Ir para conteúdo

5 dias em Berlim ou 4 dias em Berlim e 1 em Dresden?


Murilo Netto Do Carmo

Posts Recomendados

  • Membros

Algumas semanas atrás fui a trabalho a Berlin, meu contato lá era com um jovem engenheiro inglês, o cara estava morando e trabalhando a 5 anos em Berlin, e não sabia uma palavra de alemão, até na hora de almoçar, fomos almoçar num restaurante diferente do que ele ia costumeiramente, e o cara não conseguiu pedir o almoço, pois o garçom não entendia muito bem inglês, tive que traduzir para ele....

E não foi a primeira vez que vivi isto em Berlin, a empresa onde trabalho tem vários contratos com empresas de Berlin, e volta e meia tenho que falar com alguém de lá, e o cara mora a 5 ou 10 anos em Berlin, e não sabe uma palavra de alemão...

E como 20% dos moradores de Berlin são estrangeiros, dos quais 80% tem menos de 30 anos.

A grande quantidade de estrangeiros jovens morando e trabalhando lá a vários anos e que não se dá ao trabalho de aprender uma palavra em alemão, tem causado alguma animosidade de alguns berlinenses em relação aos estrangeiros que não falam alemão.

Mas isto não é exclusividade de Berlin, se você sair da parte turística de Paris ou Amsterdam, a animosidade dos franceses e holandeses em relação aos estrangeiros é maior ainda.

Diferente de Paris e Amsterdam, onde quase toda atividade turística se concentra em algumas regiões bem turísticas da cidade, onde todo mundo está meio acostumado com hordas de turistas a muito tempo, Berlin ficou popular como destino turístico a pouco tempo e foi "vendida" pelos blogueiros como um destino para fugir do "circuito turístico tradicional", e isto tem levado os turistas a regiões da cidade que não estão costumadas com  hordas de turistas, e isto também tem contribuído para aumentar a animosidade.

Por falar em fugir do "circuito turístico tradicional", termo bem em voga entre a maioria dos viajantes, isto só apreciado e aceito pela população local se for algo bem restrito e com poucos turistas, mas quando o seu bairro, que sempre foi muito tranquilo e sossegado, começa a ser invadido por hordas de turistas barulhentos e mal educados, a maioria das pessoas não gosta nenhum pouco.

E foi isto que aconteceu em Berlin, bairros que sempre foram bem tranquilos e calmos, foram invadidos por hordas de turistas barulhentos e mal educados nos últimos 10 anos, e isto tem incomodado os locais.

Com o tempo as pessoas se acostumam ou começam a se mudar destes bairros, e com o tempo este bairro começa a fazer parte do circuito tradicional, onde só tem turistas e quase nenhum morador nativo, mas num primeiro momento isto acaba gerando sim alguma animosidade em relação aos turistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@poiuy Minha experiencia em Amsterdam e Paris foram bem diferentes...

Amsterdam vou sempre, cara. Então não fico mais circulando na região turística da cidade... Vou mesmo para curtir nos bares, boates, restaurantes e as experiencias com os habitantes são fantásticas.

Na ultima vez, estava em um bar e dois casais "invadiram minha mesa" (coisa bem comum por lá kkk)... De início me deram uma trolada falando em Dutch e eu fiquei meio abobalhado sem saber o que fazer... Bastou o garçom trazer a primeira rodada de cerveja, levantamos o brinde e passamos a tarde conversando... Eu iria naquele dia até o Haarlem e acabei ficando por lá de tão agradável que foi... Dentre tantas outras experiencias de interação que já rolaram na Holanda. Vou te dizer, sou fan do Holandeses... Ja fiz amizade com Holandeses em Barcelona... na Bélgica... São pessoas muito simpáticas... abertas a interagir.

Paris já fiquei em Saint Martin e no 11º... regiões residenciais. Cara, não senti animosidade dos franceses pelo Inglês. É aquela regrinha obrigatória que temos que seguir... sempre dava aquele "Bon Jour" com o sorriso no rosto, "Excusez moi s'il vous plait", "Je ne parle pas très bien le français",... "laisse moi parler anglais?" ... Cara, e assim... em todo lugar recebi um sorriso de volta, as pessoas perguntavam de onde eu era e mesmo os que não falavam Inglês tão bem se esforçavam para interagir...

Na verdade sempre tive muita resistência em ir a Paris, por achar que fosse um lugar extremamente sofisticado e de pessoas esnobes. Mas mudei completamente desde o primeiro dia que pisei meus pés ali. Cidade democrática (embora cara), sempre fui muito bem tratado... nos táxi, UBER, locais turísticos, não turísticos... a grande questão em Paris é o "time" de como chegar nas pessoas!

Sobre Berlin... Nunca passei antes, fora do país, pelas coisas que rolaram por lá! E já vi muita gente reclamando também. Uma pena, porque sempre quis conhecer a cidade... tinha uma expectativa enorme...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

De forma bem resumida, e esta é a opinião de muita gente na Alemanha também, Berlin nunca foi um destino turístico popular, e nunca teve muita vocação para turismo.

E os berlinenses também não estão sabendo lidar muito bem com a fama e popularidade repentina que a cidade a cidade recebeu nos últimos anos.

Fama e popularidade esta propagada aos quatro cantos do mundo pelos blogueiros, principalmente os mais hipsters, nada contra os hipsters, mas eles exageram um pouco, e o pessoal vai na onda deles, e um lugar que não é lá grande coisa,  de uma hora para a outra se vê no centro das atenções, e muitas pessoas se decepcionam quando veem a realidade sem os exageros e visão romantizada dos blogueiros da internet...

 

  • Amei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Eu pessoalmente escolheria 4 dias em Berlim e 1 dia em Dresden mas acho que a escolha é muito pessoal. Berlim tem atrações para mais de uma semana e é um lugar incrível para ficar por um tempo, apenas curtindo a vibe da cidade. Dresden é uma cidade muito bonita e perto de lá existe o Parque Nacional da Suiça Saxônia, que é um lugar maravilhoso e diferente de tudo que já vi na vida.

Enfim, a Alemanha é incrível e acredito que em ambas opções são boas escolhas.

Abraços,

Gustavo Woltmann

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Rs... o tópico é de 2018, o cara já deve ter ido e voltado.

Mas entendo, ta um paradeiro danado aqui... eu também saio catando tópicos para interagir kkk

XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...