Colaboradores Enrico Luzi Postado Julho 9, 2010 Autor Colaboradores Postado Julho 9, 2010 Oi Enrico!!Seu relato tá massa! Já to com saudades dos lugares que passamos... tão únicos! Ahh, eu escrevi um "manual" com dicas de roupas, higiêne, alimentação e etc no Salar do Uyuni.... sobre o saco de dormir, eu não não tinha, e tbm não tive coragem de alugar (pq vai saber se são lavados constantemente.... e depois, se dormiu um gringo suuuuper fedido - coisa rara, né? hahaha).... Minha dica é: leve lençóis! O debaixo com elástico. Assim vc coloca por cima do lençol que já ta na cama.... e se cobre com o outro, só colocando aquela pilha de cobertores por cima! Assim vc não encostará em nenhuma parte da cama (nada recomendado)!!!! Mas claro, que o saco de dormir é mais prático!!! Depois dá uma lida, tá no rodapé da msg! Beijos Oi Gabi ! Ih eu usei vários bizús seus na viagem, to escrevendo o relato to percebendo, mas esse ae do Salar vc ainda não tinha feito na época, teria sido bem esperto usar esses macetes, hahahaha Pra mim não adianta mais, mas fica de dica pra galera que estiver lendo aí... []'s Citar
Colaboradores Gabriella Talamo Postado Julho 9, 2010 Colaboradores Postado Julho 9, 2010 Oi Gabi ! Ih eu usei vários bizús seus na viagem, to escrevendo o relato to percebendo, mas esse ae do Salar vc ainda não tinha feito na época, teria sido bem esperto usar esses macetes, hahahaha Pra mim não adianta mais, mas fica de dica pra galera que estiver lendo aí... []'s É, eu decidi escrever o manual do Salar depois de receber um moooonte de e-mails, sempre com a mesma pergunta: que roupa vestir no Salar? Dai tomei coragem de resumir as dicas.... mas claro, está suuuper aberto a dicas de quem já foi, ou experiências bem ou mal sucedidas!! Deixa teu relato assim, sabe pq, eu tbm tentei copiar uma msg e colar no post anterior e depois iria deletar o outro post... mas não dá para deletar!! só editar!! Mas não se preocupe, que o pessoal se acha!! beijos! Citar
Colaboradores Enrico Luzi Postado Julho 9, 2010 Autor Colaboradores Postado Julho 9, 2010 [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100709011058.jpg 336 244 Legenda da Foto]Os sobreviventes da gélida noite no abrigo desfrutam de um belo nascer do sol na Laguna Colorada, tomam café e partem em direção ao Salar uma vez mais. Nesse dias conhecemos a famosa Árvore de Pedra (como raios aquilo ainda fica de pé ?!), várias lagoas espetaculares (que nessa época estavam completamente congeladas, e nós que nunca tínhamos visto ficamos fascinados, enquanto os irlandeses/ingleses estavam cansados de ver, hahaha) e chegamos a um mirante para o Vulcão Ollague. Pequena pausa para o rango, meditações sobre as pedras, e nos vamos para o Salar de Chiguana, cruzado por uma linha férrea que não transporta mais passageiros, mas que usam pra carga de minerais/sal. Chegamos em Villa Martin, na beirada do Salar, pra pernoitar. Hostal simples, mas dessa vez podemos escolher o tipo de quarto e tem banho por b.5. A plaquinha dizia que a ducha era caliente, mas deu mto certo não... Cidade pequenina, gurizada jogando bola na pracinha, dois pequenos mercadinhos e baixou o sol, começou a fazer um friozin, mas nem comparação com o dia anterior. Lanche/janta foram agradáveis e o papo rendeu até o momento em que uma vez mais as luzes foram apagadas (a vela foi perdida em alguma Laguna...) e todos partiram mais cedo pra cama, afinal no dia seguinte íamos levantar 4:30 pra estar no Salar ao amanhecer.[/picturethis] Dicas: - Investigue o esquema do banho com sua empresa escolhida, hehehe - Casaco corta vento é bastante importante...Venta muito ! Citar
Colaboradores Enrico Luzi Postado Julho 9, 2010 Autor Colaboradores Postado Julho 9, 2010 [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100709013430.jpg 362 242 Legenda da Foto]Um dos medos de algo que se espera muito é que não seja tudo que achava... OK, não é o caso O Salar (mesmo sem água fazendo efeito espelho) é alucinante !Tudo começa a ficar meio distante e alucinógeno: os hexágonos de sal em diferentes distâncias do carro passam voando em velocidades diferentes por causa do referencial, parecem vários redemoinhos, e as montanhas ao fundo ficam espelhadas no céu, então se vê quase tudo dobrado, muito louco ! A saída do hostal foi umas 5h, e vai 1h até a Isla Incahuasi na meiuca do Salar pra vermos o sol subir... Espetáculo ! Descemos rodeando as caverninhas e os cactus milenares, tomamos um café da manhã bombado com panquecas, geléia, chá, iogurte, cereal, etc. e partimos pro Hotel de Sal. A construção é bem interessante e em volta a imensidão branca era impressionante. Muitas fotos depois partimos pra conhecer o lugar de onde extraem o sal, milhares de montinhos secando ao sol. Logo ali pertin tem um povoado com um campin de futebol, escola, umas lojinhas, e um restaurante onde supostamente íamos almoçar. No entanto era 11:15 ainda e seguimos em frente. O guia não podia parar em outro lugar pra comermos depois (o rango tava incluso no pacote e tinha que ser ali), aí ficamos de ver o q fazer lá na loja da Estrella em Uyuni (que estava fechada, era feriado...pfff, ficou por isso msm). Partimos para o cemitério de trens em Uyuni. Triste a saída do salar, não somente pela beleza anterior, mas por causa do contraste causado com o lixão a céu aberto que é o entorno de Uyuni. 100% dos arbustos cheios de sacolas penduradas, levadas pelo vento, embalagens, etc. O cemitério também não me agradou muito, mas é interessante. Nosso cozinheiro/guia/motorista Alberto deixou cada um onde queríamos, compramos a passagem pra Potosi 19h pela Trans Emperador e ficamos dando umas voltas pela cidade, internet, comida, etc...[/picturethis] Dicas: - Checar almoço desse terceiro dia com a empresa - Alberto da Estrella del Sur foi fera. Pilotava bem, era meio caladão mas quando perguntado respondia com propriedade e foi o um dos poucos motoristas que não tomou umas cervejas na parada do 3 dia. - Confirme o horário de chegada no Salar da empresa contratada. Não sei onde os outros viram o nascer do sol, mas estava só nosso grupo na Isla nesse momento. Depois que descemos chegou mais uns 10 jeeps atrasados... - IMPORTANTE: vai pro Salar ? Favor levar uma bandeira brasileira digna ! Tem vários mastros ao lado do hotel de sal e a do Brasil tá rasgada, quase caindo depenada...Tem uma da Romênia 20x maior e intacta !! tsc tsc... Contribua lá ! hahaha Transporte: - Trans Emperador - b.30 - são 5~6h até Potosí. A viagem foi bem exótica, desligaram a luz branca interna do busão e ligaram uma...vermelha ! Virou um inferninho, e botaram Piratas do Caribe no dvd. Uma parada estratégica para banheiro (não tinha no ônibus), vi o guri dando cobertor pras gringas loirinhas, mas não quis me dar um, logo depois se arrependeu e distribuiu pra galera... Chegamos 1:30 em Potosi já com a reserva feita no Koala Den, ligamos pra reservar quando estávamos em Uyuni. Citar
Colaboradores Enrico Luzi Postado Julho 9, 2010 Autor Colaboradores Postado Julho 9, 2010 [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100709024020.JPG 365 274 Legenda da Foto]O Koala Den foi bem indicado e correspondeu 'as expectativas. Quarto excelente com uma ducha quente que não era vista há diaaaas, café da manhã bom, vários computadores com internet, wi-fi, sala de tv com um duzilhão de dvds e um pessoal bacana. Saímos pra fazer coisas básicas de manhã como sacar dinheiro (os cartões voltaram a funcionar, tinha zica no Chile mesmo...), câmbio, ligar pra casa, backup de fotos, lavanderia, etc. Fácil achar lugar pra todas essas coisas por lá, é ladeira pra todo canto, com muitas lojas de tudo e preços bolivianos (sempre agradáveis). Os 4000m de altitude não são sopa... E fazia um frio constante, de querer fugir de ruas com sombra pra ver se o sol ajudava... Demos uma investigada nos passeios disponíveis, nada muito além do passeio das minas de prata e alguns pontos turísticos no centro, como igrejas e um par de museus. Fomos na tal Casa da Moeda, que seria mais interessante não fosse o tour apressado e o guia marrentinho... O lugar é bem grande e existem 4 tipos de tour, um pra ver as pinturas dos artistas potosinos, um pra moedas apenas, etc. No entanto apenas o tour mesclado e ligeiro estava sendo feito de acordo com o guia pois era "mais rápido". Notei...Como tem coisas valiosas os guardas acompanham a visita e vão te empurrando pra próxima sala pra poder trancar a que passou. De noite juntamos uma moçada, reencontramos nossa amiga inglesa do passeio do Salar e ficamos vendo filme no hostal... Vida mansa...[/picturethis] Dicas: - Não encontrei lugar muito barato em Potosi para telefonemas internacionais. O jeito foi apelar pro Skype. - Pra câmbio tem uma galeria com umas 10 lojas atrás do Mercado Municipal. - Lavanderia foi b.3 por quilo e entregou no mesmo dia de noite. Deixamos lá por volta de 10h da manhã. - Altitude e muita ladeira, prepare-se... - Koala Den - Calle Junin, 56 - b.150 o quarto matrimonial com banheiro privado e todas mordomias previamente citadas - excelente ! - A Casa da Moeda cobra b.20 pela entrada e + b.20 se quiser o direito de fotografar (ganha um crachá especial que fica pendurado no pescoço) ou + b.40 se quiser filmar. Achei um roubo e nem fotografar quis... Citar
Colaboradores Enrico Luzi Postado Julho 9, 2010 Autor Colaboradores Postado Julho 9, 2010 [picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20100709031030.jpg 274 365 Legenda da Foto]Mal sabia eu o que nos aguardava no dia de hoje... Pela manhã fomos no convento Sto. Antônio que tem umas catacumbas e uma vista bacana do telhado. As outras igrejas todas tem horários estranhos, tem que se informar no próprio lugar pois nem no hostal sabiam direito. Fechamos o tour da mina pra parte da tarde (tem nos dois turnos) e 1:30 estávamos lá pra partida. Inicialmente a idéia é entrar no busun, passar no mercado, compra alguns presentinhos pros mineiros, bota a roupa de proteção, conhece um pouco do processo de separação da prata dos detritos, entra na mina, caminha lá dentro por 1h, 1h e 1/2 conhecendo um pouco do que é a vida do pessoal ali e pronto. Mas não esse dia ! Ahhh que sorte ! Depois de tudo pago, prestes a subir no ônibus começaram a contar pra gente que 4 sábados seguidos ali no meio do ano, rola uma festa de sacrifício. O Tio, figura diabólica que os mineiros adoram, e a Pachamama, Mãe Terra, tem sede de sangue, e pra evitar que eles tomem sangue de mineiro, os caras promovem um churrascão de llama pra oferecer o sangue do bicho. Trocamos as roupas, compramos umas folhas de coca, um alcool 96% (sim, isso mesmo que voce leu...) e um pouco de dinamite boliviana pra fazer uma festinha. Passamos no lugar da separação da prata, mas não tinha ninguém trabalhando, tava geral no churrascão. De qualquer modo deu pra ter uma idéia do sistema de flutuação da prata utilizado. Muito rudimentar, muita prata vai pro lixo ali com certeza e os detritos vão pra onde ?! Pro rio da cidade, claro... Toca pra mina e a visão foi meio assustadora. Lá pra 12h, e a galera do tour da manhã presenciou, os mineiros saltam em cima da llama e matam o bicho. Daí deixam a parte interna num carrinho, a pele/pêlo em outro e a cabeça ornamentada em outro. Recolhem o sangue e jogam nas paredes das casas pra dar sorte, alguns até pintam o rosto... O carrinho com a carne vai alimentando a churrasqueira bem na frente da mina, com o intuito de provocar uma fumaceira insuportável e impedir que qq mineiro trabalhe, pois traria má sorte. O sistema que empurra ar pros níveis inferiores da mina também é desligado, então fica impraticável ficar muito tempo. Entramos por uns 15 sufocantes minutos só no primeiro nível, conhecemos o Tio, figura bem capeta com monte de folhas de coca e comida pendurados como oferenda e caímos fora. Um dos mineiros-guias pegou nossa dinamite e armou lá pra gente ver como que eles fazem. Deu prum camarada correr com ela pra longe e a explosão foi bem forte, tremendo muito o chão onde estávamos (uns 70m de onde foi deixada). Tamo lá trocando uma idéia, vem um mineiro com uma Paceña de 2l trocando passo, mandando a gente derramar um golinho pra Mãe Terra, e que a vida ali é sacrificada, morre pelo menos 1 mineiro por mês, e tal. Pessoal cansou, resolveu partir, e o cara veio junto...e sentou na cadeira do motorista !!! Nosso piloto tava encachaçado pacas... Chia daqui, chia de lá, votação pra quem quer ir embora ou quer ficar mais pra levar uma carninha pra casa, resolveram levar a gente beeem devagarzin até onde trocamos de roupa. Dali até o centro catamos um busun público mesmo pra não dar sopa pro azar ! Que maluquice...[/picturethis] Dicas: - Tour das Minas custa entre b.60 e b.100 aproximadamente. Essa empresa foi a Koala Tours. Todos recomendam muito, vai ver foi do dia, daquele motorista louco... Fui reclamar na loja, me devolveram 30%... - A mina no começo tem trechos de 1,3m de altura apenas, tem q passar agachado, mas depois fica mais confortável em relação a espaço no primeiro nível. Os níveis inferiores são muito apertados (eu só olhei, mas quem desceu achou assustador). A descrição mais usada por todos com quem conversamos foi "um passeio que não faria de novo, mas é interessante como experiência ter feito". A todo momento nos perguntavam se estávamos bem e um guia ia no fim da fila pro caso de alguém passar mal ou desesperar e querer sair dali... - os mineiros só não trabalham no Domingo e nesses 4 sábados por ano de festa. De resto sempre há atividade nas minas. Citar
Membros fabi lima Postado Julho 11, 2010 Membros Postado Julho 11, 2010 Oi Enrico, nossa quanta emoção!!! Estou acompanhando seu relato, parabéns!!! Muito bem detalhado!!! Estou pegando todas as dicas, vão ser muito úteis!!! Que experiência esta da mina, hein!!! Decididamente não vamos à Potosi, rssss... Veja só, em setembro, eu e meu marido vamos fazer uma viagem parecida com a sua, só que a ordem do roteiro é diferente e isto está bagunçando um pouquinho minha cabeça rsss... Será que você poderia me dar um help???? A princípio nosso roteiro é o seguinte: SP - Santa Cruz de La Sierra Santa Cruz de La Sierra - Cuzco Cuzco (3 dias) Cuzco - Águas Calientes Macchu Picchu Águas Calientes - Cuzco Cuzco - Arequipa Arequipa (3 dias) Arequipa - Copacabana Copacabana Copacabana - La Paz La Paz (3 dias) La Paz - Uyuni Uyuni (3 dias) Uyuni - San Pedro San Pedro (3 dias) San Pedro - Calama Calama - Santiago Santiago (3 dias) Santiago - SP Minhas dúvidas são: 1) Como ir de La Paz para Uyuni? Trem ou ônibus? Sabe quantas horas leva este percurso? Chegando em Uyuni podemos fechar o pacote para o Salar? 2) E depois como ir para San Pedro a partir de Uyuni? Se quiser dar uns pitacos no roteiro, fique a vontade! De repente estamos deixando de fora alguma cidade interessante... Pretendemos fazer toda a trip em 30 dias... E por favor continue o relato, estou super anciosa, está muito legal!!!! Valeu!!!! Fabi Citar
Colaboradores Enrico Luzi Postado Julho 12, 2010 Autor Colaboradores Postado Julho 12, 2010 Falae Fabi ! Blz ?! Primeiro respondendo suas perguntas: 1 - Tem trem e ônibus, mas não tenho certeza quanto tempo demora. Mas com certeza já vi outros relatos gente que fez esse trajeto ! Dá uma olhada nos Relatos ou em Destinos que deve encontrar, vou ver se acho aqui algum e te aviso. Em relação ao pacote pro Salar: tem saídas todos dias, só tem que ver se vc já vai chegar querendo fazer com uma empresa específica, daí dependendo do horário que for na loja de repente não consegue pro dia seguinte, mas normalmente é tranquilo... 2 - No pacote do Salar você passa 3 dias e 2 noites atravessando o Salar e o Parque da Bolivia e chega no terceiro dia em San Pedro. Ou se fizer como eu, saindo de San Pedro chega no terceiro dia em Uuyni. Tá incluso isso. Existe também o passeio de 4 dias em que a empresa faz todo o tour e depois te leva de volta pra cidade de onde saiu. Em relação ao roteiro o bizú da resposta 2 pode dar uma reorganizada que vai melhorar bastante ! Pq de Santa Cruz até Cusco se vc for de avião vai sair caro, e se for de onibus vai passar por La Paz e Copacabana, lugares que vc quer ir de qq maneira depois. Então faz o seguinte: Santa Cruz > La Paz > Copacabana > Cusco (Machu Picchu e tals) > Arequipa > San Pedro (tour de ida e volta pra San Pedro) > Calama > Santiago Dessa maneira vc faz um roteiro em q não precisa passar 2x no mesmo lugar e ganha tempo ! Vai ficar bem parecido com meu roteiro na verdade, mas em vez de voltar pra Bolivia vc desce pra Santiago. Que achas ? Qq coisa tamo ae Citar
Membros fabi lima Postado Julho 12, 2010 Membros Postado Julho 12, 2010 Falae Fabi ! Blz ?! Primeiro respondendo suas perguntas: 1 - Tem trem e ônibus, mas não tenho certeza quanto tempo demora. Mas com certeza já vi outros relatos gente que fez esse trajeto ! Dá uma olhada nos Relatos ou em Destinos que deve encontrar, vou ver se acho aqui algum e te aviso. Em relação ao pacote pro Salar: tem saídas todos dias, só tem que ver se vc já vai chegar querendo fazer com uma empresa específica, daí dependendo do horário que for na loja de repente não consegue pro dia seguinte, mas normalmente é tranquilo... 2 - No pacote do Salar você passa 3 dias e 2 noites atravessando o Salar e o Parque da Bolivia e chega no terceiro dia em San Pedro. Ou se fizer como eu, saindo de San Pedro chega no terceiro dia em Uuyni. Tá incluso isso. Existe também o passeio de 4 dias em que a empresa faz todo o tour e depois te leva de volta pra cidade de onde saiu. Em relação ao roteiro o bizú da resposta 2 pode dar uma reorganizada que vai melhorar bastante ! Pq de Santa Cruz até Cusco se vc for de avião vai sair caro, e se for de onibus vai passar por La Paz e Copacabana, lugares que vc quer ir de qq maneira depois. Então faz o seguinte: Santa Cruz > La Paz > Copacabana > Cusco (Machu Picchu e tals) > Arequipa > San Pedro (tour de ida e volta pra San Pedro) > Calama > Santiago Dessa maneira vc faz um roteiro em q não precisa passar 2x no mesmo lugar e ganha tempo ! Vai ficar bem parecido com meu roteiro na verdade, mas em vez de voltar pra Bolivia vc desce pra Santiago. Que achas ? Qq coisa tamo ae Oi Enrico!! Ah!! Não tinha pensado neste roteiro!! Você voou de Santa cruz a La Paz pela BOA e pagou R$165, não é isso? Então, eu pesquisei e vi que pela Aerosur tem voo de Santa Cruz para Cuzco por R$ 219. Mesmo assim, você acha que não vale a pena? Minha ideia era ir direto para Cuzco e depois vir descendo... Outra dúvida, caso eu optasse pela sua sugestão, então eu faria o passeio de 4 dias ao Salar, saindo e voltando por San Pedro? Seria isso? Fabi Citar
Colaboradores Enrico Luzi Postado Julho 13, 2010 Autor Colaboradores Postado Julho 13, 2010 Ahhh diferença pequenina então pra ir direto pra Cusco ! Vai da tua preferência então mesmo, porque achei que você fosse de ônibus até Cusco sem parar nos lugares pra depois ir voltando e visitando, aí não seria tão legal, mas voando fica bacana ! É isso mesmo, você sairia no dia 1 de San Pedro, dia 2 ainda no passeio, dia 3 no Salar e chega em Uyuni e no dia 4 eles te levam de volta pra San Pedro. Citar
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