Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Tiago,  boa tarde! Desculpe-me pela ausência de resposta ao seu comentário ao meu post.  Faz muito que não visito este domínio; de forma que, só agora é que me deparei com a sua mensagem. Muito obrigado pelo comentário!

De fato, na década de oitenta, comparando com a atual, as viabilidades eram por demais rudimentares; entanto, cruzar o Darien naquela época resultava muito mais acessível e eficaz que agora com toda tecnologia. Toda aquela área de Chocó (Colômbia) atualmente está tomada por militares devido, justamente, ao fluxo gigantesco de estrangeiros que tentam cruzar o Darien com destino ao Panamá com intensão de chegar aos Estados Unidos. A selva do Darien hoje é conhecia como a selva da morte. Fazer mochilão nos dias atuais com destino ao Panamá desde a Colômbia via trocha no Darien, é tentar suicídio. Em 1983, quando cruzei, já havia tráfego de armas e drogas naquela região; pouco depois anuiu as FARC corroborando em detrimento dos mochileiros e aventureiros da paz — ou seja, a situação ficou de rosca. 

Após haver vivido no Panamá, Costa Rica, cinco anos em El Salvador e dezenove nos Estados Unidos regressei ao Brasil e hoje moro em João Pessoa na Paraíba. Sou carioca, mas me estabeleci definitivamente nesta parte do nordeste. 

Continuo trabalhando no meu livro que são memórias desta saga  — ou sagarana :) — quando ainda nos meus 28 anos de idade. Hoje, com o pé já para pisar nos 70, rememoro àquele mês de dezembro de 1983 com saudade! 

Editado por Carlos A. Silva
  • Obrigad@! 1

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...