Ir para conteúdo

Situação em Piedras Rojas - Atacama

Tatiane Juidecce

Posts Recomendados

• Colaboradores

Oi gente, 

Vim trazer informações atualizadas sobre este passeio. Estou em SPA há uns dias e perguntei a respeito dele para diversas pessoas, a fim de ouvir diferentes opiniões. 

De um modo geral, parece que realmente houve a soma de fatores. Os moradores da região já estavam querendo explorar turisticamente a região (ou seja, $$$$) e também estavam no limite da paciência com os turistas porcalhões que deixam lixo, gravam seus nomes nas rochas e outras barbaridades do tipo. O episódio do kitesurfista foi ao mesmo tempo a gota d’água e a desculpa que eles precisavam para fechar o local e implantar um sistema de cobrança. 

Ninguém quer arriscar uma previsão de quando o local abrirá novamente, pois será necessária a construção de uma guarita de entrada, alguns banheiros, enfim, uma estrutura mínima. 

Quando pesquisei os passeios nas agências, os vendedores só tocaram no assunto de que o local não estava acessível depois que eu perguntei a respeito. 

Fiz hoje o tour “Piedras Rojas”, Lagunas Altiplánicas e Salar de Atacama. Vimos pessoas fechando estradinhas de acesso à região de Piedras Rojas. O único local que pudemos acessar foi o mirante que fica na beira da estrada que vai para a Argentina, ou seja, vimos de longe. 

De qualquer forma, o restante do passeio foi excepcional. 

Para quem estiver indo nos próximos tempos, questione ao vendedor sobre a atual situação. Se deixar, eles vendem o passeio como se nada estivesse acontecendo.

Vamos torcer para que a cobrança de ingresso, que já acontece em muitos dos passeios em SPA, sirva para melhorar a preservação do local. Mas o que eu torço de verdade é que os visitantes façam a sua parte, não depredando, não deixando lixo e respeitando limites. 

• Amei! 1
  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 1 mês depois...
  • Membros

Falei hoje com duas agências e ambas deram a mesma informação de que os passeios estão sendo feitos até o local onde há um mirante e é possível contemplar o lugar, porém não é mais permitido o acesso "dentro" do parque onde era possível ir até a lagoa, pisar sob as pedras, etc...

Não existe uma previsão de regularização, já que isso irá depender do andamento das obras para a criação de uma estrutura mínima que controle o acesso, delimite os passeios, ilustre as regras do local, etc... assim como é feito nos outros passeios, inclusive com a cobrança para a atração.

• Amei! 1
Link para o comentário

• Membros
4 horas atrás, Elder Walker disse:

Falei hoje com duas agências e ambas deram a mesma informação de que os passeios estão sendo feitos até o local onde há um mirante e é possível contemplar o lugar, porém não é mais permitido o acesso "dentro" do parque onde era possível ir até a lagoa, pisar sob as pedras, etc...

Não existe uma previsão de regularização, já que isso irá depender do andamento das obras para a criação de uma estrutura mínima que controle o acesso, delimite os passeios, ilustre as regras do local, etc... assim como é feito nos outros passeios, inclusive com a cobrança para a atração.

Eu vou em dezembro, eu espero que daqui para lá já esteja regularizado! 

Link para o comentário

• Membros
Em 3/21/2018 em 16:00, Elder Walker disse:

obrigado pela informação, Elder.

Estou indo em 21/abr, e pelo visto vou ter que me contentar somente com a vista do mirante.

Link para o comentário

• Membros

não apontando sobre mérito ou não...o turismo por si só já gera um impacto sobre a natureza. Comparado a outros esportes o Kitesurf é mais "limpo", mas não deixa de gerar impacto ambiental, mesmo que em menor ou maior escala que outros fatores como turistas porcalhões. Não existe atividade humana com zero de impacto ambiental, o simples fato de alguém entrar dentro da lagoa e ficar surfando de lá para cá e de cá para lá já pode gerar alguma consequência inesperada, e se por exemplo outros praticantes do esporte também resolvem começar a ir nessa mesma laguna e fazer um campeonato, porque se o cara do canal off pode, porque outros não podem também?? ninguém é melhor que ninguém,  no meu ponto de vista o problema maior seria abrir precedentes...

Como por exemplo a situação que vivenciei no parque cretaceo em Sucre, descemos até o ponto em que estão as pegadas de dinossauros. Estava chovendo muito e uma turista europeia resolveu limpar a bota dela em uma pegada de Saurópodo de 10 milhões de anos ou mais (sei lá): eu gritei com ela por engano pq achei que era uma outra brasileira que estava no nosso grupo e ela parou...

No más é sempre importante cada um cuidar de diminuir o seu impacto sobre a natureza em cada viagem, se cada um fizer sua parte a natureza agradece.

abs

Link para o comentário

• Silnei pinned this tópico
  • Silnei unpinned this tópico
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...