pouco mais caro do que o previsto, na medida de uns US$: 4,500 pra 5,000 ou seja R$: 8,500 pra 10,000 ! Tirando a mesada por mês de 400 dolares e passagem área. Citar
Colaboradores Thalita Figueiredo Postado Novembro 22, 2010 Colaboradores Postado Novembro 22, 2010 Oi Thalita!! Desculpe a demora pela resposta.. é que ainda não aprendi a mecher nisso direito.Fico feliz que tenha gostaado do texto!! Eu fui pela CI!! Estudei na John Horn High School (escola mesmo). Tenho album sim.. só preciso saber como colocar fotos aqui!! Puts.. quando fui o dolar estava uma furtua.. tava à 2,40 por aii.. então saio um pouco mais caro do que o previsto, na medida de uns US$: 4,500 pra 5,000 ou seja R$: 8,500 pra 10,000 ! Tirando a mesada por mês de 400 dolares e passagem área. Oi Gabi!! Obrigada pela resposta!! Agora em 2011 e 2012 serão os anos reservados para a 'capitalização' srsr e no começo de 2013 me lanço em busca deste sonho e de enfim aprender este idioma e acrescentar à minha história novos capítulos!! A Empresa q vc contratou tbm já faz parte da minha lista de possibilidades, já tenho orçamentos e futuramente qm sabe eu tbm feche com eles... Mais uma vez obrigada e sucesso! Bjão!! Citar
Membros Brunatrip Postado Fevereiro 11, 2011 Membros Postado Fevereiro 11, 2011 Nossa, muito bacana esse relato ! não fiz ainda um intercâmbio,mas, pretendo ano que vem !!! muito bom ! parabéns Citar
Membros barbaragrison Postado Fevereiro 1, 2012 Membros Postado Fevereiro 1, 2012 Primeiramente, parabéns pelo texto. Adorei, senti suas emoções, e vivi, pelo menos a primeira parte, na qual se refere da espera, dormir todos os dias pensando como será. Bom, e é justamente por isso que estou aqui. Estou muito ansiosa para saber qual será a minha família. Já fechei contrato com uma empresa, eles já mandaram todos os meus documentos e agora eles me disseram que é pra esperar, que não tem tempo estimado para eu saber pra que cidade dos EUA eu vou. E isso está me deixando beeeeem louca, principalmente porque todo munda fica perguntando se eu já sei e quanto tempo demora pra saber, e eu tenho que falar "Não sei, tem que ter paciência agora".Por isso, gostaria de saber mais ou menos quanto tempo demorou para você saber qual seria a sua família, só pra ter uma base. Suplica de uma desesperada hahahaha Obrigada Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.